Carlos Saleiro - Entrevista a "O Jogo"

Saleiro tem proposta de 4 anos para renovar

Começou jovem, muito jovem a tentar a sorte no futebol. Tinha apenas sete anos quando a primeira tentativa de envergar a camisola do leão saiu furada. Não desistiu, um ano mais tarde voltou a Alvalade e foi sob a orientação de César Nascimento que começou a dar os primeiros passos como futebolista. Hoje tem em mãos uma proposta para renovar o contrato com o clube de Alvalade por mais quatro temporadas, sendo inclusive, como O JOGO havia adiantando, uma forte hipótese para integrar o estágio de pré-temporada do Sporting.

“Ainda não sei se vou integrar o estágio com a equipa do Sporting, mas é verdade que tenho uma proposta de quatro anos para renovar o contrato”, afirmou a O JOGO, explicando de imediato a forma como o processo se tem desenrolado. “Recebi uma chamada do director-desportivo Pedro Barbosa, há cerca de mês e meio, a manifestar interesse em renovar o contrato. Tem havido negociações e espero que haja uma reunião quando acabar o Torneio de Toulon para resolver o assunto”, explicou, asseverando: “O acordo será fácil, está bem encaminhado e quero continuar no Sporting.”

Carlos Saleiro ou “Salas”, como é conhecido entre os amigos, garante que o técnico Paulo Bento – que o orientou na ultima época de juniores - ainda não falou consigo, no entanto diz que existe um “bom conhecimento mútuo” e que o actual técnico leonino foi “muito importante” na sua formação como “atleta e homem”.

“Aprendi no Olivais”

Na última temporada Saleiro representou o Olivais e Moscavide, clube ao qual agradece ter contribuído para o seu crescimento. “Apesar de desportivamente a época ter acabado mal, aprendi muito lá. Principalmente com os jogadores mais velhos, como o Serginho, Luís Dias, Nuno Abreu e Nené, tal como com o técnico Rui Dias. Foi um bom clube para evoluir”, confessa o jovem que sempre sonhou tornar-se num avançado e que tem a particularidade de ser o primeiro bebé proveta nascido em Portugal.

Ambição
“Sporting é um sonho”

Desde que se conhece Saleiro é sportinguista dos sete costados e nem nos momentos de lazer esquece o clube. “Adoro jogar Football Manager (FM) e comando sempre o Sporting. Pena é que não posso colocar o Saleiro a titular, é mais fraco do que na vida real. Espero ser melhor do que no FM [risos]. Na Playstation é que tenho de jogar com outras equipas”, atira, garantindo que a “equipa de sonho em Portugal é o Sporting” e que a nível internacional nutre especial admiração pelo campeonato espanhol, em especial o Real Madrid.

“Estou contente pelo Nani, é um exemplo”

No seu último ano de júnior no Sporting, Carlos Saleiro teve como colegas de equipa algumas das figuras proeminentes da actual equipa principal, casos de João Moutinho, Miguel Veloso e Yannick Djaló, “amigos” que, garante, gostaria de reencontrar. “Gostaria de voltar a jogar com eles. Na altura era o ponta-de-lança. O Miguel Veloso era central ou médio-defensivo, o João Moutinho e o Nani eram médios e o Yannick Djaló era extremo”, referiu confessando que era um “sonho” fazer dupla com Liedson ou Djaló. E quanto à transferência de Nani para o Manchester United afirma: “Estou muito contente por ele. Tive oportunidade de jogar com ele. É um grande jogador, um exemplo. Merece.”

O goleador de Paulo Bento

Saleiro não esquece a temporada 2004/05, tal como o técnico Paulo Bento, ou não tivesse sido essa uma época de conquistas, em que o avançado, então nos juniores leoninos, marcou 25 golos. Nessa equipa, Saleiro actuava como homem mais avançado no esquema de 4x3x3, habitualmente usado por Paulo Bento que viria a vencer o seu primeiro título no ano de estreia como técnico principal.

O passado de Saleiro, no Sporting, está invariavelmente marcado por golos. No total, desde que enverga o leão ao peito, o jovem avançado já marcou mais de 300 golos e tem uma média, desde o escalão de Escolas até aos Juniores, de 35 golos por época, tendo ainda na memória a temporada em alcançou…86 golos. “Era escolinha na altura e recordo-me que marquei 86 golos, incluindo todos os torneios. Lembro-me que apontava todos os golos num papel e tenho a certeza que não houve falhas na contagem”, regozijou.

Aqui está um jogador que acho que deveria fazer parte já do plantel principal. Daquilo que me lembro quando o via nas selecções juniores, este é um jogador que remata bem de qualquer posição, segura muito bem a bola o que na altura era importante pois jogava sozinho na frente e conseguia esperar até que alguém lá chegasse. Era sempre muito dificil tirarem-lhe a bola. Na altura lembro-me de um ponto fraco que ele tinha que era fazer pouca pressão alta, mas isso com o tempo e com um jogador ao lado como o levezinho ganha-se naturalmente.

Mas como eu disse, só me lembro dele nas selecções, já que infelizmente (shame on me :evil: :evil: ) não tenho acompanhado in loco as equipas juniores do Sporting. Os membros do fórum que costumam ver os nossos jogos de juniores digam de sua justiça sobre o Saleiro. Se realmente ele poderá revelar-se uma mais valia para o plantel principal.

Caros “irmãos de clube”:

Preferia que o Varela ficasse do que o Saleiro. O 1.º bebé proveta português é mais ponta-de-lança e o Varela mais “avançado” mas é bem melhor e mais experiente.

Digo eu…

Caros "irmãos de clube":

Preferia que o Varela ficasse do que o Saleiro. O 1.º bebé proveta português é mais ponta-de-lança e o Varela mais “avançado” mas é bem melhor e mais experiente.

Digo eu…

Hum say what? :? :lol:

“Sporting é um sonho”??

Politicamente correcto?

Lampião, vai lá para o Real Madrid que esse é que é o teu sonho verdadeiro. :lol: :lol:

Agora fiquei com esta, e caros se esta não tem cabimento a nenhum a vossa tambem não…

Este é sócio do Sporting desde o dia em que nasceu. Quanto a isso não há dúvidas. Quanto à sua qualidade e possibilidade de integrar o plantel principal, já tenho mais dúvidas.

Se Varela nao fica sao 2 vagas. Se era titular com Paulo Bento nos juniores e marcou 25 golos alguma qualidade deve ter. Nao seria a 1ª vez que um jogador “desaparecido” mostrava qualidade

Isso de marcar muitos golos nos júniores não é argumento para integração na equipa principal do Sporting.
Que o digam Diogo Tavares e João Paiva por exemplo. :wink:

A mim também me surpreende esta possibilidade de o Saleiro integrar o plantel principal. No entanto, ao que parece nada está confirmado, até porque o PB já disse que por agora só o Paulo Renato é que vai fazer a pré-época (o que não quer dizer que as coisas não mudem).

Divagando em voz alta, há dois argumentos que podem eventualmente confirmar esta opção:

• PB trabalhou com ele nos juniores, portanto conhece como ninguém o potencial do Saleiro;

• Tendo em conta que a primeira opção, nas especulações dos jornais, era o Varela, e que afinal parece que não vai ser assim (vai para o Recre), talvez PB visse em Varela um jogador com características muito parecidas às do Djaló, preferindo um avançado com outro estilo, mais fixo no ataque. Mas isto também dependerá do nosso próximo “avançado mistério”, que eu já apelidei carinhosamente de “Desconheciderson”. Talvez Saleiro venha para competir com ele (provavelmente como suplente).

Por outro lado, Saleiro vem da Academia e está já há dois anos emprestado; depois de um percurso algo complicado (lesão grave no primeiro ano, segundo ano a jogar bastante mas a marcar pouco) será, de facto, uma aposta arriscada.

