Tenho um familiar que abriu recentemente um negócio e gostava de o ajudar criando um site. Já estive a procurar sites onde se criam sites gratuitos, mas são tantas as opções que fico sem saber qual é o melhor. De salientar que não tenho conhecimento técnicos sobre o assunto, por isso é que procuro um destes sites que já trazem templates próprios.
Neste sentido, gostava de saber a vossa opinião sobre qual o melhor site para este efeito? Já agora depois gostava de registar um domínio para o site. É possível neste tipo de sites?
E o tipo de site também depende do seu objectivo - é um site meramente informativo, ou terá actualizações frequentes? Serve como rosto do negócio ou é uma loja online?
A melhor forma de fazer as coisas depende da resposta a essas perguntas.
O site é para um restaurante, e é para ser informativo sem grandes atualizações. Imagens do espaço, ementa, contactos e umas informações básicas e está feito.
Eu já estive a ver esses sites que indicaram, e como esses ainda há muito mais. A ideia seria utilizar um desses sites porque não tenho conhecimentos técnicos, mas qual será o melhor?
EDIT. Esqueci-me de dizer, que para além do dinheiro para o registo do domínio não há orçamento para mais nada.
Wordpress então. É plataforma de blog mas muito flexível permitindo esse tipo de sites com imensa facilidade.
Existem sites que disponibilizam alojamento gratuito de wordpresses de modo a nao teres de arranjar tu alojamento (que te custaria possivelmente até 5€ por mês), mas se preferires esta opção tens de registar um domínio e depois arranjar um plano de preferência shared e com cpanel onde a instalação do wordpress esteja já incluída.
Wordpress + comprar template é a melhor opção, mas necessita de alguns conhecimentos intermédios.
O wix está na moda, mas não faço ideia quais as potencialidades de personalização - este exemplo é para um restaurante, mas não tenho ideia de como se personaliza.
De qualquer das formas (e puxando a brasa à minha sardinha porque trabalho na área), com orçamento zero e conhecimento técnico diminuto a qualidade não pode ser extraordinária - ou se sabe e tem-se tempo para investir, ou é preciso pagar a quem saiba…
Uma sugestão alternativa pode ser começar por ter apenas uma página no Facebook e mais tarde avançar para outra solução (ou simplesmente ter uma página inicial com o logo e o link para o facebook).
Pode não ajudar, mas é melhor que nada. Dá uma olhada neste site, tem templates para restaurantes, e dá para fazer um free trial, se for útil depois há um código para teres um desconto.
Podes criar uma conta gratuita por exemplo aqui: [url]http://www.freehostia.com/hosting.html[/url] no plano gratuito (o chocolate) e depois veres se consegues montar um site em wordpress ou se queres apenas uma página estática com link para uma no facebook.
Isso do wix só se tiver na moda em Portugal e naturalmente fruto de campanhas pagas no facebook pra dar visibilidade, porque de resto o software mais usado é claramente o wordpress.
Mas sim, requer sempre algum investimento de tempo pra se aprender umas coisas sobre desenvolvimento de sites. Se nao estiveres pra isso, vai pra um desses como o da squarespace
Isso através do wordpress se calhar será carga a mais para a minha camioneta, mas é sempre uma solução que posso tentar. :great:
Estive a ver o WIX e gostei do que vi. As paginas são fáceis de editar e os templates são engraçados. O que não percebo bem é se depois de o site estar pronto tenho que pagar para o colocar online? O que entendi é que depois do site estar pronto posso coloca-lo online mas ficará com um endereço estranho. Se quiser colocar o nome que bem entendo tenho que pagar. É isto?
Jonh, pelo que me têm dito, se queres ficar com uma coisa minimamente decente tens de pagar…podes testar no Wix e no Webnode gratuitamente mas depois verás que há “certas” coisas que vale pena pagares. Isto se quiseres uma cena minimamente elaborada. :great:
Lembra-te que se quiseres domínio próprio vais sempre acabar por ter de pagar (8 a 14€ por ano). Caso contrario aceitas um subdominio, ie, qualquercoisa.nomedodominio.com ou do género.
Há dois tipos de wordpress: 1 de .org e outro de .com.
.com não te deixa fazer muita coisa por exemplo, instalar o teu próprio tema, instalar plugins, etc. enquanto o .org já te deixa fazer muita coisa como por exemplo instalar o teu próprio tema, plugins e etc.
1 Descompacte o pacote numa directoria vazia e faça upload de tudo.
2 Abra o ficheiro wp-admin/install.php no seu browser. Será guiado no procedimento de criação do ficheiro wp-config.php com os detalhes de conexão à sua base de dados.
1 Se por alguma razão isto não funcionar, não se preocupe. Não funciona sempre em todos os servidores. Abra o ficheiro wp-config-sample.php num editor de texto como o WordPad ou semelhante e introduza os dados de acesso à sua base de dados manualmente.
2 Guarde o ficheiro como wp-config.php e faça upload para o servidor.
3 Abra agora wp-admin/install.php no seu browser.
3 Com este ficheiro criado, o procedimento de instalação irá preparar as tabelas necessárias ao seu site. Se ocorrerem erros, verifique o ficheiro wp-config.php e tente novamente. Se mesmo assim não funcionar, por favor visite o fórum de suporte com toda a informação que conseguir fornecer.
4 Se não especificar uma password, tome nota da password que foi gerada para si. Se não especificar un nome de utilizador, este será admin.
5 No final, o instalador deverá reencaminhá-lo para a página de início de sessão. Inicie a sessão com o nome de utilizador e password que escolheu (ou com os que lhe foram atribuidos) durante a instalação. Se foi gerada uma password poderá clicar em ‘Perfil’ para mudá-la.
Abri o ficheiro do ponto 2 e deu erro. Agora já abri o wp-config-sample.php como ficheiro de texto. O problema é que não sei como introduzir os dados.
Meu caro, tu tens nesse plano o Fantastico que congrega scripts de todos os tipos incluindo o wordpress. Ou seja, só precisas de entrar no painel de controlo do freehostia, encontrar o fantastico e depois escolher instalar o wordpress. É um “autoinstaller”, coisa mais fácil nao existe e fica pronto em 5 minutos. [url]http://www.freehostia.com/free-wordpress-hosting.html[/url]
Foste logo complicar e começar à web developer. ;D