Claques, festa ou desgraça?

Boas a todos os foristas, abri este tópico por sugestão do forista Andre_1906 de forma a pedir a vossa ajuda para a realização de um trabalho sobre as claques de futebol.

Antes de começar, quero agradecer a quem possa ajudar. :great:

Claques, uma festa ou desgraça?

Aqui vai:

1)Vocês são a favor das claques? Porquê?

2)Claques oficiais ou não oficiais?

3)Melhor claque do mundo (portugal não incluido)? Algumas imagens.

4)O que as claques poderão trazer de novo ao futebol? Que trazem de bom?

5)Existem exemplos reais de fairlplay entre claques?

6)Existem vários casos de racismo e violência no futebol. Em que parte as claques podem ter contribuído para estes casos?

Muito obrigado mais uma vez a quem possa ajudar :great:

1. Sim, porque falando pessoalmente já não me imagino a ver um jogo em Alvalade longe de uma claque. Gosto de tudo, do bom e do mau, da união, há coisas que deviam mudar mas isso é outra conversa…

2)Não oficiais!

3)Gosto de várias, principalmente italianas e de leste…quando me decidir modifico a minha resposta :wink:

4)De novo? não sei, podem é melhorar as suas funções e performances falando especialmente nas claques do nosso Sporting e nomeadamente na Juveleo

5)Sim, basta ver a relação entre a curva Sporting e a curva da Fiorentina

6)Em quase “toda a parte”, através de grupos ,oficias ou de amigos, neonazis presentes nas claques muito vulgares nos anos 90. se fizeres uma pesquisa rápida no google encontras várias fotografias que provam que todas as principais claques portugueses tiveram alguma relação com essa problemática. ainda hoje em dia se um jogador de cor faz um mau jogo a primeira coisa que se ouve é “preto de m****”

:great:

Muito obrigado pelo tempo mike31scp :great:

sempre que precisares, então se tiver a ver com claques e adeptos 8) :great:

Muito orbigado TremOcO :beer: :beer:

Desculpem estar a desenterrar o tópico, mas queria agradecer mais uma vez a quem me ajudou neste trabalho, pois tive 19 valores em 20.

Muito obrigado :beer: