[size=15pt][b]Sporting: Juve Leo quer reunir-se com capitães de equipa[/b][/size]
A Juventude Leonina divulgou uma nota no seu «site» oficial em que coloca um ponto final na polémica criada nas últimas semanas, manifestando a intenção de reunir-se com os capitães de equipa do Sporting. Aqui fica o comunicado, na íntegra:
«Face aos últimos acontecimentos e à polémica em redor na relação entre a JUVENTUDE LEONINA e o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL , vimos por este meio, esclarecer o seguinte :
A JUVENTUDE LEONINA tem muita honra e muito orgulho em pertencer à família leonina e orgulha-se também e muito da sua história ;
Reiteramos o pedido de desculpas feito pelo líder da JUVENTUDE LEONINA ao senhor presidente do conselho directivo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL , sabendo que muitos dos nossos membros foram ‘atrás’ de um foco isolado , com os quais não nos identificamos , apesar de se juntarem a nós na curva sul ;
Os 32 anos da história da JUVENTUDE LEONINA, jamais pôem em causa a honra e dignidade da camisola e emblema do jersey leonino, pelo que , convidamos todos os sportinguistas a apreciarem as camisolas de João Moutinho e Miguel Veloso , que se encontram na nossa sede;
Mantemos o desejo de vêr reconhecida a nossa dedicação, o nosso esforço e devoção , esteja sol ou debaixo de chuva , no país ou no estrangeiro , no apoio á equipa , sempre que ela está em campo , pelos jogadores com um agradecimento junto a nós em todos os estádios mas de forma espôntanea e sem serem forçados a que isso aconteça;
Não deixaremos que grupos ou facções se sirvam dos nossos 32 anos de história ou do nosso nome, para criarem desestabilizações directivas no clube;
A JUVENTUDE LEONINA apenas pretendeu com a faixa que colocou no seu muro frontal, fazer vêr aos atletas da equipa profissional de futebol , a importância e o amor da camisola verde e branca para milhões de portugueses e não só , que são sportinguistas;
Pela nossa parte e como continuidade á abertura do diálogo , iremos solicitar á SPORTING SAD, uma reunião com os capitães da equipa de futebol profissional.
Com este comunicado, damos por finalizado este tema, sabendo que a alguns deu muito jeito associarem a melhor claque de Portugal e uma das melhores da Europa.»
Essa tomada de posição da juve é hilariante…“um foco isolado” de adeptos dizem eles…
quando quem incentivou o atirar da camisola para o relvado foi o nosso amiguinho do megafone e a quase totalidade dos elementos da claque presentes em alvalade…mas pronto para quem não sabe, limparam (ou tentaram) a sua imagem.
É preciso bem mais do que o comunicado? Mas isso não é o que eles fazem sempre, em todos os jogos? Não são eles (e as outras claques) que apoiam SEMPRE o nosso Sporting?
Não chega? 32 anos a seguir a nossa equipe? Achas pouco?
Deixa lá então aí ideias de como eles poderiam ajudar mais o nosso Sporting. Existem aqui foristas que são membros da JL, e eles poderão aceitar as tuas sugestões e, com isso, ajudas a melhorar o apoio ao nosso Sporting.
Se acho pouco… acho… fazer o tiffo não se resume a estar 32 anos na curva. Fazer o tiffo não é cantar apenas quando um clube ganha. Sim, a história da JL, os 32 anos como se refere várias aqui ninguém lhos tira… há uns anos atrás diria ninguém nos tira… mas fazer o tiffo, não é simplesmente estar na curva, não é simplesmente estar presente nas deslocações fora. Acima de tudo demonstra-se em atitudes e posturas, desde legalização da claque, desde apoiar os próprios elementos que fazem o tiffo mas acima de tudo não é se limitarem a cantar enquanto se está a ganhar… isso qualquer um faz. Ser ULTRA … algo que a esta altura embora siga ao longe o movimento das claques, estou longe de o ser… é para além das condições que a meu ver é algo inerente ao se definir como membro de uma claque, é estar na curva, como refere um determinado cântico “90 minutos sem parar, sempre a cantar, sempre a cantar, 90 minutos sem parar, sempre a cantar por ti”.
Entre outras questões, estão os cânticos… desde a originalidade dos mesmos até ao conteúdo dos mesmo e o contexto em que são cantados.
Isto sim é parte daquilo que é o significado de ser ULTRA, entre outras questões que a meu ver não são para aqui chamadas, pois também as minhas fontes neste aspecto são limitadas e assim sendo prefiro nem sequer os referir.
Uma coisa que estou curioso e que até gostaria de obter resposta de ambas as partes (JL e DUXXI) é… porque é que o DUXXI foi criado saindo grande parte dos elementos da direcção da JL para o DUXXI? Qual a filosofia que move cada uma das claques? Qual a razão da sua existência? Refiro estas duas apenas porque na altura em que eu estava mais inserido no movimento ULTRA era apenas uma da qual eu fazia parte. De qualquer forma, se algum membro da Torcida quiser expor a sua visão sobre as perguntas que aqui lanço será interessante.
A palavra aos ULTRAS…
Para finalizar faço minhas as palavras do Lagarto:
Eu faz-me uma confusão tremenda Sportinguistas dizerem que são lagartos.
Já repararam bem no nosso simbolo? Já viram bem qual é a força do animal que está anexo ao nosso clube? É um LEÃO!
Não me parece justo acusares a Juve de só apoiar quando a equipe ganha, ou está a ganhar (nem a Juve nem nenhuma das outras claques claro). São eles dos adeptos que mais puxam pela equipe nos maus momentos, agora, existem limites para tudo. Eu, que sou adepto só dos jogos em Alvalade, não sou sócio e muito menos de alguma das claques, sinto-me ofendido e mal agradecido com as demonstrações de carinho que os jogadores me dispensam jogo após jogo…
Mais uma vez, não concordo contigo neste ponto. Acho que as claques do Sporting estão bem à frente das outras todas no que diz respeito não só à variedade como à originalidade dos cânticos. Dou-te razão em relação a bandeiras, e aos panos gigantes que fizeram escola no antigo José de Alvalde. Na supertaça (acho eu) apareceram umas bandeiras novas, mais finas e bastante originais, mas nunca mais as vi… talvez não tenham resultado, ou só sejam utilizadas fora de Alvalade, e não tenham sido filmadas pelas tvs, não faço ideia.
Aqui dou-te inteira razão, as claques divididas não conseguem apoiar tanto como se estivessem juntas. Eu até concordo que esteja cada uma no seu topo, mas se houvesse mais interação entre ambas, para cantarem os mesmo canticos em conjunto, acho q o estádio (e a equipe, claro) ganharia logo outro elân.
O porquê de eles se terem dividido, acho que fica no «segredo» dos envolvidos (nos quais eu não me incluo). Acho que, se após tantos anos ainda não saiu cá pra fora uma explicação cabal dada pelos envolvidos, acho que tambem já não acontecerá.
Não o sou, como já disse atrás, e, pedindo desculpa pela demora em responder (em virtude da quadra, tenho cá família de fora, o que me tem impedido de visitar este espaço com a frequência que desejaria), gostaria de deixar aqui o meu voto de boas festas, para todos os leões que tentam, dia após dia, melhorar o nosso grande Sporting.
O que eu conheço da realidade actual é o que vejo/oiço pela televisão, os vídeos que vou vendo na net. (o facto de estar actualmente a viver em França também ajuda ao facto de não poder acompanhar in loco..) Normalmente nos jogos em casa nota-se melhor do que certos jogos fora. Os cânticos pouco ou nada mudaram em relação a anos muito anteriores, mais uma vez refiro o conteúdo de pelo menos 50% dos cânticos. Relativamente ao que oiço na televisão relativamente à JL aparte do conteúdo dos cânticos, é quando são cantados e nesse aspecto em nada se alterou aparentemente do tempo em que eu por lá andava. Apenas meia-dúzia de gatos pingados (eu inclusive) cantavam quando e equipa estava a perder. Enquanto se está a ganhar ou empatado, tudo bem, a equipa começa a perder... silêncio... Admito que a minha perspectiva até possa estar errada, mas por isso mesmo gostaria de ouvir a opinião de quem está no terreno.
Demonstrações de carinho que os jogadores dispensam... tal como a famigerada camisola do Moutinho??? Provavelmente a par do Abel e Tonel é dos gajos que mais come relva e deixa o sangue em campo. E enquanto assim for e honrar a camisola, coisa que ele a meu ver faz como pouco ou nenhuns, estou-me completamente a cagar para o facto que ele tenha sido lampião quando era pequeno e tenha celebrado o 6-3. Hoje em dia é mais provável vibrar com o 7-1 que o 6-3. Também não presenciei a cena, mas segundo relatos este último jogo o Moutinho esteve em grande em ter oferecido a camisola à miúda com o cartaz "Moutinho, dá-me a mim a tua camisola que eu não te a devolvo".
Não falo das claques, falo da JL neste caso. As coreografias é sempre algo interessante, mas a meu ver servem como complemento para a principal forma de apoio que são os cânticos. E de qualquer forma o que referi foi a questão dos cânticos, nomeadamente os da JL.
Ainda, em termos de cânticos… e aquilo vou falar sobre o geral, como referes e bem, sempre estivemos muito à frente das demais. Para variar… somos sempre “imitados” pelos outros…
Do pouco que tenho conhecimento faz todo o sentido a separação entre as diferentes claques. Tenho algumas noções sobre a razão de algumas cisões, mas algo mesmo muito superficial. Seria interessante para o Universo leonino que fossem claros nesse contexto e não se limitarem ao mero insulto só porque se é de outra claque. A nobreza não se vê nas posses mas sim nas posturas que se assumem na vida. É algo que faz parte do nosso clube e não faz sentido o aspecto mais visível de apoio aos jogadores não a demonstra no dia-a-dia.
Tranquilo Agradeço-te a partilha da tua visão
De qualquer forma, gostaria de ouvir outras opiniões/visões, preferencialmente de membros das diferentes claques.
Outra coisa que também me deixa curioso… o porquê da mudança da Torcida Verde para superior Norte quando sempre esteve colocada na Superior sul.