Chana

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Chana “O Mago do Stick”, voltou no passado domingo dia 22 de Março de 2015, a vestir a camisola n.º8 do Sporting Clube de Portugal, para homenagear a memória de João Campelo, numa iniciativa levada a cabo pelo Sporting Clube de Tomar e do seu núcleo de veteranos.

1 Curtiu

Chana que mago do Stick
Magia e mais magia

SL

Um ídolo :clap:

Fiquei chocado ao ver a foto e perceber como os anos passam por nós.

Sonhei muitas vezes em ser como o Chana e o Livramento.

Cheguei a dar umas patinadelas quer na Académica da Amadora quer na SMUP, não na posição do Chana e mais na posição do Ramalhete.

Que saudades de ver os golos geniais de Chana desde que ele jogava nos Salesianos do Estoril.

Nos anos 80 tivemos uma equipa de outra galáxia, quase toda constituída por predestinados: Ramalhete (que chegou a ser meu colega de trabalho na saudosa Cel-Cat), Rendeiro, Sobrinho (ele também vindo dos Salesianos), Chana e Livramento (que chegou ao Sporting, o Clube do seu coração, cotado como um dos maiores, senão o maior, jogador de hóquei do mundo).

Livramento e Chana eram de outra galáxia. :venia: :venia: :venia:

Com esta equipa fomos campeões nacionais (diversas vezes), ganhámos Taças de Portugal, fomos Campeões Europeus de Clubes, Campeões Europeus e Mundiais de Selecções.

Nessa altura, o Hóquei em Patins era uma modalidade quase nacional, com transmissão sistemática e regular na RTP.

E eu vibrava sempre com o nosso Sporting, com as defesas imperiais de Ramalhete, os cortes e passes certeiros de Rendeiro, a força e crer de Sobrinho, as jogadas geniais de Livramento… e os golos estratosféricos de Chana.

E aqueles duelos com a Espanha… Meu Deus! Ainda me lembro de um célebre Portugal-Espanha, no também saudoso Pavilhão Carlos Lopes que foi uma autêntica batalha.

Fiquei decepcionado quando, por causa dos empregos que tinham no Casino Estoril, Chana e Sobrinho sairam para o Dramático de Cascais.

Formidável vê-lo novamente com o manto sagrado, nem que seja em jogos de veteranos.

Quem deve ter ficado muito feliz por este tópico foi o meu amigo [member=18498]stick. :slight_smile:

Chocado é a melhor expressão

Encontrei isto

E já agora quando a mesma equipa era Portugal

Amigo [member=18498]stick

Muito obrigado por esta Memorabilia…

Aquela equipa não patinava, deslizava pelo ringue, como se os patins e os sticks fossem prolongamentos dos seus próprios corpos.

E todos os jogadores de campo marcavam golos, todos.

Mas aqueles n.ºs 4 e 8 eram do outro mundo, completamente do outro mundo. Uma técnica soberba, só ao alcance dos predestinados, dos fora de série.

Arrisco mesmo dizer que nunca mais vi jogar uma equipa como aquela. Ainda hoje, tenho a certeza seria a melhor equipa do mundo.

:’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’( :’(

Com toda a sinceridade, o nosso Pavilhão, com todo o respeito pelo Sr. João Rocha, deveria chamar-se Pavilhão “Ramalhete/Rendeiro/Sobrinho/Chana e Livramento”…

Finalmente Chana no Orgulho Leonino!
Obrigado Invictus!

Para mim, o melhor jogador de hóquei em patins do mundo e de sempre.

Tive a sorte de os ver jogar, equipa fabulosa e irrepetivel, quem viu, viu…quem não viu jamais verá equipa com tamanha qualidade e carisma. :venia: :venia: :venia:
Como o tópico é do Chana, que era o meu preferido, diria que foi o principe…o rei foi mesmo o Livramento.

https://www.youtube.com/watch?v=0sgbR7drczI

O melhor cinco de sempre quer de clubes quer de seleções… Também acredito nisso :venia:

HOMENAGEM A CHANA MARCA DÉRBI DE HÓQUEI EM PATINS Por Jornal Sporting 13 Out, 2018 HÓQUEI EM PATINS Figura do Clube será relembrada no Pavilhão João Rocha

Vítor Manuel dos Santos Carvalho, conhecido como Chana no mundo do hóquei em patins, vai ser a presença especial no jogo entre Sporting CP e Benfica (15h), da primeira jornada do campeonato nacional. A antiga glória leonina - parte integrante da “melhor equipa de sempre”, com Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho e Livramento - dará a simbólica “stickada” de saída no dérbi e todos os adeptos presentes no Pavilhão João Rocha poderão ver um vídeo com os momentos épicos da carreira de Chana. Para os mais velhos, poderá significar a recordação da conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1977, ao serviço dos leões. Pela selecção nacional, o antigo jogador somou 117 internacionalizações e marcou 226 golos, tendo conquistado três títulos europeus e dois títulos mundiais. Amanhã é dia de homenagear uma figura mítica do hóquei em patins mundial em pleno Pavilhão João Rocha.

