Claques do Sporting Clube de Portugal

Opá…isso é muito bonito mas não há hipótese, porque os contratos foram assinados com a Sportv e aí pouco ou nada há a fazer…só xuxar no dedo…é que em Inglaterra, a Federação e os clubes ainda salvaguardaram esse aspecto…cá na altura só se olhou ao dinheiro…

sinceramente, não acredito que o apoio seja maior ou que se mantenha igual apenas com mais gente no futebol…pura e simplesmente…isto que eu digo dos adeptos de teatro é verdade…99% das vezes vou para a bola sozinho, e à minha volta ninguém (ou quase) puxa pela equipa, aplaude, se for preciso, até mandar c**** ao fiscal de linha e olha que eu sento-me no A12…tantas vezes que já abandonei o meu lugar para ver o jogo noutro lado, ás vezes até vejo em pé lá em cima…

Quanto ao ambiente…eu apoio…

Isso é verdade, eu estou no A16 e sinto a mesma coisa. É preciso que haja golo, uma decisão polémica do árbitro ou uma substituição controversa :wink: para que o pessoal faça algum barulho. De resto, geralmente está tudo calado e a sair e entrar para ir comprar comida. Não digo que não sintam o Sporting, mas não contribuem para o ambiente. Por isso é que me lembro com tanto agrado dos 4-1 ao Newcastle. Aí sim, houve 90 minutos de apoio. E de toda a gente.

Apesar de nunca ter estado em alvalade (sou transmontano e jà faz alguns anos que emigrei ,por diversas razôes nunca se proporcionou ) sou desde que aprecio futebol ,adepto do SCP,sofri na pele ser minoritario em questoês de amor clubistico a pior fase da historia desportiva do SCP e sempre defendi com argumentos que nâo os titulos ganhos ,que o meu clube era o melhor e o maior (para mim claro està) !-Eu dizia coisas do genero: “O SCP nâo precisa de ganhar nada para ter sempre o estadio cheio” ou " A nossa atitude apesar das ajudas aos adversàrios è sempre de futebol espectàculo" e “Ser do SPORTING è marcar è diferença” e colecçionava tudo o que fosse “sporting” ouvia relatos na radio e ouvia aquele ruido de fundo ,a multidâo e de cada vez que o SCP marcava era como se là estivesse,pois sentia-me em total comunhâo com eles!–Isto tudo ,para dizer que os jogos eram sabado ou domingo de tarde e a impressâo que ficava era que o amor ao clube era maior e mais saudavel por parte dos adeptos que là se deslocavam,em familia inclusivè, isto a fazer fè nos homens do microfone,que me relatavam quase ao permenor a magia desses jogos !-Sou de acordo que ao menos cada fim de semana dois jogos em que participem 2 grandes, sejam à tarde! PS -Jà estou a fala numa perspectiva mais alargada, a nivel nacional na questâo de tentar levar mais gente ao futebol!

Em primeiro lugar, não tenho dados estatísticos para afirmar que número médio de pagantes tenha diminuído, mas se o dizes.

Agora, achas mesmo que a razão de teres mais adeptos no passado era porque existia mais paixão, … eu sinceramente não concordo contigo, a razão é simples … neste momento temos muito mais opções que no passado, e por essa forma o público (Sócios e Adeptos) podem diversificar os seus interesses por outros espectáculos, para além do mais, agora existe TV com jogos não só da liga Portuguesa, mas também das grandes ligas europeias.

Mas qual estatística?
Tu não entendeste patavina do que eu escrevi.
Claro que temos mais condições para ir ao futebol, até podes levar o teu filho a qualquer jogo (menos os de alto risco, jamais levaria um meu filho menor a um jogo de alto risco), claro que tens mais receitas mas…
Vê se entendes uma coisa, ninguém está a falar em números, o clube (no casos só o futebol) é números?
É paixão, o que leva 35 mil de 15 em 15 dias não é espectáculo, é paixão, é um sentimento que os leva a aplaudir, puxar, cantar, assobiar, a actual cultura, que tu defendes, afasta cada vez mais as pessoas dessa paixão. Cada vez mais parece uma sala de cinema e para isso fico em casa, a ver no meu sofá, não apanho transito, se me tiver a chatear mudo de canal.

Isso não é sentimento.

Não diria melhor :great:

Primeiro …onde é que eu disse que não defendo a paixão no futebol.

Segundo, para haver paixão, não é necessário fumaradas, claques, confusão, etc.
Não sei se leram todos os meus posts, mas temos dois belos exemplos:

• Jogos da Selecção: Não existe nada disso que falam e a paixão está bem presente.

• Liga Inglesa - Não há claques nem fumaradas, e tem muita paixão e emoção

Simples?

Olha puxa no youtube por:
The Real Football Factories (England e estrangeiro) e depois revê essa tua opinião.

Não há claques, mas há Firms!
Entre uma e outra prefiro as claques, porque se apanhas uma Firm que não estão identificados com as cores do clube nem sabes o que te espera.

Sinceramente eu adoro as coreografias nos estádios, dá cor e alegria.

Admiro-te pela paciência… ;D
Eu jamais consigo explicar o que é o futebol a alguém que diz que o fumo e as claques incomodam…alguém que critica o peão e a venda das pevides…enfim…só pode ser alguém que nunca viveu esses tempos…eu pagava a cota do Sporting a dobrar só para este voltar a jogar as 15 da tarde…e por ai fora… :wink:

Isso é verdade, eu estou no A16 e sinto a mesma coisa. É preciso que haja golo, uma decisão polémica do árbitro ou uma substituição controversa para que o pessoal faça algum barulho. De resto, geralmente está tudo calado e a sair e entrar para ir comprar comida. Não digo que não sintam o Sporting, mas não contribuem para o ambiente. Por isso é que me lembro com tanto agrado dos 4-1 ao Newcastle. Aí sim, houve 90 minutos de apoio. E de toda a gente.

Tenho um Lugar de Leão na A01 quase ao pé dos camarotes, e posso dizer que DETESTO aquele “ambiente”. É só velhos “burgueses” no pior sentido da palavra. Só se manifestam para chamar nomes a alguém ou quando há golo. ^-^ Escolhi o lugar porque está numa posição central e para ajudar o clube, porque o lugar especial foi caro, para além de ainda ter de renovar a Gamebox todos os anos. Mas se soubesse o que sei hoje, antes queria uma mera Gamebox de época na mesma bancada mas nas primeiras filas, porque o ambiente não tem nada a ver. Quanto mais para cima na bancada maior o “velório”. Às vezes dá-me vontade de deixar o meu lugar, descer para o pé do muro e ficar a ver o jogo na escada para estar à vontade. Com todos os seus defeitos, acho que é preferível ver a bola ao pé da Juve Leo do que no meio de “velhos” e “queques”. Safa!

As fumaradas é realmente do melhor que pode existir no futebol. Aquele ambiente infernal, com o fogo da tocha da côr do nosso clube, o fumo… Lindo!
Infelizmente a mudança para a porcaria do ‘futebol moderno’ e a implantação do mesmo foi num abrir e fechar de olhos, muito graças ao Euro2004.
Ficam as saudade de ír à bilheteira e comprar um bilhete de sócio por 2 contos para a superior sul.
Ficam as saudades de chegar ao estádio, não ter lugar marcado, e ficar no local que me apetece.
Ficam as saudades de subir a rede do estádio após o golo.
Ficam as saudades de ver passar o homem dos nogás.
Ficam as saudades de ver os jogadores passarem a pé pela rua da porta 10A para o campo de treinos.

Parece que, apesar da distância entre as bancadas e o campo ter diminuido de um estádio para o outro, a relação com os jogadores é muito mais distante.

Vou ser sincero, também gosto bastante do estilo inglês.
Apesar de não existirem claques, existem firmas. Sempre era uma forma de não culpar sempre as claques por tudo o que acontece de menos agradável. E em Alvalade começa a ser um cenário cada vez mais próximo, com vários grupos independentes a juntarem-se na superior sul.
Vejo o Sporting como o clube mais ao estilo inglês em Portuga, pela casualidade, pela burguesia (demais), por tudo! Tenho pena é que os adeptos sejam metade. Porque em Inglaterra não se assobia por tudo em por nada, porque em Inglaterra não se saca dos lenços brancos à segunda derrota, porque em Inglaterra canta-se! Enquanto não se implantar esta mentalidade, os adeptos do Sporting não vão passar da mediocridade.

Era!!

Não era por um “nevoeirozito” que as pessoas deixavam de ir à bola ou deixavam de ver o amigo do lado. É um ambiente que gosto. Havia mais “nervo”. E olha que na altura as famílias também iam à bola.

Hoje em dia fala-se muito no levar a família ao futebol, mas depois marcam os jogos para as 2ªs às 21h, esquecendo-se que os putos têm escola no dia seguinte… Antigamente, sim! Dava para os pais levarem os filhos num domingo à tarde verem o seu Sporting, mesmo nos anos de jejum.

Parece um contra-senso. Num tópico malho na escumalha que neste momento domina a Juve, neste defendo a Juve … mas a “antiga” . Mas é isto que sinto. Gosto de ambientes frenéticos, com fumos, bandeiras, lençois, papelinhos no relvado à Argentina, cachecóis e barulho, mas ambientes seguros, de respeito pelo adversário e, já agora, pelos que vestem a NOSSA camisola! Acho que uma coisa não invalida a outra.

Epá…isto não dá aquele nervo de ir à bola e de apoiar a equipa?
Se calhar sou eu que vibro demasiado com isto e ainda sou novo…
Se fosse jogador do Sporting e visse uma coisa destas, já tou como o outro, até comia a relva!!!