Mas eu confio no PB para esta decisão.

"Sporting é um sonho"??

Politicamente correcto?

Lampião, vai lá para o Real Madrid que esse é que é o teu sonho verdadeiro. :lol: :lol:

Agora fiquei com esta, e caros se esta não tem cabimento a nenhum a vossa tambem não…

Por mais que tente não consigo compreender a comparação que fazes entre estas declarações e as do Nani.

Tivesse o Nani dito apenas que “equipa de sonho em Portugal é o Sporting” que eu enfiava a viola no saco e até ficaria surpreendido.

"Sporting é um sonho"??

Politicamente correcto?

Lampião, vai lá para o Real Madrid que esse é que é o teu sonho verdadeiro. Laughing Laughing

Ó Barbosa não estás a ser um bocado infantil ? Gostas do Nani ? Porreiro, agora não o faças um poço de virtudes nem uma bandeira do Sporting, porque nunca foi.

"Sporting é um sonho"??

Politicamente correcto?

Lampião, vai lá para o Real Madrid que esse é que é o teu sonho verdadeiro. Laughing Laughing

Ó Barbosa não estás a ser um bocado infantil ? Gostas do Nani ? Porreiro, agora não o faças um poço de virtudes nem uma bandeira do Sporting, porque nunca foi.

Mas querer fazer passar a mensagem de que foi fdp em relaçâo ao Sporting tb é infantil! :roll:
E é essa a mensagem que alguns estâo a querer fazer passar aqui à força. O Nani nâo é nenhum exemplo do supra sumo Sportinguista mas tb nâo vejo razôes pra estarem a ataca-lo dessa maneira.

"Sporting é um sonho"??

Politicamente correcto?

Mas querer fazer passar a mensagem de que foi fdp em relaçâo ao Sporting tb é infantil! :roll:
E é essa a mensagem que alguns estâo a querer fazer passar aqui à força. O Nani nâo é nenhum exemplo do supra sumo Sportinguista mas tb nâo vejo razôes pra estarem a ataca-lo dessa maneira.

Exacto. :arrow:

O Saleiro a meu ver merece a aposta. Estamos em plena fase de aposta na formação, e o Sporting não costuma promover avançados. O Saleiro pode não ser um super jogador, mas tem um historial notável de goleador nas camadas jovens e merece uma oportunidade. Ainda para mais na posição de Ponta-de-Lança, onde estamos carenciados, e onde um jogador pode resultar simplesmente por ter química com os companheiros na forma como o assistem.

Lembrem-se do Beto Acosta, que tão pouco prometia e até foi gozado…acabou por nos dar um título. Prefiro sinceramente que promovam o Saleiro ao regresso do Varela, que acho que não ia acrescentar nada ao nosso ataque.

O Saleiro a meu ver merece a aposta. Estamos em plena fase de aposta na formação, e o Sporting não costuma promover avançados. O Saleiro pode não ser um super jogador, mas tem um historial notável de goleador nas camadas jovens e merece uma oportunidade. Ainda para mais na posição de Ponta-de-Lança, onde estamos carenciados, e onde um jogador pode resultar simplesmente por ter química com os companheiros na forma como o assistem.

Lembrem-se do Beto Acosta, que tão pouco prometia e até foi gozado…acabou por nos dar um título. Prefiro sinceramente que promovam o Saleiro ao regresso do Varela, que acho que não ia acrescentar nada ao nosso ataque.

Cheira-me que o Saleiro nos séniores do Sporting, em certos jogos nem na bola tocaria. Mas esperemos que eu esteja enganado.

São jogadores diferentes, enquanto que o Saleiro é um jogador de área, o Varela é um avançado móvel de apoio ao ponta de lança, que descai muitas vezes para a linha para tirar cruzamentos.

Eu por acaso gostei muito dos últimos jogos do Varela pelo Setúbal, e achava que ele poderia ser muito útil ao Sporting, mas o seu empresário já confirmou que ele vai para o Huel emprestado por uma época, acho que é uma pena para o Sporting não lhe dar uma oportunidade esta época.

Quanto ao Saleiro digo o que já disse noutros lados, acho estranho que ele venha a integrar o plantel principal, pois embora utilizado com alguma regularidade nunca conseguiu garantir a titularidade absoluta no Olivais e o seu número de golos é muito baixo, mas desejo-lhe as maiores felicidades, a sua sorte será a do Sporting.

São jogadores diferentes, enquanto que o Saleiro é um jogador de área, o Varela é um avançado móvel de apoio ao ponta de lança, que descai muitas vezes para a linha para tirar cruzamentos.

Concerteza que são jogadores muito diferentes, mas a integrarem o plantel do Sporting da época que vem, seria sempre como parte do nosso lote de 4 ou 5 avançados…

Quanto aos poucos golos que o Saleiro marcou, lembro que o futebol duma 2a Liga é muito diferente do da 1a Liga. Há mais bola pelo ar e muita porrada. Por norma qualquer jogador de ataque jovem tem dificuldades em impor-se nas ligas inferiores, precisamente por serem alvos de marcações violentíssimas e por só se jogar no ar.

Vejam o Anderson… cheguei a ler uma entrevista do Domingos (então treinador do Porto B) a dizer que o Anderson era talentoso, mas que estava com muitas dificuldades para se impor nos jogos.

O Saleiro ainda não mostrou o que vale, já o Varela para mim está num patamar parecido com o do Lourenço há uns anos atrás, ele é simplesmente um jogador mediano que está talhado para clubes que lutam talvez pela Europa. Preferia promover o Saleiro e tentar que o Paulo Bento o moldasse

Concerteza que são jogadores muito diferentes, mas a integrarem o plantel do Sporting da época que vem, seria sempre como parte do nosso lote de 4 ou 5 avançados…

Quanto aos poucos golos que o Saleiro marcou, lembro que o futebol duma 2a Liga é muito diferente do da 1a Liga. Há mais bola pelo ar e muita porrada. Por norma qualquer jogador de ataque jovem tem dificuldades em impor-se nas ligas inferiores, precisamente por serem alvos de marcações violentíssimas e por só se jogar no ar.

Vejam o Anderson… cheguei a ler uma entrevista do Domingos (então treinador do Porto B) a dizer que o Anderson era talentoso, mas que estava com muitas dificuldades para se impor nos jogos.

O Saleiro ainda não mostrou o que vale, já o Varela para mim está num patamar parecido com o do Lourenço há uns anos atrás, ele é simplesmente um jogador mediano que está talhado para clubes que lutam talvez pela Europa. Preferia promover o Saleiro e tentar que o Paulo Bento o moldasse

Apesar de achar o Saleiro fraquinho, é pertinente o que dizes.

As primeiras vezes que vi Saleiro jogar foi pela televisão no Euro Sub-17, realizado em Viseu em 2003. Gostei do que vi e até chegou a fazer o gosto ao pé.

Depois só o tornei a ver em 2005, desta vez in loco, em dois jogos da fase final do campeonato de juniores, que acabámos por conquistar. Achei-o muito tenrinho, mole, pouco incomodativo para as defensivas contrárias, antes pelo contrário, facilmente desarmável por estas. Uma espécie de Tomané, por assim dizer, pese embora alguma qualidade técnica (tal como este jogador que agora vai para o Villareal).

Não o vi uma única vez nestes últimos dois anos em que esteve no OeM e foram poucos os minutos que vi dele agora no Torneio de Toulon. A sua folha de serviços no OeM não é famosa (tem a agravante da lesão).

Do que conheço dele (e volto a frisar que só o vi duas vezes ao vivo) não me parece jogador para singrar por aí além, muito menos no SCP. Espanta-me o desejo manifestado pelo Sporting em renovar por 4 épocas. O futuro o dirá mas parece-me ser um passo em falso.

:shock:
o Saleiro no SCP???
Este ano???
Piada, não?!!