Morreu um grande senhor da música portuguesa! Além de cantar muito bem, possuía um timbre de voz lindíssimo. O ano de 2021 começa da pior maneira.
Não sendo o fado a minha praia (nem pareço português), Carlos do Carmo era alguém que eu admirava pois soube sempre dar um ar de modernidade a essa expressão artística portuguesa, tornando-o, pelo menos para mim, mais audível e até trauteável, vejam lá vocês.
Foi, sem dúvida alguma, uma figura maior da cultura portuguesa e que me dizia muito mais, em termos de performance artística e postura mediática, muito mais do que, por exemplo, a Amália Rodrigues.
Foi alguém que me habituei a ouvir, mesmo contra vontade, ao longo de toda a minha vida por influência tanto da minha mãe como da minha mulher que gostavam muito da sua música - no meu caso pessoal, “Os Putos”, “Canoas do Tejo”, “No Teu Poema” e “Flor de Verde Pinho” foram as canções que me levaram duas vezes ao Coliseu dos Recreios para o ouvir.
O seu desaparecimento, a par de figuras como Eddie Van Halen (sim, não têm nada em comum um com o outro a não ser a música) e de tantos outros vultos maiores e menores desta nossa sociedade que partiram ao longo do malfadado 2020 faz-me, cada vez mais, ter consciência da minha própria mortalidade.
Ter consciência de que acordar vivo em cada dia é cada vez mais uma benção que tenho (e que temos) que valorizar, que na vida tudo é relativo e que temos que fazer um esforço para nos darmos bem uns com os outros ou, no caso daquel@s com quem é impossível dar-nos bem, pelo menos ter a inteligência de os suportarmos ou evitarmos.
RIP Carlos do Carmo
A título de curiosidade, qual é que era o clube dele?
Um fadista excecional.
Belém, se não estou em erro.
Já confirmei, era belenense.
Que em descanse em paz.
Não sou conhecedor do seu legado, mas pelo que vejo era um grande vulto do fado.
Uma enorme perda para o país. Um brilhante fadista, um Senhor a todos os níveis, curvo me perante o Homem que levou Portugal a todo o mundo, respeitado e admirado por todos. Era um dos meus artistas preferidos, a seguir a Amália Rodrigues. Tenho alguns CD dele, autografados pelo próprio. O nosso país começou 2021 da pior forma… Nem consigo acreditar que aconteceu mesmo…
Até um dia “amigo”… Serás eterno…
Descansa em paz, Carlos.
RIP! Espero que continue a cantar a fado com as nossas maiores lendas onde quer que esteja.