Caso dos Emails: Arquivo de Luís Bernardo

[font=open sans][size=14px]A segunda opção é a que deve andar mais perto da verdade mas ainda assim eu não tenho a certeza se as psts conseguem enviar informações a partir da conta que está configurada. Há algo que nos deve estar a passar ao lado.[/size][/font]

Há uma forma de fazer um teste, para quem tiver tempo e paciência (confesso que não tenho).

Para ter a certeza absoluta, usar 3 computadores.

No computador 1, enviar um mail para uma conta do 2º computador, com pedido de recibo de leitura ativado. O dono da 2ª conta deve ter o computador desligado da internet, ou o outlook fechado.

O computador 2, deve ter o recibo de leitura NÃO desativado (recomendo deixar com “avisar o utilizador”, para não se esquecerem de o voltar a desativar no fim :slight_smile: ). O computador 2 liga a Internet novamente, de forma a receber o mail enviado pelo computador 1. Sincronizar, de forma a receber o mail. Não o ler, obviamente.

No computador 2, extrair o pst.

No computador 3, que tem uma 3ª conta de email diferente das anteriores, colocar o pst no Outlook. Esta conta 3 também deve ter o aviso de leitura NÃO desativado. Abrir o email enviado do computador 1 para o computador 2.

Ver qual o comportamento do computador 3. Duvido que apareça qualquer coisa.

Ver se o computador 1 recebeu alguma coisa. Se recebeu, então está provado que este cenário é realista (embora não garanta 100% que foi o que o funbica fez).

O recibo de leitura nunca é automático e/ou obrigatorio.
Eu por exemplo nunca mando, quero é que se fodam a malt que o pede.
As gajas do RH fazem-no sempre.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Encarem esta situação com se estivessem a mudar de computador. Têm um computador velho que entre outras coisas tem o outlook. Têm um computador novo. Copiam tudo do antigo para o novo. Vão ao novo e configuram a vossa conta para usar o ficheiro pst que copiaram. A partir daí podem usar conta como se estivessem no antigo. Podem por exemplo responder aos mails do guerra! Nada vos impede disso. Mas o endereço de email que envia não é o do guerra, é o vosso! Com os recibos de leitura deve acontecer o mesmo, o outlook sabe que os tem que processar, e faz isso enviando para o que enviou originalmente (por exemplo, o orelhas) mas faz isso usando o VOSSO endereço mail.

Aliás o timing apertado justifica esta solução simples: quando começaram a ser divulgados ao comum dos mortais? Há 2 semanas, nem isso? O pessoal começou a abrir e imediatamente os avisos de leitura a sair e entrar nas caixas dos que enviaram os mails originalmente. Entre perceber o que era aquilo, chamar o técnico, o técnico perceber, reunir os compinchas para perceber o alcance, delinear uma estratégia para atacar, mandar as cartas, e as cartas chegarem pelo correio, passaram pelo menos uns 4 ou 5 dias úteis, uma semana de calendário. Se eles o soubessem mais cedo teriam feito logo a ameaça de forma pública. Mas só o fizeram ante-ontem, depois de as primeiras cartas começarem a chegar.

Eu não tenho conta nenhuma no Outlook, só o instalei para abrir os .pst.

E tenho aqui um Magalhães pronto a disparar. :twisted:

Uma nota que vocês não referem: o recibo de Leitura requer que a pessoa que tem a pst aberta escolha se leu ou não que leu. Eu recebo muitos pedidos de leitura por e-mail. Muita gente clica sim sem ler.

Por omissão o Outlook só envia recibos de leitura com uma acção explícita do utilizador - pelo menos nas últimas versões é assim.

No entanto se usam computadores empresariais pode ser que a vossa organização tenha alterado essa configuração. Eu diria que é pouco provável. Uma organização não deve impor tal coisa aos seus colaboradores, parece-me algo já a roçar invasão do espaço pessoal.

Isto é o normal:

How to Prevent Outlook from Answering Read Receipt Requests

Mas os recibos são enviados a cada leitura?

A partir do momento em que o remetente foi notificado que o mail enviado já foi lido, não faz sentido ser notificado novamente só porque o destinatário resolveu abrir o seu pst noutro PC.

Parece-me uma teoria lançada para encobrir mais uma ilegalidade.

Sim, a cada 1ª leitura de cada mail marcado como não lido. Esse controlo é feito no computador de quem lê, por isso, sim, devem receber dezenas de confirmações do mesmo mail que é lido por dezenas de pessoas que não desliguem essa cena.

O recibo de leitura só mandamos se quisermos mas o recibo se entrega é enviado sem nós nos apercebermos disso.
Basta o remetente pedir.

Só por causa dessa conversa já me deu vontade de os ir sacar… ;D

Na minha empresa era certinho que me metiam um processo disciplinar e só não me faziam a folha de não conseguisse…

O que li em algum lado é que no PST estava um mail na outbox, quando se ligava à net era enviado com a conta configurada nesse pc

Num pst acho que as pastas outbox ficam só de consulta e não mandam emails. Mas… Algo foi de facto.

"Quem está a receber cartas foi porque fez download de um site aparentemente disponibilizado pelo próprio Benfica. Quando se faz a importação dos ficheiros para o Outlook, o programa automaticamente envia um mail para a morada de Pedro Guerra. Qualquer pessoa com conhecimentos podia fazer isso e fazer disparar esse mail sem o Benfica ter responsabilidade. Só que a partir do momento em que envia as cartas, assume que fez isso de forma premeditada para obter os endereços de pessoas que tivessem acedidos aos emails"
- Francisco J. Marques hoje no PortoCanal

Só eu é que acho que isto que ele diz não tem ponta por onde se pegue? Então o slb partilha publicamente os emails onde se pode chegar à conclusão que existe o Polvo vermelho?

Continuo a achar que eles tiveram acesso aos emails devido à programação de resposta automática do Outlook que identificava também as empresas desse emails. Por exemplo: fernandogomes@edp.pt - Eles contactavam a EDP e metiam em causa o funcionário.

Acho que esta teoria do FJM só vai beneficiar os lampiões e vai afastar muito pessoal desta “guerra”, pois acabam por pensar que quem mete os donwloads é o slb! Aliás já se sente que o pessoal parece afastado da pesquisa/divulgação dos podres vermelhos.

Não me quer parecer que seja o carnide a lançar o mercadodebenfica. Este surge no seguimento do tumblr apagado de nome “osemailsdopedroguerra”. Mal apagaram o primeiro, criaram o segundo, quanto a mim num host que mais dificultasse a “censura”. Aliás, virar-me-ia mais para os próprios tripeiros…

Há três coisas que transmitem uma certa suspeição em relação à possibilidade de ter sido o carnide a abrir este último site, mercadodebenficapolvo:

• O símbolo do carnide aparece intacto e com as três estrelas logo no cabeçalho. Os gajos são muito orgulhosos nisto e faria todo o sentido estamparem o seu logo imaculado no topo da página, publicidade é publicidade.
  • o nome do sítio pelas mesmas razões (com o polvo apenas para despistar)
  • o facto do site não ter desaparecido ainda.
    (nesta última penso que eles terão pensado: "para quê apagar este se logo a seguir criam outro e temos que andar a procurá-los?)

E há vários excertos de texto no próprio site que me fazem crer que não foram lampiões a criá-lo. Nunca um lampião escreveria isto (nem para despistar):

• “Existem nos emails suficientes indícios da prática de crimes de corrupção, tráfico de influências, fraude fiscal, entre outros.”
  • “Todos os arquivos presentes nesta plataforma foram declarados malditos e a sua leitura liminarmente proibida, de acordo com a nova “Liste des schädlichen und unerwünschten Schrifttums” do regime nacional-benfiquista.”
  • “Mas não se preocupem, assim ainda vai dar mais prazer assistir à queda do regime nacional-benfiquista.”

Quanto à forma como o carnide acedeu a informações das pessoas que abriram os seus emails, para mim, foi apenas um acaso. Os gajos devem ter acedido às suas contas aquando da divulgação do ficheiro com as passwords e algum deles deve ter visto que as confirmações estavam a chegar às caixas. Pegaram em algumas e fizeram logo cartas, tal era o desespero. Para mim, nada disto foi programado. É como aqueles golos que eles marcam sem saberem como.

Quanto ao Francisco J Marques, ou está a ser tanso, o que duvido um pouco, ou está a tentar encavá-los com mais uns processos em cima ou, pelo menos, com mais uma mancha de serem truculentos com as pessoas para aceder aos seus emails.

Não entendo esta celeuma toda, quando basta desligar o cabo de rede ou a ligação wireless quando estamos a consultar os emails, ou em alternativa instalar uma máquina virtual (Downloads – Oracle VirtualBox ; https://www.youtube.com/watch?v=r1rYoH_XwFc ) desligada da rede internet mas com uma partilha com o nosso disco e… mandar os lampiões fod*r!

O Carnide ser quem divulgou os emails é um tiro no pé. Deixam de ter qualquer piso em tribunal (e já tinham MUITO pouco) e dão carradas de razões a quem acediaram. Não acredito que sejam tão incompetentes.

O MP que investigue o que o benfica fez. Isso é que importa.

Em relação a quem usa outlook (eu, Pst viewer 8 pro), existem tantas alternativas já aqui mencionadas.
Aqui fica mais uma (parar o programa de aceder à internet, com uma simples opção que depois pode ser desactivada):

Aquele site que dizem que é do slb - o tal do mercado - está com novos contratos para download! :slight_smile: Siga!

https://mercadodebenficapolvo.wordpress.com/

Uma vez que o site já foi, menos credibilidade tem a hipótese de terem sido os lamps a criá-lo. E mais! Foram eles a pedir a sua suspensão.