Champions League 2008/09 - Sporting no 2º pote

A grande dúvida, neste momento, é se estaremos no pote 2 ou no pote 3.
Para estarmos no pote 2 teremos que estar, pelo menos, na 16ª posição.

Mas à nossa frente, no ranking da UEFA, há os seguintes 16 clubes que poderão estar na Champions League 2008/09.
Parece-me pois que “temos que rezar” para que um deles não chegue lá.

Chelsea
Milan
Liverpool
Barcelona
Arsenal
Manchester United
Lyon
Inter
Real Madrid
Bayern
PSV
Villareal
Roma
Porto
Werder Bremen
Glasgow Rangers

Dado que só há 4 que ainda não estão garantidos, é aí que temos que fazer incidir “as nossas rezas”…

Esses são:

Milan (que teria que ficar abaixo do quarto lugar no Calcio)
Liverpool, Barcelona e Arsenal (algum teria que ficar na pré-eliminatória)

E há também a hipótese do Glasgow Rangers perder a final com o Zenit e assim ficar atrás de nós no ranking.

PS - Agradeço que me corrijam se detectarem algum erro.

De acordo com o site MAISFUTEBOL.IOL.PT, o Sporting e o FCP farão parte do Pote 2 no próximo ano na Champions!
Se tal se confirmar, pois parece-me que ainda há algumas questões a resolver, como o apuramento do MILAN e a pontuação do RANGERS, caso vença a UEFA, será uma fantástica notícias para nós, que pela primeira vez, teremos um sorteio em que, à partida, não existirão 2 GOLIAS como adversários, como infelizmente tem sido pródigo nos sorteios da Champions para o nosso clube!
Pode ser que seja o início de uma temporada bonita e dê à direcção a confiança necessária para investir em qualidade!

Isso sim é uma BOA noticiaaaaaaaaaaa, até que enfim que nos poderão dar o devido valor :victory: espero que tudo dê certo!!!

saudações

A presença no segundo pote pode ser um ponto de viragem na história do nosso clube. A garantia de estar num grupo em que temos todas as aspirações de seguir frente justifica que haja um maior investimento na equipa de futebol.

Mas ainda não é certo. Se na quarta o Zenit vencer a UEFA podemos abrir o champanhe, se não temos que torcer para que a Fiorentina segure o 4º lugar na última jornada da série A. Seria excelente ir de férias com a garantia de estar no 2º pote.

Vejam o tópico que já criei sobre este assunto, onde está todo o detalhe da situação.

Seria certamente uma boa noticia. Mas atenção pois em caso de qualificação para a Champions a Juventus ficará no pote 3 tal como o Zenit. No pote 4 está o Fenerbahçe.

Com a sorte que temos…

ainda n esta nada conclusivo, com o afastamento do milan a juventus pode ficar no pote 2. depois ainda faltam as pre eliminatorias, onde alguns desses grandes podem cair. Mas o Pote 2 abre nos outras portas.

Apenas nao ficaremos no 2º pote se o Milan na ultima jornada da liga italiana ultrapassar a Fiorentina, e ainda se o Rangers ganhar a UEFA.

Apenas a conjugação destes dois resultados tira-nos do 2º pote.

in
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=950887&div_id=1457

Só uma curiosidade:

O melhor cenário para nós é que Milan ultrapasse a Fiorentina desde que o Zenit vença a Taça UEFA. Porquê? Porque assim:

  • ficamos no Pote 2
  • o Milan atira o Real Madrid para nosso pote.

Ou seja, menos um tubarão que nos pode calhar na fase de Grupos.

Bem da ultima vez que o Sporting ficou no Pote 2 a sorte é tanta que apanhou com o Bayern de Munique no Pote 3. ???

O melhor é o Zenit ganhar e o Milan ser afastado. Pode ser que a Juventus suba ao pote 2(está à bica) e assim era menos um tubarão que nos podia calhar. Quanto ao Real Madrid, se baixar para o pote 2 era bom, mas fica no lugar dele o Milan.

Isso foi quando?

A Juventus já não tem hipóteses de subir ao pote 2. Se o Zenit ganhar a Taça UEFA e o Milan ficar atrás da Fiorentina, é o Schalke que sobe ao pote 2 e o Real Madrid vai para o pote 1. Se for o Milan a ficar à frente, empurra o Real Madrid para o nosso pote e o Schalke para o pote 3. A ideia é que entre Milan e Real Madrid não há grande diferença - mas entre Real Madrid e Schalke, ela é enorme.

Ver aqui: http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/seedcl2008.html

Já agora, outra curiosidade: interessa-nos que o Zenit vença nos 120 minutos (ou nos 90?). Se for nos penalties, o Rangers soma um ponto pelo empate e, mesmo que perca, ultrapassa-nos. Por isso, por via das dúvidas, torcemos para que o Zenit vença sem precisar de prolongamento de penalties.

Numa coluna que o Record tem com um especialista em futebol europeu, à coisa de duas semanas apareceu a seguinte pergunta " Para efeitos de pontuação para os rankings da Uefa, qual o resultado que conta? Ao final dos 90 ou dos 120 minutos?". Ele dizia que era ao final dos 120, pelo que o Zenit pode ganhar no prolongamento que ficaríamos à frente do Rangers.

Obrigado. Fica esclarecido.

Isso não aconteceu, o Sporting nunca ficou no pote 2. O único ano em que podíamos ter chegado ao pote 2 calhou-nos a Udinese na pré-eliminatória e fomos à vida. Isso sim foi um galo enorme, com tantas equipas nórdicas tinha logo que nos calhar a italiana. Como nesse ano fizemos o suicídio da praxe com o Halmstad na primeira eliminatória da UEFA, descemos no ranking e no ano seguinte novo galo, fomos a primeira equipa do terceiro pote, e calhou-nos o Bayern (pote 1) e o Inter (pote 2).
Duvido que o Bayern alguma vez tenha estado abaixo do segundo pote!

Em 1998 não era o Bayern de Munique, era o Bayer Leverkusen. Também tínhamos o Mónaco e o Lierse no nosso grupo, de longe o melhor que já calhou ao Sporting. Mas acho que era o Mónaco que estava no pote 2.

Ok. Obrigado pelo esclarecimento. :great: Tinha ficado convencido que tinhamos ficado no pote 2, com influencias da final da uefa.
E entre Bayern e Inter já não me lembrava de quem tinha mais ranking.

Pois mas com a nossa típica sorte nesta coisa dos sorteios dos grupos, ficamos no pote 2 e apanhamos uma bela de uma Juventus vinda directamente do pote 3…

Lindo era o PSV subir ao pote 1.

e calhar-nos:

PSV
Sporting
Steua
Anderlecht

isto sim era de valor.