Comparando os plantéis dos três grandes

Esta avaliação de plantéis peca por deixar de lado o papel do treinador, que no fundo é quem faz a equipa. Jogadores como o Cardoso, David Luiz ou Di Maria (que já lá não está) renderam muito menos antes do JJ. Se atingiram o excelente nível da época passada, devem-no ao treinador.

Cabe ao treinador do Sporting potenciar o valor do Carriço, Matias Fernandez, Vukcevic, Liedson e companhia…

O Sporting tem jogadores de qualidade no plantel, simplesmente não teve treinador nos últimos 4-5 anos.

Comparando com os rivais, estamos mais fracos no centro da defesa e na linha avançada. Mas o treinador pode mudar isso.

Sim, também é o que me parece.

Acrescento apenas que nos falta um verdadeiro “abre-latas”, como os lamps vão tendo o Saviola e (infelizmente aparenta ser um grande reforço) o Jara, e os tripas têm principalmente o Hulk.

Além disto, é como dizes, falta-nos um grande matador e um real patrão da defesa.

Só um offtopiczinho. Cardozo não rendeu muito menos antes do JJ, o Quique é que punha o Suazo a titular…

Quanto a estarmos mais fracos que os rivais no centro da defesa…estamos piores que o benfica, iguais ao Braga e melhores que o Porto. Visto a termos um defesa definitivo (Carriço) e outro sólido (Nuno André/Tonel), como o Braga (Moisés|Rodríguez/Léo Fortunato)…os lamps têm dois defesas definitivos com a sua dada qualidade (Luiz|Luisão) e o Porto tem Rolando e Sereno, dois centrais que não são nada de especial…

Eu acho que o Braga tem melhor centrais que nós. E são ambos titulares indiscutíveis não sei onde foste buscar essa do Rodriguez/Leo Fortunato. Mas como se diz que o Rodriguez irá para o Porto caso o Bruno Alves saia, aí talvez ficássemos com melhor centrais que eles. E a terceira opção para central do Braga é o Paulão.
:great:

Mas o Rolando é mau em que planeta?! Por se dizer uma coisa muitas vezes ela não se torna automaticamente verdadeira.

O Rolando na minha opinião é fraquinho, o que disfarcava e que fazia dupla com o Bruno Alves, pois quando joga sem ele eu acho-o um desastre.

SL

Fraquinho não é com certeza, é bem melhor que um Tonel ou Polga. Mas também não não tem a qualidade de um Bruno Alves.

É a tua opinião. Melhor que o Tonel não o considero pelo menos pelo que vejo dos jogos do Porto. Quando o vires a jogar sem um bom defesa central ao lado dele talvez mude a tua opinião.

:great:

Aproveito esta “deixa” do Celsus para referir algo nesta linha, que me parece importante.

O porto foi durante anos a fio, os anos em que construiu a sua reputação e se afirmou no panorama nacional e internacional, a equipa com o orçamento mais baixo e receitas mais baixas dos 3 grandes. De caras. E nada disse os impediram de ser competitivos. Descontando a corrupção, que teve obviamente a sua influência, mas não explica todo o sucesso do porco, há trabalho bem feito, é natural que possamos retirar alguma lição disso. Ou não. O problema é que o Sporting sempre foi um clube de lordes ricos, e agora para ser competitivo tem de ser um clube de descamisados com fome. Mas como ainda não passamos da fase de falidos pelintras que ainda fazem vidinha de rico, não vamos lá. No Sporting não há tradição de arregaçar a manga e partir para a luta “com fome”. Só a tradição da fartura e depois de uns quantos rapazes com pelo na venta…

Não vou entrar nessa discussão de quem é que é quem e melhor. Parece-me óbvio que partimos atrás dos outros. Em qualidade absoluta e em número de opções. A solução deste puzzle passaria muito por perceber se há ou não capacidade para assumir a pobreza e lutar como tal. Mas não me parece. Basta ver a massa associativa do Clube, as suas opiniões aqui e noutros foruns para se perceber que não. A liderança é pobre, mas é de espírito e competência, mas a verdade é que as bases, os alicerces, os sócios… também são podres, e isso ninguém assume. Os sócios e adeptos do Sporting são os principais responsáveis pelo SCP… portanto é fácil fazer a matemática.

