Carlos Silva

Nome: Carlos Manuel Duarte da Silva
Nascimento: 15 de Maio de 1951
Naturalidade: Lisboa
Posição: Guarda-redes

Carlos Silva é considerado um dos maiores guarda-redes do Andebol nacional.
A sua ligação ao Sporting Clube de Portugal é de longa duração já que a antiga sede da Rua do Passadiço ficava próxima da sua residência e desde cedo a frequentou na companhia dos seus pais, até ingressar na ginástica leonina com apenas 3 anos de idade. Foi na condição de praticante de ginástica que participou na inauguração do Estádio José Alvalade, onde teve a oportunidade de ser fotografado ao colo do guardião leonino Carlos Gomes.
Tentou ingressar nos juvenis do andebol leonino, mas os dirigentes da altura indicaram que aquele escalão estaria reservado para familiares de dirigentes do clube. Não desiste de praticar a modalidade e ingressa no popular Encarnação. Passado um ano, recebe um convite para ingressar no Sporting, mas o seu pai não autoriza a transferência face ao tratamento dado no ano anterior.
Acabaria por ingressar no Sporting Clube de Portugal na época 1969/70, para o escalão de juniores, para na época seguinte (1970-1971) integrar pela primeira vez o escalão senior. Nos primeiros tempos de Leão ao peito, a baliza era disputada com atletas como José Anaia, Victor Góis e com o ecléctico Bessone Basto, participando em 3 conquistas na série do famoso “pentacampeonato”.

Com a retirada de Bessone Basto, Carlos Silva assumiu-se como seu sucessor na baliza leonina e lançou-se para uma carreira de sucesso. Apesar da sua envergadura física deixar algumas dúvidas, o guardião apresentava diversos recursos técnicos e excelentes reflexos no seu posto que lhe permitiram uma das mais longas carreiras no Andebol português, entre 1967 e 1992. Em entrevista ao Jornal Record, assumiu que desde jovem se habituou a jogar sempre à baliza.
Representou a Selecção Nacional “A” em 96 ocasiões e fez parte da equipa que conquistou o Campeonato Mundial “C”, disputado em Lisboa em 1976.
Na época de 1976/77, representou o rival do Sporting devido a divergências com a secção do Andebol leonino, que angariavam funções profissionais em bancos e empresas para diversos atletas e Carlos nunca era “contemplado”. Inicialmente, pretendia ingressar no Encarnação ou Campo de Ourique, mas em ano de Mundial realizado em Lisboa, os directores da Federação pressionaram Carlos Silva a rumar ao SL Benfica. No entanto, ao serviço do SL Benfica, Carlos Silva recusou-se a ostentar o emblema dos encarnados. Na época seguinte, representa o então campeão nacional, Belenenses, a convite dos seus amigos Luís Hernâni e José Manuel Reinaldo.

Depois de duas épocas nos clubes lisboetas, regressaria a Alvalade em 1978, onde permanece por 12 épocas, conquistando mais 3 campeonatos logo nas primeiras épocas deste regresso. Acabaria por alcançar o estatuto capitão de equipa após a saída de Manuel Brito para o GD TAP, em 1984, capitaniando a equipa na conquista de um título nacional e duas Taças de Portugal.
Em 1983 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta de Alta Competição.
Em 1990, o seleccionador nacional Mircea Costache convida-o para técnico-adjunto, com a responsabilidade de treino de guarda-redes, porém este convite acabaria vetado por parte de quem dirigia os rumos da Federação.
Em 1990/91 realiza a sua última época ao serviço do Sporting, clube pelo qual conquistou 8 Campeonatos Nacionais e 6 Taças de Portugal. Antes de terminar a carreira, representa ainda o GD TAP.
A sua ligação ao Andebol manteve-se ao formar dupla com o seu amigo Luís Hernâni. Em 1994/95, lideram a equipa do Almada ao título no Nacional da II Divisão para, na época seguinte, assumirem a liderança técnica no Sporting, dedicando-se principalmente à componente de guarda-redes, apoiando Carlos Ferreira em diversos momentos de recuperação de intervenções cirúrgicas.
Permanece enquanto técnico-adjunto até 1997/98, quando Manuel Brito voltou ao papel de treinador principal.
Teria ainda mais uma passagem pelo andebol nacional em 2002, adjuvando José Luís Ferreira no comando técnico do Olivais e Moscavide, após a saída de Ângelo Pintado.
Entrevistado pelo Jornal Sporting em 2005, explica que para si, o Sporting representava um “Amor de Perdição”, que nascera sportinguista e que assim haveria de falecer.

Fonte: WikiSporting

Só um pequeno pormenor: o Carlos Silva referiu no passado Domingo no encontro dos Núcleos do Distrito de Coimbra que foi dispensado do Sporting, na altura dos juvenis por ser considerado ‘gordo’.

