Como roubar 4 títulos nacionais ao Sporting

O que eu acho que eventualmente vai ser reconhecido pela FPF (isto é apenas especulação minha) é serem reconhecidos os campeonatos de Portugal como campeões nacionais até ao ano em que coincidiram com a liga experimental e continuarão a ser reconhecidas as ligas experimentais, sendo que os 4 campeonatos de Portugal que coincidem com estas ligas experimentais ou não serão atribuídas ou até eventualmente reconhecidas como taças de Portugal. Isto é obviamente absurdo mas esta história toda é absurda por parte da FPF e não estou a ver a retirarem as ligas experimentais ao Benfica.

Aquela fanfarronice lampiã do Diamantino a dizer “então o Carcavelinhos também tem direito a ver confirmado o título de campeão”. Como quem diz, vou-me lembrar do clube mais fraco que tem direito a ser campeão, para descredibilizar este não assunto do Sporting.

4 Curtiram

Só em Portugal é que se fica com o pito aos saltos por o Leicester ter sido campeão recentemente, mas o Carcavelinhos não pode ser…

Devem achar que ter apenas 5 campeões faz do nosso campeonato melhor do que o que é

5 Curtiram

Ontem o Paulo Andrade na CMTV é que fez bem. Levou a capa do Record que pertence ao mesmo grupo do Correio da Manhã, para os ridicularizar, ao dizer que em 1993/1994 os rabolhos tinham ganho o 27° título. Se daí para cá ganharam mais 8, porque é que têm 38 títulos e não 35, como deveria de ser. Porque no mesmo ano não podem existir dois campeões porque faziam o campeonato de Portugal e a liga experimental. Foi fácil, somaram os títulos da liga experimental porque tinham ganho os lampiões, e os do campeonato de Portugal onde ganhou o Sporting, não contaram nada.

8 Curtiram

Além do Leicester o derby county, blackburn rovers, Leeds United também já foram campeões ingleses.
Diamantino rima com intestino e acho que está tudo dito :slightly_smiling_face:

2 Curtiram

O El Carnidense se pudesse até tentava tornar os torneios Guadiana como oficiais.
São meninos para pedir à FIFA e UEFA :sunglasses::sunglasses:

2 Curtiram

Em vez dessa capa do Record têm é de começar a levar aos programas os prints do website do próprio Benfica que até 2002 só tinha esses mesmos 27 campeonatos no palmarés.

5 Curtiram

A questão que o corno do Diamantino coloca é só imbecil e demonstra um profundo desconhecimento do que é democracia.

Quem decide as regras da Liga… é a Liga. São eles que têm a legitimidade legal para decidir e legislar o que for sobre a Liga. Tal como quem decide sobre Portugal é a Assembleia da República. Ninguém está a por isso em questão a legitimidade das instituições, como o Diamantino tenta insinuar.

No entanto e em ambos os casos, as leis estão em constante evolução.
Tanto assim é, que antigamente a Assembleia da República não tinha Constituição e agora tem, ou que a Liga não contava com as Ligas Experimentais e agora conta. Não há razão nenhuma para que qualquer lei em vigor não seja revista para algo mais adequado e justo.

(Já agora, não foi a Liga que decidiu adicionar as 4 Ligas Experimentais. Foi o Panelas à revelia de todos e depois os amigos do Orelhas na Liga fizeram pressão para a Liga no seu total aceitar esse cambalacho vergonhoso.)

Portanto, não há qualquer razão para que a posição VERGONHOSA perante qual a competição que conta como campeão nacional seja revista.
Quando aliás o que temos agora, não respeita a história em nenhuma circunstância.

• A competição que apurava o campeão nacional não era a Liga Experimental.
  • A competição ser por eliminatórias não cola, não faltam exemplos de competições que mudaram o formato e continuaram a ser o que eram antes por essa Europa fora (por exemplo, a Liga dos Campeões).
  • A própria Liga Experimental viola a constituição corrente, porque era uma liga fechada onde apenas as equipas de Lisboa / Porto / Litorial podiam competir, e várias equipas que se sagraram campeões nacionais antes estavam impedidas de competir. Ou seja, não há ali nenhum campeão nacional, apenas o campeão de um grupo restrito escolhido sem qualquer mérito desportivo.

Adiante.
Tal como a Assembleia da República só tem legitimidade para passar as leis, porque o povo elegeu os deputados… a Liga só tem legitimidade para passar as suas leis, porque os clubes que a compõem lhes dão legitimidade para tal.
E há pelo menos um clube que não concorda com esta “lei” e como qualquer partido na assembleia da república, tem toda a legitimidade para não concordar e para lutar para que se faça justiça tal como a defendem.

7 Curtiram

Isso não é uma questão porque o Campeonato de Portugal e a Liga Portuguesa (pós-1938) tinham o mesmo problema:

• A primeira edição do Campeonato de Portugal foi disputada apenas pelo campeão de Lisboa e pelo campeão do Porto. Daí em diante competiram também os restantes campeões distritais das AF que entenderam participar, logo na segunda por exemplo, além dos campeões de Lisboa e Porto participaram também os campeões de Coimbra, de Braga, e da Madeira.

• A 1ª Divisão da Liga continuou fechada, participando apenas a equipas das associações de Lisboa, Porto, Coimbra, e Setúbal até 1941/42 quando se expandiu para o Algarve, e Braga, e mais tarde ao resto do país.

2 Curtiram

É sempre bom saber essas coisas. É importante conhecer os contra-argumentos para não cairmos em falácias.
No entanto, devemo-nos focar simplesmente naquilo que é o que mais importa;

-A Federação organizou um primeiro CP apenas com os vencedores das duas mais relevantes associações de futebol. Ok, paciência. Estávamos nos primórdios da coisa, mas assim foi definido oficialmente, portanto, assim ficou escrito na história.

• As ligas experimentais não podem nunca se sobrepor ao CP, uma vez que o que interessa aqui era a importância das competições. Ora, se a LE até qualificava para o CP… Meu Deus, né? Então a prova mais importante qualifica para a menos importante? Não faz sentido.

• A Primeira Divisão ter começado com esse formato restrito, foi outra decisão da Federação que se pode discutir se é certa ou errada, mas foi assim que arrancou oficialmente. Provavelmente começou dessa forma, com as associações com mais relevância, assim como o CP também só arrancou com aqueles dois vencedores.

Honestamente o único argumento que me basta é que o próprio Benfica até 2002 reconhecia a contagem que excluía as Ligas Experimentais. Nesse ano tomaram a decisão unilateral de as passarem a contar e nunca justificaram essa mudança que fizeram 70 anos após o sucedido. Que raio de dados novos descobriram 70 anos depois que em 1938/39, na época após o fim das Ligas Experimentais eram desconhecidos?

Exatamente. E parecendo que não, é das questões que mais “complicam” o reconhecimento dos CP como títulos nacionais, porque agora seria como lhes “tirar” títulos. É como tenho dito, ainda que ache que os Campeonatos de Portugal devam ser reconhecidos como títulos nacionais (nacionais do país Portugal né, como o nome sugere. Se não é um campeonato nacional é o quê? Regional? Europeu?), a palhaçada só é mais palhaçada por causa do reconhecimento dessas Experimentais

1 Curtiu

@Dr_Nick_Riviera

3 Curtiram

A que eu estou a dizer saiu lá para 95 ou 96, mas é nesse estilo tal e qual. Eram muito boas!

A FPF afirma, por falta de reconhecimento oficial, que de 1921/22 a 1937/38… não houve campeão nacional.
17 vencedores do Campeonato de Portugal, que toda a gente sabe que são campeões nacionais… ostracizados. As suas conquistas votadas ao esquecimento. Porque “apeteceu” à FPF não os reconhecer por aquilo que são. Campeões nacionais.
Ao que ainda acresce a vergonha de permitirem que o Carnide e o Fócul sejam reconhecidos oficialmente como campeões por terem vencido uma Liga EXPERIMENTAL, que decorria ao mesmo tempo que o Campeonato de Portugal.

O mero facto de isto permanecer como realidade oficial do Tugão e qualquer alteração (neste momento) ter que se sujeitar a uma votação dos CLUBES que fazem parte da LPFP é ridículo, vergonhoso e asqueroso.

7 Curtiram

3 Curtiram

Tens aí para cima um print screen do site da LPFP antes de 2005 que tem a mesma divisão.

Só é pena não conseguir aceder também a arquivos do site da FPF, porque tenho a certeza que diriam o mesmo.

A mesma FPF que em 1938…

… já tinha oficializado os tais títulos que agora diz que não têm reconhecimento oficial loool

E como não fosse já surreal tudo isto, ainda “oficializa” torneios experimentais… como é que isto não dá prisão para esta “gente”

13 Curtiram

Só temos que continuar a fazer barulho.

Temos 24 títulos.

3 Curtiram