Eu, quando dou a minha opinião sobre um jogador, apenas me refiro ao próprio jogador, não ao pack ele + outro qualquer… :eh:

1º Vou fazer os defeitos [Avaliação de 1 a 5]:

Júlio César [2 ou 3]
Djaló [3] (como pode o Salomão ser já 3?..)
Valdés está como Ala mas é considerado um “10”, dai ele e o Matias, ou não?
E Walter só porque já marcou? 3 no mínimo…

Não é uma opinião ao pack, apenas referi que caso o Rolando jogue com um bom defesa central ao lado vai dando um jeitinho e não compromete muito, pois o outro central acarreta consigo mais responsabilidades e toma ele as iniciativas como sair a jogar (…), agora se quiseres por o Rolando como o defesa central principal da equipa ou como ser ele a referencia no centro da defesa aí não acho que ele valha grande coisa.

SL

Abstracto, um grande tópico!! :great:

Guarda-Redes

Sporting Clube de Portugal

• Rui Patrício [3];
  • Tiago [2];
  • Stojkovic [3];

Benfica

• Roberto [3];
  • Moreira [3];
  • Júlio César [2];

Porto

• Helton [4];
  • Beto [3];
  • Kiezsek [2];

Defesas Centrais

• Daniel Carriço [4];
  • Anderson Polga [2];
  • Tonel [3];
  • Marco Torsiglieri [3];
  • Nuno André Coelho [3];

Benfica

• Luisão [4];
  • David Luiz [5];
  • Sídnei [3];
  • Fábio Faria [2];
  • Roderick [1];

Porto

• Bruno Alves [4];
  • Rolando [3];
  • Maicon [3];
  • Sereno [2];

Defesas Laterais

• João Pereira [4];
  • Evaldo [4];
  • Abel [2];
  • Leandro Grimi [2];

Benfica

• Maxi Pereira [3];
  • Fábio Coentrão [4];
  • Luís Filipe [2];
  • César Peixoto [2];

Porto

• Fucile [3];
  • Álvaro Pereira [4];
  • Sapuranu [2];
  • Miguel Lopes [2];
  • Emídio Rafael [1];

Médios Defensivos e Centro

• Pedro Mendes [4];
  • Maniche [3];
  • André Santos [2];
  • Zapater [3];

Benfica

• Javi García [4];
  • Aírton [3];
  • Ruben Amorim [3];
  • Ramires [4];

Porto

• Raúl Meireles [4];
  • Fréddy Guarín [3];
  • João Moutinho [4];
  • Souza [3];
  • Fernando [4];
  • Castro [2];

Médios Ofensivos:

• Matías Fernandez [4];
  • Valdés [4];

Benfica

• Aimar [4];
  • Carlos Martins [3];

Porto

• Belluschi [3];
  • Ruben Micael [3];

Extremos

• Vukcevic [4];
  • Izmailov [4];
  • Salomão [2];
  • Djálo [3];

Benfica

• Gaitán [3];
  • Balboa [1];

Porto

• Cristian Rodriguez [3];
  • James Rodriguez [3];
  • Hulk [4];
  • Varela [3];
  • Ukra [2];

Avançados

• Liedson [4];
  • Pongolle [3];
  • Postiga [3];
  • Saleiro [3];

Benfica:

• Cardozo [4];
  • Saviola [4];
  • Jara [3];
  • Weldón [2];
  • Kardec [3];
  • Nuno Gomes [2];

Porto:

• Falcão [5];
  • Walter [3];

Só umas correcções que eu faria:

Roberto pelo que tenho visto não lhe dava 3.
Kiezsek dava-lhe antes um 3 pois considero-o um bom GR, e não sei se daria 4 a Helton, mas é aceitável.
Luisão 4?
Emídio Rafael merecia no mínimo um 2.
Ao Maniche dava 4.
Se dás 4 ao Valdés e ao M.Fernandez o Beluchi também merecia um 4 tal como o Ruben Micael.
Acho que o Jara e o Kardec valem mais que o Postiga e o Saleiro.

De resto concordo!
SL

Acho curioso o endeusamento que a nossa massa adepta faz a certos jogadores, o Matias desde que cá está fez 0, sim 0, nao tem qualquer intensidade de jogo, fisicamente dá o estoiro em meia hora ou pouco mais, e raras vezes desiquilibrou.

E mesmo assim goza de inumero crédito junto de toda a gente. Já o mesmo nao se aplica a certos “Patinhos feios” do plantel que há minima falha sao assobiados e enxovalhados.

Devem ser os mesmos que votam 4 e 5 nas hipotses de reconquista do título quando claramente temos imensas lacunas, e um plantel mal estruturado.

Cafés com leite e fruta ah parte depois admirem-se que ganhamos 2 campeonatos em 20 anos.

Eu na avaliação que fiz, referi-me ao que acho que valem, e não como estão actualmente…

O Sporting precisa ter um ataque forte, porque como muitos já disseram aqui o campeonato ganha-se contra os pequenos. Não interessa se o defesa for fraca e sofrer 2 golos por jogo, desde que o ataque faça 3. Foi assim que o carnide foi campeão o ano passado ganhando alguns jogos por 5 a 3 e outros resultados exóticos, infelizmente eles continuam com um ataque forte e um PL que mete as bolas lá dentro não interessa como. O Sporting tem um meio-campo que pode oferecer golos aos seus atacantes mas infelizmente esses parecem ter alergia aos golos (exceptuando o Liédson). Por isso torna-se urgente o PL matador e também, já agora, um GR daqueles em que em um jogo em que o adversário tem apenas uma oportunidade de golo, possa ser decesivo evitando a mesma. Stoj, Patricio, Tiago e Golas não são. :wall:

A diferença nos três grandes não está muito no plantel, mas sim na estrutura que está envolvida no futebol. É então nesse ponto que o Porto ganha em relação aos outros dois grandes, mas na minha opinião tanto o Sporting como o Benfica estão a evoluir nesse aspecto. No caso do Benfica, o Rui Costa está a fazer uma boa ponte entre a equipa e a direcção enquanto que no Sporting temos registado uma mudança clara com a chegada de Costinha, um homem que percebe de futebol e que sempre esteve dentro deste Mundo. Eu sei que só chegou há uns meses, mas na minha opinião tem feito um trabalho bastante positivo.

O plantel do Sporting tem sido alterado de uma forma ‘revolucionária’ já que parece-me que o objectivo é retirar do plantel os jogadores que estavam firmes com Paulo Bento, jogadores que tinham uma mentalidade que não deve ser a do Sporting: ficavam contentes com um 2º lugar e a conquista de uma taça! Os profissionais do Sporting não podem pensar assim, têm que querer ser campeões! Isso ficou bem patente logo com a chegada de Paulo Sérgio já que Caneira e Pedro Silva foram logo afastados, dois jogadores que foram apostas de Paulo Bento e que não têm qualidade para estar no clube neste momento (mesmo nas épocas passadas não tinham). Depois foram vendidos João Moutinho e Miguel Veloso, dois meninos do Paulo Bento, principalmente o primeiro e ainda foram emprestados Adrien e Pereirinha, duas apostas claras de Paulo Bento, mas que não os deixou evoluir já que ficavam a maior parte do tempo no banco. Acredito que o Sporting está melhor este ano.

Fazendo uma comparação entre os três planteis, o Benfica na temporada passada tinha a melhor equipa mas tanto o Porto como o Sporting conseguiram reforçar-se bem para a nova temporada e acredito que estão neste momento ao nível do plantel do Benfica. Não me venham dizer que partimos atrás dos outros dois grandes porque não acredito nisso. Na minha opinião não há outro grande português com tanta sede de conquistas como nós: afinal já não somos campeões desde 2001/2002.

Eu quando tinha 17 anos também era assim, sonhador. Dito isto tenho uma restea de esperança, já que o futebol é imprevisivel, agora partir em igualdade só dá vontade de rir, se contratassemos um PL de qualidade mundial a minha esperança reforçava-sse agora só com o Liedson e este já nem é o Liedson decisivo de há umas épocas… Caso esta lacuna grave no plantel nao seja solucionada partimos atrás e bem atrás do carnide e do focul porco, já para nao falar da lacuna dos centrais. E nesse aspecto o carnide parte ah frente já que foi a defesa menos batida o campeonato passado e mantem a defesa do ano passado, e ao contrario do menosprezo geral esta é de qualidade elevadissima, tal como a do porco mas agora com a saida do Bruto Alves vai-se ressentir.

Acho que apesar de tudo e a conjuntura actual e a falta de $ temo-nos reforçado bem consoante as nossas possiblidades, acredito no Paulo Sérgio, e acredito que devemos ter paciencia neste projecto e encarar como um ano 0 se ele produzir um bom trabalho. Agora se partimos em igualdade de circunstancias, nem de longe… E escusam de me atirar areia para os olhos que nao embarco em lirismos. Dito isto já comprei a minha GameBox.

Tendo isto tudo até parece que há excepção da linha avançada não precisamos de reforços eu para mim era um DC JÁ