Neste momento, e avaliando rapidamente a questão, correndo o risco de dizer alguma asneira, não me parece que a medida, se fosse adoptada em todo o Mundo fosse prejudicial aos nossos interesses.
Pelo contrário, o que me parece é que os valores envolvidos na transacção de jogadores iria baixar bastante siando prejudicados os empresários, os jogadores e em última análise o clubes mais poderosos.
Agora se se aplicar esta regra só em Portugal será com certeza a machadada final nos nossos clubes e na competitvidade do nosso futebol.
Discordo!
Os clubes grandes podem continuar a pagar milhões e milhões de ordenados a qualquer jogador, não tendo de pagar quase nada por jogadores de clubes menos ricos.
Tens o exemplo claro do Liedson … nós pagamos 110 Mil por mês ao rapaz. Ee tem contrato por mais 3 epocas, e nós metemos-lhe uma clausula de rescisão de 25 M€
Ou seja nós como clube “pobre”, podiamos arrecadar com a venda deste jogador 25M€, mas com esta lei no mundo inteiro, qualquer um podia levá-lo por 4M€ …
Esse alguem teria um liedson nos seus quadros, mas pagava-lhe 3 vezes mais!
Para o ires buscar terias de pagar 12M€
Ou seja … o valor nas transferencias baixaria porque se começava a basear no valor de ordenados e nos anos de contrato … mas tendo os clubes grandes maior capacidade financeira, e podendo poupar 21M€ no nosso Liedosn tão facilmente, podiam tb facilmente em vez de lhe pagar 3 vezes mais … pagar 6x mais e assim impedir que um Sporting vá buscar um jogador.
Terás os grandes clubes a assaltar-te a casa todos os dias, e nunca terás hpotese alguma de proteger os teus jogadores, a não ser que lhes pagues o que um real ou Manchester paga os seus meninos… coisa que não consegues!
Deixa de existir a formação! Um jogador acabado de sair da formação para ser protegido teria de ser aumentado para numeros estupidos …
Muito complicado!
Concordo com o que dizes, mas se fores ver neste momento os clubes com grande poderio económico compram quem querem, desde que não esteja envolvido outro tubarão. Por outro lado, parece-me inquestionável que os valores das transacções irão baixar e com isso os clubes menos abastados poderão ter alguma vantagem.
Mas lá está, isto são apenas divagações de quem pouco percebe o alcance de uma medida destas, como é o meu caso. O que me parece certo, é que para já esta medida aplica-se apenas ao nosso país, e assim, lá iremos parar à cauda da Europa, numa das poucas áreas que conseguíamos competir com os grandes da Europa.