Cada um tem direito da sua opinião … mas acham mesmo que esse “espectáculo” todo é que faz com que os jogadores joguem mais … mas que ingenuidade … a motivação dos jogadores tem duas razões principais:
- Quando são jovens, a sua principal motivação é ganhar prestígio para que possam atingir voos mais altos. O Sporting é grande, mas a ambição dessa malta é bem maior … e na sua perspectiva, o Sporting não consegue dar o que eles pretendem, quer a nível desportivo, quer a nível financeiro.
O exemplo mais claro é do Miguel Veloso, ele estava a jogar para mudar-se para Manchester … porém, agora com a questão do Carlos Queiroz e as afirmações de Alex Ferguson, o objectivo Man Utd desvaneceu e o Miguel Veloso (e o Sporting) tem de virar a agulha noutra direcção (o Real Madrid por exemplo) … talvez até tenha sido bom, assim o MV tem novamente motivação para jogar a sério (coisa que este ano não tem feito com regularidade, pelo menos a nível interno).
- Quando os jogadores são mais velhos, jogam para reforma, pura simplesmente para isso, e é o dinheiro que lhes dá motivação.
Ou seja, se queres ter vitórias, tens de ter dinheiro, e para teres dinheiro, tens de construir mecanismos de receita, e olha que a venda de bilhetes não chega, é preciso muito mais.
Logicamente que a paixão pela equipa leva a que haja mais sócios, mais adeptos, mais força perante patrocinadores e mais venda em merchandising, e com isso mais receitas.
Mas as receitas estão em novas formas de negócio … para além de que em Portugal, com somos um país de 2ª linha e com um mercado reduzido, as receitas internas não são de forma alguma suficientes. Por isso é que temos de vender jogadores.
O Futebol é como outra industria qualquer, tem cadeias de valor, e uma delas corresponde à transferência de jogadores.
O Sporting está localizado num estágio imediatamente anterior aos grandes colossos Europeus, e desta forma, serve de fornecedor privilegiado para estas clubes.
Eu sei que pareço um tipo frio, que vive o futebol numa perspectiva, na opinião de alguns … um pouco mercantilista, mas , não há nada a fazer, os tempos modernos são exactamente estes … futebol negócio … nada mais.
A minha opinião, é tentar de uma certa forma conciliar uma gestão moderna com a emoção e a paixão do passado … acho que isso é possível, e existem bons exemplos desse equilíbrio em alguns clubes europeus … e penso que podia ser replicado em Portugal. É só uma questão de usar as “boas praticas” que já são usadas Europa fora.