Cirurgia à mão em hospitais públicos

Há cerca de 3 semanas, tive um traumatismo numa mão, que teve como consequência a fractura do colo do 5º metacarpo da mão direita, dirigi-me ao SAP mais próximo (Santa Maria da Feira, 25km), e após 6 horas de espera fui visto por um ortopedista, o homem lá me tentou meter os ossos no sitio e imobilizou-me a mão, disse que provavelmente teria de ser operado… eu disse - “Então e porque não sou operado já hoje?” - ele respondeu - “Vamos ver se isso fecha assim, entregue esta carta no hospital de S.João da Madeira” - eram 3 da manha… e no dia seguinte é que me dirigi ao tal hospital para marcar consulta, eles disseram que era uma coisa rápida que depois me contactavam, passaram 2 semanas e 4 dias, e só depois chegou uma carta a minha casa, com a tal consulta. Apesar de ter consulta marcada, cheguei ao hospital e ainda tive que esperar 3 horas para ser atendido, quando fui atendido, o médio após ver o raio-x, marcou imediatamente operação, e criticou a acção do outro médio, e dos serviços hospitalares em demorarem tanto tempo a chamarem-me para a consulta, resumindo… tive 3 semanas com a mão partida, tenho os dedos todos atrofiados… não consigo mexer nada, vou ter que estar mais 5 semanas com ferros na mão e gesso, mais um mês de recuperação e mais 1 a 3 semanas de fisioterapia. isto pode ir de 2 meses e meio a 3 meses, sem a mão direita… as minhas aulas começam daqui a 4 semanas… e sem poder escrever vai ser bastante complicado.

Há alguem que já tenha tido uma cirurgia do género? como ficou a cicatriz? hoje em dia tem dores? tem alguma limitação? pode fazer ginásio ou musculação?

Lamento ter ficado 3 semanas no Verão com a mão partida, esquecido pelos serviços de hóspital, e esse tempo poderia ter servido para recuperação foi perdido…

Não te sei responder a essas perguntas.O que desejo são as melhoras e que recuperes rapidamente. :great:

Faço minhas as palavras do caro Novo

Boa recuperação Grim…err…Diogo. :smiley: :wink:

As melhoras.
Os serviços nacionais de saude são o que são.
Da unica vez que parti qualquer coisa, o indicador esquerdo, o ca*** do gajo que me meteu a tala no dedo, meteu-a torta.
Ainda hoje não consigo esticar o dedo completamente. :frowning:

A situação que descreves parece indiciar erro nos serviços administrativos do hospital… o tempo de espera para seres atendido foi relativamente normal, e a avaliação médica que foi feita na primeira abordagem e na segunda mais tarde também me parecem bastante aceitáveis.

Agora, tenho de te perguntar uma coisa: Por que raio é que não perguntaste logo ao médico da 1ª vez quando é que tinhas de voltar para fazer o controlo? “Entrega esta carta no hospital” não chega… isto não pode ser, não se pode ter medo de perguntar ao médico como é que é a seguir. Além disso, se o hospital disse que era uma coisa rápida, por que não perguntaste quão rápido eles queriam dizer?

Seja como for, o único período que deveria ter sido abreviado era o das 2 semanas e 4 dias, que deveria ter sido entre 7 a 10 dias. Tudo o resto - procedimento cirúrgico e tempo para recuperação podem ser considerados normais, depende do diagnóstico (não sei se houve lesão do ligamento ou do nervo também ou não).

eh pá tenho um amigo que teve um problema como o teu.

aquilo que te posso dizer é que cirurgias desse tipo são muito complicadas, depois da cirurgia inicial ainda vais ter que fazer mais 3 reconstrutivas e isto se os ferrinhos resolverem, mas o mais normal é que não te valham de alguma coisa. esse meu amigo deixa cair regularmente as minis da mão pois é muito raro uma recuperação total.

a cicatriz que deixa no final dá para disfarçar com luvas…

ps- estou a brincar contigo, amigo. é só para levantar a moral. desejo-te as melhoras rápidas.
nunca tive uma lesão desse tipo, mas por outras pessoas que conheço, normalmente não vais ter problemas no futuro. a cicatriz é que pode ficar a notar-se um pouco, mas também depende um pouco da cirurgia e da extensão da lesão, penso eu

abraço e não te esqueças de continuar a teclar por aqui, mesmo que seja só com a mão esquerda. :great:

lol na boa

fui operado ontem e já tive alta hoje, segundo os médicos correu tudo bem… n vi os cortes ainda, pois levei arames e uma tala em aço. quando vi a minha radiografia, parecia mesmo a lesao do russel crowe no cinderella man. tenho agora um mes de recuperaçao com isto e so dps opoderei adiantar prazos para quando posso voltar a fazer desporto sem limitaçoes, incluindo musculação.

Não é costume aplaudir os teus comentários, mas admito que este merece aplausos.

:clap:

Estava para escrever mais ou menos o que disseste.

fico contente que tenha corrido tudo bem. agora é só um puco de paciência para isso ir ao sítio.

durante uns tempos não podes bater palmas em alvalade. também não é grave

as melhoras rápidas :great:

Acho que isso é mesmo a pior parte de ele ter a mão partida :-X . Na brinca, as melhoras.

Nunca tive uma lesão dos ossos, ainda não sei o que isso é. Mas não é possível habituar-se a escrever com a mão esquerda?

Sei que não é a mesma coisa, mas eu quando andava na primária, comia com a faca na mão esquerda e o garfo na direita. Simplesmente porque me dava muito mais jeito, apesar de escrever sempre, até hoje, com a direita. Até que a directora do colégio me disse para trocar os talheres. Eu troquei. Fazia-me impressão ao inicio, mas depois de cerca de uma semana, já comia como todos os outros. Depois diz como é foi isso de escrever com a esquerda( a não ser que optes por não escrever)

Ficar doente em Portugal, é pior do que ficar doente noutro país qualquer…Não por falta de qualidade dos médicos, mas sim pelo tempo que esperamos até chegar a eles…

As melhoras rapaz!