Referiu também que tem andado magoado com o Sporting desde que saiu. Não foram uma nem duas vezes que foi mal tratado pelo clube. Aliás, pergunto-me como é possível hoje em dia que um desportista que esteve ligado ao Sporting um número infindável de anos, 21 épocas como guarda-redes de andebol, pode ser um nome perfeitamente ignorado por uma maioria completamente esmagadora de Sportinguistas. Eu próprio não sabia quem era. Mas a culpa não é dos Sportinguistas mais jovens como eu…

Um símbolo do SPORTING! A nível de títulos, acredito que seja um dos que tem mais, em termos de carreira feita no SPORTING. Tempos áureos do SPORTING eclético e, principalmente, do Andebol Leonino! (um pouco à semelhança do que é o Futsal agora)

Um dos meus ídolos de infância! Eu “fui” Carlos Silva, Damas, Ramalhete…todos os GR que jogavam no SPORTING, eu adotava os nomes, nas minhas jogatanas (sim, era um dos condenados a ir para a baliza)…

Tive o prazer de o conhecer num torneio em Ílhavo, a meio da década de 80, quando ele fazia parte de uma equipa que tantas alegrias nos deu… Lembro-me perfeitamente dele, do Pires, do Manuel Brito, do Luzia e, principalmente, do Luis Hernâni (pelo espaço que ocupava!)… Foi uma paródia, com eles… Ainda era bem miúdo, mas como eles eram jogadores do meu SPORTING, não poderia esquecer esses momentos.
Carlos Silva foi um ícone do andebol e das balizas portuguesas (para mim, ele e Santa Bárbara).

Fico feliz por saber que está bem, triste por ser (mais) um nome “desprezado” estes anos todos.

Ainda hoje é o jogador Português com mais internacionalizações. Ele tem 96. O segundo ainda está em actividade e tem 94. É notável que ainda não tenha sido ultrapassado 20 anos depois.

Bem merecido este lugar no Orgulho Leonino
O “gordo” como o adepto comum se referia a ele, defendia de caraças
Grande Capitao também

SL

O maior das balizas!

:arrow: :arrow:

Tive prazer de o conhecer pessoalmente quando eu ainda era Iniciado e o Almada fez essa campanha brutal na II Divisão.
Um dos Grandes sem dúvida alguma.

Já tinha ouvido o meu pai falar dele. Vi-o pela primeira vez há não muito tempo, quando a RTP Memória transmitiu a Supertaça entre nós e o Benfica, disputada no campo onde presentemente joga a nossa equipa de futsal. O homem fez um jogo brutal: defendeu praticamente tudo. E no fim ainda festejou como o comum adepto. Fiquei de tal forma maravilhado com ele que vim ao Fórum confidenciá-lo. Não demorou muito até que alguém viesse logo identificar, não só o jogador, como a final.

Conheci-o na semana passada e fiquei maravilhado. Talvez por ter alguns anti-corpos com alguns ‘monstros sagrados’ do Sportinguismo, que não são em nada mais do que o Carlos sempre foi, que muita gente o ignora. Procurei pelo tópico dele para escrever toda a admiração que senti pelo Carlos desde o primeiro minuto em que interagi com ele. Fiquei triste quando vi que ainda não tinha tópico aqui. Decidi então abrir este. Espero que no futuro o Sporting dê ao Carlos o destaque que sempre mereceu e que, daqui para a frente, todo e qualquer Sportinguista saibam pelo menos quem ele foi e quem ele é.

Viva,

é verdade… confirmo, também tive o grande prazer de o conhecer recentemente e é mesmo um grande senhor mesmo fora de campo. É um grande sportinguista e com alguma mágoa pela forma como foi tratado, no entanto nunca nestes anos todos pelo respeito e amor ao SCP instituição nunca deu uma entrevista ou declaração oficial à imprensa sobre o assunto.

Eu lembro-me dele como jogador, era uma instituição dentro do SCP… tenho pena e ás vezes “vergonha alheia” de como o clube trata antigas glórias independentemente da modalidade. Saiu (dispensado) com desejo de terminar carreira no SCP, foi dispensado e o unico clube que lhe prestou uma homenagem foi o TAP… desde aí nada por parte do SCP. É de lamentar… mas tenho fezada que algum dia se possa fazer uma justa homenagem ao Carlos em particular e a todos os como o Carlos têm sido esquecidos. Pelo menos estou a fazer por isso :slight_smile:

SL

MD

O “gordo”, tem o nome no passeio de fama e esqueceram - se de o convidar para a inauguração do João Rocha. É estas coisas que ainda acontecem neste Sporting atual, com o trabalho dantesco que a direcção tem vindo a fazer em prol das modalidades, sinceramente que não dá para entender, mas isto sou eu.
Pode ser que ainda vão a tempo de repor alguma justiça.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

é Verdade… completamente de acordo, é incompreensivel, também espero e gostaria de ver reposta a justiça assim como prestada a devida homenagem

E até podia partir daqui. O que dizem? Será que a malta alinhava numa reposição da justiça com uma homenagem aos ‘Carlos’ Todos? Bastava a direcção ‘emprestar-nos’ o João Rocha por um dia e, com uma dúzia de pessoas, levávamos isso em frente…

Eu alinho! :slight_smile: inclusivé já tinha feito algumas abordagens informais para perceber por onde podia ir…