Como se faz uma reportagem em Portugal

…no caso, na RTP.

Muito resumidamente, um spotter (também muito resumidamente, uma pessoa que fotografa aviões) foi detido há dias porque, na opinião do agente da autoridade, estava a utilizar um aparelho ilegal (quando na realidade não era):

http://www.linhadafrente.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=12266#114137

Em resposta, um grupo de spotters decidiu chamar a atenção com uma reportagem na RTP:

http://www.linhadafrente.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=12267#114940

…pelos vistos, e apesar da satisfação mostrada neste post por uma pessoa que participou na reportagem:

No geral a reportagem correu muito bem, foi focada no hobby em sim e não no problema do André Alves (mas que fará na mesma parte da peça)...

Algumas vezes fugiu-se durante as entrevistas ao tema plane spotting, passando pelo tema simulação aérea e train spotting (tenho todo o respeito pelas pessoas que practicam estes dois temas que falei), que nada tinham a ver com plane spotting para a reportagem… mas felizmente foi apenas uma breve passagem!

Houve alturas em que por pouco não se disseram coisas (leia-se informações) que poderiam prejudicar a actividade, por parte das entidades aeronáuticas, mas felizmente foi possível intervenir na entrevista, evitando falarem-se de certos assuntos!

A reportagem está prevista passar amanhã no telejornal (da noite), mas se houver uma mudança de planos, o reporter que fez a notícia avisar-me-á!

Foram cerca hora e meia de filmagens e entrevistas (sem contar com outras partes da peça filmadas em outros locais), que a meu ver, prometem fazer desta reportagem digna da actividade!

Obrigado ao reporter Pedro Benevides e ao Cameramen Nuno Patrício!

…a entrevista (ou aquilo que foi) foi tudo o contrário: os spotters ficaram vistos ou como maluquinhos ou, pior, criminosos.

Para a imagem dos spotters enquanto entusiastas da aviação foi muito mau, como vai ser de hoje em diante? vão-me apontar o dedo?
Quanto à reportagem em si... enfim... para quem ainda tinha dúvidas (com hora e meia de filmagens ainda acreditei que iam fazer alguma coisa de jeito), já deu para perceber que os media são do tipo de pessoas mais reles da sociedade!

E por isso, este tópico:

http://www.linhadafrente.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=12342#115053

Quem ainda está a ler este tópico se deve estar a perguntar “porque raio o MadeiraLion está a falar disso no fórum do Sporting?”

É que, sabendo o que tinha acontecido com aquele spotter, sabendo o que foi dito logo após a entrevista e acabando de conhecer o que a RTP mostrou ao país, a primeira coisa que pensei foi nos nossos pasquins desportivos, sobretudo no merdoso e no recordista, com as suas gloriosas reportagens e os seus pontos de vista sobre certas e determinadas crises ou actos de gestão dos clubes.

Será que aquilo que vemos, lemos e ouvimos nos jornais, pasquins, rádios e TVs, é tudo (ou quase)… “mentira” (entre aspas, também podia ser “ponto de vista de alguém”)?