Ciclismo 2018

Tópico para se discutir a prestação do Sporting-Tavira na próxima época. Contratações, resultados, vitórias e planeamento.

SL

Entretanto a w52 apresenta Cesar Fonte e José Fernandes.

O DIA DE REGRESSO Por Jornal Sporting 05 Dez, 2017 CICLISMO Equipa de ciclismo juntou-se na noite de segunda-feira e fez o reconhecimento do contra-relógio da Volta ao Algarve

A equipa de ciclismo do Sporting-Tavira voltou à estrada, preparando já uma época que se deseja de consolidação do projecto que, em 2017, teve sete vitórias. Os comandados de Vidal Fitas reuniram-se na segunda-feira à noite em Albufeira, jantando pelas 22h00.

Nesta terça-feira, dia de apresentação da Volta ao Algarve, cumpriu-se o primeiro treino colectivo da época. 30 km a intensidade média até Lagoa, mais concretamente à Fatacil, um espaço de artesanato e diversão do Verão algarvio, a maior feira generalista da região. Depois, o grupo de 11 ciclistas, fez o percurso de reconhecimento do contra-relógio de 20 km da 44.ª Volta ao Algarve de Fevereiro, com partida e chegada a Lagoa. Rinaldo Nocentini, Joni Brandão e Alejandro Marque mantém-se como líderes, tendo Fábio Silvestre, Mario Gonzalez, Frederico Figueiredo, David Livramento e Valter Pereira como fiéis escudeiros.

Há três reforços a apresentar: o puncheur espanhol Álvaro Trueba, ex-Efapel, o rápido italiano Nicola Toffali (ex-0711) e o russo, mais habituado aos contra-relógios, Alexsandr Grigoryev, que corria na espanhola Mutua Levante. A época de transferências termina a 31 de Dezembro, daí que as contratações usem o equipamento dos anteriores clubes.

No percurso, Vidal Fitas aceitou que um adepto Sportinguista fosse o seu ‘co-piloto’, revelando que este garantira ter cumprido “o sonho de uma vida”. O director desportivo fez o balanço do primeiro treino da época: “O objectivo passava por fazer o reconhecimento de uma das etapas mais importantes da Volta ao Algarve, treinando por três horas. O importante não era a performance. Esta fase da época, a preparação e o planeamento são muito importantes”.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/ciclismo/2017-12-05/o-dia-de-regresso

SPORTING-TAVIRA ANUNCIA TRÊS REFORÇOS PARA 2018 CICLISMO 17:17 Por Redação A equipa de ciclismo do Sporting-Tavira anunciou, esta segunda-feira, a contratação de três atletas para a temporada de 2018.

lvaro Trueba, Nicola Toffali e Alexsandr Grigoryev irão correr pelos leões na próxima época, com Rinaldo Nocentini, Joni Brandão e Alejandro Marque a manterem-se como líderes da equipa.

A Bola

SPORTING-TAVIRA COM TRÊS NOVOS REFORÇOS EM 2018
Álvaro Trueba, Nicola Toffali e Alexsandr Grigoryev são as novas caras do clube

O Sporting-Tavira confirmou esta terça-feira a contratação dos ciclistas Álvaro Trueba, Nicola Toffali e Alexsandr Grigoryev para a época de 2018.

“Há três reforços a apresentar: o puncheur espanhol Álvaro Trueba, ex-Efapel, o rápido italiano Nicola Toffali (ex-0711) e o russo, mais habituado aos contrarrelógios, Alexsandr Grigoryev, que corria na espanhola Mutua Levante”, lê-se no site oficial dos leões.

Já “Rinaldo Nocentini, Joni Brandão, Rinaldo Nocentini, Joni Brandão e Alejandro Marque mantém-se como líderes, tendo Fábio Silvestre, Mário Gonzalez, Frederico Figueiredo, David Livramento e Valter Pereira como fiéis escudeiros”, informa o clube.

