Saleiro tem proposta de 4 anos para renovar
Começou jovem, muito jovem a tentar a sorte no futebol. Tinha apenas sete anos quando a primeira tentativa de envergar a camisola do leão saiu furada. Não desistiu, um ano mais tarde voltou a Alvalade e foi sob a orientação de César Nascimento que começou a dar os primeiros passos como futebolista. Hoje tem em mãos uma proposta para renovar o contrato com o clube de Alvalade por mais quatro temporadas, sendo inclusive, como O JOGO havia adiantando, uma forte hipótese para integrar o estágio de pré-temporada do Sporting.
“Ainda não sei se vou integrar o estágio com a equipa do Sporting, mas é verdade que tenho uma proposta de quatro anos para renovar o contrato”, afirmou a O JOGO, explicando de imediato a forma como o processo se tem desenrolado. “Recebi uma chamada do director-desportivo Pedro Barbosa, há cerca de mês e meio, a manifestar interesse em renovar o contrato. Tem havido negociações e espero que haja uma reunião quando acabar o Torneio de Toulon para resolver o assunto”, explicou, asseverando: “O acordo será fácil, está bem encaminhado e quero continuar no Sporting.”
Carlos Saleiro ou “Salas”, como é conhecido entre os amigos, garante que o técnico Paulo Bento – que o orientou na ultima época de juniores - ainda não falou consigo, no entanto diz que existe um “bom conhecimento mútuo” e que o actual técnico leonino foi “muito importante” na sua formação como “atleta e homem”.
“Aprendi no Olivais”
Na última temporada Saleiro representou o Olivais e Moscavide, clube ao qual agradece ter contribuído para o seu crescimento. “Apesar de desportivamente a época ter acabado mal, aprendi muito lá. Principalmente com os jogadores mais velhos, como o Serginho, Luís Dias, Nuno Abreu e Nené, tal como com o técnico Rui Dias. Foi um bom clube para evoluir”, confessa o jovem que sempre sonhou tornar-se num avançado e que tem a particularidade de ser o primeiro bebé proveta nascido em Portugal.
Ambição
“Sporting é um sonho”
Desde que se conhece Saleiro é sportinguista dos sete costados e nem nos momentos de lazer esquece o clube. “Adoro jogar Football Manager (FM) e comando sempre o Sporting. Pena é que não posso colocar o Saleiro a titular, é mais fraco do que na vida real. Espero ser melhor do que no FM [risos]. Na Playstation é que tenho de jogar com outras equipas”, atira, garantindo que a “equipa de sonho em Portugal é o Sporting” e que a nível internacional nutre especial admiração pelo campeonato espanhol, em especial o Real Madrid.
“Estou contente pelo Nani, é um exemplo”
No seu último ano de júnior no Sporting, Carlos Saleiro teve como colegas de equipa algumas das figuras proeminentes da actual equipa principal, casos de João Moutinho, Miguel Veloso e Yannick Djaló, “amigos” que, garante, gostaria de reencontrar. “Gostaria de voltar a jogar com eles. Na altura era o ponta-de-lança. O Miguel Veloso era central ou médio-defensivo, o João Moutinho e o Nani eram médios e o Yannick Djaló era extremo”, referiu confessando que era um “sonho” fazer dupla com Liedson ou Djaló. E quanto à transferência de Nani para o Manchester United afirma: “Estou muito contente por ele. Tive oportunidade de jogar com ele. É um grande jogador, um exemplo. Merece.”
O goleador de Paulo Bento
Saleiro não esquece a temporada 2004/05, tal como o técnico Paulo Bento, ou não tivesse sido essa uma época de conquistas, em que o avançado, então nos juniores leoninos, marcou 25 golos. Nessa equipa, Saleiro actuava como homem mais avançado no esquema de 4x3x3, habitualmente usado por Paulo Bento que viria a vencer o seu primeiro título no ano de estreia como técnico principal.
O passado de Saleiro, no Sporting, está invariavelmente marcado por golos. No total, desde que enverga o leão ao peito, o jovem avançado já marcou mais de 300 golos e tem uma média, desde o escalão de Escolas até aos Juniores, de 35 golos por época, tendo ainda na memória a temporada em alcançou…86 golos. “Era escolinha na altura e recordo-me que marquei 86 golos, incluindo todos os torneios. Lembro-me que apontava todos os golos num papel e tenho a certeza que não houve falhas na contagem”, regozijou.