Carlos Freitas

As coisas estão a resultar e parece-me que, de facto, CF, desta vez, tem uma grande subida percentual de acerto em relação aos tempos idos.
Ainda bem. Ninguém mais que nós, sócios e adeptos, ansiavam por tal.
Já não era sem tempo.
É para isso que é pago.
Não para nos embarretar, esbanjando e empobrecendo o Clube.

Estamos na época da caça aos sabichões, aqueles que tudo acertam, que tudo e que muito gostam de apontar o dedo aos outros.

Eu disse isto em Junho quanto todos diziam mal, eu disse que aquele gajo era excelente quando a imprensa dizia que era um barrete, um já tinha visto 30 jogadores daquele na Argentina e sabia que era craque! Parabéns aos autores destas frases, o Sporting está de volta!

Mas eu, pessoalmente, mantenho a minha opinião que continua a ser crítica do trabalho do Carlos Freitas. Ora vejamos:

Venda de jogadores
Zero, népia, rien!!! Foi o NAC, foi o Zapater, foi o Pedro Mendes, foi o Maniche, foi o Stojkovic, foi o Vukcevic, foi o Caneira. Tudo jogadores internacionais. Quanto recebemos por eles? Nicles batatoides! Ok, compensou estes gajos todos despachados a custo zero com a extraordinária (e não estou a ser irónico) venda do ponta de lança da selecção nacional por 1M de Euros. Parabéns por isso, mas já agora também podia ter vendido (efectivamente) o Djaló, mas ficou com o caso a meio caminho…

Sobre este tema parece-me que a avaliação só tem uma classificação possível: Péssimo.

Aquisições
Excelentes jogadores: Ricky van Wolskwinkel, Elias, Capel. Acertou em cheio nestes 3. Dou-lhe grande mérito em ter trazido o Capel, dou-lhe mérito em ter descoberto o Ricky (embora 5,4M não se possa considerar barato) e não lhe dou mérito nenhum no Elias. Era um jogador que estava mesmo para ser despachado do Atlético de Madrid, que já não podia jogar na Europa e mesmo assim custou 8,5M. Por este preço não tinha mesmo de ser bom?? Ok, o JEB enfiou-nos o Pongolle…

Bons jogadores:

• Rinaudo, que considero uma excelente descoberto apesar de ter muito para melhorar ao nível do passe e da quantidade de faltas que faz.
  • Insua, comparado com Evaldo é como da noite para o dia.
  • Onyewu, calmeirão e imponente a limpar as bolas de cabeça. Não é um craque mas dá muito jeito. Já saiu de Alvalade debaixo de forte assobiadela no jogo com o Valência mas espero que não volte a repetir essas exibições.
  • Schaars, não o considero nenhuma estrela e até duvidei de o colocar nesta categoria de Bons Jogadores mas, de facto, tem realizado exibições seguras.

Incógnitas

• Jéffren, vem rotulado de craque mas não aguenta 90 minutos. Em 4 ou 5 jogos realizados saiu e ou 4 vezes agarrado à coxa até que parou, já lá vai mês e meio. Temos que continue assim para o resto da época.
  • Bojinov, custou cerca de 5M (2M em cash mais o Valdes) e veio, aparentemente, lesionado. Começa agora a jogar mas aparenta debilidades físicas que podem obrigar a longa paragem. Fica sob observação.
  • Boeck, vem para suplente. Não o consigo avaliar.

Más contratações

• Rodriguez, conhecido como o jogador de cristal apenas está a 100% para alinhar na selecção do Peru. Até numa semana em que treinámos sem os outros 3 centrais se lesionou na véspera do jogo. Não serve! Não tem espírito de sacrifício além de como jogador o considerar banal.
  • Luis Aguiar, penso que nem precisa de comentários tal o chorrilho de coisas que se passaram à volta deste jogador.

Os “Putos”

• Carrillo, parece craque. Grande contratação, a fazer lembrar o Nani.
  • Rubio, ainda apareceu pouco. Vamos esperar
  • Thuran e Arias, duas contratações difíceis de entender nomeadamente a do colombiano pois tem João Pereira no plantel (além de Pereirinha) e ainda Cedric e João Gonçalves emprestados.

Sobre o Tema “Aquisições” e pese embora alguns valores extraordinariamente altos pagos em comissões a avaliação, até ao momento, é boa.

Timings das contratações/vendas
Esta Direcção foi empossada no dia 26 de Março.
No dia 31 de Agosto pelas 20h foi comunicada a venda do Postiga. Passadas 4 horas e uns minutos, o Nice tentou inscrever Yannick Djalo com o sucesso que todos conhecemos. Estes jogadores foram titulares em praticamente todos os jogos realizados até então.
Insua e Elias chegaram nos últimos dias de Agosto. o segundo nem na Europa pode jogar.
Pereirinha foi emprestado ao Olhanense porque João Gonçalves ia ficar no plantel. Este lesiona-se e afinal fica o Pereirinha e vai o outro para Olhão.

Lembro que desperdiçamos 7 dos 9 pontos possíveis durante o mês de Agosto e que nos poderão ser necessários nas contas finais (basta recordar que na época passada o FCP apenas perdeu 6 pontos no total do campeonato).

Houve planeamento do trabalho realizado?

Sobre este tema considero o seu trabalho de Razoável Menos.

Esta avaliação não leva em linha de conta o valor gasto nos jogadores vs capacidade de o clube algum dia os pagar.

