Comparando os plantéis dos três grandes

Estamos no início de mais uma época. Depois de um ano desastroso, Paulo Sérgio foi apresentado como novo treinador do Sporting, trazendo consigo a esperança de um povo que desespera por ser campeão.

Embora estejamos ainda numa fase embrionária da nova temporada, gostava de analisar e comparar os plantéis dos nossos grandes adversários na luta pelo título de campeão nacional. Vou atribuir uma pontuação de 0 a 5, de acordo com a minha opinião.

Guarda-Redes

Sporting Clube de Portugal

  • Rui Patrício [3];
  • Tiago [2];
  • Stojkovic [2];

Benfica

  • Roberto [3];
  • Moreira [2];
  • Júlio César [1];

Porto

  • Helton [4];
  • Beto [3];
  • Kiezsek [2];

Na minha opinião, a posição mais importante de qualquer equipa. É a partir de trás que se começam os ataques, sendo que para esta posição, se pede um jogador que dê confiança e tranquilidade ao resto da equipa.

No Sporting, temos o Rui Patrício como titular assumido de Paulo Sérgio. Um jogador com potencial, sim, mas sem força mental para assumir a posição de guarda-redes do Sporting, já que é capaz de ir do 8 ao 80 no mesmo jogo. Como alternativas, temos o Tiago (um jogador muito experiente, mas cujos anos já se fazem notar) e Stojkovic (que foi recentemente integrado, embora não acredite que terá a qualidade suficiente para lutar pela titularidade).

No Benfica, penso que é a posição que suscitará mais dúvidas. Dispensaram o Quim (um erro, na minha opinião), e compraram o Frangoberto por 8.5M. Ainda é algo cedo para tirar conclusões, mas não penso que este seja melhor que o Quim, de maneira que perderam qualidade neste sector. Como alternativas, têm o Júlio César e o Moreira.

Já o Porto, penso que têm o melhor guarda-redes dos três grandes. Algo irregular também, mas nada que se compare a um Rui Patrício ou aum Frangoberto. É, sem qualquer margem para dúvidas, o titular indiscutível. Como alternativas, têm o Beto (um guarda-redes que gostaria de ver no Sporting) e o Kiezsek.
[hr]

Defesas Centrais

Sporting Clube de Portugal

  • Daniel Carriço [4];
  • Anderson Polga [2];
  • Tonel [3];
  • Marco Torsiglieri [2];
  • Nuno André Coelho [2];

Benfica

  • Luisão [4];
  • David Luiz [4];
  • Sídnei [3];
  • Fábio Faria [2];
  • Roderick [1];

Porto

  • Bruno Alves [4];
  • Rolando [3];
  • Maicon [2];
  • Sereno [2];

Sporting: Tal como foi demonstrado no último jogo, para titulares Paulo Sérgio aposta em Daniel Carriço e Anderson Polga. Embora partilhe da opinião de que o primeiro tem qualidade para ser titular, o segundo já teve. O tempo do Polga no Sporting já acabou, e penso que seria melhor para todos se fosse vendido esta época. É um jogador algo lento, que comete erros inadmissíveis, e cuja idade também já pesa. Para o lado de Carriço, gostava de ver o Nuno André Coelho, que me parece que tem um grande potencial. Torsi continua uma incógnita, e penso que precisa de algum tempo para se adaptar ao nosso futebol. Já o Tonel, embora seja o mais que provável membro da defesa a sair, gostaria de o ver de leão ao peito por mais algum tempo, já que tem mais que qualidade para lutar pela titularidade ao lado de Carriço.

Benfica: Com Luisão e David Luiz como titulares, são, dos 3 grandes, a equipa que está mais bem servida no que toca a centrais. Dois centrais fortíssimos fisicamente, não sendo fácil passar por eles. Como alternativas têm Sídnei e Fábio Faria. O Roderick não me parece que faça qualquer jogo durante a época.

Porto: Com a mais que provável saída de Bruno Alves, só com a entrada de outro grande central é que o Porto equilibraría a balança. Têm um bom central, outro mais ou menos (Rolando), e o resto é puro caruncho. Nem Maicon nem Sereno têm qualidade para substituir o Bruno. É claramente o sector mais deficiente da equipa, e arrisco-me a dizer que é o mais fraco dos três grandes.
[hr]

Defesas Laterais

Sporting Clube de Portugal

  • João Pereira [4];
  • Evaldo [4];
  • Abel [2];
  • Leandro Grimi [2];

Benfica

  • Maxi Pereira [3];
  • Fábio Coentrão [4];
  • Luís Filipe [2];
  • César Peixoto [2];

Porto

  • Fucile [4];
  • Álvaro Pereira [4];
  • Sapuranu [2];
  • Miguel Lopes [2];
  • Emídio Rafael [2];

Sporting: Fomos do 8 para o 80, sem qualquer dúvida! E imaginar que estivemos entregues a Pedros Silvas e André Marques. Que senhores laterais! Muito bons a defender, muito bons a atacar. Foi um enorme upgrade á equipa. Já as alternativas é que nos fazem torcer o nariz. Nem Abel, muito menos Grimi têm lugar numa equipa que quer ser campeã.

Benfica: Com Coentrão e Maxi como titulares, podemos dizer que são duas boas apostas, principalmente o Coentrão. Tal como nós, as suas alternativas não dão qualquer tipo de garantias, sendo elas Luís Filipe e César Peixoto.

Porto: Têm dois grandes laterais, Fucile e Álvaro Pereira. Dão confiança á equipa, são excelentes a atacar, mas pecam na defesa, principalmente o Álvaro. As suas alternativas também não convencem.
[hr]

Médios Defensivos e Centro

Sporting Clube de Portugal

  • Pedro Mendes [4];
  • Maniche [3];
  • André Santos [2];
  • Zapater [3];

Benfica

  • Javi García [3];
  • Aírton [3];
  • Ruben Amorim [3];
  • Ramires [4];

Porto

  • Raúl Meireles [4];
  • Fréddy Guarín [3];
  • João Moutinho [3];
  • Souza [3];
  • Fernando [3];
  • Castro [2];

Sporting: No onze, devemos ter P. Mendes e Maniche. Uma dupla experiente, mas que dá muito bem conta do recado. P. Mendes, um senhor jogador. Maniche, embora traga consiga alguma desconfiança, conseguiu dar a volta, demonstrando que a idade por vezes engana. Como alternativas, temos A. Santos (um jogador que promete, mas que ainda não tem qualidade para substituir nenhum dos titulares) e Zapater (um jogador cujo verdadeiro valor é desconhecido, já que foi recrutado recentemente, não tendo feito qualquer jogo ao serviço do Sporting).

Benfica: Com a hipotética venda de Ramires, acredito que venha algum reforço para o substituir, já que é um jogador muito influente na equipa. Javi, como pivot defensivo, dá segurança á defesa. Como alternativas têm o Airton e o Ruben Amorim (que pode actuar a defesa direito também).

Porto: Com uma táctica diferente, o Porto deve actuar com Fernando e João Moutinho, jogadores que deveram ter vocações mais defensivas. Dois bons jogadores, embora o segundo não seja a estrela que fazem dele. Já Fernando, um jogador já velho no Porto, é um médio defensivo puro. Como alternativas, têm o Souza, Castro e Guarín (Raul Meireles já deve estar vendido).
[hr]

Médios Ofensivos:

Sporting Clube de Portugal

  • Matías Fernandez [3];

Benfica

  • Aimar [4];
  • Carlos Martins [3];

Porto

  • Belluschi [3];
  • Ruben Micael [3];

Sporting: Um jogador dotado tecnicamente, mas que tarda em explodir. Dei-lhe um 3, mas sem dúvida que tem potencial para muito mais. Será que este é o ano do Mat14s? Esperemos todos que sim.

Benfica: Pablo Aimar, um grande jogador. Apesar da sua idade avançada, é por ele que passam grande parte das jogadas atacantes dos lamps. Como alternativa têm o Carlos Martins.

Porto: Não têm um titular assumido, embora ache que passará pelo Ruben Micael. É um jogador que não aprecio particularmente, mas que é capaz de cumprir a médio ofensivo. Como alternativa, deverá ser o Belluschi.
[hr]

Extremos

Sporting Clube de Portugal

  • Valdés [4];
  • Vukcevic [3];
  • Izmailov [4];
  • Salomão [3];
  • Djálo [2];

Benfica

  • Gaitán [3];
  • Balboa [1];

Porto

  • Cristian Rodriguez [3];
  • James Rodriguez [3];
  • Hulk [4];
  • Varela [3];
  • Ukra [2];

Sporting: Com as contratações de Valdés e de Salomão, e com o novo Vukcevic, aumentámos, sem margem para dúvida, a qualidade neste sector. Com Valdés, ganhámos criatividade na ala. Um jogador que não tem medo de partir para o um contra um, uma mais valia. Com Salomão, ganhámos irreverência. Outro jogador que, embora tenha vindo do Real Massamá, parece que já cá anda há uns anitos. Pena é o facto de Izmailov estar constantemente lesionado.

Benfica: Perderam Di Maria, e contrataram Gaitán. Penso que perderam qualidade neste sector. O ano passado, com Di Maria, naquele lado esquerdo, existia muita imprevisibilidade. Agora, quase nenhuma. Para o lado direito, penso que Balboa (esse grande jogador :rotfl:), servirá como alternativa.

Porto: Para o sistema táctico praticado, são precisos extremos de grande qualidade. Hulk é um deles, penso que o único. James é uma incógnita, Cristian Rodriguez não é extremo, Varela não está ao nível de um Hulk, Ukra nem de perto. Embora tenham alternativas, não me parecem viáveis.
[hr]

Avançados

Sporting Clube de Portugal

  • Liedson [3];
  • Pongolle [2];
  • Postiga [2];
  • Saleiro [2];

Benfica:

  • Cardozo [4];
  • Saviola [4];
  • Jara [3];
  • Weldón [2];
  • Kardec [3];
  • Nuno Gomes [2];

Porto:

  • Falcão [4];
  • Walter [4];

Sporting: O sector mais deficiente da equipa. Uma equipa que quer ser campeã não pode ter avançados como o Pongolle, Saleiro e Postiga. Nem para suplentes, quanto mais para titulares. E agora, o Liedson. Foi um grande jogador, o melhor avançado que tivémos nos últimos anos. Mas, a idade não perdoa. Nestes jogos, vimos um Liedson esforçado, mas sem a qualidade do Liedson de outrora. Pede-se um avançado, não para jogar ao lado do Leve, mas para o substituir.

Benfica: Se nós não temos qualidade no sector atacante, estes têm demais. Cardozo e Saviola são dois grandes avançados, complementado-se um ao outro. Como alternativas, têm o Jara (outro avançado que promete), Kardec (não vejo grandes diferenças entre este e o Cardozo), Nuno Gomes e Weldon.

Porto: Jogando apenas com um avançado solto na frente, o titular deverá ser o Falcão. Um bom jogador, com raça. Compraram o Walter, que pelo conheço dele, é muito bom jogador, e capaz de substituir o Falcão.

Bem, eu sou como o Marcelo, também gosto de dar notas :slight_smile:

Guarda-Redes

Sporting Clube de Portugal

  • Rui Patrício [3];
  • Tiago [2];
  • Stojkovic [3];

Benfica

  • Roberto [?];
  • Moreira [2];
  • Júlio César [2];

Porto

  • Helton [4];
  • Beto [3];
  • Kiezsek [2];

Defesas Centrais

Sporting Clube de Portugal

  • Daniel Carriço [3];
  • Anderson Polga [2];
  • Tonel [3];
  • Marco Torsiglieri [?];
  • Nuno André Coelho [2];

Benfica

  • Luisão [4];
  • David Luiz [5];
  • Sídnei [3];
  • Fábio Faria [2];

Porto

  • Bruno Alves [5];
  • Rolando [3];
  • Maicon [2];
  • Sereno [2];

Defesas Laterais

Sporting Clube de Portugal

  • João Pereira [4];
  • Evaldo [4];
  • Abel [2];
  • Leandro Grimi [2];

Benfica

  • Maxi Pereira [4];
  • Fábio Coentrão [5];
  • Luís Filipe [2];
  • César Peixoto [2];

Porto

  • Fucile [4];
  • Álvaro Pereira [4];
  • Sapuranu [2];
  • Miguel Lopes [2];
  • Emídio Rafael [2];

Médios Defensivos e Centro

Sporting Clube de Portugal

  • Pedro Mendes [4];
  • Maniche [4];
  • André Santos [2];
  • Zapater [?];

Benfica

  • Javi García [4];
  • Aírton [4];
  • Ruben Amorim [3];
  • Ramires [5];

Porto

  • Raúl Meireles [4];
  • Fréddy Guarín [3];
  • João Moutinho [4];
  • Souza [?];
  • Fernando [4];
  • Castro [3];

Médios Ofensivos:

Sporting Clube de Portugal

  • Matías Fernandez [3];

Benfica

  • Aimar [4];
  • Carlos Martins [3];

Porto

  • Belluschi [3];
  • Ruben Micael [3];

Extremos

Sporting Clube de Portugal

  • Valdés [3];
  • Vukcevic [3];
  • Izmailov [4];
  • Salomão [2];
  • Djálo [2];

Benfica

  • Gaitán [?];
  • Balboa [1];

Porto

  • Cristian Rodriguez [4];
  • James Rodriguez [?];
  • Hulk [4];
  • Varela [3];
  • Ukra [2];

Avançados

Sporting Clube de Portugal

  • Liedson [3];
  • Pongolle [2];
  • Postiga [2];
  • Saleiro [2];

Benfica:

  • Cardozo [4];
  • Saviola [4];
  • Jara [3];
  • Weldón [2];
  • Kardec [2];
  • Nuno Gomes [2];

Porto:

  • Falcão [5];
  • Walter [?];

Alguns jogadores nunca os vi jogar, logo não os vou avaliar, mas este exercício ainda me deixa mais frustrado, neste momento não temos um jogador de nível mundial, e estamos a léguas dos adversários (a nível individual)!

O Sporting pode vir a ter um plantel com armas idênticas aoas rivais e lutar pelo titulo se:

  • Pelo menos um dos centrais (Polga, Torsi ou NAC) conseguirem estar ao nivel do Carriço;
  • Zapater e André Santso forem verdadeiras alternativas ao Maniche e Pedro Mendes;
  • Se Matias explodir e for aquilo que todos esperamos;
  • Todos os PL juntos conseguirem no minimo 40/50 golos (a contratação de um PL que marque 20 golos epoca torna-se de importência extrema).

De resto já estamos ao nivel dos rivais ou mesmo melhores nas laterais (tanto defensivas como ofensivas), no GR, no meio campo titular (Maniche e P. Mendes) e em 1 dos avançadas (Liedson).

Bem, vamos por partes:
-Se um dos centrais, como referis-te, estiverm ao nível do actual Carriço, então estaremos com a pior dupla de centrais dos outros dois grandes, e do Braga…

-Temos de dar tempo ao André Santos, ainda é um jovem, é uma solução alternativa, fiável q.b. Sobre o Zapater se exibir a qualidade que demonstrou no Saragoça, não só não será alternativa ao Maniche e Pedro Mendes, como tirará a vaga de um destes (aposto no Maniche- Época longa, problemas musculares, etc) no onze titular

-Para o Matias explodir, é necessário jogar, embora tenha um grande potencial, tarda-se a afirmar na Europa, com exibições bastante intermitentes

-Bem, todos os PL juntos conseguirem no mínimo 40/50 golos? Hey, em que mundo vives meu caro companheiro? Irrealista no mínimo…isto para ser simpático…Bem, eu não preciso que sejam PL a marcar esses 40/50 golos que referes, desde que ela entre lá dentro, até pode ser o Patrício a metê-la num pontapé de baliza :lol:

SL

[/quote]

Bem, vamos por partes:
-Se um dos centrais, como referis-te, estiverm ao nível do actual Carriço, então estaremos com a pior dupla de centrais dos outros dois grandes, e do Braga…

-Temos de dar tempo ao André Santos, ainda é um jovem, é uma solução alternativa, fiável q.b. Sobre o Zapater se exibir a qualidade que demonstrou no Saragoça, não só não será alternativa ao Maniche e Pedro Mendes, como tirará a vaga de um destes (aposto no Maniche- Época longa, problemas musculares, etc) no onze titular

-Para o Matias explodir, é necessário jogar, embora tenha um grande potencial, tarda-se a afirmar na Europa, com exibições bastante intermitentes

-Bem, todos os PL juntos conseguirem no mínimo 40/50 golos? Hey, em que mundo vives meu caro companheiro? Irrealista no mínimo…isto para ser simpático…Bem, eu não preciso que sejam PL a marcar esses 40/50 golos que referes, desde que ela entre lá dentro, até pode ser o Patrício a metê-la num pontapé de baliza :lol:

SL

[/quote]

Agora o Carriço tb não presta!!!

Se comprassemos um PL que garantisse 20 golos + 10/15 de Liedson + 4/5 de cada um outros 3 facilmente teriamos 50 golos só dos PL. É claro que não conto só com os PL para marcarem golos, certamente que os restantes jogadores em conjunto vão marcar 20/25 golos, mas sem os golos dos PL não conseguimos titulos.

Quantos golos marcaram os PL dos Lampiões na época passada?

Quantos golos marcaram os nossos PL em 2002?

Dei notas de 0 a 10 porque havia aqui jogadores a quem estava a dar notas iguais e claramente não valem o mesmo…

Guarda-Redes

Sporting Clube de Portugal

  • Rui Patrício [7];
  • Tiago [3];
  • Stojkovic [6];

Benfica

  • Roberto [7];
  • Moreira [4];
  • Júlio César [5];

Porto

  • Helton [8];
  • Beto [6];
  • Kiezsek [3];

Defesas Centrais

Sporting Clube de Portugal

  • Daniel Carriço [7]; (Pode valer mais, mas tem mostrado muito pouco ultimamente)
  • Anderson Polga [4];
  • Tonel [6];
  • Marco Torsiglieri [?]; (Tenho esperanças nele, mas vamos ver…)
  • Nuno André Coelho [6];

Benfica

  • Luisão [7];
  • David Luiz [8];
  • Sídnei [6];
  • Fábio Faria [6];

Porto

  • Bruno Alves [9];
  • Rolando [6];
  • Maicon [5];
  • Sereno [6];

Defesas Laterais

Sporting Clube de Portugal

  • João Pereira [7];
  • Evaldo [8];
  • Abel [3];
  • Leandro Grimi [3];

Benfica

  • Maxi Pereira [6];
  • Fábio Coentrão [9];
  • Luís Filipe [2];
  • César Peixoto [4];

Porto

  • Fucile [8];
  • Álvaro Pereira [9];
  • Sapuranu [2];
  • Miguel Lopes [4];
  • Emídio Rafael [3];

Médios Defensivos e Centro

Sporting Clube de Portugal

  • Pedro Mendes [8];
  • Maniche [7];
  • André Santos [5];
  • Zapater [7];

Benfica

  • Javi García [7];
  • Aírton [6];
  • Ruben Amorim [6];
  • Ramires [9];

Porto

  • Raúl Meireles [8];
  • Fréddy Guarín [5];
  • João Moutinho [7];
  • Souza [?];
  • Fernando [7];
  • Castro [6]; (Dou-lhe 6, mas tem potencial para chegar a um 7 sem problemas. Acho que fizeram mal em contratar o Moutinho quando podiam lançá-lo a ele…)

Médios Ofensivos:

Sporting Clube de Portugal

  • Matías Fernandez [7]; (Dou-lhe 7 mas espero mais um 8 esta época, tem qualidade para isso)

Benfica

  • Aimar [7];
  • Carlos Martins [6];

Porto

  • Belluschi [6];
  • Ruben Micael [7];

Extremos

Sporting Clube de Portugal

  • Valdés [8];
  • Vukcevic [7];
  • Izmailov [8];
  • Salomão [5];
  • Djálo [6];

Benfica

  • Gaitán [?];
  • Balboa [2];

Porto

  • Cristian Rodriguez [7]; (Acho que vale mais, mas com o nível que mostrou na época passada, é impossível ter mais que 7.)
  • James Rodriguez [?];
  • Ukra [5];

Avançados

Sporting Clube de Portugal

  • Liedson [8]; (A última época apesar de ter mantido o registo de mais de 20 golos, foi mais para um 7 do que para um 8, espero que ainda consiga voltar ao que nos habituou.)
  • Pongolle [5];
  • Postiga [2];
  • Saleiro [6];

Benfica:

  • Cardozo [9]; (Não acho que seja um 9, nem nada que se lhe pareça, mas tendo em conta os golos que marcou na época passada, se mantiver o registo para mim conta como 9.)
  • Saviola [8];
  • Jara [?]; (Conheço mal mas infelizmente parece que é bom jogador…)
  • Weldon [5];
  • Kardec [5]; (Veremos como será a época, mas também lhe vejo qualidades para mais que um 5.)
  • Nuno Gomes [3];

Porto:

  • Falcao [10];
  • Hulk [8];
  • Varela [7];
  • Walter [?];

Esqueci-me de completar a análise :lol:

-Ora bem, nas laterais, temos soluções, basta um deste lesionarem-se, vai ser pior que um pesadelo…Grimi e Abel… :o

-Maniche e Pedro Mendes, têm qualidade indiscutível, contudo, não acredito que aguentem uma época ao mais alto nível de rendimento …O Mendes já está no estaleiro…
Sinceramente, acho que os nossos adversários têm mais soluções, mas veremos como os nossos se portam…

-Liedson está muito longe do que já foi…Se bem que continua a ser o melhor PL do nosso clube…Mas já não se pode comprar um Liedson com um Falcão, Saviola e mesmo o Cardozo…Sejamos honestos connosco mesmos…

Em suma:

Não quero fazer um comentário negativsta, nem refutar a tua opinião (cada um tem a sua, a minha não vale mais que a dos outros :great:).

Precisamos de um GK, nem Patrício, nem Stojkovic (caso este último seja integrado), me dão confiança…
-Os centrais estão muito intermitentes, o Carriço ainda está pior que o Polga…
-Na lateral, temos titulares de grande qualidade, e alternativas mediocres.
-Médios para todos os gostos e feitios, com qualidade, vamos esperar pelo rendimento destes…
-Extremos com diferentes características:
. Djaló- Acho que ainda dava uma perninha na estafeta dos 4x100 metros em Barcelona. Com a bola nos pés é que é pior
. Salomão- Parece ter muita qualidade, faz-me lembrar o Nani, agora é esperar pelo seu processo de maturação

        . Valdés- é mais Médio Ofensivo que extremo. Com a bola nos pés não engana. É muito bom jogador

        . Vuk- Vamos esperar...O rendimento deste jogador é muito imprevisível. Contudo, início de época muito bom

-Avançados: Bem, nem sei por onde começar…Pobreza franciscana será o termo?

        .Temos um Liedson que está já uns valentes furos abaixo do que já foi num passado próximo.

        .Um Pongolle que...bem...não é mau, nem bom jogador, mas de longe que não vale o que por ele pagámos...

        . Um Saleiro que tem-se vindo a mostrar uma agradável surpresa, contudo ainda não é o avançado ideal de uma equipa que ambiciona o título nacional. Era colocá-lo a rodar numa equipa da 1ª Liga.

        . Por último, o Postiga é um caso sério. Qualidade de passe, de recepção de jogar de costas para a baliza, garra, luta, depois chegamos à fase mais delicada e a qual deve ser a função de um avançado...Marcar golos...Azar ou não, o homem raramente os faz...Um caso sério este Postiga...

[/quote]

Agora o Carriço tb não presta!!!

Se comprassemos um PL que garantisse 20 golos + 10/15 de Liedson + 4/5 de cada um outros 3 facilmente teriamos 50 golos só dos PL. É claro que não conto só com os PL para marcarem golos, certamente que os restantes jogadores em conjunto vão marcar 20/25 golos, mas sem os golos dos PL não conseguimos titulos.

Quantos golos marcaram os PL dos Lampiões na época passada?

Quantos golos marcaram os nossos PL em 2002?
[/quote]

Epah, sê coerente contigo mesmo. PL de 2002 :

Marius Constantin NICULAE
Ricardo Manuel da Silva SÁ PINTO
MÁRIO JARDEL
JOÃO Manuel Viera PINTO

Essa época foi atípica, na medida que tinhamos um dos melhores finalizadores de área que passou pela Europa, um jogador como o João Pinto, que complementava o Jardel de uma maneira fantástica; um Niculae, não fosse as lesões, o homem era uma máquina, já para não falar do Ricardo Coração de l~eao, como opção…

Achas que algum jogador que temos agora lá na frente, tirando o Liedson de até à dois anos, tem qualidade para suprimir um destes?

No mercado se queres um goleador, pagas, e pagas bem…Tás a ver o SCP ai nvestir forte? Hmmm, não me parece…

Relativamente ao Carriço, não sei a opinião dos outros, mas eu sou coerente com o meu discurso:

O Carriço é rápido? Não
Bom no jogo aéreo? Não
Forte na marcação? Não

Agora se me disseres que não temos melhor…ainda sou capaz de concordar…

SL

Acabas por ir de encontro aquilo que eu referi, de uma maneira ou de outra é crucial numa equipa ter PL que façam 40/50 golos enre eles. Em 2002 a maioria foram feitos pelo Jardel mas se Liedson conseguir 15 golos (o que me parece aceitavel), Postiga+Pongolle+Saleiro outros 15 e uma possivel contratação 20 golos, conseguiamos atingir a meta que julgo necessária para uma equipa ser campeã.

Mais uma vez refiro que não são só os ditos PL a marcar golos. Ao objectivo que coloco para os PL temos de juntar 20/25 entre os restantes jogadores.

Assim penso ser possivel lutarmos pelos titulo.

Mas repara numa coisa, num cenário miracolosoe irrealista:

Se o Liedson na melhor das hipóteses, marcar 15 golos e se vier uma contratação que marque 20! os outros 3 PL nem tocam na chicha :lol: :rotfl: Achas que aindam conseguiam marcar 15 golos no campeonato? ^-^

Se Liedson e “outro” conseguissem atingir os 35/40 os restantes PL teriam alguma dificuldade em se mostrar. Mas mesmo assim penso que teria que aparecer uma “arma secreta” a fazer 5/6 golos (tal como o fez Weldon nos lampiões a época passada).

Não me parece assim tão miracoloso o Liedson fazer 15 golitos.

Não vale a pena estar a entrar em exercícios masoquistas. É óbvio que o plantel é mais fraco do que o dos dois rivais (não é novidade), mas há algumas boas bases para trabalhar, como os laterais e médios, portanto estou confiante que o Paulo Sérgio vai potenciar bem o actual plantel.

O nosso tem lacunas mais evidentes que os dos outros.
Na baliza, o Porto estará melhor, nós em segundo, numa avaliação apressada.
Na defesa, estamos abaixo do par, por culpa da zona central da defesa. Estava com esperanças no Torsiglieri, mas temo, pelo que já vi, que não seja um indiscutível, que acrescente a qualidade que era necessária.
No meio-campo, as coisas estão equilibradas, vai depender muito da dinâmica que as equipas consigam desenvolver. Em termos de valores individuais, não será por esta zona que algum dos três grandes fará a diferença ( estou a contar com a saída do Ramires e do Raul Meireles).
No ataque, parece-me que estamos também deficitários. A capacidade goleadora do Liedson pode estar a decrescer e o Saleiro ainda é uma incógnita. Lampiões têm a segurança de ter Cardozo e Saviola e o Porto Hulk e Falcão, qualquer um desses dão garantia de boa produção ofensiva. Temos que comprar/pedir emprestado mais um avançado!

Falta aí um item importantíssimo que é o “treinador”.
Aí sabemos que os orcs levam 8 ou 9 enquanto nós e os porcos somos uma incógnita ainda.

Quando não há dinheiro para comprar avançados temos que os formar!

Saleiro claramente melhor que o Postiga;

Amido Baldé, Wilson Eduardo e William Owusu a ver se algum deles explode esta época para termos um grande avançado no plantel principal.

Contudo se a venda do Djaló se verificar esse dinheiro tem que servir para comprar um grande PL não há outra hipótese o Liedson já não tem pernas!

Cumps

As minhas postas:

Guarda-Redes

Sporting Clube de Portugal

  • Rui Patrício [3];
  • Tiago [2];
  • Stojkovic [2];

Benfica

  • Roberto [?];
  • Moreira [2];
  • Júlio César [2];

Porto

  • Helton [4];
  • Beto [3];
  • Kiezsek [2];

Defesas Centrais

Sporting Clube de Portugal

  • Daniel Carriço [3];
  • Anderson Polga [2];
  • Tonel [3];
  • Marco Torsiglieri [?];
  • Nuno André Coelho [2];

Benfica

  • Luisão [4];
  • David Luiz [5];
  • Sídnei [3];
  • Fábio Faria [2];

Porto

  • Bruno Alves [5];
  • Rolando [4];
  • Maicon [3];
  • Sereno [2];

Defesas Laterais

Sporting Clube de Portugal

  • João Pereira [4];
  • Evaldo [4];
  • Abel [2];
  • Leandro Grimi [2];

Benfica

  • Maxi Pereira [4];
  • Fábio Coentrão [5];
  • Luís Filipe [2];
  • César Peixoto [2];

Porto

  • Fucile [4];
  • Álvaro Pereira [4];
  • Sapuranu [2];
  • Miguel Lopes [2];
  • Emídio Rafael [2];

Médios Defensivos e Centro

Sporting Clube de Portugal

  • Pedro Mendes [4];
  • Maniche [4];
  • André Santos [2];
  • Zapater [?];

Benfica

  • Javi García [4];
  • Aírton [3];
  • Ruben Amorim [3];
  • Ramires [5];

Porto

  • Raúl Meireles [4];
  • Fréddy Guarín [3];
  • João Moutinho [3];
  • Souza [?];
  • Fernando [4];
  • Castro [2];

Médios Ofensivos:

Sporting Clube de Portugal

  • Matías Fernandez [3];

Benfica

  • Aimar [4];
  • Carlos Martins [3];

Porto

  • Belluschi [3];
  • Ruben Micael [3];

Extremos

Sporting Clube de Portugal

  • Valdés [?];
  • Vukcevic [3];
  • Izmailov [4];
  • Salomão [?];
  • Djálo [2];

Benfica

  • Gaitán [?];
  • Balboa [?:)];

Porto

  • Cristian Rodriguez [4];
  • James Rodriguez [?];
  • Hulk [5];
  • Varela [3];
  • Ukra [2];

Avançados

Sporting Clube de Portugal

  • Liedson [4];
  • Pongolle [2];
  • Postiga [3];
  • Saleiro [2];

Benfica:

  • Cardozo [4];
  • Saviola [5];
  • Jara [3];
  • Weldón [2];
  • Kardec [2];
  • Nuno Gomes [2];

Porto:

  • Falcão [5];
  • Walter [?];

Guarda-Redes

Sporting Clube de Portugal

  • Rui Patrício [3];
  • Tiago [2];
  • Stojkovic [2];

Benfica

  • Roberto [2];
  • Moreira [2];
  • Júlio César [3];

Porto

  • Helton [3];
  • Beto [2];
  • Kiezsek [2];

Um guarda-redes só é complementado por uma boa defesa, mas ter um guarda-redes ágil também ajuda. No caso do Sporting, Rui Patrício era um guarda-redes muito bom…para o banco de suplentes. Stojković é um bom guarda-redes, mas o seu temperamento não ajuda em nada a equipa. De qualquer forma, está-se a reconstruir a equipa e este é um ano onde não há muito plantel para o Sporting ser campeão ainda. Rui Patrício serve bem até chegar o próximo.

No Benfica, o Frangueberto já provou ser um guarda-redes no qual o Benfica não pode confiar. A dispensa de Quim foi um erro, e a compra do Frangueberto por esses valores também, já que agora são obrigados a usá-lo à frente de Julio César que é para mim o melhor na baliza lamp.

O Porto, não está melhor que os outros. Hélton não é assim tão bom como o fazem e tem lacunas evidentes. Beto não está ao nível do clube, ou seja, não se habituou a estar num clube grande ainda. E Kieszek é um guarda-redes de reserva que não deve calçar muito.

Defesas Centrais

Sporting Clube de Portugal

  • Daniel Carriço [4];
  • Anderson Polga [2];
  • Tonel [3];
  • Marco Torsiglieri [2];
  • Nuno André Coelho [3];

Benfica

  • Luisão [3];
  • David Luiz [5];
  • Sídnei [2];
  • Fábio Faria [1];
  • Roderick [2];

Porto

  • Bruno Alves [4];
  • Rolando [2];
  • Maicon [2];
  • Sereno [1];

A zona mais recuada do Sporting está razoavelmente construída com várias alternativas se algum dos atletas estiver em baixa. A habilidade de contenção do Carriço é muito útil e ajuda muito o clube. Para segundo defesa, ou Tonel, que deve saír, ou Nuno André, que tem algum potencial mas pouca experiência, ou Ânderson Polga, que infelizmente terá de jogar às vezes.

No Benfica, a dupla de Luisão e David Luiz (o melhor defesa da liga, só acompanhado ligeiramente por Carriço e em raras vezes por Alves) traz uma garantia de segurança à equipa. Sídnei e Roderick são alternativas aos dois para o banco apenas em casos de urgência, pois não têm nem de perto a qualidade dos dois titulares.

