Comparação de 11's base e plantéis dos 3 grandes - 2023/2024

Lanço aqui o desafio de compararmos a qualidade dos 11’s base e dos plantéis dos 3 grandes.

Sugiro que:

Comparem os plantéis (quem é melhor e quem é pior) sector a sector:
Lote de Guarda-Redes
Lote de Centrais
Lote de Laterais
Lote de Médios
Lote de Extremos
Lote de PLs/Avançados

Definam os vossos 11’s base para os 3 grandes e definam quem é o mais forte e o mais fraco também.

Aqui não consigo ser racional! O nosso 11 é o melhor :star_struck::rofl:

1 Curtiu

A minha análise:
Comparação de plantéis:

GRs:
1ºFCP
2ºSLB
3ºSCP

Centrais:
1ºSCP
2ºSLB
3ºFCP

Laterais:
1ºSCP
2ºFCP
3ºSLB

Centro-Campistas:
1ºFCP
2ºSLB
3ºSCP

Extremos:
1ºSCP/SLB
3ºFCP

PL/Avançados (com Taremi out)

1ºSCP
2ºSLB
3ºFCP

Comparação de 11’s base (o vosso ideal):

SCP:
Adan
Fresneda
Inácio
Coates
Diamonde
N. Santos
Morten
Morita
Pote
Viktor
Edwards

SLB:
Trubin
Jurasek
Otamendi
Silva
Bah
Florentino
Kokcu
Di Maria
Guedes
Rafa
Arthur

FCP:
Costa
Wendell
Pepe
Marcano
Mário
Grujic
Gonzalez
Pepê
Ivan Jaime
Evanilson
Galeno

1ºSCP
2ºSLB
3ºFCP

:wink:

PS:
Não vejo a grande superioridade do SLB.
No 11 inicial, com uns LEs daqueles, nunca podem ter o melhor 11.
Têm talvez maior profundidade de plantel mas, sinceramente, nada de especial.

Os melhores jogadores por posição na minha opinião (por ordem):

Guarda-Redes:
Diogo Costa
Trubin
Adán

Lateral Direito:
Fresneda
Bah
João Mário

Central:
Juste
Diomande
António Silva
Inácio
Pepe
Otamendi
Coates

Lateral Esquerdo:
Nuno Santos
Ristic
Jurasek

Médio Defensivo:
Hjulmand
Musrati
Florentino
Alan Varela

Médio Centro:
Kokçu
João Neves
Morita
Nico

Médio Ofensivo:
Pote
Aursnes
João Mário

Extremo Direito:
Di Maria
Edwards
Neres

Extremo Esquerdo:
Pepê
Bruma
Galeno

Segundo Avançado:
Rafa
Taremi (deve sair)
Paulinho
Horta
Iván Jaime

Ponta de Lança:
Gyökeres
Evanilson
Arthur

11 mais forte:
Diogo Costa
Fresneda, Juste, Diomande, Nuno Santos
Di Maria, Hjulmand, Kokçu, Pepê
Gyökeres, Rafa

GR:
Diogo Costa
Trubin
Adan

Lateral direito:
Fresneda
Joao Mario
Bah

Lateral esquerdo:
Nuno Santos
Wendel
Jurasek

Centrais:
Diomande
Otamendi
Pepe
Inacio
Antonio Silva
Juste
Marcano

6:
Hjulmand
Alan Varela
Tino/Neves

8:
Nico Gonzalez
Kokcu
Morita

Extremo direito:
Di Maria
Pepê
Edwards

Extremo esquerdo:
Pote
Neres
Galeno

Avançado (ja sem Taremi e a considerar aqui o Rafa visto jogar quase como segundo Avançado no benfica):
Gyokeres
Rafa
Evanilson
Arthur
Toni Martinez

11 mais forte
Diogo Costa
Fresneda Otamendi Diomande Nuno Santos
Hjulmand Nico
Di Maria Rafa Pote
Gyokeres

Mesmo faltando um GR, gosto muito do nosso onze. Acho que falta muita profundidade e opções para sairem do banco (principalmente com CAN e taça da asia em janeiro). Mas em relação aos.titulares, nao devemos nada aos outros dois.

PS: so coloquei ao os jogadores que considero que façam parte do 11 mais forte de cada um dos grandes.

Ainda sou do tempo em que criavam tópicos para comparar os planteis do Sporting e porco, naqueles anos do Paulo Bento Forever em que ficámos 4 anos no 2 lugar, sempre com o panelas em 3 e o porco campeão.

Era engraçado pq a maioria considerava sempre que tínhamos melhores jogadores excepto numa posição ou outra. Mas depois acabávamos sempre atrás deles com 30 pontos de distância.:joy:

1 Curtiu

Acho que nunca aconteceu na altura do Paulo Bento, e contra eles directamente ganhamos mais jogos do que aqueles que perdemos.

Aceito o desafio.

GK: Porto ganha no lote de GK pela força do Diogo Costa. Trubin pode ter potencial para nivelar, veremos. Os 3 lotes são equilibrados aqui, com o Sporting ligeiramente atrás.

DC: Sporting aqui acaba por sair na frente pelas muitas soluções que tem (jogamos com 3 centrais isso tem impacto. Benfica 2º e Porto 3º.

Laterais: Setor mais fracos dos 3 grandes. Benfica e Sporting lutam pelo primeiro lugar com ligeira vantagem para os vermelhos, Porto ligeiramente atrás dos 2. O melhor lateral acaba por ser Pepê que nem lateral é (de origem). Acho que diz muito. Jurasek, Fresneda e Sanchez principais “?”

Médios: Benfica em primeiro, com algum destaque. Porto e Sporting mais nivelados, mas dou ligeira vantagem ao Sporting ainda assim.

Extremos: Outra vez Benfica na frente. Logo Sporting e por fim Porto que precisa de ir bscar Pepê outra vez para elevar o nível.

Avançados: Aqui talvez seja o mais interessante. Taremi fica, Navarro pinta, Evanilson
assume? Arthur Cabral é o que mostrou nos primeiros jogos ou mais? Gyokeres e Paulinho mantêm o nível? Sinceramente aqui vou para Sporting, Porto, Benfica, nesta ordem com o desempate a ser os melhores jogadores de cada lote. Se Taremi sair, acaba o Porto por cair pra último.

11 bases:

image
image
image

Sporting: Juste se recuperar e regressar ao nível de antes assume 11 e é candidato a melhor 11 do ano. Morita pode perder lugar para Bragança ou até mesmo Pote que desce com Trincão/Edwards a assumir o lugar. Numa aposta mais rebuscada: Israel pode a baliza até final do ano.

Benfica: Frutos do maior número de opções fica complicado escolher. Neres ficar de fora faz-me confusão, especialmente para o João Mário, mas acho que não cai nas melhores graças do alemão. Jurasek acho que vai acabar por ser flop e perder lugar para o canivete suíço (neste caso Norueguês). No meio campo Kokcu vai acabar por fazer mais jogos pela sua capacidade técnica, mas no âmbito geral acho que Florentino vai lutar por minutos. Não fiquei nada convencido pelo Arthur, e o Musa, mesmo não sendo doutro mundo pode roubar-lhe minutos. Guedes também pode ter uma palavra a dizer na frente depois de voltar de lesão.

Porto: Olho para o Porto e mesmo assumindo Ivan Jaime entrar e Taremi ficar, acho que o 11 do Porto está mais perto do Braga do que dos outros 2 supramencionados. O trunfo está no banco no seu treinador que parece tirar sumo de qualquer laranja.

Assim sendo daria o primeiro lugar ao Benfica, no final as opções e o título de campeão dão-lhes o foto finish win sobre o Sporting que fica com o segundo lugar. De qualquer maneira acho que vamos acabar em primeiro no campeonato. O Benfica acho que vai ter muitos problemas em manter as balizas a zeros e acho que o Schmidt deu sinais de fragilidade na gestão de egos e nenhuma equipa é imune a isso. Escusado será dizer que acho o Porto fica com o 3º melhor 11.

A minha aposta para 11 do ano:
image

Eu vou aqui fazer uma pequena análise sem objetivo de analisar os plantéis dos 3 grandes ao detalhe por posição mas acaba por fazer sentido no tópico em questão e para dar a minha perspetiva de quem está a atribuir maior importância a um campeonato que pode ser crucial na competitividade de Sporting, Benfica e Porto nas próximas épocas.

Para mim, Sporting e Benfica estão a fazer esforços financeiros claros e a dotar o seu plantel com o máximo de qualidade possível para garantir os 80 a 100 milhões que a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões vai dar na próxima época.

Por sua vez, o Porto sem a mesma capacidade financeira dos rivais fez um ALL-IN completo pela percepção exata que pode ser um ano devastador e que pode mergulhar o Porto numa crise interna nunca vivida a Norte.

Desenganem-se os mais distraídos. Esta é “A” época. Ano de tudo ou nada. Entrar na Champions e vender 1 ou 2 jogadores implica encaixar 200 a 250 milhões com alguma facilidade e sem destruir um plantel. Dinheiro que é suficiente para ir ao mercado renovar a equipa e substituir os jogadores vendidos.

Curiosamente, o clube que esperava mais aflito até é aquele que vejo fazer o maior esforço: Porto.

Os rumores das últimas horas dão o Sporting com o plantel fechado (talvez um extremo), o Benfica com o plantel fechado (também já li que até Sexta chegam 2 laterais) e o Porto a tentar reforçar-se ao máximo com as naturais dificuldades do seu contexto.

É a hora do “tudo ou nada”.

Temos sido moderados e eficazes, temos um mercado irrepreensível até ao momento, com um investimento significativo e faltam 2 dias.

Se existe ano para loucuras no mercado é em 2023/2024.

Se existe época que não podem existir erros de planeamento é em 2023/2024.

Tragam o “8” e extremo/avançado que tornem este plantel mais completo.

Oportunidades nos últimos dias são aos molhos, não deixem a coisa ao acaso.

EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!

