Caso Zé Tó: Jurisprudência?

Esta decisão na minha opinião é uma bomba no nosso futebol.
Alem de reforçar os poderes dos jogadores, desiquilibra a balança ainda mais em desfavor dos clubes.

A sentença do ST, no caso do Sporting que pretende basear a sua politica na formação, é desastrosa.

Veja-se o exemplo do Nani que se rescindir agora e a decisão do Surpremo gerar jurisprudencia, o Sporting só vê 200.000 mil euros !!!

Mais vale fechar a Academia, porque assim não vale a pena !!!

Isto é a morte dos clubes formadores. :!:

Não me fio no rigor jurídico dos pasquins, pelo que guardo mais comentários para quando puder ler o acórdão. Mas assim de repente, se isto fosse aplicado em larga escala, era coisa para pôr em risco o futebol profissional no mundo inteiro à excepção de meia dúzia de países, dizimar todos os clubes formadores e tornar ainda mais obscenamente milionários os jogadores e os chulos dos seus empresários.

Neste momento, e avaliando rapidamente a questão, correndo o risco de dizer alguma asneira, não me parece que a medida, se fosse adoptada em todo o Mundo fosse prejudicial aos nossos interesses.

Pelo contrário, o que me parece é que os valores envolvidos na transacção de jogadores iria baixar bastante siando prejudicados os empresários, os jogadores e em última análise o clubes mais poderosos.

Agora se se aplicar esta regra só em Portugal será com certeza a machadada final nos nossos clubes e na competitvidade do nosso futebol.

Discordo!

Os clubes grandes podem continuar a pagar milhões e milhões de ordenados a qualquer jogador, não tendo de pagar quase nada por jogadores de clubes menos ricos.

Tens o exemplo claro do Liedson … nós pagamos 110 Mil por mês ao rapaz. Ee tem contrato por mais 3 epocas, e nós metemos-lhe uma clausula de rescisão de 25 M€

Ou seja nós como clube “pobre”, podiamos arrecadar com a venda deste jogador 25M€, mas com esta lei no mundo inteiro, qualquer um podia levá-lo por 4M€ …

Esse alguem teria um liedson nos seus quadros, mas pagava-lhe 3 vezes mais!

Para o ires buscar terias de pagar 12M€

Ou seja … o valor nas transferencias baixaria porque se começava a basear no valor de ordenados e nos anos de contrato … mas tendo os clubes grandes maior capacidade financeira, e podendo poupar 21M€ no nosso Liedosn tão facilmente, podiam tb facilmente em vez de lhe pagar 3 vezes mais … pagar 6x mais e assim impedir que um Sporting vá buscar um jogador.

Terás os grandes clubes a assaltar-te a casa todos os dias, e nunca terás hpotese alguma de proteger os teus jogadores, a não ser que lhes pagues o que um real ou Manchester paga os seus meninos… coisa que não consegues!

Deixa de existir a formação! Um jogador acabado de sair da formação para ser protegido teria de ser aumentado para numeros estupidos …

Muito complicado!

Concordo com o que dizes, mas se fores ver neste momento os clubes com grande poderio económico compram quem querem, desde que não esteja envolvido outro tubarão. Por outro lado, parece-me inquestionável que os valores das transacções irão baixar e com isso os clubes menos abastados poderão ter alguma vantagem.

Mas lá está, isto são apenas divagações de quem pouco percebe o alcance de uma medida destas, como é o meu caso. O que me parece certo, é que para já esta medida aplica-se apenas ao nosso país, e assim, lá iremos parar à cauda da Europa, numa das poucas áreas que conseguíamos competir com os grandes da Europa.

Se isto fosse para a frente, o futuro de todos os clubes em Portugal seria o amadorismo. A FIFA e a UEFA nunca deixariam que isto andasse. Veja-se o caso Mateus, onde as leis laborais civis não se sobrepuseram às regras da UEFA.

Não me fio no rigor jurídico dos pasquins, pelo que guardo mais comentários para quando puder ler o acórdão. Mas assim de repente, se isto fosse aplicado em larga escala, era coisa para pôr em risco o futebol profissional no mundo inteiro à excepção de meia dúzia de países, dizimar todos os clubes formadores e tornar ainda mais obscenamente milionários os jogadores e os chulos dos seus empresários.

Pois … era o que pensava!

Mas se fôr penas aplicado em Portugal, então serão os 3 grandes a beneficiar e os outros coitados a serem cada vez mais afundados!

Se hoje comprar um jogador por 2M€ a um Boavista ou Braga é o que lhes dá força para continuarem a jogar … isso deixará de acontecer … pois eles não pagam ordenados para justificar essas indemnizações!

E vai ser interessante ver a luta dos 3 grandes! Ver quem tem o melhor empresáio que faz a cabeça a um atleta! Lembrem-se que se isto fôr mesmo assim o que vai pesar numa transferêcnia vão ser os ordenados e a duração dos contratos.

O unico que lucrará a sério com isto serão os jogadores! Pois terão condições bens melhores, para que os clubes consigam ficar com eles!

T+a tudo tramado! Vai ser uma selva …

Se isto fosse para a frente, o futuro de todos os clubes em Portugal seria o amadorismo. A FIFA e a UEFA nunca deixariam que isto andasse. Veja-se o caso Mateus, onde as leis laborais civis não se sobrepuseram às regras da UEFA.

Mas olha para o Bosman…

Mais vale fechar a Academia, porque assim não vale a pena !!!

Fechar não, vender.

…mas pera lá, quem quer uma academia nestas condições :? ?

Mas se fôr penas aplicado em Portugal, então serão os 3 grandes a beneficiar e os outros coitados a serem cada vez mais afundados!

Nem por isso…
Provavelmente acontecia os 3 grandes dominarem ainda mais o futebol pt, mas perderem toda e qualquer relevancia na europa.

Isto pq, pensando por exemplo na situação do Nani, apesar de supostamente o jogador n poder sair para um tubarão europeu, nada impede um Real Madrid qualquer de conluiar com o Nani e o Tojalense para o jogador rescindir com o Sporting, o Tojalense pagar os 200m e imediatamente vender o miúdo ao Real por 500m ou o algo que o valha.

Ainda assim, e não obstante o que já disse em relação aos conluios, não vejo razão para que, a ser verdade o reportado pela comunicação social (e não foram só pasquins) a situação esteja restringida a Portugal. Ou melhor, pelo menos não há razão nenhuma para um qq jogador do nosso campeonato não poder sair directamente para o estrangeiro nestas condições (o Zé Rui, aliás, foi para Espanha). A possibilidade de o mesmo vir a acontecer noutros campeonatos é que já depende das leis de cada país, mas um jogador livre de contrato é a mesma coisa em Portugal, Inglaterra ou no Zimbabue.

Não é bem assim! Porque se por um lado nos poderia beneficiar para irmos buscar uns jogadores mais baratos, também nos poderia prejudicar severamente. Imagina o que era o Porto lembrar-se de vir buscar o Moutinho e o Nani. Ofereciam-lhes uns ordenados chorudos e nós ficávamos a xuxar, para além de depois os vermos nos rivais, como já hoje vemos o Simão e o Quaresma e não gostamos nada.

Não é bem assim! Porque se por um lado nos poderia beneficiar para irmos buscar uns jogadores mais baratos, também nos poderia prejudicar severamente. Imagina o que era o Porto lembrar-se de vir buscar o Moutinho e o Nani. Ofereciam-lhes uns ordenados chorudos e nós ficávamos a xuxar, para além de depois os vermos nos rivais, como já hoje vemos o Simão e o Quaresma e não gostamos nada.

Sim, por isso é que disse os 3 grandes! Estou a considerar como é obvio os 3 grandes de Portugal com os mesmos recursos!

O Sporting tb poderia ir buscar um simão e um quaresma mais facilmente! …

Ulisses, aí já entramos num outro mundo … ainda estamos a especular a um nivel menos elevado! :smiley:

Mas sim, percebo-te!

Parece-me muito estranho…duvido que seja realmente assim.

Aqui neste blog explicam melhor a questão:

Com isto sempre se confirmou que o Simão ganha 125 mil euros por mes no Benfas e que o Lucho ganha 60 mil euros no Porto!

60 mil??

Achas que 60 mil é assim tanto para um internacional argentino, titular indiscutível no Porto e um dos melhores jogadores do nosso campeonato?!

Eu cá até acho pouco.

Com isto sempre se confirmou que o Simão ganha 125 mil euros por mes no Benfas e que o Lucho ganha 60 mil euros no Porto!

mas apresnetaram as folhas salariais dos jogadores foi ?

Achas que 60 mil é assim tanto para um internacional argentino, titular indiscutível no Porto e um dos melhores jogadores do nosso campeonato?!

Eu cá até acho pouco.

Exacto. Eu disse aquilo porque acho muito pouco :wink:
Uma peça fundamental da equipa, internacional argentino a receber 60 mil.
Até o Bueno ganha mais pelos vistos…

No fórum dos lamipões dizem que esta “lei” só seria válida em transferências entre clubes nacionais. Aliás a notícia da sic notícias, no exemplo que dão falam de uma transferência do nani para o Porto. Alguém confirma?

Outra coisa que não percebi, os valores de que se fala referem-se ao que um clube tem que pagar a outro para comprar um jogador ou por outro estamos a falar de rescisão unilateral, ficando o jogador com o passe na mão?

Sim só faz jurisprudencia em Portugal.

… rescisão unilateral!

…isto vai dar um cambalacho…