O Porto, por sua vez, está mal servido. Alves deixou de ser o defesa que era e Rolando é a m*rda que se sabe. Os outros dois são para o banco.

Defesas Laterais

Sporting Clube de Portugal

  • João Pereira [4];
  • Evaldo [4];
  • Abel [2];
  • Leandro Grimi [2];

Benfica

  • Maxi Pereira [2];
  • Fábio Coentrão [4];
  • Luís Filipe [1];
  • César Peixoto [2];
  • Ruben Amorim [3]

Porto

  • Fucile [4];
  • Álvaro Pereira [5];
  • Sapuranu [2];
  • Miguel Lopes [1];
  • Emídio Rafael [2];

No Sporting, Evaldo e João Pereira constituem uma mais-valia para nós. Dos suplentes, não critico assim muito porque são…suplentes.

As alternativas do Benfica serviam para titulares em clubes da Orangina para baixo, muito fracos. Fábio Coentrão tornou-se ultimamente um senhor jogador, e para a direita, Amorim constitui uma boa aposta para Jesus, mesmo que JJ não deixe de confiar em Pereira.

Os laterais do Porto estão de facto entre os melhores da Liga ZON Sagres, Fucile e Á. Pereira estiveram em grande destaque no Mundial e merecidamente. É pena que não sejam nossos, mas principalmente Pereira, é uma honra ter tal jogador no nosso campeonato. Rafael, Ionut Sapunaru e Lopes são fracas alternativas.

Médios Defensivos e Centro

Sporting Clube de Portugal

  • Pedro Mendes [5];
  • Maniche [4];
  • André Santos [3];
  • Zapater [?];

Benfica

  • Javi García [5];
  • Aírton [3];
  • Ramires [4];

Porto

  • Raúl Meireles [3];
  • Fredy Guarín [2];
  • João Moutinho [4];
  • Souza [?];
  • Fernando [4];
  • Castro [3];

Estes. três clubes podem confiar bem nos seus trincos pois são jogadores de classe e mais uma vez, é uma honra vê-los a jogar nesta Liga. No Sporting, os passes e a experiência de Mendes e Maniche são"top assets" para nós. Se bem que nunca estivemos mal-servidos de trincos. Santos pode evoluir e Zapater é me desconhecido.

Javi García pode mesmo ser a estrela do Benfica para os entendidos da bola. É dele que partem todas as jogadas de ataque lampiónicas e sem ele possivelmente nunca tinham ganho o campeonato. Aírton não é mau, mas não é a mesma coisa. Ramires não o considero parte deste grupo, mas é um jogador muito bom, infelizmente. A sua venda pode ser uma fraqueza para os lamps.

Mesmo supondo que há uma grande possibilidade na venda de Meireles, a sua permanência seria uma mais-valia para os adversários, pois é um jogador completamente alheio à estratégia de AVB. Fernando é um poor man’s Pedro Mendes e João Moutinho só joga bem nos dias “bons” que ultimamente têm sido poucos. O uso de JM como trinco tira a possibilidade de construção de jogo pelo ex-capitão do Sporting, o que faz com que o meio-campo do Porto nesta área é o mais fraco de todos.
Não conheço Souza, mas posso afirmar que Guarín e Castro podem ser bons passadores da bola a quem os adversários devem estar atentos.

Médios Ofensivos:

Sporting Clube de Portugal

  • Matías Fernandez [4];

Benfica

  • Aimar [3];
  • Carlos Martins [3];

Porto

  • Belluschi [3];
  • Ruben Micael [3];

Matías Fernández ainda está em fase de adaptação, mas muito possivelmente pode ser um óleo fulcral na engrenagem do Sporting se as outras rodas que estão longe rodarem bem. É esperar e ver.

Neste momento, Pablo Aimar, outrora uma estrela na Albiceleste e no Valencia, é uma sombra do que foi. Muito lento nas movimentações, é muito possivelmente a única parte do meio campo que não acompanha o resto da equipa. Carlos Martins não é mais que Aimar e tem pouca resistência e cabeça para ser considerado um concorrente sério à posição.

Tanto Micael como Belluschi, provavelmente não fariam falta no Porto da época passada que estava a lutar por uma posição alta na Champions, mas fazem nesta, onde, com um novo ‘mister’ o Porto procura recuperar a sua posição nos dois primeiros e precisa de alguém que resolva jogadas e que mantenha a posse de bola no meio-campo ofensivo quando houver uma situação de vantagem mínima. That said, nenhum chega aos calcanhares de Lucho.

Extremos

Sporting Clube de Portugal

  • Valdés [4];
  • Vukcevic [3];
  • Izmailov [3];
  • Salomão [4];
  • Djálo [3];

Benfica

  • Gaitán [?];
  • Balboa [1];

Porto

  • Cristian Rodriguez [3];
  • James Rodriguez [4];
  • Hulk [5];
  • Varela [3];
  • Ukra [3];

No reinado Bentista, o Sporting não usava extremos. Mas no futebol actual, é preciso alguém que contribua para a velocidade do jogo avançando no terreno e mesmo conseguindo jogar tanto um bocado no interior do campo como mais exteriormente. Valdés é um jogador perfeito para tal, e Vuk e Salomão parecem-me jogadores úteis para a estratégia de Paulo Sérgio, tendo em conta a sua qualidade. Izma e Djaló são bons jogadores, mas o primeiro está de trombas com o clube e o segundo perdeu espaço nas alas e vai ser mais forçado no meio.

Nicolás Gaitán para um lado e Ramires para outro. E mais? Gaitán e Ramires podem trazer uma velocidade de transição positiva para a equipa lampiónica. Mas não há alternativas viáveis, o que faz desta zona um ponto fraco no ataque. Wéldon ainda pode ser adaptado aqui e não está de fora a hipótese Coentrão para quando os lamps estiverem aflitos.

Hulk e James são jogadores muito bons, que com Falcao fazem a melhor frente de ataque da Liga ZON Sagres. Felizmente, as outras partes da equipa estão desprovidas de talentos [excluíndo as alas recuadas] o que dificulta a chegada da bola tanto a Hulk como a James. Varela não é mau jogador, mas provavelmente não é o que AVB procura para os objectivos que tem estabelecidos esta época. Rodríguez e Ukra também são alternativas viáveis.

Avançados

Sporting Clube de Portugal

  • Liedson [3];
  • Pongolle [1];
  • Postiga [3];
  • Saleiro [2];

Benfica:

  • Cardozo [3];
  • Saviola [5];
  • Jara [4];
  • Wéldon[3];
  • Alan Kardec [3];
  • Nuno Gomes [2];
  • Pedro Mantorras (zero)

Porto:

  • Falcao [5];
  • Walter [3];

A frente de ataque do Sporting está uma miséria este ano. Sinama-Pongolle é muito trapalhão, Saleiro só joga quando o resto também joga e sobram Liedson e Postiga. Se Liedson conseguir voltar à forma de outrora, Postiga pode ser útil como SS (à lá Nuno Gomes)e ajudar a equipa. Precisa-se de um reforço aqui.

Saviola é um senhor jogador. Já foi estrela do Barça e da selecção argentina, mas está em muito melhor forma que Aimar. As corridas imparáveis de “El Conejo” normalmente levam a golo. Infelizmente, é uma grande mais-valia para os lamps. Cardozo é a tal coisa…é razoável a marcar livres, mas não é um avançado excepcional. Weldon, Jara e Alan Kardec não me parecem nada maus e se a sorte nos sorrir pode haver problemas de balneário com tanta gente. Nuno Gomes é a arma secreta para um ou dois jogos onde marca um golo cheio de caga. Mantorras seria idem idem aspas aspas, com a diferença que este ano nem deve calçar depois dos problemas com o Orelhas.

Falcao é um jogador excepcional e substituíu bem o Lisandro López. Walter é me uma total incógnita.

Se tivesse de fazer um melhor onze para a Liga ZON Sagres, seria este:
GR:Quim (SCB)
DC: Daniel Carriço (SCP)
DC: David Luiz (slb)
DD: João Pereira (SCP)
DE: Fábio Coentrão (slb)
MDF: Javi García (slb)
MC: Pedro Mendes (SCP)
MC: Ramires (slb)
ED: Valdés (SCP)
EE: Hulk (FCP)
AC: Falcao (FCP)

Suplentes: Patrício (SCP); Moisés (SCB), Fucile (FCP), Pereira (FCP); Maniche (SCP), Vandinho (SCB), Mati Fernández (SCP), James Rodríguez (FCP), Saviola (slb)

Guarda-Redes

Sporting Clube de Portugal

  • Rui Patrício [2];
  • Tiago [2];
  • Stojkovic [3];

Benfica

  • Roberto [0];
  • Moreira [2];
  • Júlio César [2];

Porto

  • Helton [4];
  • Beto [3];
  • Kiezsek [2];

Defesas Centrais

Sporting Clube de Portugal

  • Daniel Carriço [3];
  • Anderson Polga [1];
  • Tonel [3];
  • Marco Torsiglieri [2];
  • Nuno André Coelho [2];

Benfica

  • Luisão [4];
  • David Luiz [5];
  • Sídnei [3];
  • Fábio Faria [2];

Porto

  • Bruno Alves [5];
  • Rolando [3];
  • Maicon [3];
  • Sereno [2];

Defesas Laterais

Sporting Clube de Portugal

  • João Pereira [4];
  • Evaldo [4];
  • Abel [2];
  • Leandro Grimi [2];

Benfica

  • Maxi Pereira [4];
  • Fábio Coentrão [5];
  • Luís Filipe [1];
  • César Peixoto [2];

Porto

  • Fucile [3];
  • Álvaro Pereira [4];
  • Sapuranu [2];
  • Miguel Lopes [2];
  • Emídio Rafael [1];

Médios Defensivos e Centro

Sporting Clube de Portugal

  • Pedro Mendes [4];
  • Maniche [4];
  • André Santos [2];
  • Zapater [-];

Benfica

  • Javi García [4];
  • Aírton [4];
  • Ruben Amorim [2];
  • Ramires [5];

Porto

  • Raúl Meireles [3];
  • Fréddy Guarín [2];
  • João Moutinho [1];
  • Souza [-];
  • Fernando [4];
  • Castro [3];

Médios Ofensivos:

Sporting Clube de Portugal

  • Matías Fernandez [4];

Benfica

  • Aimar [4];
  • Carlos Martins [3];

Porto

  • Belluschi [2];
  • Ruben Micael [3];

Extremos

Sporting Clube de Portugal

  • Valdés [3,4];
  • Vukcevic [4];
  • Izmailov [5];
  • Salomão [3];
  • Djálo [3];

Benfica

  • Gaitán [3];
  • Balboa [0];

Porto

  • Cristian Rodriguez [4];
  • James Rodriguez [?];
  • Hulk [5];
  • Varela [4];
  • Ukra [2];

Avançados

Sporting Clube de Portugal

  • Liedson [3];
  • Pongolle [2];
  • Postiga [0];
  • Saleiro [0];

Benfica:

  • Cardozo [5];
  • Saviola [4];
  • Jara [5];
  • Weldón [2];
  • Kardec [2];
  • Nuno Gomes [2];

Porto:

  • Falcão [5];
  • Walter [3];

Guarda-Redes

Sporting Clube de Portugal

  • Rui Patrício [6];
  • Tiago [4];
  • Stojkovic [6];

Benfica

  • Roberto [?];
  • Moreira [4];
  • Júlio César [5];

Porto

  • Helton [8];
  • Beto [7];
  • Kiezsek [3];

O Porco tem claramente os melhores guarda-redes e ter o Beto no banco é um desperdício, mas uma garantia muito boa! Já, no Sporting, nenhum se destaca pela positiva, mas um bom Patrício ou um bom Stojkovic conseguem disfarçar alguma da mediocridade que possuem. O Stoj depende muito da sua cabeça e o Patrício erra mais vezes do que seria aceitável! Já o Benxica tem aquela incógnita do Roberto que desejo sinceramente que floppe, pois os outros dois não são de grande nível.

Defesas Centrais

Sporting Clube de Portugal

  • Daniel Carriço [8];
  • Anderson Polga [3];
  • Tonel [5];
  • Marco Torsiglieri [6];
  • Nuno André Coelho [7];

Benfica

  • Luisão [8];
  • David Luiz [9];
  • Sídnei [7];
  • Fábio Faria [4];

Porto

  • Bruno Alves [9];
  • Rolando [6];
  • Maicon [4];
  • Sereno [4];

O Porco, se perder o Bruno Alves, tem de comprar um central espectacular; caso contrário, ficará aqui muito fraquinho.
O Beifica, se não perder nenhum, tem 2 óptimos titulares e 1 bom substituto (Sidnei)
O Sporting tem 2 bons centrais (Carriço e NAC) mas que nem sempre estão em bom nível. Tem ainda a incógnita Torsiglieri na qual deposito muitas esperanças e um bom substituo (Tonel). Infelizmente, a nulidade Polga tem sido uma nulidade, mas espero que a sua presença no 11 tenha findado!

Defesas Laterais

Sporting Clube de Portugal

  • João Pereira [8];
  • Evaldo [9];
  • Abel [2];
  • Leandro Grimi [2];

Benfica

  • Maxi Pereira [7];
  • Fábio Coentrão [8];
  • Luís Filipe [2];
  • César Peixoto [4];

Porto

  • Fucile [8];
  • Álvaro Pereira [9];
  • Sapuranu [2];
  • Miguel Lopes [3];
  • Emídio Rafael [3];

Aqui, todos os 3 clubes, têm bons titulares e maus substitutos. Talvez, o Benfica seja ligeiramente mais fraco (o Coentras não é genial como o Evaldo na parte defensiva).

