Segunda e última parte da minha tentativa de alertar os Sportinguistas das armadilhas que nos esperam nos próximos tempos fruto da necessidade do “regime” em afastar o Sporting das vitórias.
Diz-se que há males que vem por bem. O período negro que o clube viveu durante as presidências de JEB e GL tiveram o condão de abrir a porta à mudança que se concretizou com a eleição de BdC.
Perante um cenário financeiro catastrófico fomos forçados a adaptar os orçamentos à realidade do clube. Por outro lado foi realizada uma restruturação dos recursos humanos que levou à saída de muita gente redundante dentro do clube que ganhava milhares euros por mês mais mordomias, e que ninguém sabia exactamente o que faziam. Ou seja, o clube adaptou-se, e ao contrário do que diziam os profetas da desgraça, não perdeu competitividade seja no Futebol Profissional ou nas modalidades, como provam os R&C e os resultados desportivos.
Trocado por miúdos, o Sporting após a restruturação financeira conseguida no início do mandato e as decisões estratégicas de gestão levadas a cabo nestes anos deixaram o clube mais preparado para enfrentar o futuro. Facto confirmado pela própria UEFA que retirou o clube da lista dos incumpridores.
Olhemos para os rivais. O SLB é presidido por LFV à quase década e meia, fora o tempo que esteve na SAD durante a presidência de Manuel Vilarinho. Nos últimos anos tem sido evidente o aproveitamento por parte de LFV da aproximação a Jorge Mendes para promover os seus negócios pessoais na área da construção civil. Neste momento arrisco a dizer que é virtualmente impossível distinguir o LFV empresário do LFV Presidente do SLB. Um dia a história encarregar-se-à de nos explicar as negociatas com Atlético Madrid, o negócio Roberto, a construção do novo estádio do clube madrileno, as vendas de jogadores ao preço de tabela 15 ME. Que dinheiro chega aos cofres do clube. Quanto fica nas mãos de Jorge Mendes e amigos. Quem está por trás de alguns fundos anónimos.
LFV que é visto por uma certa imprensa como o guru da gestão do desportiva, e o inventor da palavra “estrutura” para justificar os últimos êxitos, conseguiu de fininho e sem que a CS fizesse muito caso disso blindar os estatutos do clube para se eternizar na Presidência bloqueando o avanço de alguns candidatos nas ultimas duas eleições. E quando isso não resulta compra-os prometendo-lhes lugares de destaque na famosa estrutura, como foi evidente com Eduardo Moniz.
Todos os negócios do SLB/LFV são elevados ao estatuto de melhores do mundo e arredores, só possíveis num clube da dimensão do Benfica, o tal que tem 14 Milhões de adeptos espalhados por aí.
A máquina de propaganda, como já disse anteriormente, é realmente impressionante. 14 Milhões de adeptos foi um chavão repetido aos sete ventos. Mas depois de espremido veio a saber-se que foi fundamentado num estudo que o próprio autor, o sociólogo Jorge de Sá, já esclareceu não dizer nada daquilo que o SLB apregoou, considerando que foi usado de forma abusiva. De facto Jorge de Sá sobre este tema disse o seguinte: “o estudo que fiz limita-se a Portugal e apontava para um pouco menos de cinco milhões de adeptos.” Alguém se lembra de ter visto estas declarações reproduzidas na imprensa desportiva? Pois eu também não.
E não nos vamos esquecer que a acção, ridícula diga-se, colocada ao JJ pede uma indeminização de 14 ME, um euro por cada adepto…que não existe. Soma-se a isto a recontagem dos sócios que foi mais outra barraca. Longe vão os tempos em que LFV dizia que se não chegasse aos 300 mil sócios demitia-se.
Mas vamos ao cerne da questão. Como referi no texto de abertura deste tópico a SLB SAD é uma das maiores devedoras do Novo Banco, com valor que ascende aos 200 ME.
O orçamento do SLB é cerca de 3 vezes superior ao do Sporting. A SAD do SLB tem apresentado de forma sistemática prejuízos, excepto quando baralha os números com as vendas de jogadores à razão de 15 ME por atleta.
Falemos de negócios. O patrocínio da Emirates foi apresentado como algo só possível em Portugal por um clube como o Benfica, como é da praxe. Valores? Ninguém sabe. Mesmo depois do Sporting ter pedido à CMVM para intervir, o regulador assobiou para o lado.
Em seguida foi o negócio com a NOS, 400 ME que mereceram honras de capa inteira. O SLB tinha tocado no céu, o maior negócio de sempre em Portugal. Só faltou fazerem-lhe uma estátua ao lado da do Eusébio. Rui Gomes da Silva na SIC Noticias ao comentar este negócio disse o seguinte: “O Benfica secou o mercado. O Porto e Sporting nem metade deste valor vão conseguir”. Está gravado para quem quiser rever este momento hilariante.
O pior veio depois. O FCP anuncia o acordo com a MEO por 457,5 ME. E quando já alguns achavam que o Sporting tinha sido comido (também aqui neste fórum!!!), BdC fecha, esse sim, o maior negócio do futebol português por 515 ME.
Teve BdC direito a página inteira nos jornais? Longe disso, a preocupação maior foi tentarem explicar-nos que afinal a matemática que aprendemos na escola estava errada. 400 é mais que 515, por isso o SLB tinha o melhor acordo. Mas como mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo, ao mesmo tempo que máquina lampiónica nos inundava com estudos comparativos a procurar justificar porque era melhor o acordo SLB/NOS que o do Sporting, LFV dizia que já em Janeiro ia reunir-se com a NOS para rever os termos do acordo. Vamos a dia 19 e até agora nada…
Certo, certo é isto. Em seis meses o BdC comeu de cebolada o mago da gestão desportiva por duas vezes: Jorge Jesus e NOS.
O Benfica vive na ilusão dos 14 M de adeptos, dos melhores contractos de sempre, esquecendo-se que tem um passivo assustador, também ele alavancado em empréstimos obrigacionistas, VMOCs, etc,… com a diferença para o Sporting de continuar a gastar o que não têm na tentativa insana de querer ganhar custe o que custar. Entretanto entregou ao Jorge Mendes a gestão desportiva do clube, e é este empresário que decide quem entra e saí do clube.
O Porto vive o fim de uma era. O Pinto da Costa não é eterno e já não tem a influência de outros tempos. Dentro da SAD dividem-se os que estão com Antero e os que se perfilam ao lado de Alexandre Pinto da Costa. Entretanto a SAD foi “vendida” à Doyen que poem e dispõem a seu belo prazer. Não é por acaso que a seca de títulos já dura à dois anos, algo pouco comum nas últimas duas décadas. Assim como não fazia parte do estilo de PdC despedir treinadores a meio da época, e nos últimos três anos, Paulo Fonseca e Lopetegui conheceram mais esta inversão na forma de trabalhar da SAD.
Que ninguém duvide disto: nos corredores da Luz e do Dragão olha-se para o Sporting com preocupação. O clube reergueu-se desportiva e financeiramente e é uma ameaça real à hegemonia de Porto e Benfica que reinavam a seu belo prazer.
Imaginam o que seria o Porto com um orçamento 4 vezes mais curto que o actual? E o SLB se for forçado a tirar um terço ao que gasta actualmente?
Pois é nós já trilhamos esse caminho das pedras e saímos vivos, não sei como será com os rivais. Mas não vai ser bonito.
Termino com a arbitragem. O que se está a passar por estes dias não é inocente à luz do que escrevi acima e da minha intervenção inicial neste tópico.
O Sporting tem de ser travado, custe o que custar. Os árbitros preparam-se para ser os peões de combate nesta guerra suja.
Com a devida vénia ao blog a Tasca do Cherba, fui relembrado de como Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem faz parte do entourage que pagava para ver BdC pelas costas.
Ao que parece o senhor está muito arreliado com as alegadas declarações do nosso presidente dirigidas ao árbitro que apitou a partida com o Tondela e vai fazer uma queixa ao Conselho de Disciplina.
Como a coerência e a seriedade são palavras desconhecidas para este individuo, recordo as declarações de LFV após a vitória por 3-1 frente ao Rio Ave na jornada 14 deste campeonato. Disse ele na zona mista: “Gostava de ver amanhã (segunda-feira), nas manchetes dos jornais desportivos, o titulo Roubo em letras bem grandes. Vocês, jornalistas, viram o que se passou hoje aqui na luz. Escrevam a verdade, não tenham receio.”
Este jogo foi disputado a 20 de Dezembro 2015, portanto há menos de um mês, tendo sido arbitrado por Manuel Oliveira. Alguém ouviu a APAF ou Vítor Pereira dizer alguma coisa, ou apresentar queixa a alguém? Ficarem ofendidos por terem chamado de ladrão a um árbitro? Ameaçou o arbitro com uma acção cível contra LFV? Obviamente que não.
O nosso futebol está podre e corrompido de alto a baixo.
Para ilustrar ainda mais a podridão que reina na arbitragem ficam estas duas capas para memória futura.

Aconteceu alguma coisa a este indivíduo? Castigos, multas? Declarações irada dos meninos da APAF? Bola como disse JJ.
Preparem-se porque vamos ter de suar muito nesta segunda volta.
Estamos Juntos!