Carlos Saleiro

Lembro-me de há uns anos atrás (talvez em 2003) de ver o Campeonato do Mundo de sub-17 na Finlândia, onde Portugal marcou presença, chegando aos quartos de final onde perdeu forte e feio com a Espanha 5-2 (lembre-se… neste torneio cometer a proeza de estar a vencer os Camarões ao intervalo por 4-0 e acabar os 90 minutos com um 5-5).

Neste torneio além dos 3 destaques (Vieirinha, Bruno Gama e Manuel Curto - que a par do Césc Fabregas foi o melhor marcador da competição com 5 golos), notei a presença de um avançado possante, boa coordenação física e com destreza no ataque à baliza. Era ele Carlos Saleiro.

Fiquei a saber que naquela altura ele era das camadas jovens do Sporting e “prometia bastante” (segundo o comentador da EuroSport).

3 anos passaram e ao que parece já tem 20 anos e vai fazer a segunda época ao serviço do Olivais e Moscavide por empréstimo.

Já vi que há aqui gente que acompanha pormenorizademente cada passo do que acontece na Academia de Alcochete, portanto gostaria de saber os motivos que levaram Saleiro a não singrar, perdendo o próprio lugar nos jovens para outros jogadores. Ou até se ele tinha mesmo qualidade para algum dia chegar a vestir a camisola principal do nosso clube.

:slight_smile:

O Saleiro teve de facto esse percurso. Era um jogador que mostrava muitas qualidades nos sub-17. Mas já se sabe que uns evoluem sempre mais do que outros devido a um sem fim de factores. O outro avançado, o Manuel Curto, que dava muito nas vistas na altura, por exemplo, rescindiu com o Benfica sem nunca ter chegado à equipa principal, devido às apagadas épocas que fez nos juniores e na equipa B desse clube. Semelhante coisa se passou com o Márcio Sousa do Porto que nessa altura se destacava na selecção sub-17. O contrário sucedeu com o João Moutinho que se tornou muito melhor do que era na altura.

Essas coisas são muito subjectivas porque se lida com pessoas e que ainda por cima são muito jovens. Por isso é sempre difícil prever o que acontece. O Saleiro (juntamente com o Miguel Veloso, João Moutinho e Yannick Djaló) esteve em 2004/05 na pré-época do Sporting com o José Peseiro. Na altura mostrou alguns bons pormenores, mas não mais que isso. Dos 4 juniores presentes na pré-época ele foi talvez o mais discreto na altura. Na sua evolução também o foi, porque os outros 3 já estão na equipa principal.

O Saleiro nessa época de 2004/05, depois da pré-época regressou ao juniores na altura orientados pelo Paulo Bento, e foi campeão nacional e o melhor marcador com 25 golos, apesar de ter estado lesionado no final dessa época. Nada mau.

No ano passado foi emprestado ao Olivais e Moscavide e teve uma grave lesão que o impediu de jogar durante muitos meses. Depois quando recuperou para além de demorar algum tempo a voltar à boa forma, também não conseguiu agarrar lugar na equipa acabando por jogar apenas em dois jogos. Este ano o treinador do O. Moscavide, Rui Dias, quis que ele continuasse no clube. E vai ser bom para ele estar num clube da Liga de Honra. Aqui vai ter que mostrar se tem ou não estaleca para andar ao mais alto nível. Deverá ser um ano decisivo para ele. A continuidade da sua ligação ao Sporting deverá depender muito desta época. A ver vamos…

Vi o Saleiro no Europeu de Sub-17 e fiquei esperançado com o seu potencial. Do Mundial da Finlândia já mal me lembro. Ao vivo, creio que só o vi um par de vezes mas aí não fiquei nada impressionado. Em termos de pontas de lança formados no SCP, Diogo Tavares está muitos degraus acima (infelizmente é carta fora do baralho) e este ano teremos o Ricardo Nogueira a mostrar o que vale.

Saleiro terá que fazer uma temporada muito boa para provar que ainda podemos contar com ele.

Obrigado desde já a vocês pelas explicações. Sim, de facto na maioria das vezes é arriscado demais prever um futuro auspicioso quando um jogador tem apenas 17 anos e para atingir uma certa estaleca necessita de alguns “achievements”. O Saleiro tem qualidade, parece inegável. Resta mesmo saber se conseguirá alguma vez chegar ao tal patamar, mas essas recentes lesões não ajudam em nada.

Acompanhei Saleiro desde os juvenis e nunca lhe reconheci a qualidade que (alguns) lhe atribuíam. Simplesmente, naquela altura e entre jovens da mesma idade, a pior pecha dele, falta de agressividade e empenho, não se evidenciava tanto como agora. À medida que foi mudando para escalões superiores este defeito agudizou-se. Não se pode dizer que seja tosco mas é de uma lentidão exasperante na execução e dá-se facilmente à marcação.
Na atitude dentro de campo é muito parecido com o pior Deivid que temos visto. Portanto, penso que devemos passar à frente…

Acompanhei Saleiro desde os juvenis e nunca lhe reconheci a qualidade que (alguns) lhe atribuíam. Simplesmente, naquela altura e entre jovens da mesma idade, a pior pecha dele, falta de agressividade e empenho, não se evidenciava tanto como agora. À medida que foi mudando para escalões superiores este defeito agudizou-se. Não se pode dizer que seja tosco mas é de uma lentidão exasperante na execução e dá-se facilmente à marcação. Na atitude dentro de campo é muito parecido com o pior Deivid que temos visto. Portanto, penso que devemos passar à frente...

Pois, dos poucos jogos que vi também, sou da mesma opinião.

Este jogdor tinha todas as condições para ser um bom ponta de lança.do tipo de um Joao Tomás mais do que isso não(muito provavelmente nem isso).Para além da falta de vontade que as vezes mostra teve o azar de não ter sido tratado como deve ser a nivel fisico,tendo ido para o Moscavide com um grave problema no joelho.Foi operado e recuperou para o fim da epoca onde foi ás vezes utilizado.O treinador (Luis Dias se não me engano)fez força para ficar com ele,vamos ver se vai ser aposta,porque por lá também não ha muito melhor.Pelo menos o jogo com o Estoril quero ir lá ver.

Acompanhei Saleiro desde os juvenis e nunca lhe reconheci a qualidade que (alguns) lhe atribuíam. Simplesmente, naquela altura e entre jovens da mesma idade, a pior pecha dele, falta de agressividade e empenho, não se evidenciava tanto como agora. À medida que foi mudando para escalões superiores este defeito agudizou-se. Não se pode dizer que seja tosco mas é de uma lentidão exasperante na execução e dá-se facilmente à marcação. Na atitude dentro de campo é muito parecido com o pior Deivid que temos visto. Portanto, penso que devemos passar à frente...

Pois, dos poucos jogos que vi também, sou da mesma opinião.

Espero que estejam enganados, porque se assim não for estaremos em presença de mais um jogador… para esquecer :!: :cry:

Estou absolutamente de acordo com a opinião do Jubaverde, uma vez que também já vi o Carlos Saleiro a jogar e fiquei exactamente com a mesma impressão do atleta. Tens bons pormenores e não é tosco, mas revela muita falta de entrega e capacidade de choque, tornando-se presa fácil para os adversários. Chega a ser desesperante vê-lo jogar, dada a lentidão e falta de empenho, fazendo realmente lembrar o Deivid e, infelizmente, também o Tomané é do mesmo género. :? Por estas razões, não dou muito por nenhum dos dois no futebol de alta competição, espero estar enganada mas receio que não… :roll:

É uma pena de facto. Eu fiquei com boa impressão dele no mundial de sub-17, apesar de Portugal ter apresentado um 4-3-3 típico dos últimos tempos (salvo erro), com o Saleiro a fazer de Pauleta. Lembro-me de ele se dar bastante à marcação mas pensei que isso fosse culpa do esquema táctico e que com um avançado a complementar pudesse fazer mossa. Pelos vistos não evoluiu muito e as tais lesões só complicaram o processo.

É uma pena de facto. Eu fiquei com boa impressão dele no mundial de sub-17, apesar de Portugal ter apresentado um 4-3-3 típico dos últimos tempos (salvo erro), com o Saleiro a fazer de Pauleta. Lembro-me de ele se dar bastante à marcação mas pensei que isso fosse culpa do esquema táctico e que com um avançado a complementar pudesse fazer mossa. Pelos vistos não evoluiu muito e as tais lesões só complicaram o processo.

Não evoluiu muito, e as lesões só complicaram nestes ultimos anos. Oxalá ele queira, que talvez ainda vá a tempo… Para bem dele, e do Sporting :!:

Acompanhei Saleiro desde os juvenis e nunca lhe reconheci a qualidade que (alguns) lhe atribuíam. Simplesmente, naquela altura e entre jovens da mesma idade, a pior pecha dele, falta de agressividade e empenho, não se evidenciava tanto como agora. À medida que foi mudando para escalões superiores este defeito agudizou-se. Não se pode dizer que seja tosco mas é de uma lentidão exasperante na execução e dá-se facilmente à marcação. Na atitude dentro de campo é muito parecido com o pior Deivid que temos visto. Portanto, penso que devemos passar à frente...

Concordo plenamente. Tem cultura táctica mas gosta muito de ficar na “mama” á espera, não sabe romper em força quando tem a bola e não pressiona o transportador da bola, tem falta de agressividade, demonstra falta de força fisica e coragem entre os centrais que o “comem” sem ter que suar muito.
É um jogador frio e que sabe finalizar sem dar muitos toques e sem ter que jogar de cabeça levantada para saber onde está a baliza mas falta-lhe força fisica e “tomates”.

Pode ter sido goleador pelos Juniores em 04/05 mas ao contrário do Diogo Tavares faltam-lhe ferramenteas fisicas para duplicar esses feitos contra homems adultos, um bocado á semelhança do Hélio Roque que também marcava golos que se fartava e agora só mete golos na baliza da Sara Kostov.

http://img101.imageshack.us/img101/3595/hliorocksanteirozi5.jpg

Tanto o Saleiro como o Hélio Roque são uns lingrinhas escanzelados que contra adultos não marcam golos.

www.lusofootball.blogspot.com/2006/07/young-matadores-who-went-away.html

www.lusofootball.blogspot.com

André

Enquanto o Sporting da oportunidades a cepos como o pinilla,kutuzov e outros avancados duvidosos que ja passaram por ca deviam ter feito o mesmo com o saleiro que e um grande sportinguista…se ele realmente nao rendesse nada tinha de sair ,tal como aconteceu ao pinilla e outras “estrelas”.Nao acredito que o Saleiro fizesse pior figura que pinilla,Nalitzis ouKutuzov o fizeram…

Enquanto o Sporting da oportunidades a cepos como o pinilla,kutuzov e outros avancados duvidosos que ja passaram por ca deviam ter feito o mesmo com o saleiro que e um grande sportinguista....se ele realmente nao rendesse nada tinha de sair ,tal como aconteceu ao pinilla e outras "estrelas".Nao acredito que o Saleiro fizesse pior figura que pinilla,Nalitzis ouKutuzov o fizeram...

Estou a confundir ou o Saleiro já fez 1 ou 2 jogos há 2 épocas atrás, tendo sido confirmado aquilo que se diz aqui: amorfo, lento, pouco lutador, enfim, dificilmente terá lugar nalguma das divisões profissionais.

Enquanto o Sporting da oportunidades a cepos como o pinilla,kutuzov e outros avancados duvidosos que ja passaram por ca deviam ter feito o mesmo com o saleiro que e um grande sportinguista....se ele realmente nao rendesse nada tinha de sair ,tal como aconteceu ao pinilla e outras "estrelas".Nao acredito que o Saleiro fizesse pior figura que pinilla,Nalitzis ouKutuzov o fizeram...

Estou a confundir ou o Saleiro já fez 1 ou 2 jogos há 2 épocas atrás, tendo sido confirmado aquilo que se diz aqui: amorfo, lento, pouco lutador, enfim, dificilmente terá lugar nalguma das divisões profissionais.


Jogou num jogo da pre epoca contra uma equipa inglesa e ate nem jogou tao mal como se diz por aqui…

Não era assim tão mau jogador. Lembro-me de ver um treino dele pela Selecção A e até marcou dois golos vencendo a sua equipa por 2-1.
De então para cá acho que teve um grande lesão que infelizmente parece que é uma lesão crónica e que tem dificultado a sua evolução e afirmação no futebol.

No jogo amigável que o Olivais e Moscavide fez com o Setúbal, Saleiro marcou um golo. Pode ser que esta época consiga afirmar-se no Olivais e Moscavide e mostrar se vale a pena ou não, o Sporting, investir nele.

No jogo amigável que o Olivais e Moscavide fez com o Setúbal, Saleiro marcou um golo. Pode ser que esta época consiga afirmar-se no Olivais e Moscavide e mostrar se vale a pena ou não, o Sporting, investir nele.

Esperemos que tudo lhe corra muito bem esta época, e que no inicio da próxima as portas da Academia estejam abertas para ele :!:

[b]Saleiro sem acordo CONVERSA INCONCLUSIVA COM PEDRO BARBOSA[/b]

Sporting e Carlos Saleiro (que está cedido ao Fátima) ainda não chegaram a acordo com vista à renovação do contrato do avançado que termina em Junho.

“Já houve aproximação do clube ao jogador, mas a diferença ainda é acentuada”, admitiu a Record o empresário de Saleiro, António Teixeira.

[url]http://www.record.pt/noticia.asp?id=776566&idCanal=24[/url]

mais um que vai ser dispensado pq ja deve querer um ordenado de estrela quando ainda nao provou nada :cartao: