Complexo Alvalade XXI - Estádio José Alvalade - Parte 1

[font=trebuchet ms]Essa quadrilha fez o que quis e lhe apeteceu, durante anos a fio. Gozaram à grande com os sportinguistas. Correram com a maioria dos sócios, quiseram até um clube sem sócios, inventaram uma série de conceitos saídos sabe-se lá de que universidade, tipo clube-empresa, brincaram aos gestores (com as coisas, sobretudo o dinheiro, dos outros), rebentaram com aquilo tudo, enfim… Adiante!

Lembro-me de ainda as obras mal terem começado, quase não havia informações, soube-se do fosso, «por questões de segurança». Tal como as cadeiras coloridas, o estádio - deixemo-nos de tretas - foi concebido por não sportinguistas. Já aqui foi dito e repetido que a não existência de fosso, ao contrário do galinheiro antigo, era um motivo de orgulho dos sportinguistas. Vá daí, a corja espeta um fosso no estádio novo.
Ele foi o filho do Taveira com as cadeiras e decoração em geral (vá lá que os mosaicos dos corredores e WCs se aproveitam), acessos concebidos por quem nunca na vida foi a um estádio de futebol, saídas de estacionamento que dariam um chumbo imediato na faculdade de arquitectura, etc.
Mas, não… Os cRoquetteiros anunciaram o estádio como anunciaram tudo o resto, tudo obra de grandes gestores, crânios acima da média… Que só fizeram m*rda!
Agora temos que viver com isso.

Mas, desculpem lá, não posso deixar de malhar, mais uma vez, contra os protestantes online,

Até compreendo a frustação de quem vai regularmente ao estádio. Já a de quem só o vê pela TV, tenham paciência, mas estou-me borrifando para isso. Ou seja, quem menos problemas tem é quem nem sequer lá vai… Tenham dó.
Queria-os ver a atravessar a lagoa entre o Multidesportivo e a Porta 3… Mas não, sentadinhos no sofá, ficam incomodadíssimos com o fosso e as cadeiras às cores…
(e até concordo que se se encher o estádio ninguém verá as cadeiras)
Se estivessem no topo da «Bancada B e não vissem a linha delimitadora mais próxima, aceitava que protestassem, mas pela TV?! Tenham juízo!
Se estivessem na Central A, pagando um balúrdio, com aquelas barraquinhas todas à frente… Mas a TV não sofre desse mal. Vai daí, embirram com o fosso (porque é feio) e as cadeiras (porque são ridículas).

É como irem a uma sala de concertos e, em vez de apreciarem o espectáculo, protestarem com o aspecto da sala.
Andam uns palhaços em AGs e Congresso Leonino, a protestar, anos a fio, mas o pessoal do teclado, cuja maioria nem sócio é, é que sabe tudo.
Metam na cabeça que se tem que viver com aquilo como está, até haver dinheiro. Period.
Reparem que, havendo dinheiro, tudo se faz. Já vi o relvado ser rebaixado. Já vi o relvado ser refeito por inteiro. Já vi ser tudo rebentado, para refazer a drenagem. Já vi fazerem duas pistas de atletismo.
Só que havia dinheiro.
Havendo mais do que dinheiro, até se fazem outras coisas… Até já se mudou de sítio um posto de abastecimento inteirinho, só porque tapava o galinheiro antigo. E logo a seguir deitaram abaixo o galinheiro antigo!
Mas já se sabe que, no que respeita a orcs, a realidade é outra. Voltando à nossa realidade, e repetindo-me, ou bem que aparece petróleo nos terrenos da Academia, ou temos que aguentar.
Ou não se lembram da célebre frase do dito arquitecto?
«Aguenta!».[/font]

Quanto ao fosso, nada é impossível quando há dinheiro.
Mas relativamente Às cadeiras, parece-me mais viável, ainda mais, podendo usar as cadeiras verdes e brancas para desenhar patrocínios, à semelhança de outro clube.

Tens mesmo que te explicar melhor.
Vou ao estádio desde que existe (até já fui homenageado por isso) e não percebo do que estás a falar.
Se é sobre as placas de publicidade, devias saber que isso «não é nosso». Essa publicidade é da Liga. Somos obrigados a tê-la assim como é. Aliás, para quem vê jogos pela TV, devias reparar que é praticamente igual em todos os estádios.
Já a que referes, ao pé dos camarotes, como é nossa, deu para mudar a cor.
Mas pode ser que quem vê os jogos pela TV saiba do que estás a falar.

E lá porque é irreal (como eu referi) não quer dizer que não possa ser falada. Não se pode é acreditar cegamente que é viável porque não é. Tenho Gamebox há vários anos e já vi jogos na primeira fila da bancada A e na última da bancada B. Sei perfeitamente que não é possível. Não precisa de ser tabu por causa disso.

Ele está falar dos panos atrás da publicidade da Liga (CGD, SuperBock, Norauto, Suits Inc., Leaseplan, etc), que além do topo Sul estão no topo Norte. Esses são parceiros nossos e, tal como os camarotes, podem ter a cor que quisermos desde que, claro, o patrocinador aceite. Tal como a segunda linha de publicidade na central. O primeiro painel electrónico é da Liga. O segundo (colado à bancada) também da nossa responsabilidade.

Podem ver aqui - Liga (15ª J): Resumo Sporting 2-0 FC Porto - SAPO Vídeos

Já agora, Há um conceito técnico que tem que ser repetido em todas as páginas:

O RELVADO NUNCA SERÁ REBAIXADO porque a sua visibilidade a partir de todo o anel de bancadas B ficaria ainda mais comprometida do que já está:

É incontornável. Não pode nem nunca será rebaixado. Totalmente fora de questão.

[font=trebuchet ms]Para quem gosta de perder tempo e fazer os outros perderem tempo, a discutir o sexo dos anjos…
Essa cena do «quero, quero e quero» é uma infantilidade. Sonhar é muito giro, mas no actual contexto é perda de tempo.

Isso tem uma solução, é óbvio, todos sabemos, que possa por implodir o estádio e construir outro. É óbvio que não é apenas uma questão de dinheiro, pois por muito dinheiro que haja, é preciso construir o novo em tempo record, etc.
Já quanto a remendos, também se fazem (essas soluções estão neste tópico), mas também custam tempo e dinheiro.

Mas o que se lê por aqui é um constante de repetir infantilidades. Para quê?
(ainda por cima percebe-se perfeitamente que a maioria nem sequer frequenta regularmente o estádio!)
Seria bem melhor que os sonhadores descessem à terra duma vez por todas, em vez de repetirem ad nauseam as mesmas tretas. Ou bem que apresentam uma solução viável, ou então não sei mesmo o que pretendem.[/font]

Isso é fácil: de raiz, a Arena de Amesterdão.

[hr]

Nada, nada… não é bem assim. Quer dizer, nada é impossível. No limite mandas tudo abaixo e constróis de novo. Ou conclui-se “que se lixem uns bons milhares de lugares”.

[hr]

Tu referiste por enquanto. Mas há coisas que não mudam daqui a uma semana. Continuarás a sentar-te no topo e não ver a bancada B do lado oposto. Pode passar o tempo que quiseres, mas a estrutura é a mesma. Mexer no relvado, pelo que aqui foram dizendo, será o mesmo.

[hr]

Isso até é o mais fácil de resolver. Não agradará, mas existem outros estádios que podem ser usados. Obviamente que aqui será mesmo a falta de dinheiro. Aliás, ter uma infraestrutura cara, edificada recentemente e mandá-la abaixo…

[member=12099]Sigurd não te tiro a razão. Mas que a justificação oficial para o fosso foram os concertos e outros eventos, o que permitiria a circulação de carros de apoio médico e os camiões, isso é factual.

Aliás o José Roquette chegou dizer que o Estádio seria uma espécie de multiusos, além do futebol, os concertos e outros grandes eventos de indole corporate seriam receitas adicionais que estavam no business plan do novo estádio.

E assim se lixou uma obra que poderia ter sido perfeita. Mas quando o GL rompeu o acordo com a Ballast Nedam, empresa que projectou a Arena de Amesterdão na época o estádio referencia na Europa e que tinha sido a escolhida para fazer o novo José Alvalade, para entregar o projecto aos amigos com o Taveira à cabeça, lixou tudo. Até o pavilhão foi com a couves. O filho do Taveira com a brincadeira dos azulejos encheu os bolsos!

E sabem o mais ridículo? O Taveira é o dono da propriedade intelectual do estádio, qualquer alteração que mude a estética ou forma do estádio tem de ser aprovada/permitida por ele. Bem-vindos ao mundo da dinastia.

Tomás Taveira tem sobre o estádio os direitos relativos ao projecto de autor, e outra medida sugerida foi a mudança das cadeiras, que têm várias cores. Muitos sócios querem as cadeiras apenas a verde e branco, mas, para que isso possa acontecer, Taveira teria de dar autorização, ao abrigo dos seus direitos na construção do recinto.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/socios-querem-apertar-taveira.html

Ou seja temos de pagar ao “todo la dentro” para mudar o estádio… que bom!

Estive durante vários anos na fila 6 da central A (lado contrário aos bancos) e o que me lembro é das chuvadas que apanhava…era ver o pessoal a subir filas para onde já não chovia. Agora imaginem filas ainda mais “fora” da cobertura.

Isso não é bem assim, como já foi dito neste tópico, há já bué, e por várias vezes.
Pode-se mudar tudo e mais alguma coisa, não se pode é referir o que for mudado como sendo da autoria dele, caso ele se oponha às alterações.
É óbvio que será o caso das cadeiras e não só. E é para o lado que todos dormimos melhor. Só não se faz por uma mera questão de dinheiro.

«Aguenta!»

O objectivo é tornar o estádio mais bonito, próximo e, nos jogos de enchente, ter mais uns 3 mil lugares para vender a adeptos que não se importarão nadinha com uns borrifos… e noutros jogos também só vai para lá quem quer.

Quantos estádios na Europa é que não têm lugares expostos? Só vai quem quer e há quem até chore para se sentar lá.

Se for outra final da UEFA até pago o dobro por esse lugar à chuva. No dia que a bola rolar, quero é estar lá dentro.

Se eu estive lá uns quantos anos é porque também suportava 2 ou 3 jogos por ano à chuva (não contabilizei mas devia andar por aí). Aliás, conforme o vento, nem sei a partir de que fila é que estamos claramente fora do alcance da chuva. Agora quanto à visibilidade é que já não sei…da fila 1, para quem goste, até se consegue ver…a partir daí…

Quem não tiver os bancos de suplentes, barraquinhas adicionais das equipas, barraquinha do quarto árbitro e delegado da Liga, bombeiros/maqueiros, pessoal do som e publicidade, os bué penetras (estamos em Portugal…), etc., etc., em frente, talvez consiga ver… O que se passar junto dessa linha!

Eu estava do outro lado :wink: mas percebo. Não consegues colocar inclinação quase nenhuma nessas novas filas e tens que olhar entre as cabeças à tua frente…para além desses obstáculos todos que mencionas.

Já escrevi aqui mais que uma vez qual é a solução que preconizo, que até nem deve ser caríssima, mas para a qual não haverá dinheiro tão cedo.
Mas, numa de «remendo», colocaria no actual fosso uns lugares baixíssimos, sem qualquer visibilidade, para o pessoal da publicidade (aqueles gajos que não se veem na TV, mas que andam a correr dum lado para o outro, no início e no intervalo, a carregar material publicitário), do som, etc.
Até empurraria para lá os bué penetras crónicos, embora fosse uma questão de tempo voltarem à superfície…

Eu se pudesse mudava mesmo tudo para nunca mais o nome desse bípede estar associado ao Sporting.

Acho que passados 13 anos ainda não tomámos bem consciência do que aconteceu

Em 1956 inaugurámos um estádio desenhado por Anselmo Fenandez, arquitecto que fez o projecto de borla para o Sporting e que tinha como hobby ser treinador de futebol (só por acaso o treinador que conquistou a Taça das Taças).

Em 2003 demolimos o estádio acima e inaugurámos um mono encomendado por ladrões que lavearam o Sporting à desgraça e desenhado por um arquitecto lampião que tinha como hobby assediar estudantes e empregadas para sessões cinematográficas de exame rectal.

É um pensamento repugnante…

^-^

Um Termoplástico apresenta Temperatura de Fusão, um TermoEndurencivel apresenta Temperatura de Desintegração devido à sua reticulação no processo de cura…

Eu estou a falar, se se aquecesse o mero triturado de um PEAD a ± 200ºC, assim era possível fazer um banho nas cadeiras.

Há realmente por aqui muitos conceitos. São é, na sua grande maioria, pseudo-técnicos. O que é lamentável, porque induzem em erro quem não sabe. E muitos deles foram introduzidos por alguém que se sente “muito técnico”, apesar de graves e patentes falhas de abordagem… técnica.

Exemplifico com uma imagem que mostra a amarelo as “4 linhas” do campo actual e a branco as linhas do campo rebaixado 90cm, a partir de uma perspectiva na zona mais desfavorável da Bancada B.

Ou seja, o “incontornável” talvez não seja assim tão… incontornável!

Mas vou mais longe: por um custo similar, nem isso teria que ser feito, podendo optar-se pela solução que o Arena de Amsterdam optou, por enfermar do mesmo mal (introduzido não pelo Taveira, mas sim pela Ballast Neddam ainda em estudo prévio).

É uma solução “barata”, que não rebaixa o campo, que recorre a um sistema estrutural misto (aço / betão pré-moldado), que resolve acessos, circulações inferiores, tipo de ocupação, obstáculos visuais, etc, etc.

Não explicou nada e muito menos em relação a “realidade estrutural” nenhuma!
O [member=5220]one_o_six , como faz há meses, apenas se limitou a debitar mais uma generalidade opinativa. Um registo avinagrado não basta para alterar a qualidade do conteúdo!

Desde que Bruno de Carvalho disse na AG que este assunto não era prioritário (algo que a generalidade compreendeu e aceitou), incluiu-o na sua espécie de Index Prohibitorum de assuntos e, qual Inquisição, não sai de cima, tipo troll, mesmo que para isso tenha que recorrer ao mesmo tipo de birras infantis que depois tenta imputar aos outros!
Obviamente, isso é problema entre ele (e, eventualmente, a moderação). Para os demais, a unica coisa saudável a fazer é borrifarmo-nos, com “c”… e de alto!

Não é um crime de lesa-pátria, não é incómodo ou perturbador para o clube, não é sequer descabido (bem pelo contrário!) e muito menos ilegítimo.
É muito preocupante para demasiada gente (quer os “palhaços” a que ele se refere, quer os outros - quem sabe… “palhaços” também) pela aberração que é, em todos os aspectos, mas também por aquilo que representa, tem solução (!!!) pelo que, evidentemente vai continuar a ser discutido.

E, um dia destes, quando a direcção achar que já tem condições para o fazer, irá fazê-lo.
Tal como, apesar das restrições financeiras, afectou quase meio milhão de euros para uma intervenção de adaptação e remodelação noutra peça do património que lhe cabe gerir: o Multidesportivo.

Na altura certa, pelo preço de meio Slavchev, também o Estádio receberá a sua intervenção de adaptação!
Até lá, grande parte dos sportinguistas não irá deixar de se indignar cada vez que tem que olhar para aquele nojo de “buraco” nem deixar, por isso, de insistir no seu fecho.
Bruno de Carvalho, também não gosta. Quando puder, irá fechá-lo!