Carta Aberta ao 'Gasoso' do Sr. João Sanches

PARA: Jornal O Jogo
A/C: Sr. João Sanches

(Mensagem enviada por e-mail em 5 de Novembro de 2007)

Certamente, com o artigo publicado em ‘O Jogo’, o Sr. João Sanches estaria a dirigir-se a espaços de internet mais influentes do que este a que pertenço - www.fórumscp.com.

Sendo os fóruns e blogues espaços sem restrições quanto à participação e verificação de cada interveniente, à excepção do bom senso de cada um, iremos sempre assisitir a vários tipos de participação. Uns optarão por participações mais destrutivas e mesmo infantis, outros por participações mais construtrivas e justificadas.

No entanto espanta-me que um jornalista (?) que escreve num jornal diário e publicado em papel, cometa o erro capital dos espaços virtuais que critica tão ferozmente - a crítica das opiniões. Quando este fenómeno se dá, não sabemos se um jornalista o continua a ser, ou se dando a sua opinião sobre opiniões alheias passará à condição imediata de comentador.

No dia em que os jornalistas se começaram a ocupar na simples critica às opiniões de terceiros mal vai o jornalismo, a informação e a sua liberdade, e no limite o nível democrático de uma sociedade.

Por que é que em vez de se criticarem as opiniões alheias, os srs. jornalistas não as vão investigar, e apurando ou não a sua veracidade, em seguida julgarem-na com base nos resultados das suas investigações?

Relativamente ao Sporting e consequentes críticas à actual direcção, partilho a opinião de vários foristas do www.forumscp.com e inclusivamente já as fizémos chegar à respectiva direcção através de e-mail e carta deviadamente identificados. O mais curioso é que, depois do envio, tentei insistentemente junto do Sporting saber qual o destino das nossas opiniões dúvidas e sugestões. A resposta, depois de longa insistência, nunca chegou.

Para vossa referencia fica o link do texto que na altura se referia à, inqualificável (com justificação em anexo), promoção do Sr. Pedro Afra, na estrutura empresarial do Sporting.
http://www.forumscp.com/index.php?topic=6956.msg189285#msg189285

Acabo com a sugestão de trabalho jornalístico de investigação, sério e profundo, sobre alguns dos temas que me preocupam individualmente e estou seguro que a um número considerável de foristas do espaço a que pertenço:

  1. Negócio imobiliário do património não desportivo do SCP. Ganhou a proposta mais alta?
  2. Custos da estrutura directiva do Sporting e respectivos beneficios
  3. Critério de recrutamento de altos quadros da estrutura empresarial Sporting e o seu desempenho e respectivos resultados (vendas de Gamebox, angariação de novos sócios, receitas de publicidade etc)
  4. Ligações entre direcção do SCP, nomeadamente do presidente Filipe Soares Franco, e a direcção do BES.
  5. Política de contratações. Sendo que a do último ano é a melhor de há longos anos, faça-se um balanço dos jogadores contratados versus a sua rentabilização, quer em vendas, quer em rendimento desportivo. Por favor, não cometer a desonestidade intlectual de considerar jogadores vindos da formação cuja contratação não se deveu aos senhores responsáveis pelas contratações do plantel principal (Sr. Carlos Freitas).

Mais que publicar esta carta, faria um favor em nome da clarificação, da credibilização jornalística e da Verdade se realmente investigasse algum destes temas que agora refiro.

Talvez se tivéssemos assistido a jornalismo de investigação sério e dedicado, não chegássemos ao ponto de ‘Apitos dourados’ ou da maior fraude empresarial como a que assistimos à formação da SAD do SLB, e outros que tais. Ou talvez sejam esses processos consequência, também, do silenciamento jornalístico, de forma consciente ou inconsciente.

Frederico Abreu
B.I. 10284056
(participante no forumscp.com sob o pseudónimo ‘frede’)

P.S.: Deixo link deste texto, caso exista algum forista a querer subscrever ou acrescentar algo sobre este assunto.

Quem me dera escrever assim e ter coragem para o fazer.

Parabéns pela iniciativa.

Tens alguns pontos em que te dou razão…

Mas tb te digo que o visado João Sanches é um excelente jornalista.

E um bom jornalista e costumo sempre ler o que ele escreve
e nunca fiquei desapontada com o que ele escreve acerca do Sporting.
Nesse jornal acho que e o unico que fala sempre do Sporting com justica.

É bom jornalista? Óptimo!

Quer dizer que vamos ter investigação séria para breve!

Frede,

fiquei curioso sobre o texto do jornalista que te levou a escrever essa carta. Podes mete-lo aqui (ou o link)?

thanks! :wink:

Caro Zed,
O link é: http://www.ojogo.pt/23-255/artigo668193.asp

É o que esta subjacente ao tópico ‘Carlos Freitas, a imprensa e a internet’

Obrigado,

entretanto, já lá tinha chegado… É o que dá ler os tópicos pela ordem inversa… ;D

O problema dos jornalistas e jornais tradicionais é que já perceberam que a internet veio abrir uma nova fonte de concorrência. Concorrência essa que chega a muito mais potenciais «clientes» e, no caso de foruns (como este), têm a vantagem de participarem pessoas com os mais variados conhecimentos e interesses, que um jornal tradicional nunca conseguirá reunir.

Alguem duvida que existem aqui pessoas que percebe mmuito mais da formação do Sporting do que os jornalistas de um qualquer «molho de folhas pra sujar as mãos»? Das suas modalidades amadoras?

Tambem alguem duvida que, mesmo sabendo de algumas situações e podres (vide Apito dourado), os jornais tradicionais o tentem esconder e até negar? Espaços como este servem pra discutir e aclarar estas situações, mesmo que a verdade não fique escarrapachada com todos os factos, fica à interpretação de cada um, e, principalmente, fica afastada a censura. Ninguem aqui vive do Sporting.

Espaços como este forum e alguns bolgs mostram o futuro da informação. É claro que existem foruns bons e maus, blogs bons, assim-assim e péssimos, mas sao os leitores/posters que «decidem» quais são os que valem a pena, e quais os que não interessam.

Cumprimentos

Hugo Sousa

Afinal o que ele respondeu ?