[center]
[/center]

https://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/hoquei-em-patins/2018-10-13/homenagem-a-chana-marca-derbi-de-hoquei-em-patins

IDOLO.

SL

“FIQUEI MUITO EMOCIONADO” Por Jornal Sporting 14 Out, 2018 HÓQUEI EM PATINS Chana, figura intemporal do Clube, foi homenageado antes do dérbi

Sem o stick na mão, mas com um passado repleto de glórias. O jogo entre o Sporting CP e o Benfica, da primeira jornada do campeonato nacional, contou com uma homenagem a Chana, um génio que integrou a histórica equipa composta por Rendeiro, Sobrinho, Ramalhete e Livramento. Nos ecrãs passaram os momentos épicos da carreira do jogador, que venceu tudo ao serviço dos leões (incluindo a Taça dos Clubes Campeões Europeus) e também da selecção nacional. O Pavilhão João Rocha – quase cheio - levantou-se para aplaudir um craque eterno do hóquei em patins português. Em poucas palavras, Chana descreveu o momento. “Fiquei muito emocionado, foi muito especial”, admitiu.

Miguel Afonso, vogal do Conselho Directivo, explicou que o acto simbólico era necessário para reconhecer a grandeza de Chana. “Mais do que uma figura das modalidades, é uma figura do Sporting CP. Chana foi seguramente um dos maiores génios que vestiu de verde e branco ao peito. Era um jogador maravilhoso e maravilhou várias gerações de Sócios do Sporting. Esta homenagem não é mais do que justa a um símbolo vivo do Sporting CP, a alguém que vestiu esta camisola com um orgulho imenso. É um dia marcante pela positiva na história do Sporting CP. Fizemos justiça a um homem que tanto deu ao nosso Clube”, afirmou.

Leia a reportagem na íntegra na próxima edição, n.º 3698, do Jornal Sporting.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/hoquei-em-patins/2018-10-14/fiquei-muito-emocionado

Chana e Livramento!

Génios, Enormes, Monstros!

A homenagem foi mais do que merecida. Talvez tenha pecado por tardia.

O [member=18498]stick deve ter achado bonita a festa, pá!

https://www.facebook.com/sportingtvoficial/videos/734314253588416/?xts

Chana, antiga Glória do #SportingCP e do Hóquei em Patins Nacional, será hoje homenageado no #PavilhãoJoãoRocha. #HóqueiSCP

De Leão ao peito conquistou
:trophy: Taça dos Campeões Europeus
:trophy: Taça das Taças
:trophy::trophy::trophy::trophy::trophy: Campeonato Nacional
:trophy::trophy: Taça de Portugal

Uma Lenda do desporto! :raised_hands:

1 Curtiu

Enorme Chana! :clap: :venia:

Sem dúvida, pá! :great:

Um dos meus maiores ídolos!

https://www.facebook.com/gilbertotdiasborges/photos/a.1104991376199095/2187945181237037/?type=3&theater

Extraordinária iniciativa!
Um grandíssimo jogador, ligeiramente ofuscado porque ao seu lado tinha o maior dos maiores.
Mas concordo…aquela equipa foi provavelmente o melhor 5 que o hóquei alguma vez viu!

Grandioso jogador, formou com Livramento a melhor dupla de ataque de todos os tempos.
Exemplar dentro do ringue, a sua técnica fabulosa levava os adversários a recorrer muitas vezes a faltas bem duras.
A melhor equipa de sempre neste desporto teve em Chana , um avançado com uma técnica fabulosa e tinha uma percepção do jogo única.
Livramento guiava a equipa, era o 10, o maestro, Chana era o complemento perfeito, entendiam-se de olhos fechados.
Inolvidável, belas memórias, grandes jogos no velhinho pavilhão, ambientes únicos, era um prazer ver estes jogadores !