Clima e Meteorologia

Novamente?

Chuva sim , mas menos vento.
(supostamente)

https://www.reddit.com/r/LusoMeteo/comments/1jfkgtz/mais_de_4_mil_ocorrências_registadas_a_explicação/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button

A Proteção Civil confirma que foram registadas mais de 4 mil ocorrências relacionadas com a depressão Martinho

Esta tempestade foi, efetivamente, extremamente invulgar em termos de intensidade - e a prova disso é o vento MÉDIO registado entre a 1 e as 2h da madrugada, no pico da tempestade, no Cabo da Roca, distrito de Lisboa - 122km/h!

Trata-se de vento MÉDIO e não rajadas, não temos o valor oficial ainda, terá chegado perto ou acima de 150km/h

Este vento médio é equivalente a um furacão!

Esta situação não pode ser considerada como furacão, porque, efetivamente, não tem as características desse tipo de ciclones - mas em termos de intensidade de vento efetivamente poderia ser classificado como tal.

Isso explica os estragos, e a perceção de muitos que, em alguns locais, acabou por ser pior que a tempestade Leslie, e a pior em muitos anos

Deve de estar um mimo então para o jogo mais logo… Ainda estragam o relvado de Alvadade fds…

Há jogo em Alvalade logo? A seleção joga na Dinamarca…

2 Curtiram

Olha pensava que era em Lisboa,menos mal então

1 Curtiu

Mesmo assim o que se passou ontem não foi tão destrutivo como aquela tempestade que passou aqui por Portugal em Dezembro de 2009, essa retorceu estruturas em ferro, ventos a mais de 200km/h. E na altura não havia grandes avisos, apanhou muita gente de surpresa. E agora é que se admiram destas tempestades, de tantos em tantos anos temos umas aqui na região

Aqui a eletricidade só regressou por volta das 17h… mais um pouco e era 24h sem luz…
Mas a partes da freguesia ainda sem luz, andam os técnicos da E-Redes la na encosta a tentar arranjar aquilo…

Eu fiquei sem quase metade do telhado na garagem, e 3 árvores caíram à minha porta.
Até às 5da manhã a ouvir motosserras dos bombeiros.

Passeia noite em branco, e só tinha esta imagem na minha cabeça

A tempestade Elsa em Janeiro de 2019 tb foi poderosa.

1 Curtiu

Ai e no cabo Carvoeiro é normal levarem logo com a maior potencia ( e Sagres Também quando é a sul), pois são as áreas mais colocadas no mar e sem qualquer proteção aerodinâmica para tal.

1 Curtiu

Pelo que vi na minha app vai voltar a chuva por Lisboa… Foda-se já chega não?

Sim, nos próximos 10 dias vais ter chuva. :sun_behind_rain_cloud:

Desde finais de Fevereiro que já tou com uma carrada de tarefas pendentes que só se justificam com pelo menos uma semaninha de sol. Tá complicado…

1 Curtiu

Sei que ainda faltam uns dias mas…previsão para a zona de Coimbra para os dias 18 e 19 de Outubro ?

1 Curtiu

Boas mais de 5 cinco é difícil ser fiável! Excepto as temperaturas!

2 Curtiram

Obrigado.

Tenho mesmo (grande) interesse é em saber se chove ou não. :+1:

Esta é a probabilidade de um modelo numérico um dos mais conhecidos, mas como já disse a mais de cinco dias, para mim é muito difícil, neste momento pelo indicado não chove, mas para mim é tão certo como os galináceos serem uma agremiação honesta!!

1 Curtiu