O wi-fi não acrescenta nada, gastar um cêntimo que seja nisso parece-me um desperdício. Depois acontece como nos comboios ou nos shoppings, em que está lá a rede, mas não consegues abrir nada porque desconecta de 2 em 2 minutos.
Não tenho razão de queixa da rede móvel, mas caso haja quem tenha problemas é uma questão de pressionarem as operadoras para melhorarem a rede na zona, quantos mais reclamarem mais impacto tem.
Deve-se é investir em entretenimento no estádio que faça com que a malta nem queira olhar para o telemóvel!
(Post em cima do joelho)
A rede interna no estádio permitiria um mundo de coisas, vejamos que ao se conectar na rede, e baixando uma aplicação, se poderia transmitir informação em tempo real para o adepto/sócio, no estádio, seja estatísticas do próprio jogo, como promoções na loja verde, próximos jogos nas modalidades, publicidade da cisco, que podia se criar uma parceria, a recolha de informação para aproximar a opinião do adepto/sócio do clube, e tinhas uma janela para fazer mil e uma coisas, que é o intervalo, com a interacção do adepto com o estádio, e aqui até as luzes led podiam entrar, a questão é que o futebol tem de evoluir como espectáculo, e potenciar ao maximo a esperiencia de ir ao estádio, e claro procurar potenciar outros serviços dentro do estádio para maior retorno financeiro.
repetições, estatísticas, historia do clube, últimos resultados das modalidades, com pequenos videos, promoções na loja verde, pequeno quiz da historia do clube por jogo, para o que completar mais rápido e certo, ir ao relvado no intervalo, no final da época, o adepto/sócio que mais quiz acertou ir ao relvado receber uma camisola, letra a passar na aplicação para tudo cantar bem e afinado, com login que os socios só teriam de activar, e adetos registavam-se, a aplicação continuaria a funcionar fora do estadio pela internet, para dar informação etc ao adeto/socio sobre proximos jogos, etc… bem já falei de mais, vejo muito potencial mas é a minha visão das coisas.
Só vejo isso possível, de facto, com uma parceria com uma empresa da área da tecnologia de ponta. E a NOS não acredito que possa fazer muito em relação a isso. O que se está a falar é na instalação de diversas antenas fixas distribuídas pelo recinto de forma a criar pontos de ligação aos milhares de aparelhos ligados num determinado momento. Essa criação de ligação através das antenas, no Web Summit, não resultou por terem colocado antenas móveis. Aqui teriamos que falar com quem sabe para a colocação de antenas fixas e com sinal estável capaz de fornecer dados a mais de 40.000 mil aparelhos. E já nem falo em relação a portáteis e tablets da área da imprensa (desconheço se essa área está já abrangida por rede wireless). Essencial, a meu ver. Acordo e parceria com empresas até nacionais seriam bem vindas. Alguém conhece?
O índio da Torcida verde?
Se ainda fosse o João Rocha ainda tinha razão de ser essas 4 figuras pintadas… agora um Índio!?
a não ser que estas pinturas sejam na sede da torcida verde, de resto não vejo grande lógica de meter um símbolo de uma claque especifica numa parece qualquer do estádio.
“Tudo o que é demais… enjoa”, costuma-se dizer.
O facto da NOS ser patrocinadora e ter a sede ali à beira é sempre um factor aproximador muito forte. Se possui o conhecimento para avançar com um projecto desses sozinha, desconheço.
Pensando um pouco sobre o tema veria até mais utilidade numa rede wireless forte em toda o espaço desta nova Cidade Sporting, que fosse um estímulo à presença continua de pessoas nos seu espaços: pavilhão, campos sintéticos, loja, museu, cafés e restaurante. Nesse aspecto estou curioso para ver os conteúdos multimédia que se prevêm para o nova extensão do museu e a utilização que vão dar ao cubo do pavilhão.
Quanto ao estádio, com os 2 ou 3 picos de utilização por mês, já tenho muitas dúvidas, sinceramente. Acho mais interessante apostar em actividades potencializadoras das dinâmicas colectivas, e aí talvez apostasse em novos ecrãs que aumentem o grau de interactividade com o público, para além da questão das luzes já aqui abordada. Estes dois pontos acrescentam valor também ao nível da poupança energética. Não quer isto dizer que a nossa app não precise de uma melhoria brutal, mas essa interacção é realizada de forma transversal, tanto no conforto do lar como no estádio.
Claro que esta conversa tem a limitação óbvia de não fazer puto ideia dos investimentos associados a isto tudo.
Com tanto dinheiro que é mal gasto, não compreendo como não se avança com 0,7M€ para a fita de led e se retira aqueles mamarrachos dos topos. Tinhamos mais umas centenas de lugares nos topos.
Como as coisas estão a ficar, vamos privar sócios da classe média que não tiveram hipoteses de adquirir a gamebox, de ver jogos em Alvalade esta época.
Era money in the bank. Um investimento com retorno financeiro a médio prazo e desportivo imediato.