Nota: fotos retiradas do video comemorativo dos 31 anos da JL …

Cada um tem direito da sua opinião … mas acham mesmo que esse “espectáculo” todo é que faz com que os jogadores joguem mais … mas que ingenuidade … a motivação dos jogadores tem duas razões principais:

1. Quando são jovens, a sua principal motivação é ganhar prestígio para que possam atingir voos mais altos. O Sporting é grande, mas a ambição dessa malta é bem maior … e na sua perspectiva, o Sporting não consegue dar o que eles pretendem, quer a nível desportivo, quer a nível financeiro.

O exemplo mais claro é do Miguel Veloso, ele estava a jogar para mudar-se para Manchester … porém, agora com a questão do Carlos Queiroz e as afirmações de Alex Ferguson, o objectivo Man Utd desvaneceu e o Miguel Veloso (e o Sporting) tem de virar a agulha noutra direcção (o Real Madrid por exemplo) … talvez até tenha sido bom, assim o MV tem novamente motivação para jogar a sério (coisa que este ano não tem feito com regularidade, pelo menos a nível interno).

1. Quando os jogadores são mais velhos, jogam para reforma, pura simplesmente para isso, e é o dinheiro que lhes dá motivação.

Ou seja, se queres ter vitórias, tens de ter dinheiro, e para teres dinheiro, tens de construir mecanismos de receita, e olha que a venda de bilhetes não chega, é preciso muito mais.
Logicamente que a paixão pela equipa leva a que haja mais sócios, mais adeptos, mais força perante patrocinadores e mais venda em merchandising, e com isso mais receitas.

Mas as receitas estão em novas formas de negócio … para além de que em Portugal, com somos um país de 2ª linha e com um mercado reduzido, as receitas internas não são de forma alguma suficientes. Por isso é que temos de vender jogadores.

O Futebol é como outra industria qualquer, tem cadeias de valor, e uma delas corresponde à transferência de jogadores.
O Sporting está localizado num estágio imediatamente anterior aos grandes colossos Europeus, e desta forma, serve de fornecedor privilegiado para estas clubes.

Eu sei que pareço um tipo frio, que vive o futebol numa perspectiva, na opinião de alguns … um pouco mercantilista, mas , não há nada a fazer, os tempos modernos são exactamente estes … futebol negócio … nada mais.

A minha opinião, é tentar de uma certa forma conciliar uma gestão moderna com a emoção e a paixão do passado … acho que isso é possível, e existem bons exemplos desse equilíbrio em alguns clubes europeus … e penso que podia ser replicado em Portugal. É só uma questão de usar as “boas praticas” que já são usadas Europa fora.

Pois é meu caro… eu ia responder á tua resposta ao meu post mas já vi q foi quase tudo dito por alguns consórcios q têm a mesma opinião q eu.

Falas dos jogos da selecção… mas o q tem os jogos da selecção?? pessoas q vão á bola 2 x por ano porque é in ir ver a selecção, sendo grande parte delas, pessoas q nem gostam de futebol. Quem ambiente tem os jogos da selecção??? é cantar o portugal allez 3 xs por jogo e o resto do tempo que mais parece uma casa de surdos mudos!? Tirandio os jogos no estranjeiro jurei para mim mesmo nunca + ir ver a selecção.

Concordo q se deve adaptar os tempos modernos do futebol negocio aos tempos antigos do futebol paixão, contudo a realidade diz-me q isso tá-se a tornar dificil pois quem está a frente dos clubes só pensam em dinheiro e sabes q qundo há muito dinheiro em jogo esquece-se o resto… o q é essencial para a vitalidade do futebol. Felizmente alguns clebes por essa europa fora não pensa assim e conseguem juntar o util ao agradavel, mas o Sporting não é um deles!

Amigo tenho 2 filhos um com 3 uma com 1 ano e só tenho pena q ele n possam viver um só jogo dos tempos da antiga ponta sul ou curva sul, contudo vou-lhes tentar transmitir q aquilo q vi e aprendi para q não se perca a chama nas futuras gerações.

de qualquer das forma tu tens a tua forma de viver o futebol e eu tenho a minha… amigos na mesma!

PENSO SPORTING…LOGO EXISTO!

Tens uma maneira de estar no mundo ultra espectacular. Se todos pensassem como tu Alvalade seria um Inferno, mas não, preferem ir fumar uns charros para a Curva e curtir a moca em vez de cantar, outros fazem das claques negócio e estão-se a cagar para a mística.

De facto o Pedro é um bom exemplo de um Sportinguista empenhado e dedicado que pensa unicamente só no SPORTING. A final da Uefa, a final da taça de portugal frente ao Belenenses … algo que não está ao alcance de qualquer Sportinguista. É preciso sentir muito e bem o Sporting.

Força Pedro, que muitos que por aí andam … tenham metade da tua maneira correcta de ver e sentir o Sporting.
Abraço.

Um abraço para ti também Carlos!

Sejamos objectivos… por interesses comerciais… queres justificar ou vais ficar apenas pelas palavras atiradas ao ar??? Se realmente isso tem algum fundo de verdade, até gostaria de saber o quê…

Vindo de quem vem, nem vale a pena ligar, agora quem não conhece é que estranha. :wink: