[Champions League]Sporting 0 x 1 FC Bayern München

Pegando na deixa do Incitatus noutro tópico, lanço aqui a discussão para o próximo jogo da LC com o Bayern.

Do campeonato alemão apenas vejo os golos que a Sport TV passa. Mas do que tenho assistido na LC desta e de épocas anteriores, trata-se de um adversário fortíssimo. Penso que este jogo, mesmo sendo em casa, será muito mais complicado que o jogo que iremos efectuar em Milão.

Que Sporting se deverá apresentar em campo? Mais cauteloso dada a diferença de qualidade das equipas ou mais ofensivo tentanto surpreender(?) os germânicos e tentar a sorte grande que nos daria a passagem à fase seguinte?

Eu apostaria num Sporting atrevido na procura do golo, privilegiando a troca de bola pelo chão, não deixando de ser uma organizada e segura na sua defensiva. Claro que dito assim, é o que toda a gente quer, mas tenho algum receio que o Sporting venha a entrar com a táctica tão ao gosto dos treinadores “tugas” : os famosos 2 trincos e jogadores rápidos na frente à espera de um contra-ataque sortudo.
E, mais uma vez, as bolas paradas serão um perigo para a nossa defensiva.

Quanto ao onze a apresentar, a minha aposta seria:
Ricardo
Abel, Polga, Tonel e Caneira
Veloso
Nani, Moutinho, Martins
Liedson e Alecs

Espero que PB, não coloque Garcia em vez de Abel só porque defende melhor, que não coloque a dupla Paredes/Custódio por causa do equilíbrio defensivo e que não troque o Alecs pelo Djaló só porque este é mais veloz.

Já ficaria muito contente com um 0-0

PS : Nome do adversário corrigido 8)

Ricardo Abel, Polga, Tonel e Caneira Veloso Nani, Moutinho, Martins Liedson e Alecs

Na forma em que o Martins está, acho que mais valia começar no banco. Se calhar era uma boa oportunidade para o Farnerud mostrar o que vale, mas se não entrar o Paredes, quase aposto que quem vai jogar é o Tello! :x

Desculpem lá, mas mudem o nome de Bayer para Bayern, é que da empresa “Bayer” é “só” o Leverkusen.

Bayer? Bayer é o Leverkusen.

Bayern é o Munchen! :smiley:

Para mim para levarmos de vencida esta equipa temos de jogar à italiana mas com mais incisão. De igual para igual não creio termos chances, portanto apostava em Paredes e Moutinho mais próximos um do outro na frente da defesa, e Martins e Nani a flanquear.
Yannick e Liedson na frente.

Rapidez, contra ataque, saber sofrer e ser sufocado sem deixar marcar golo é meio caminho andado. Não deixar rematar tambem é essencial: Van Bommel, Sweinsteiger etc, são tudo bons rematadores.

Ir pelo centro do terreno é quase impossivel: Hargreaves e depois ainda Lucio. Podemos aproveitar o facto de Lahm subir muito.

Acho que o Paredes tem de jogar

Bayer? Bayer é o Leverkusen.

Bayern é o Munchen! :smiley:

PAra mim para levarmos de vencida esta euqipa temos de jogar á italiana mas com mais incisão. De igual para igual não creio termos chances, portanto apostava em Paredes e Moutinho mais proximos um do outroá frente da defesa, e Martins e Nani a flanquear. Yannick e Liedson na frente. Rapidez, contra ataque, saber sofrer e ser sufocado sem deixar marcar golo é meio caminho andado. Não deixar rematar tambem é essencial: Van Bommel, Sweinsteiger etc, são tudo bons rematadores.

Ir pelo centro do terreno é quase impossivel: Hargreaves e depois ainda Lucio. Podemos aproveitar o facto de Lahm subir muito.

Antes de te divertires tanto com as gaffes dos outros, devias reler o teu texto e corrigires os erros ortográficos :roll:

Acho que o Paredes tem de jogar
É uma dúvida pretinente, de facto ele jogou muito bem frente ao Esrela, apenas perdendo alguns gás nos minutos finais, onde acabou por levar um amarelo depois de segurar um adversário que não conseguia já acompanhar, mas fez uma grande exibição.

nao faço previsoes, sou pessimista por natureza, portanto so digo isto:

VENHAM ELES !!!

