Comparacão dos 3 Grandes nos últimos 10 anos

Isto é uma mera curiosidade, se os admins acharem que não tem fundamento colocar esta informação ou que está no sítio errado, não me oponho a apagarem/mudarem o tópico.

Ontem numa conversa com um amigo meu lampião discutimos quem teria sido melhor nos últimos 10 anos… SPORTING ou Benfica? Claramente o Porto vence por larga margem, disso não há dúvidas. Mas os clubes rivais de Lisboa… quem será o melhor? Deixo-vos aqui os dados no ficheiro excel para que não restem dúvidas (se é que as havia).

Em 10 temporadas ficámos por 7 vezes à frente das papoilas. Temos mais títulos conquistados e fomos todas as épocas às competições europeias ao contrário das lamparinas.

O engraçado nisto tudo é que o meu amigo disse-me ontem “olha que não acredito muito nisso que me dizes, só vendo para crer”. Só por esse motivo é que andei a pesquisar e achei por bem partilhar com a comunidade leonina para esfregarem bem na cara dos lampiões…


camportugal.xls (21 KB)

Apesar de não ter grandes discussões dessa indole com lapiões muito grato pela compilação.

A nível de resultados, o saldo é bastante claro… o Porto vai à frente sendo seguido pelo Sporting e as Galinhas ficam claramente atrás.

Isso é mesmo lampiónico, os tipos estão tão convencidos que são os melhores que nem reparam que já não são.
Esta década o Sporting tornou-se de facto no segundo melhor clube português algo que já não era desde que o PC apareceu.
E já não éramos de forma consistente melhores que o Benfica desde o cinco violinos.
Desde o início da década de sessenta até ao início desta década, não ouve dois anos seguidos em que tenhamos ficado à frente dos lamps no campeonato. Isso felizmente está a mudar, espero que definitivamente, agora há que tomar o lugar do Porto!

A dúvida não surgiu com o Porto à mistura. Quanto a isso acho que não há margem para dúvidas. Mas quando os rançosos falam que são os maiores, só lhes pedi para verem os últimos 10 anos e dizerem o que acham.

A resposta deles foi previsível… “só falas dos últimos 10 anos porque te dá jeito, porque não vês os últimos 30?”

:rotfl:

[u]Época 1997/1998 ([/u]Idem) 1º - Porto – 77 pontos 2º - Benfica – 68 pontos 3º - Vitória de Guimarães – 59 pontos [b]4º - Sporting – 56 pontos[/b]

Época 1998/1999 (Idem)
1º - Porto – 79 pontos
2º - Boavista – 71 pontos
3º - Benfica – 65 pontos
4º - Sporting – 63 pontos

PRIMEIRA LIGA

Época 1999/2000 (Idem)
1º - Sporting – 77 pontos
2º - Porto – 73 pontos
3º - Benfica – 69 pontos

Época 2000/2001 (Idem)
1º - Boavista – 77 pontos
2º - Porto – 76 pontos
3º - Sporting – 62 pontos
6º - Benfica – 54 pontos

Época 2001/2002 (Idem)
1º - Sporting – 75 pontos
2º - Boavista – 70 pontos
3º - Porto – 68 pontos
4º - Benfica – 63 pontos

SUPERLIGA GALP ENERGIA

Época 2002/2003 (34 jornadas)
1º - Porto – 86 pontos
2º - Benfica – 75 pontos
3º - Sporting – 59 pontos

Época 2003/2004 (Idem)
1º - Porto – 82 pontos
2º - Benfica – 74 pontos
3º - Sporting – 73 pontos

Época 2004/2005 (Idem)
1º - Benfica – 65 pontos
2º - Porto – 62 pontos
3º - Sporting – 61 pontos

LIGA BETANDWIN.COM

Época 2005/2006 (Idem)
1º - Porto – 79 pontos
2º - Sporting – 72 pontos
3º - Benfica – 67 pontos

BWIN LIGA

Época 2006/2007 (30 jornadas)
1º - Porto – 69 pontos
2º - Sporting – 68 pontos
3º - Benfica – 67 pontos

Época 2007/2008 (Idem)
1º - Porto – 69 pontos
2º - Sporting – 55 pontos
3º - Vitória de Guimarães – 53 pontos
4º - Benfica – 52 pontos

Isto nem tem conversa. Nos últimos dez anos são dois campeonatos para o Sporting, contra um dado ao Benfica, mais três Taças de Portugal e três Supertaças para o Sporting, contra apenas uma Taça de Portugal para o Benfica.

Estes tópicos sim deixam um tipo contente, não os de eterno louvor as personalidades de FSF e Paulo Bento (apesar de obviamente estes contribuírem e muito para estas estatísticas).

Grande ProTrunks. :great:

ProTrunks,

Peguei na tua folha de Excel e fiz um exercício com o mesmo… pus-me a atribuir “pesos” relativos na importância dos Campeonatos e outros Troféus e cheguei às seguintes conclusões relativamente ao cômputo geral das conquistas nos últimos 10 anos:

1o Porto - 124,3 Pontos
[glow=green,2,300]2o SPORTING - 79,5 Pontos[/glow]
3o Benfica - 50,3 Pontos

Os “pesos” que usei foram os seguintes (infelizmente é uma avaliacão puramente subjectiva :inde:):

  • Campeonato - 10 pontos (sendo o correspondente ao máximo de 1o lugar os 10p, ao 2o lugar 10/2 (5p), ao 3o lugar 10/3 (3,3p), 4o lugar 10/4 (2,5p) e por aí fora)
  • Taca Portugal - 5 pontos (sendo o vencido metade desses pontos)
  • Supertaca - 3 pontos (sendo o vencido metade desses pontos)
  • Taca da Liga - 1 ponto (sendo o vencido metade desses pontos)

Devo dizer que isto já está a correr os mails aqui no meu trabalho, já foi uma enorme discussão, já falam nas finais perdidas contra Milão e PSV e que são o clube com maiores assistências… enfim… o habitual!

Isto tudo porque chamei à baila as classificações nos últimos 10 anos… :lol:

Por acaso é um orgulho ser a segunda melhor equipa de Portugal…
Orgulho? Orgulho é sermos o 2º maior clube do mundo com títulos ganhos no conjunto de todas as modalidades que praticamos. Orgulho é termos formado os 2 melhores jogadores do mundo de futebol portugueses até agora: Figo e Cristiano Ronaldo. Agora ser o 2º melhor clube de futebol nos ultimos 10 anos é orgulho? Tenham piedade! Lembrem-se do 2-0 contra o Porto, da vitória da Supertaça frente ao Porto também e do 5-3 ao Benfica e pensem se orgulho é ou não sermos o maior clube de Portugal!

[s]:lol: ProTrunks prepara-te que se eles fizerem o que eu fiz com o post do Lionheart, eles ainda vão-te tentar comer com o argumento de terem tido mais 3 pontos do que nós no somatório dos pontos das últimas dez épocas. :lol:

Não é que isso interesse ao menino Jesus, o que interessa sim é a comparação dos pontos obtidos em cada uma das épocas e a consequente posição no campeonato, no entanto ficas avisado para essa possibilidade ;)[/s]

:-[ enganei-me… Afinal fizemos mais 2 pontos que eles nesse somatório.

Mesmo usando o somatorio ter-se-ia de usar algo que relativizasse os numeros, ja que seria ridiculo que p.ex. por uma diferenca pontual elevada numa unica época se concluisse que A era melhor que B tendo B ganho os campeonatos das outras 9 épocas.

O campeonato de um clube como o Sporting não pode ser ficar à frente do benfica.

Melhor que nos so o FCP!

Melhor do q nós… ninguém!!!

N dou mérito aos titulos do FêCêPê pq foram alcançados de forma dúbia.

Assim sendo, a melhor equipa dos últimos 10anos foi nitidamente o SCP.

:rotfl:

Olha, para acabar com as dúvidas, mostra-lhes este gráfico, no qual se vê a posicão relativa do Benfica no Campeonato em relacão ao Sporting (a classificacão do SCP é sempre o valor ZERO do gráfico, sendo as barras a diferenca relativa da classificacão do SLB)… acho que com esta não há discussão :lol::

Que somos melhores que as galinhas já não é novidade… e considerando que temos quase sempre orçamentos para novas contratações inferiores aos deles não é nada mau…

No entanto um clube como o sporting tem de lutar para ser o melhor de portugal… o benfica não serve de comparação para ninguém… é mesmo o fundo :lol:

Estive à procura da palavra “orgulho” nos posts anteriores ao teu e não encontrei. Das duas uma… ou esse post foi única e exclusivamente porque te apeteceu mandar uma posta de pescada (desviando-te do tópico porque não é isso que está em análise e nem sequer ninguém falou em orgulho de sermos a segunda melhor equipa) ou então não entendeste a intenção do meu tópico.

No primeiro caso não há nada que eu possa fazer.

No segundo posso esclarecer-te que o tópico foi criado de forma a comprovar que a grandiosidade do benfica faz parte do passado. Só abri o tópico pela discussão ocorrida com o meu amigo…