Médios Defensivos e Centro

Sporting Clube de Portugal

  • Pedro Mendes [9];
  • Maniche [8];
  • André Santos [5];
  • Zapater [8]; -> estou com altas expectativas!

Benfica

  • Javi García [7];
  • Aírton [7];
  • Ruben Amorim [6];
  • Ramires [9];

Porto

  • Raúl Meireles [8];
  • Fréddy Guarín [5];
  • João Moutinho [6];
  • Souza [?];
  • Fernando [6];
  • Castro [6]

O melhor jogador destes todos é o Ramires que desejo sinceramente que seja vendido, ganhando o Beixica, peanuts por ele! Perdendo-o, ficam bem fracos, pois o Amorim não é jogador para o 11 e a dupla Airton e Javi (over-rateds) bem mais fraco do que quer Pedro Mendes, quer Zapater! Assim sendo, o nosso Sporting com estes dois e ainda Maniche, tem 3 jogadores de alta qualidade por 2 lugares no 11 e, ainda o polivalente e útil André Santos!
Já o Porco, em caso de perder o Meireles e substitui-lo por Moutinho, fica muito mais fraco do que o ano passado!

Médios Ofensivos:

Sporting Clube de Portugal

  • Matías Fernandez [7];

Benfica

  • Aimar [7];
  • Carlos Martins [5];

Porto

  • Belluschi [6];
  • Ruben Micael [7];

Todos os 3 grandes, têm bons jogadores para esta posição, mas nenhum é tão regular como desejável. Mesmo assim, acredito que o melhor seja o nosso Matías, o verdadeiro Matías, não o Matías 09/10.

Extremos

Sporting Clube de Portugal

  • Valdés [8];
  • Vukcevic [8];
  • Izmailov [8];
  • Salomão [6];
  • Djálo [4];

Benfica

  • Gaitán [?];
  • Balboa [1];

Porto

  • Cristian Rodriguez [7];
  • James Rodriguez [?];
  • Ukra [5];
  • Varela [7];

Mesmo com Izmailov KO, se tivermos Vuk e Valdés em bom nível temos os melhores extremos, isto, partindo do pressuposto que Gaitán e James não são uns foras-de-série (esperemos que não…). Em qualquer caso, falta-nos um extremo desequilibrador porque o Djalol, pela sua irregularidade não merece mais do que um 4!

Avançados

Sporting Clube de Portugal

  • Liedson [7];
  • Pongolle [5];
  • Postiga [2];
  • Saleiro [4];

Benfica:

  • Cardozo [9];
  • Saviola [9];
  • Jara [?];
  • Weldon [5];
  • Kardec [6];
  • Nuno Gomes [3];

Porto:

  • Falcao [10];
  • Hulk [9];
  • Walter [?];

Se, no futebol os avançados não contassem para o poderio de uma equipa, tínhamos óptimas condições para ser campeões, mas, infelizmente são de extrema importância e o Sporting sem ninguém que as meta lá dentro (Pongolle pode nem floppar mas não é goleador e Liedson já passou os seus melhores tempos) não consegue ir a lado nenhum!
O FC Fruta tem no Hulk e no Falcão, os seus melhores jogadores, felizmente toda a equipa, depende muito deles os dois! Para mim, o Falcão é o melhor jogador da nossa liga…
O Benfica tem 2 avançados titulares muito bons, do que vi do Jara e do Kardec, também 2 bons substitutos e um 5º avançado (Weldon) melhor que o Saleiro e o Postiga…

Em síntese,
Guarda-redes -> Vencedor: FC Fruta
Centrais-> Vencedor: Beixica
Laterias -> Vencedores: Sporting e FC Fruta
Médios defensivos e médios centro (6 e 8) -> Vencedor: Sporting
Médios ofensivos -> Vencedor: incógnita
Extremos -> Vencedor: Sporting sem antes analisar James nem Gaitán
Avançados-> Vencedor: Beixica e FC Fruta

Mesmo assim e infelizmente, o Benfica tem o melhor plantel e parte como favorito…
O Sporting só com 3, 4 bons reforços, sobretudo um PL matador pode alcançar o titulo!
O FC Fruta não está muito forte e espero que assim se mantenha!

O meu onze da liga em 4-3-3:
GR: Helton
DC: Bruno Alves
DC: David Luiz
DD: João Pereira
DE: Alvaro / Evaldo
MDF: Pedro Mendes
MC: Meireles
MC: Ramires
ED: Vuck
EE: Hulk
AC: Falcao

2ª linha: Beto, Carriço, Luisão, Fucile, Alvaro/ Evaldo, Zapater, Maniche, Matías, Valdés, Varela, Cardozo

O meu onze da liga em 4-4-2:
GR: Helton
DC: Bruno Alves
DC: David Luiz
DD: João Pereira
DE: Alvaro / Evaldo
MDF: Pedro Mendes
MC: Meireles
MAE: Valdés
MD: Ramires
SA: Saviola
PL: Falcão

2ª linha: 2ª linha: Beto, Carriço, Luisão, Fucile, Alvaro/ Evaldo, Zapater, Maniche, Izma, Matías, Cardozo, Hulk

P.S.: só me lembrei do Izma no fim [lesão :frowning: ], talvez o pudesse ter incluído num 11

O Benfica é claramente mais forte do que os demais porque é o clube que possui a defesa mais consolidada, mais hábil, mais eficiente e mais igualitária em níveis de qualidade. O Sporting peca no eixo central da defesa e necessita, acima de qualquer outra posição, de um avançado-centro letal, goleador. O Porto está fraco, mas tal facto pode não ser definitivo, porque está em andamento a assimilação de novos princípios de jogo e metodologias de treino.

Continuo a considerar irracional a ideia de quem pede um extremo. O Sporting está bem servido nessa posição, tendo dois jogadores de enorme categoria: Vukcevic e Valdés, ambos titulares inegáveis. A dinâmica posicional do Vukcevic, um extremo que não vai obrigatoriamente à linha, é pouco importante. O esquema táctico em si, se é 4-4-2 ou 4-3-3 não é relevante. Relevante é a dinâmica ofensiva e defensiva da equipa e a forma como os jogadores a assimilam.

Prioridades:

  1. Avançado
  2. Defesa-Central

Dir-me-ão que o Sporting tem muitos centrais. Sim, é verdade, mas o problema é que são todos homogéneos nos seus defeitos: lentos, pouco ágeis e fracos posicionalmente.

FORÇA SPORTING! Eu acredito, apesar das lacunas acima descritas.