Bayer? Bayer é o Leverkusen.

Bayern é o Munchen! :smiley:

PAra mim para levarmos de vencida esta euqipa temos de jogar á italiana mas com mais incisão. De igual para igual não creio termos chances, portanto apostava em Paredes e Moutinho mais proximos um do outroá frente da defesa, e Martins e Nani a flanquear. Yannick e Liedson na frente. Rapidez, contra ataque, saber sofrer e ser sufocado sem deixar marcar golo é meio caminho andado. Não deixar rematar tambem é essencial: Van Bommel, Sweinsteiger etc, são tudo bons rematadores.

Ir pelo centro do terreno é quase impossivel: Hargreaves e depois ainda Lucio. Podemos aproveitar o facto de Lahm subir muito.

Antes de te divertires tanto com as gaffes dos outros, devias reler o teu texto e corrigires os erros ortográficos :roll:

Erros ortográficos? Vejo erros dactilográficos…
Mas enfim. Tem lá calma, apenas disse o que outros antes de mim haviam tambem dito…!

Menos para a próxima, sim?

Este é duro. Embora ache que P.Bento não va fazer grandes alterações na equipa base, se fosse eu jogava com os ferrolhos todos :smiley: , quanto mais pulmão melhor, os Alemães não brincam em serviço e dão pau até dizer chega…

**********Ricardo

Garcia Tonel Polga Caneira

                    Custodio
     Paredes 

Martins Moutinho Nani

                Liedson

Nestes jogos não há que inventar, devem jogar os melhores e ponto final, portanto para mim era assim:
Ricardo;
Abel, Tonel, Polga e Caneira;
Veloso, Martins, Moutinho e Nani;
Liedson e Alecsandro.
No entanto palpita-me que vai jogar o Paredes em vez do Martins

Nestes jogos não há que inventar, devem jogar os melhores e ponto final, portanto para mim era assim: Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Veloso, Martins, Moutinho e Nani; Liedson e Alecsandro. No entanto palpita-me que vai jogar o Paredes em vez do Martins

É isso. E parece-me que o PBento também não é de invenções. Espero que assim continue.

A.A.

35 mil vendidos até agora. Se assim for nada mau.

É um dos jogos cruciais desta época. Ainda por cima porque calhou ficar antes do jogo com os Porcos. Não podemos de forma alguma perder, já que tal resultado nos colocaria em grande risco em relação à continuidade na LC (temos que visitar Milão e Munique) e nos baixaria a moral para o jogo com o FCP, um jogo muito importante pois poderá ser a chave para quando chegar a 30ª jornada.

Em relação ao Bayern, já tudo foi dito. É um Bayern diferente dos tempos de Thomas Linke, Captain Effenberg, Paulo Sérgio, Élber e por aí fora. Felix Magath é um treinador ousado, arrogante por vezes na abordagem ao jogo e vai querer resolver tudo o mais rápido possível, até porque uma vitória em Alvalade coloca-os praticamente nas Oitavas.

É um dos meio-campos de maior qualidade da LC, apesar de já não terem Ballack. Schweinsteigger e Lahm criam um corredor esquerdo temível (foi o ponto forte da Alemanha no Mundial) e por isso muita atenção a Abel! Imagine-se se for Miguel Garcia…

O núcleo do terreno mesmo sem Hargreaves, tem Demichelis, um médio defensivo ao estilo moderno. Van Bommel é quase um número 10 no serviço aos 3 verdadeiros matadores: Makaay, Pizarro, Podolski. Se Makaay e Pizarro são clinical finishers, Podolski é mais móvel e esquerdino. Duvido que Magath aposte nos 3 de início pois teria que retirar um elemento mais recuado, o que num jogo fora da LC, não é de todo normal.

A minha equipa é:

Ricardo
Abel, Tonel, Polga, Caneira
Veloso
Carlos Martins, Moutinho, Nani
Liedson, Alecsandro

Colocar Djaló neste jogo parece-me um risco. É preciso força lá na frente. Lúcio é um jogador que avança muito no terreno se tiver um adversário directo sem grande força física, deixando-o a cargo de Van Buyten e Demichelis. Não podemos deixar que a linha recuada do Bayern avance senão é o sufoco total. Alecsandro parece-me ser um jogador de embate físico e isso pode ser importante para o desenrolar do jogo. Além de que Djaló tem estado a cair de forma.

Ter a posse de bola vai ser essencial também e para isso há que contar que Carlos Martins e Nani não desperdiçem a mesma em lances fúteis e dispensáveis. Moutinho mais uma vez vai ser o jogador fulcral no miolo dada a sua capacidade de timing de passe e retenção de bola.

Abel, mais uma vez digo, ESPERO BEM QUE ELE JOGUE, vai ter muito trabalho graças a Lahm/Schweinsteigger. Vai ser preciso que a equipa se desdobre e não deixe subir muito Lahm, com Liedson e C.Martins a terem um papel importante nessa área. Sagnol também sobe bem, tal como Salihamidzic, mas é um lado que não me preocupa tanto pois há Caneira e os bombeiros Veloso e Moutinho.

A transposição defesa-ataque é também muito importante. Há que colocar velocidade, esperar os desiquilíbrios de Liedson, Martins e principalmente Nani. Se estes não funcionarem (partindo do pressuposte que o CM vai mesmo jogar), vai ser como tentar empurrar um muro. E já se sabe. Quando o Sporting tem que jogar nesse estilo… ou há um lance caido do céu de bola parada, ou então não vamos lá.

Falando em bolas paradas. Sendo o Bayern uma equipa alemã, logo possante, e tendo bons executantes na marcação de cantos, há que ter redobrada atenção a Lúcio, entre outros. Ricardo que não se ponha com saídas fora de tempo e que ninguém falhe na marcação.

Preocupa-me muito mais e estou muito mais pessimista em relação a este jogo do que estava em relação ao Inter. Bayern é um verdadeiro conjunto e põe as individualidades em prol dos resultados, sendo também extremamente experientes no que toca a esta competição.

Mas força Sporting! Estarei lá.

martins, farneurd vêm de lesões e ainda não tem ritmo para um jogo com este…

Até os comenos! :smiley:

Penso que o Paulo Bento vai entrar desta forma destemida:

Ricardo
Abel, Tonel, Polga, Caneira
Veloso
Tello, Moutinho, Nani
Liedson, Yannick

Admito também que ele não ponha o Yannick a titular.
Assim, poria o Alecsandro ao lado do Liedson ou o Paredes ao lado do Veloso (se optasse por um 4231).

Tenhamos paciência, sorte e uma boa arbitragem.

Bem, este jogo é contra o Bayern, uma das equipas que mais detesto no futebol mundial. Talvez por isso, também não goste de alemães e, pior, o SCP também não se dá nada bem com eles.

O meu ódio a esta equipa começou à 30 anos, na final da taça Intercontinental entre eles e o Cruzeiro. Nessa altura a taça disputava-se em 2 mãos, o Cruzeiro perdeu a 1ª em Munique, por 2-0, debaixo de um grande nevão. No 2º jogo (que o meu Pai não me deixou ir :evil: :smiley: ), empatámos 0-0, com uma grande joga do Sepp Maier.
Desde aí que não posso com eles. :slight_smile:

Não tenho dúvidas, poucos terão, que esta é a equipa mais forte do grupo, e ao mesmo tempo, será o jogo que irá definir aonde poderemos chegar.

Os alemães já sabemos como são, muita força, muita disciplina, grande rigor táctico, isto tudo aliado a bons executantes. Por isso, a única forma de os levarmos de vencida é impor o nosso jogo, mais técnico e com mais fantasia e, principalmente, não desperdiçar as oportunidades (poucas, provalvelmente) que conseguirmos.

Não vai ser fácil, não estou muito optimista, por muito que me custe, mas da mesma forma que quebramos a malapta contra o Inter e os italianos, quem sabe não faremos o mesmo com estes.

O meu maior medo é que o Paulo Bento caia na tentação de colocar uma equipa em função do poderio ofensivo do Bayern. Se contra o Inter não o podia fazer devido às lesões da equipa, contra os alemães já terá o plantel todo à disposição para colocar a equipa que quiser em campo. Vai ser um bom teste para Paulo Bento.

Estou é em crer que as nossas possibilidade de fazer um bom resultado são maiores se a equipa mantiver a mesma estrutura de sempre. Pena é que o Romagnoli não tenha correspondido no Estoril, tornando a sua saída do onze mais fácil para Paulo Bento. E creio que será na substituição deste jogador que poderá estar a chave para o sucesso, ou não, deste jogo. Se Paulo Bento ceder aos receios e colocar Miguel Veloso para reforçar o meio campo defensivo vamos ter um jogo de expectativa, faltando-nos argumentos para tentar a vitória. Pelo contrário, se em vez de Miguel Veloso jogar Martins, ou mesmo se Romagnoli se mantiver, a estrutura da equipa será mantida e as nossas hipóteses aumentam.

No fundo, tenho medo que não tentemos ganhar o jogo. É que perder com o Bayern até será um resultado que terá pouco de escandaloso, mas quero pelo menos que tentemos ganhar o jogo. Perder sem sequer tentar ganhar o jogo é que é das situações mais frustrantes no futebol.

Antes demais, o Bayern é segundo na Bundesliga com os mesmos pontos do primeiro, Werder Bremen.

É uma equipa veloz no ataque, onde as suas principais armas são Schweinsteiger e Podolski na frente pela velocidade que os dois dão no último terço de campo. E o já os “velhos” conhecidos Makaay e Pizarro, que são marcadores de golos assiduos.

Na ala esquerda tem Lahm, que para mim foi só o melhor lateral esquerdo do Mundial. Defende e ataca bem, fazendo diagonais com a bola no pé. E Sagnol na direita, não sendo tão dotado tecnicamente é rápido a atacar e forte a defender.

O inglês Hargreaves no meio-campo, que foi considerado o melhor jogador da Selecção Inglesa no Mundial. Não sei se ainda se mantém lesionado ou se já está apto para jogar quarta-feira. Tem um meio-campo muito forte em que a mobilidade dos jogadores é feita de uma forma muito mecanizada e funcional. Van Bommel é um dos que completa este meio-campo, ex-jogador do Barcelona, nós conhecemo-lo.

Um excelente treinador chamado Magath e um guarda-redes chamado Oliver Kahn! Kahn já não é o que foi em 2002 (melhor jogador do Mundial), mas já vi algumas imagens desta época com excelentes defesas, é outro obstáculo a ultrapassar.

Falando do nosso SPORTING:

Acho que Paulo Bento devia ser mais ambicioso do que aquilo que tem feito em alguns jogos do campeonato. Devia apostar mais num jogo de pé para pé do que no jogo directo.

Para travar o meio-campo Bávaro podia apostar em utilizar dois médios mais defensivos, o que não é habitual, podendo causar problemas aos nossos jogadores que não estão rotinados a jogar num esquema com dois trincos. A ser assim seria Paredes e Veloso a serem utilizados para esta posição.

O quarteto defensivo habitual, Abel, que neste último jogo ao contrário dos outros realizou uma boa partida. Tonel e Polga que se completam um ao outro, é uma defesa intocável e Caneira que até já fez o gosto ao pé e é uma parede no lado esquerdo da defesa.

No meio utilizando um sistema de 4-2-3-1 metia Veloso e Paredes como destruidores de jogo, Moutinho, Nani e Alex. Caso seja um 4-4-2 clássico apostaria em Veloso, Moutinho, Nani e talvez Carlos Martins. Tello poderá fazer o lugar de Carlos Martins já que vem de lesão.

Liedson fixo na frente.

           Ricardo

Abel - Tonel - Polga - Caneira
Paredes - Veloso
Nani - Moutinho - Martins (Tello)
Alex-Liedson

CORAGEM e HUMILDADE dentro de campo! :wink: