Carlos do Carmo (RIP)

Morreu um grande senhor da música portuguesa! Além de cantar muito bem, possuía um timbre de voz lindíssimo. O ano de 2021 começa da pior maneira.

4 Curtiram

Não sendo o fado a minha praia (nem pareço português), Carlos do Carmo era alguém que eu admirava pois soube sempre dar um ar de modernidade a essa expressão artística portuguesa, tornando-o, pelo menos para mim, mais audível e até trauteável, vejam lá vocês.

Foi, sem dúvida alguma, uma figura maior da cultura portuguesa e que me dizia muito mais, em termos de performance artística e postura mediática, muito mais do que, por exemplo, a Amália Rodrigues.

Foi alguém que me habituei a ouvir, mesmo contra vontade, ao longo de toda a minha vida por influência tanto da minha mãe como da minha mulher que gostavam muito da sua música - no meu caso pessoal, “Os Putos”, “Canoas do Tejo”, “No Teu Poema” e “Flor de Verde Pinho” foram as canções que me levaram duas vezes ao Coliseu dos Recreios para o ouvir.

O seu desaparecimento, a par de figuras como Eddie Van Halen (sim, não têm nada em comum um com o outro a não ser a música) e de tantos outros vultos maiores e menores desta nossa sociedade que partiram ao longo do malfadado 2020 faz-me, cada vez mais, ter consciência da minha própria mortalidade.

Ter consciência de que acordar vivo em cada dia é cada vez mais uma benção que tenho (e que temos) que valorizar, que na vida tudo é relativo e que temos que fazer um esforço para nos darmos bem uns com os outros ou, no caso daquel@s com quem é impossível dar-nos bem, pelo menos ter a inteligência de os suportarmos ou evitarmos.

RIP Carlos do Carmo

8 Curtiram

A título de curiosidade, qual é que era o clube dele?

Um fadista excecional.

Belém, se não estou em erro.

1 Curtiu

Já confirmei, era belenense.

Que em descanse em paz.

Não sou conhecedor do seu legado, mas pelo que vejo era um grande vulto do fado.

Uma enorme perda para o país. Um brilhante fadista, um Senhor a todos os níveis, curvo me perante o Homem que levou Portugal a todo o mundo, respeitado e admirado por todos. Era um dos meus artistas preferidos, a seguir a Amália Rodrigues. Tenho alguns CD dele, autografados pelo próprio. O nosso país começou 2021 da pior forma… Nem consigo acreditar que aconteceu mesmo…

Até um dia “amigo”… Serás eterno… :cry::cry::cry::cry::cry:

1 Curtiu

Não só do fado…

1 Curtiu

Descansa em paz, Carlos.

RIP! Espero que continue a cantar a fado com as nossas maiores lendas onde quer que esteja.

1 Curtiu