Ora cá está…

A pressão sobre todo a estrutura que gere o futebol em Portugal (incluindo arbitragem) vai ser enorme e não tenho grandes dúvidas que vão ter um papel decisivo na “escolha” dos dois clubes que irão embarcar na nova champions (e essa influência muitas vezes passa desoercebida… não é nos penalties ou foras de jogo mas sim nas faltas e faltinhas no meio campo, no critério disciplinar, no modo como empurram uma equipa para cima da outra ou como protegem este ou aquele jogador… já para não falar nos clubes amigos, agentes etc)… E neste capitulo (no poder sobre o mundo do futebol) o Sporting parte muito atrás de porto e benfica.

Para podermos ombrear com eles teríamos de ter uma equipa muito superior… e não a temos… vejo algumas fragilidades e incógnitas na nossa equipa que até poderão resultar no 11 mais fraco dos 3 (sobretudo ao nivel da velocidade e da intensidade)… Ao contrário da maioria não estou muito optimista… vai ser uma época muito “violenta” e acho que não estamos preparados para ela.

Somos o 3 favorito, este ano quase ao nível do porto não apenas devido que até considero o plantel superior ao do Porto mas devido a todas as condicionantes.

Ainda é muito cedo para estarmos com comparações, ainda só passaram 3 jornadas, há reforços que ainda só fizeram 1 jogo ou nem se estrearam e outros que nem chegaram. Por isso devido ainda ser cedo para este tipo de análises a minha opinião é influenciada pelo que se passou na época passada e nestas três jornadas da nova época. O mais forte candidato será a lampionagem seguido dos tripeiros apesar de terem o plantel mais fraco que o ano anterior contam com um grande treinador, o melhor GR e muitas opções válidas para o ataque (essencial para o campeonato português).

Ao dia de hoje o melhor 11 seria

Diogo Costa
Bah
Diomande
Otamendi
António Silva
Nuno Santos
Aursens
Florentino/Morita
Di Maria
Rafa/Neres
Gyo

Possível melhor 11 da lampionagem

Trubin (?)
Bah
António Silva
Otamendi
Jurasek (?)
Florentino
Aursens
Di Maria
Kokcu (?)
Rafa/Neres
Arthur Cabral (?)

Opções válidas no banco: Morato, Neres, Musa, João Mário e o João Neves

Possível melhor 11 dos tripeiros

Diogo Costa
João Mário
Pepe
Marcano
Zaidu
Alan Varela (?)
Eustáquio
Nico Gonzalez (?)
Toni Martinez
Galeno
Pêpê

Opções válidas no banco: Fábio Cardoso, Fran Navarro, Ivan Jaime, Evanilson, Namaso e Gonçalo Borges

Possível melhor 11 do Sporting

Adan
Fresneda (?)
Juste
Diomande
Inácio
Nuno Santos
Hujlmand (?)
Morita
Pote
Gyo (?)
Paulinho

Opções válidas no banco: Coates, Catamo, Edwards e Trincão

Pode-se ver que em termos de opções de banco (e profundidade) o Sporting parte claramente atrás dos rivais

Comparação setor a setor:

GR:
1- FCP
2- SLB
3- SCP

Centrais:
1- SCP
2- SLB
3- FCP

Laterais:
1- SCP
2- SLB
3- FCP

Médios:
1- SLB
2- SCP
3-FCP

Extremos:
1- SLB
2- SCP
3- FCP

PLs
1- FCP
2- SCP
3- SLB

11 base do mais forte para o mais fraco

Samuel Soares
Bah Silva Otamendi Jurasek
Florentino Kokcu
Di Maria Rafa Aursnes
Musa

Adan
St Juste Diomande Inácio
Geny Hjulmand Morita Nuno Santos
Edwards Gyokeres Pote

Diogo Costa
João Mário Pepe Marcano Wendell
Pepê Eustáquio Nico Galeno
Taremi Evanilson

Nao concordo mesmo nada, a lampionada, neste momento, vendeu o Grimaldo, comprou um quase cepo por 14M, esta a vender o Ristic e so tem o Bah para a direita e o Aursnes anda a lateral esquerdo, se ha sector onde e imperativo que tragam alguem em 24 horas sao 2 laterais, um para cada lado, mas especialmente a esquerda, se nao o fizerem, afectara a equipa no sentido de um dos melhores pensadores de jogo que teem, ter que jogar adaptado.
Quanto ao GR, nao digo que o Ucraniano nao seja uma grande esperanca, mas nao o colocava ja a frente do Adan, por mto velho que o nosso redes esteja a ficar, em relacao ao Samu, prefiro o Adan, claro, este puto e frango e ja enterrou contra o Gil Vicente, mas ng diz nada, claro.

Provavelmente ouviram-te e foram buscar o Bernat ao PSG

Ainda estamos a tempo de ser o clube com o pior mercado.

Ontem já mostrou isso é hoje só vai comprovar.

Atenção fomos nós que partimos do 4 lugar sem banco.

Podíamos comparar o plantel dos três mais Braga do que só o 11 principal ou base.