Clima e Metereologia

Sim, dizem que vem aí borrasca

We Are Doomed Reaction GIF

4 Curtiram

Hoje é o chamado dia de S. Ramalho está uma ventosga do car…aças.

2 Curtiram

Supostamente lá mais logo para a noitinha é que é.
O que vale ao Debast é que já ganhou peso senão… já o Biel…

https://www.reddit.com/r/LusoMeteo/comments/1jezysa/podiam_ser_imagens_de_um_qualquer_furacão_numa/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button

Tanta gente que me disse agora de manhã que acordou e não conseguiu dormir bem com o vento e chuva e eu que dormi tão bem. Foi como se não tivesse acontecido nada.

2 Curtiram

Não consegui pegar sono entre as 2h e as 3h30. Um vento, aliado ao barulho e ao medo do que pode provocar, que não consegui pregar olho.

Muitos estragos em Lisboa.

Alguém sabe se há estatísticas de qual foi a máxima intensidade do vento?

100 km/h.

1 Curtiu

A rajada máxima foi na foia, 159 kmh!

1 Curtiu

Aqui na serra soprou bem forte… todo o dia vento e a partir das 20h agravou se… a partir das 22h30 a luz começou dar sinais querer faltar, pelas 23h foi a luz de vez, até agora ainda não voltou…
Aqui ha vários postes da luz caidos/partidos, arvores arrancadas e até telhados danificados ligeiramente…
De madrugada, muita chuva e vento forte… acordei várias vezes durante a noite, parecia o vento ia arrancar telhado da casa…lol

Ainda estive de olho aberto entre a uma e as duas, depois lá acalmou.
Ainda faltou a luz uns 10 ou 15 minutos.
Mas de manhã da janela apenas vi uma mota caida.
Zona de Sintra.

Aqui no Montijo, o vento parecia um lobo a uivar, a minha cadelinha não conseguiu dormir, tive que vir para a sala com ela, lá acabou por adormecer encostada a mim.

Não faltou a luz nem telecomunicações, até agora.

As minhas filhas estiveram de serviço desde as 08:00 da manhã de ontem e só vão largar às 20:00 de hoje, ainda não falei com elas para saber como foi a noite delas a nível de ocorrências.

No Pinhal Novo, parece que a coisa esteve má, até tiveram de evacuar o parque de campismo.

Aqui houve rajadas de mais de 100km/h…

1 Curtiu

Houve imensos sítios com registos de 100kmh e superior!

Há imagens do Aeródromo de Tires, em que há avionetas todas viradas.

Muitos estragos na zona da Grande Lisboa.
Já perdi a conta as arvores caidas que vi hoje…esta foi em frente a minha casa.

No alto da serra ha um rasto de destruição no pinhal ainda restava. Parece que andaram ali a eito com motoserra a cortar!! Pinheiros grossos e antigos completamente partidos ao meio!
Aqui na serra previam ventos até 150 km/h mas ao olhar pro rasto de destruição de certeza foi bem mais!!
Fios dos postes está tudo enrodilhado e alguns cabos tem imensa rama dos pinheiros em cima… muito trabalho pras equipas da EDP… vamos ver se ainda hj voltamos a ter luz…

1 Curtiu

Para mim o realmente impressionante, foi a frente ter ficado estacionada a 50/70 KMS da costa, e descarregar uma quantidade de água no mar, durante HORAS, que se tivesse sido em terra ( AML, litoral oeste) tinha sido dramático.
Tenho a certeza que ontem foi um dia de muita tensão no IPMA. Os modelos numéricos, andavam confusos e a incerteza estava presente, mas felizmente “tudo” passou ao lado!

3 Curtiram

Para hoje: