Cepticismo

Vou compartilhar algumas preocupações em relação à nossa equipa.

Estou (bastante) ceptico com algumas situações, a ver:
Temos 3 laterais esquerdos (Paíto, Edson e André Marques) ao invés temos só um lateral direito de raiz (Miguel Garcia), podendo adaptar o Rogério.
Médios Defensivos temos 5 (L.Loureiro, Rogério, Rochemback, Custódio e Moutinho) e ofensivos? Só temos (de raiz) 3 C.Martins, Tello e Labarthe (embora este esteja com um pé fora).

O meu maior cepticismo, além do extremo esquerdo não acham que nos falta um médio ofensivo criativo, na giria um número 10?

O meu maior cepticismo, além do extremo esquerdo não acham que nos falta um médio ofensivo criativo, na giria um número 10?

Bem referido e ia ser o meu comentário ao balanço da reformulação do plantel, mas ia dar a oportunidade ao peseiro e andróide de resolverem a situação (embora esse tipo de jogador não surja nas referências logo imagino que peseiro, em toda a sua sapiência, não considere necessário.

Para mim o número 10, o médio criativo ofensivo é a principal pecha do Sporting, que nos últimos anos foi colmatada por Pedro Barbosa mas que agora a meu ver se notará mais, a não ser que o Carlos Martins bata com a cabeça num penhasco e desate a fazer grandes jogos e aprenda pelo caminho a driblar algo em que não é forte.

Os outros dois concorrentes têm soluções para este capítulo, o benfica mais de invenção (a não ser que o puto roque compense o físico de bailarina com uma época à moutinho) e o Porto mais apetrechado (se calhar em demasia). O Sporting é verdade que tem em moutinho e Roca dois potentes alicerces de meio campo com o seu quê de criativo, que irão disfarçar essa lacuna, mas basta uma lesão, um castigo ou uma picanha para essa compensação cair por terra e ficarem à mostra as carências criativas do meio campo do Sporting (ainda recordo o tal jogo em Alvalade em que Peseiro tirou Viana e Barbosa com o Penafiel e a segunda parte foi de luxo).

Posso estar enganado mas o Sporting sofrerá um pouco por não resolver esse problema que dura há anos.

Inclusivamente considero que um bom número 10 compensaria a falta de extremos para ambos os lados, o que a existir tb não é garantia de nada. Temos o douala em boa forma para jogos em que os extremos sejam úteis (muitas vezes na superliga não são, recorde-se os vários jogos em que douala desapareceu em jogo devido aos ferrolhos defensivos).

Temos 3 laterais esquerdos (Paíto, Edson e André Marques) ao invés [b]temos só um lateral direito de raiz (Miguel Garcia), podendo adaptar o Rogério.[/b]

É que nem o Miguel Garcia é de raiz… e o Rogério, apesar de ser um bom jogador e desenrascar a posição, NÃO É um bom defesa direito, serve mesmo só para isso, para desenrascar.

Venha de lá um lateral direito, que é mais necessário que um central…

Pois que eu acho que sim. Já defendo isso há algum tempo. É o tal défice de criatividade que aquele meio-campo ofensivo tem. A saída de Viana e Barbosa não foi colmatada com a entrada de ninguém. Quem estaria mais próximo dessa posição era Labarthe, mas o brasileiro provavelmente nem ficará no plantel.

Eu estou em crer que Moutinho irá ter funções mais criativas esta época. Não sei se será a sua posição ideal, até porque teve boas performances a jogar mais atrás, na luta pela bola, mas como as opções serão poucas acredito que Peseiro o colocará a apoiar mais o ataque.

Em relação aos laterais, acredito que a disputa será entre Edson e Paíto na esquerda, com a alternativa Tello a surgir como recurso. Do lado direito, estaremos iguais à época passada. Rogério já demonstrou que dificilmente terá lugar noutra posição que não aquela, contando com a concorrência de Miguel Garcia que no final da época passada terá ganho uma passagem para permanecer na equipa este ano.

Estou (bastante) ceptico com algumas situações, a ver:
Temos 3 laterais esquerdos (Paíto, Edson e André Marques) ao invés temos só um lateral direito de raiz (Miguel Garcia), podendo adaptar o Rogério.
Médios Defensivos temos 5 (L.Loureiro, Rogério, Rochemback, Custódio e Moutinho) e ofensivos? Só temos (de raiz) 3 C.Martins, Tello e Labarthe (embora este esteja com um pé fora).

Correcções:

Neste momento tens 4, e não 3, laterais esquerdos, a partir do momento em que o Sporting accionou a cláusula de opção sobre Hugo Valdir.

Não tens nenhum lateral direito de raiz, já que Miguel Garcia foi uma adaptação a lateral de há 2 anos a esta parte (cumpriu toda a sua carreira como central) e Rogério tb não é um lateral “puro”.

Moutinho não é médio defensivo. É um médio criativo e sempre jogou como organizador de jogo. Apenas o ano passado o Peseiro, por vicissitudes próprias o colocou mais recuado e até do lado direito, com evidente perda de performance :evil: .

Nani é médio ofensivo, pelo menos assim era nos juniores e desempenhava tb algumas vezes o papel de extremo em apoio aos pdl.

A minha preocupação em relação ao extremo esquerdo é relativa pq há muita gente capaz de desempenhar essa tarefa a contento, Varela incluído.

Já a minha desconfiança vai mais para o posto de lateral direito onde não temos ninguém com verdadeiros “skills” para a função. Qd se falou em Abel, do Braga, fiquei muito esperançado pq é um bom lateral dto. e muito promissor. Mas a minha inclinação era para o miúdo Nelson do Boavista. Está ali um futuro grande defesa direito internacional.

Estou bastante preocupado com as várias lacunas do plantel; quando leio este Forum vejo imensa gente a discutir variados assuntos e nomes de jogadores e pensava que eram o unico a ver a lacuna da falta de um criativo.

Já vi que também existem outros “foristas” com a mesma preocupação.

Quando eu falo em nomes de jogadores e relaciono-os com as suas posições eu tirei essas informações do site do Sporting (http://www.sporting.pt/Info/Futebol/ILiga/Info_futILigaPlantel.asp?idEquipa=136&idEpoca=340) nesta página aparece o Miguel Garcia como Defesa Lateral Direito e o João Moutinho como Médio Defensivo; e não faz nenhuma referência ao Nani - espero que seja um lapso e que o Nani fique no plantel.

Lateral direito a vir alguem claro que so Nelson ou Abel ou Amaral ou o Cicinho…
Mas nao nos podemos esqueçer que o Rogerio a meu ver e bom…e no Brasil fez quase a carreira toda nessa posiçao…destacando se como um dos melhores…e no sporting ainda nao se aproveitou para os livres que e uma especialidade dele
Mas tambem digo nao e nenhum Joao Luis e seu pe canhao,ou Carlos Xavier que jovem chegou a ser lateral direito,ou um Nelson que vindo do salgueiros fez grandes epocas…ou mesmo o Marinho quando apareçeu era fantastico mas depois perdeu se completamente e um Cesar Prates na epoca do fim do jejum maravilhoso.

Acho que a lacuna de extremos sinceramente tendo emprestados Paulo Sergio e Edgar Marcelino…e nao adquirir o Targino ou o Valente…vamos ter algum defice nessa area.
Mas depois la vira a adaptaçao a extremo esquerdo do paito ou do edson ou mesmo do tello que nao sao extremos de raiz mas podem tapar o buraco.
Ou entao e nao vindo ninguem a melhor soluçao a meu ver e apostar de vez no Varela para extremo esquerdo…ponto o Douala a extremo direito…e vamos pra cima deles !
Ai De Franceschi…ai Cherbacov…ai Pacheco

Quanto ao nº10 so digo isto desde o Krassimir Guenichev Balakov nunca houve mais nenhum de classe !
So me lembro do Carlos Miguel que de facto no Brasil era craque mas que com aquela velocidade de parado ou paradinho nao tinha lugar no futebol europeu so no Brasil mesmo.
O Mustapha nunca me convenceu snceramente
Carlos Maritns tarda em afirmar se…Alison ainda e muito novo,Paim tem de ser educado desportivamente e nao so…
Resta Nani mas sendo muito jovem duvido que seja aposta seria pelo menos ja para este ano.
Logo a meu ver o nº10 vai ser o Moutinho…e ja e muito bom mesmo…tenho um feelling que vai rebentar meso a serio este ano…so faltam os golos a meu ver.

Como já disse noutro topic, também gostaria de um defesa direito moderno (dentro do economicamente possivel gosto do Abel), de um extremo (a hipotese Targino era excelente), de um nº10 acrescentando eu um defesa ou médio esquerdo para complementar o Edson!

Em relação ao nº 10, tenho no entanto a opinião que não encaixa no sistema de jogo do Sporting. Parece-me que neste sistema esse papel é diluido pelos 3 médios mais adiantados, sendo o conjunto deles o elemento criativo da equipa. Agora se eles são suficientemente bons, criativos e em quantidade já é outra conversa.

Na minha opinião, se ainda houver alguns euritos que se gastem num defesa central que entre para titular.

Eu arriscava para atacar:

Ricardo

Rogério Beto Polga Edson

Rochemback
     C.Martins          Moutinho

Deivid Douala
Liedson

Para defender: Sá pinto no lugar do Deivid a fechar a direita.
Custodio em vez do C.Martins mas á frente dos centrais

Logo a meu ver o nº10 vai ser o Moutinho....e ja e muito bom mesmo....tenho um feelling que vai rebentar meso a serio este ano....so faltam os golos a meu ver.

O meu pequeno Lampard… 8) Eu também tenho a sensação que ele vai fazer uma época de sonho. Nunca o vi jogar pelos juniores. Mas do que lia e ouvia dizer, sempre me pareceu que era o n.º 10 dessa equipa, até sair em definitivo para os séniores.

Não posso dizer que esteja céptico, mas sim apreensivo, continuo a achar que a equipa está desiquilibrada, aliás o Sporting não consegue equilibrar a equipa a muito tempo, senão vejamos os “problemas”, que a meu ver, o Peseiro poderá ter:

GR:
Continuo sem perceber o porquê ter 3 GR com aquelas características, sabendo-se que o Ricardo é o titular, porquê ter outros dois com potencial semelhante (Nelson e Tiago), não seria mais vantajoso ter o Ricardo o Nelson (embora sendo semelhante ao Tiago dá-me mais garantias) e um jovem que possa estar em contacto com a equipa principal (Nuno Santos, por exemplo), não percebo.

Defesa Direito:
Neste momento a equipa só tem um DD o Rogério, quanto ao MGracia, não acho que seja adequado para aquele lugar. O Sporting terá de encontrar um DD urgentemente, o Abel do SBraga seria o meu preferido, tem qualidade para ser titular no Sporting, logo poderá “lutar” com o Rogério pela posição.

Defesa Central:
Quem de 5 tira 1!? … quem será o preterido? entre o Semedo e o MVeloso quem ficará de fora? eu gostaria que o Semedo ficasse, mas custava-me ver o MVeloso sair, porque não são jogadores iguais, mas completam-se. Mais possante e irreverente o Semedo, mais técnico e preciso no passe o MVeloso. Espero que o Peseiro escolha bem.

Defesa Esquerdo:
Sem qualquer duvidas que o Edson é reforço, qual será o outro jogador que fará essa posição? o Paíto? não creio, quando joga não vejo que seja uma mais falia, falha mais do que o esperado quando defende, AMarques? embora sendo um bom jogador acho-o muito novo, e com um jogador como o Edson a sua frente, irá jogar muito pouco o que será prejudicial.
Não esquecer que o Tello também faz essa posição! o Peseiro terá muitas contas a fazer nesta posição.

Meio Campo:
Tello o que fazer com ele? … deve recuar para DE, deve manter o meio campo onde até hoje não provou grande coisa! é médio esquerdo? médio centro?
Labarthe, das duas uma, ou é tão bom que o Peseiro não necessita de ver mais vezes, ou é tão mau que nem tem uma oportunidade de mostrar o que vale num jogo mais competitivo como o WBA, para quem dá tantas oportunidades ao Silva, não percebo o que se passa.
Nani, este é um agradável “problema”, tem muita qualidade, mas acho-o muito novo para entrar na equipa sénior, não sei se ainda é júnior e possa fazer a transição entre as duas equipas, se assim é! é que ficar com ele.
Por fim neste meio campo falta um nº10, um jogador que jogue e faça jogar o resto da equipa, o Moutinho poderá ter essas qualidades.

Avançados:
A linha avançada, muitos jogadores, mas …
Silva, não vale a pena estar a falar mais dele.
Manoel, dou o beneficio da duvida, mas não estou a ver que seja “o” ponta de lança, a ver vamos.
Varela, eu apostaria nele, mas encostava-o á linha, poderá fazer uma boa dupla com o Douala nas alas.

Vamos ver se o Peseiro esclarece estas duvidas.

cumps,
VCoelho

Só mais uma nota relativamente ao meio campo:

Luís Loureiro-Ontem no jogo contra o WBA, apesar de podermos dizer que o jogador nao está introsado com a equipa, que ainda não conhece bem a maneira de jogar dos companheiros, e de ser ainda cedo para fazer juízos quanto ao real valor do jogador, parece-me q temos ali uma fraca solução.

Quando um jogador tem dificuldades no dominio de bola, e passe da mesma, temos o caldo entornado, e parece-me ser o caso do L.Loureiro.
Notaram-se dificuldades até num passe de 5 metros.

espero estar enganado e vir a engolir estas palavras, mas dali não espero nada de bom.
O Peseiro tem obrigaçao de o conhecer melhor que ninguem, já que foi seu treinador, e uma vez q deu o seu aval à sua contrataçao…
Não será propriamente uma alternativa a Custódio, será um “tapa-buracos”, para a eventualidade de uma lesao ou castigo.

raf,

Discordo daquilo que afirmas… não foi essa a percepção que me transmitiram os poucos minutos em que o jogador esteve em campo. Pelo contrário, surpreendeu-me, é um jogador com presença fisica, mas que não se restringe à destruição de jogo, embora não sendo um criativo nem um jogador com capacidade para ser o primeiro construtor de jogo ( que , refira-se, é um papel para o qual Custódio também não revela as desejadas aptidões). Embora esta primeira impressão possa carecer de um fundamento mais sólido, fiquei com nitida sensação que o Luis Loureiro tem uma aceitável capacidade de controlo e conservação da posse de bola, o que poder-se-à revelar útil em determinadas circunstâncias. É como já referi num outro tópico, é um jogador a rever.

raf,

Discordo daquilo que afirmas… não foi essa a percepção que me transmitiram os poucos minutos em que o jogador esteve em campo. Pelo contrário, surpreendeu-me, é um jogador com presença fisica, mas que não se restringe à destruição de jogo, embora não sendo um criativo nem um jogador com capacidade para ser o primeiro construtor de jogo ( que , refira-se, é um papel para o qual Custódio também não revela as desejadas aptidões). Embora esta primeira impressão possa carecer de um fundamento mais sólido, fiquei com nitida sensação que o Luis Loureiro tem uma aceitável capacidade de controlo e conservação da posse de bola, o que poder-se-à revelar útil em determinadas circunstâncias. É como já referi num outro tópico, é um jogador a rever.

Sporting CP, quanto á presença fisica, é uma verdade, ele tem-na, mas isso tambem o Fernando Aguiar :slight_smile:
De resto, so concordo com a tua última afirmação, “…é um jogador a rever.”.
Oxalá eu me engane redondamente, mas não gosto do tipo de jogador, até nos pode ser útil naqueles jogos em que necessitarmos de defender, e destruir jogo, mas para armar jogo, pautar o ritmo, circular a bola de flanco para flanco, coordenar a nossa ofensiva, não me parece que seja ele.
A ver vamos.Torço para q tudo dê certo com ele, e seja uma mais valia para o nosso clube, mas…

mas para armar jogo, pautar o ritmo, circular a bola de flanco para flanco, coordenar a nossa ofensiva

Mas oh raf, ele nao ta la para isso… :wink:

Alias, nem o Custodio faz esse tipo de jogo, infelizmente para nos. Eu ja me dou por satisfeito se eles forem bons na marcaçao, aguentarem o jogo inteiro a alto ritmo e ja agora passem de 1ª e bem.

O Loureiro ontem, mesmo entrando num jogo ja meio “esquisito” pareceu-me conseguir fazer isso. Agora certamente necessitamos ver mais para aquilatar da sua real valia… eu nesse capitulo, pq nao me lembro bem das caracteristicas especificas do jogador, confio no Peseiro.