A equipa orientada por Vidal Fitas cumpriu esta terça-feira o primeiro treino coletivo da época, percorrendo 30 quilómetros em Lagoa, onde reconheceu o contrarrelógio da próxima Volta ao Algarve.

Record

[facebook]https://www.facebook.com/sportingtaviraapoio/posts/2211648088860892[/facebook]

ANÁLISES E TREINOS CONTINUAM Por Jornal Sporting 06 Dez, 2017 CICLISMO Vidal Fitas detalhou as características dos reforços

A equipa de ciclismo do Sporting-Tavira partiu para a estrada esta quarta-feira para o segundo treino colectivo da época. Sempre em pelotão, a sessão teve a duração de três horas, a média intensidade, passando por São Bartolomeu de Messines, Boliqueime, com partida e chegada ao ‘quartel-general’ de Albufeira, depois de perto de 80 km de treino.

Bem cedo, pelas 8h00, e já no dia anterior, os ciclistas submeteram-se às habituais análises clínicas e aos electrocardiogramas, procedimentos previstos na lei para atletas de alta competição.

Vidal Fitas, director desportivo, analisou as três caras novas.

Sobre Alvaro Trueba, ex-Efapel: “Conheço o Trueba da Efapel. Notabilizou-se por ser um ciclista de equipa. Defende-se bem na montanha, no contra-relógio…Poderá ser importante nas voltas por etapas. Não me parece muito explosivo. Mas tem características interessantes”.

Sobre Nicola Toffali, ex-0711 cycling: “O italiano é um ciclista com um palmarés bastante importante em Itália. 2017 foi o segundo ano como profissional e teve prestações de bom nível em provas importantes. Notabilizou-se na chegada em pequenos grupos. Mesmo sem vitórias, conseguiu vários pódios em corridas nas quais só os grandes ciclistas conseguem. Isso é sinónimo de qualidade. No nosso pelotão, pode fazer diferenças”.

Sobre Aleksandr Grigoryev, ex-Mutua Levante: “O Gregoryev vem do ciclismo de pista, esteve em juniores e em sub-23. Há dois anos dedicou-se à estrada e em 2017 foi o quarto ciclista no ranking espanhol de elites sub-23, com sete vitórias nas mais importantes corridas de elites sub-23 em Espanha. Na média montanha, as referências que temos são boas. Teremos de ver se todo aquele potencial que mostrou enquanto amador, se verifica ou não”.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/ciclismo/2017-12-06/analises-e-treinos-continuam

"ESTÁGIOS SÃO IMPORTANTES" Por Jornal Sporting 06 Dez, 2017 CICLISMO Rinaldo Nocentini valoriza os dias no Algarve para a preparação da época

Rinaldo Nocentini sabe bem o que é preparar uma época exigente e explica a importância do estágio em Albufeira: “Estes estágios são importantes para recomeçar a ganhar confiança a corrermos todos juntos. Esperamos que no ano 2018 consigamos corresponder. Teremos a Volta ao Algarve que é um objectivo importante”.

Para o italiano a vontade continua a ser conseguir lutar por cada corrida, expressando o anseio de melhorar o quarto lugar na Volta a Portugal: “O primeiro objectivo é a Volta ao Algarve, em que fui nono e na qual quero fazer melhor. Depois, há a Volta a Portugal, a prova mais importante. Se no ano passado conseguimos o quarto e o quinto, é normal que queiramos ganhar e fazer o melhor possível”.

A finalizar, ficaram elogios aos novos companheiros: “São jovens e com potencial. O italiano pode ser importante, tal como o Trueba que, estando na Efapel, sabe como correr em Portugal. Tal como toda a equipa, vamos tentar melhorar o obtido em 2017”.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/ciclismo/2017-12-06/estagios-sao-importantes

"QUEREMOS DAR ALEGRIAS AOS SPORTINGUISTAS" Por Jornal Sporting 07 Dez, 2017 CICLISMO Frederico Figueiredo vinca importância do estágio e aponta à necessidade de vencer pelo emblema que representa

Frederico Figueiredo, um dos mais influentes ciclistas do Sporting-Tavira para a montanha, declara motivação máxima para a época de ciclismo dos verdes e brancos: “Temos de estar bem cientes de que uma equipa como o Sporting-Tavira e, principalmente, com o nome Sporting tem de estar na luta pelas corridas. Queremos vitórias e, como ponto máximo, há a Volta a Portugal. Queremos dar alegrias aos Sportinguistas e vamos trabalhar. Temos o Alejandro Marque, o Joni Brandão, o Rinaldo Nocentini que podem entrar na discussão de corridas. E temos outros para os ajudar. Desejamos atingir esses resultados e trabalharemos o máximo para chegar aos objectivos a que nos propusemos”.

O trepador ex-RP Boavista parte para a segunda época pelo Sporting-Tavira e avalia os reforços que agora chegam ao projecto.

" São três boas contratações. O [Alvaro] Trueba é um ciclista de equipa. Já o conhecemos da Efapel. Há mais dois ciclistas que nos vão ajudar em percursos duros de Portugal. Têm uma boa ponta final e isso poderá ser importante para o Sporting-Tavira", disse, prosseguindo com detalhes do estágio de cinco dias em Albufeira: “Tem sido um balanço positivo. O resto do grupo já transita da época passada. Pudemos interagir com os novos ciclistas. Treinámos, fizemos análises e prova de esforço”, finaliza.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/ciclismo/2017-12-07/queremos-dar-alegrias-aos-sportinguistas

"SUCESSO DA ÉPOCA DEPENDE DA PROGRAMAÇÃO QUE SE FAZ" Por Jornal Sporting 07 Dez, 2017 CICLISMO Vidal Fitas realça relevo do estágio de cinco dias em Albufeira e a competição no Gabão antes da Volta ao Algarve

Em mais uma pré-temporada, Vidal Fitas, director-desportivo do Sporting-Tavira, ressalva o planeamento como factor “decisivo” para uma época de sucesso: “Faço um balanço positivo destes dias e o sucesso da época depende da programação que se faz nesta altura. Há vários factores que são importantes, nomeadamente, o planeamento de corrida. É decisivo para aquilo que será o ano da equipa. A partir daqui, há muitas variáveis e coisas que não controlamos, mas com esta fase feita correrá melhor”.

Depois de alguns treinos, análises várias e exames clínicos, nomeadamente, o teste de VO2, os ciclistas conheceram o programa de corridas. A grande novidade é a presença em África, competindo sete dias no Gabão para adquirir níveis competitivos rumo à Volta ao Algarve.

“Não é fácil entrar em provas internacionais em Janeiro. O nosso objectivo é a preparação para a Volta ao Algarve e para a Volta ao Alentejo. É diferente chegar com sete dias de corrida do que chegarmos sem competição. Vamos apanhar as equipas de World Tour. Principalmente as que vêm com objectivo de ganhar, trazem vários dias de competição. Isso faz diferença e queríamos tentar um bom início de temporada”, explica, antecipando a vontade de lutar por uma classificação na ‘Algarvia’, até por já ter reconhecido o percurso de contra-relógio no primeiro treino colectivo da época, na terça-feira: “A ideia passa por tentar uma boa prestação. Quisemos analisar o tipo de andamento que vamos utilizar. É diferente chegarmos sabendo o percurso que temos, do que no próprio dia irmos verificar. Em treino é diferente saber o perfil, que tipo de esforço é que fazem. Há tempo para o preparar convenientemente”, finaliza.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/ciclismo/2017-12-07/sucesso-da-epoca-depende-da-programacao-que-se-faz

Parece que este ano vamos correr a Tropicale Amissa Bongo, no Gabão. É a prova mais credenciada do calendário africano e pode ser que dê para obter alguns resultados interessantes logo no arranque da temporada.

Boa notícia! É bom ver a equipa a ir ao estrangeiro mais vezes e vai ser uma boa maneira de preparar a Volta ao Algarve.

UMA PROVA DE ESFORÇO EVOLUÍDA Por Jornal Sporting 07 Dez, 2017 CICLISMO Alejandro Marque, Rinaldo Nocentini e Mario Gonzalez foram os primeiros a submeter-se ao VO2

Os últimos dias de estágio previam um teste de esforço aos ciclistas do Sporting-Tavira, apelidado de VO2.

Bruno de Carvalho, médico anestesista e com pós-graduação em Medicina Desportiva, foi responsável pelo exame e detalhou-nos a prática: “É um exame que mede as alterações das variáveis fisiológicas em função da intensidade de esforço. Seja a função respiratória ou metabólica. Aumentamos a intensidade de treino. O rolo vai aumentando a intensidade em 10 watts por minuto e, à medida que a intensidade aumenta, vamos medindo o ar que respira, a potência, a potência que debita e o lactato sanguíneo. Serve para três coisas: a menos importante neste contexto, ter ideia do potencial do atleta; ter dados que nos permitam fazer a prescrição do treino de uma forma mais exacta e fazer o controlo das medidas que tomamos, vendo a eficácia do treino”.

Os ciclistas começavam com uma determinada cadência e cumpriam o teste até se sentirem no limite. A resistência feita poderia assimilar-se ao vento numa prova ou a uma subida, com graus diferentes de inclinação.

Este é um teste complementar à preparação da época e feito nas principais equipas do Mundo, sendo que em Portugal costuma ser feito de forma individualizada, com os preparadores de cada atleta a assumirem a função. OSporting-Tavira promove esta época a prática em modo colectivo e de avaliação sistémica de resultados. Naturalmente, é ‘apenas’ mais uma ferramenta para o sucesso.

Um trabalho mais detalhado será publicado na próxima edição do Jornal Sporting.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/ciclismo/2017-12-07/uma-prova-de-esforco-evoluida

Nessa prova no Gabao alem de nós, vao estar 3 equipas PCT e 1 CT, o resto são seleções africanas

SCP-TAVIRA EM ÁFRICA Formação leonina vai participar na Tropicale Amissa Bongo

O Sporting-Tavira vai começar a época de 2018 em África, sendo uma das formações que participa, de 15 a 21 de janeiro, na Tropicale Amissa Bongo, no Gabão.

A notícia foi revelada pela organização, confirmada depois por Vidal Fitas ao nosso jornal. “Sim, é verdade, vamos correr em África. Queríamos muito começar a temporada logo em janeiro, procurámos algumas soluções e candidatámo-nos a esta corrida.”

O diretor-desportivo do Sporting-Tavira revelou que ainda não tem os ciclistas totalmente definidos para a referida corrida. “Talvez nos próximos dias”, frisou.

Entretanto, a equipa terminou um estágio de cinco dias, o primeiro com todos os ciclistas, no Algarve. Entre eles, as três caras novas: o espanhol Álvaro Trueba, ex-Efapel, o italiano Nicola Toffali (ex-0711) e o russo Alexsandr Grigoryev. Rinaldo Nocentini, Joni Brandão, Alejandro Marque, Fábio Silvestre, Mário Gonzalez, Frederico Figueiredo, David Livramento e Valter Pereira completam o grupo.

Record

a seguir

Curioso para saber como preparamos esta época. Vejo poucas possibilidades de disputarmos a Volta mas tudo depende das lesões que cada uma das equipas terá nessa altura.

Espero que a prestação no Gabão seja positiva e que nos traga um aumento de visibilidade e títulos.

[facebook]Redirecting...

[facebook]https://www.facebook.com/OPraticanteRevista/posts/1948857821809583[/facebook]

[facebook]Redirecting...

Segundo o site procyclingstats.com a nossa equipa ira se apresentar na La Tropicale Amissa Bongo com Joni Brandão, Rinaldo Nocentini, Nicola Toffali, Alejandro Marque, Fábio Silvestre e Mario Gonzalez.