Carlos Cesar, o futuro 1º Ministro de Portugal :dance: :dance:
No entanto, no final de contas valem o mesmo, porque os votos em branco são eliminados e não contabilizados.
Exemplo:
País imaginário, com 10 habitantes. Eleição para presidente da república. 7 votos em branco, 2 voto no candidato A, 1 voto no candidato B, 0 no candidato C. O candidato A ganha com 66,6% dos votos e nem há 2ª volta…
Deus nos livre! :mrgreen:
Ai isto agora é o lobby açoriano a funcionar. :twisted: Mais do que tentar pôr um açoriano no continente, vocês deviam tentar pôr cá mais charutos e chá. Isso é que eu agradecia. :mrgreen:
Então se concordas que os actos de votar em branco ou não votar têm leituras diferentes, porque é que o queres tornar obrigatório? A partir desse momento deixas de poder fazer qualquer dessas leituras. É que os que se estavam a cagar se forem votar em branco por obrigação, não vão passar ao grupo dos que não quiseram dar o voto a ninguém.
Mas pior que isso, imaginas que os 30 e tal porcento fossem votar em branco? Eu duvido. Muitos meteriam o voto inconscientemente. E isso é que acho preocupante. Já basta o que por vezes vejo, gente que é do partido A, B ou C, militantes até, sem perceber nada de nada do que isso significa.
sentem os votos nulos , brancos e abstenções, isso começaria a ser democrático…tudo o resto é democracia ?
Se há um aumento galopante da abstenção a culpa é exclusiva da classe politica e do descrédito que a mesma granjeou junto da população.
Como já disseram e bem, se querem que as as pessoas participem façam por isso. Criem nelas o espirito que votar vale a pena. Que serve para alguma coisa.
O problema é que, 35 anos depois do 25 de Abril, a maioria já percebeu que independentemente da côr, a classe politica vale toda o mesmo. Querem o tacho para se aorientarem à grande e a francesa com os dinheiros públicos e o pais que se f***.
A própria forma como decorre a campanha eleitoral das europeias é sintomática da incompetência crassa dos nossos politicos. Fala-se de tudo menos de europa. Os eleitores não fazem ideia de que familias politicas pertencem os partidos portugueses, nem qual a sua agenda legislativa no parlamento europeu, e vendo os discursos dos candidatos nacionais, até eu me questiono se eles próprios sabem.
Cada vez mais votar é um acto de clubismo, porque o governo está reduzido a um bloco central de 2 partidos que se alternam no poder, sem diferenças significativas na evolução do país (é sempre a descer), e na prática não há alternativa, porque os que nunca lá chegaram só mostram ser mais do mesmo, como se viu com a aprovação por unanimidade do novo regime parlamentar segundo o qual, para faltas injustificadas até 5 dias úteis faz fé a palavra do deputado - portanto os senhores podem não meter os pés no parlamento de sábado até ao domingo seguinte e único voto contra (honrra seja feita a José Manuel Seguro) da nova lei de financiamento dos partidos, segundo a qual estes podem receber donativos em dinheiro vivo injustificados até 1 milhão de euros. Querem maior convite à lavagem de dinheiro e à compra de favorecimentos politicos futuros??
Para que raio server a oposição quando vota estas alarvidade por unanimidade? Para nada, estão tal como os outros para encherem os próprios bolsos a troco de posições demagógicas facilmente balbuciadas por quem nunca terá a obrigatoriedade de a tentar pôr em prática.
Assim, estão à espera que as pessoas se sintam motivadas a ir votar?? É com multas que vão lá? Aposto que há quem pague de bom grado para virar as costas a estes canalhas todos.
Eu por acaso tenho por hábito votar sempre que posso. Voto há 21 anos e durante esse perioodo falhei uma votação por não me encontrar em Lisboa. Domingo falharei a votação Europeia, mais uma vez por me encontrar a trabalho fora do meu circulo eleitoral. Deveria ser multado por isso??? Santa paciência.
Se a nossa democracia é suposto ser representativa, então eu proponho que só se preencham no parlamento, os lugares correspondentes ao número de votos consagrados no universo eleitoral nacional. Se de repente, por causa da abstenção ficasem umas 100 ou mais cadeiras por preencher no parlamento, podia ser que os politicos percebessem a mensagem e começassem realmente a governar e legislar para os cidadãos porque só assim, se sentiriam a isso presionados.
Mas isto chumbam eles por unanimidade…