O Sr. Carlos Freitas jamais conseguirá apagar as suas anteriores passagens pelo SCP e os mais de 60 barretes que nos enfiou e que nos custaram, seguramente, mais de 100M de euros de passivo.

Em relação às vendas… Se ninguém os queria comprar, não podíamos obrigar!

E era bem pior ficar com eles a criar mau ambiente no balneário… E a receber ordenado como o Caneira durante a época passada.

Não percebo como podes classificar de péssima a actuação do CF quando conseguiu fazer uma limpeza de balneário que fazia falta há muito tempo!

:think:

Zapater?

Ninguém os queria comprar??? Pudera, metes os gajos todos de lado e os outros clubes, conhecendo o teu histórico, sabem logo que tu os vais querer despachar nem que seja a custo zero!

O NAC foi para o Braga, Zapater para a Rússia, Pedro Mendes para Guimarães, Vuk para Inglaterra, Stojkovic (GR de selecção) foi de borla nem sei para onde…etc etc.

E ninguém os queria??

Nao vou mais longe, ainda á pouco tempo o Zapater veio a dizer que teve propostas da Grecia,Espanha e Inglaterra.

SL

O Zapater tinha interessados, mas quanto € estavam dispostos a largar?

O Postiga só vale 1 milhão? Não me parece que alguém tenha oferecido mais, ainda por cima só o levaram no ultimo dia do prazo, e para mais, estávamos quase todos “mortinhos” por vê-lo bem longe…

Depois de 2 épocas negras, o pior era mesmo fazer dinheiro com alguém do plantel, então suplentes e jogadores problemáticos ainda pior, a mim não me surpreendeu a falta de encaixe, ou ainda estavam à espera de receber por Caneira, Maniche e P.Mendes?

Do Vuck e Djaló esperava algum encaixe, mas não vou tão longe como alguns que apelidavam um de Tijoló e depois achavam que devia sair por 5 ou 10 milhões (Capel e Jeffrén custaram pouco mais de 3 milhões e a diferença de valor está à vista), montenegrino começou por ir para o Saturn por 7 milhões, veio por 4 e saiu por metade(?), não deve ser culpa do Paulo Bento :think:

Quanto € estavam dispostos a largar? Tendo em conta que saiu a custo zero, nem que fosse 1 euro ja ganhavamos algo …

Nao sei quanto estavam dispostos a pagar , mas dado que saiu a custo zero…

O Postiga nao foi vendido por 600mil? Tinha essa ideia.

Logico que com Caneira,Maniche e P.Mendes a soluçao para sair seria mais ou menos a que foi encontrada.

Aceito prefeitamente os valores por que foram vendidos o Vuk e o Djálo. Vender em baixa dá nisto, nada a dizer.

SL

Mas tu sabes por quanto foram vendidos o Vuk e o Djalo? Isto se considerares que o Djalo já foi vendido…

Sei mas nao te digo :mrgreen:
Estou a falar dos numeros que vieram á baila na imprensa :great:

SL

Ou seja, o Yanick Djalo foi vendido por 4,5M ou 1M + 50% do passe ou 1M + objectivos ou 3M + sei lá o quê…

O Vuk também por um valor semelhante a esse!

Tá certo ;D

O que é certo é que foram vendidos por valores pouco significativos, senão haveria alguma comunicação oficial.
Mas nesta época não podemos estranhar isso, a equipa estava desvalorizada, e depois o inverso também aconteceu, por exemplo, o Insúa veio a custo zero+objectivos, o que até agora é um excelente negócio, tendo em conta que pelo suplente Evaldo foram 3 milhões à cabeça.
Não querendo estar a defender ninguém, parece-me que o pior vem de trás, na altura da assinatura de contratos altos e pagamentos consideráveis por jogadores banais (FSP é a cereja no topo do bolo).

Dado que não devem ter marchado a custo zero , já não foi mau de todo…
O Vuk eu li algures que tinha saido por 2milhoes…

SL

Vukcevic, falou-se numa verba que rondava 2,3 milhões de euros, sem grandes variações aritméticas.

Quanto ao Yannick as minhas dúvidas são semelhantes às do painatalão.

Não comprem um bom defesa-central em Janeiro não…

Isto de ter um peruano que parece que anda a gozar com isto e um veterano de cristal, e a ter de andar com convocatórias apenas com 2 defesas-centrais disponiveis é uma vergonha para um Clube como o Sporting.

:arrow:

Há precisamente um ano o Maniche era o maior… O resto da história já sabemos…

Zero, népia, rien!!!! Foi o NAC, foi o Zapater, foi o Pedro Mendes, foi o Maniche, foi o Stojkovic, foi o Vukcevic, foi o Caneira. Tudo jogadores internacionais. Quanto recebemos por eles? Nicles batatoides!

Mas tu pensas que toda a gente que anda no futebol é estúpida e não vê jogos? Quem esperavas enganar com esses nabos, minados e doidos…?

Sinceramente… Custa assim tanto admitir um bom trabalho?

O Zapater e o Pedro Mendes são nabos, minados e doidos?
Foi a lei do menor esforço, mandaram-nos a custo zero só para dizer que os mandaram embora…

O Pedro Mendes é minado, tem uma lesão crónica.

O Zapater fez uma época insuficiente+, pode considerar-se nabo, era dos que ganhavam mais no plantel. O nível dele não coincidia com o salário. Que clube com dinheiro ia apostar nele e não noutro que fosse bom jogador? Nenhum.

A lei do menor esforço permitiu que começasses a pré-época com praticamente todos os jogadores que compraste e com o actual plantel.