Candidatos ao título?

Muito bom post Lion 73 , descreve na perfeição qual é e deverá ser a nossa postura pelo menos este ano . Nao devemos nós sócios e adeptos sonhar ? Claro que sim ! Os atletas que formam o plantel nao devem sonhar ? Devem e podem , só que nesta fase nao se deve dar armas aos adversários que controlam muita coisa , comunicação social incluída ! Actualmente é só elogios como que a quererem incharnos o ego mas bastará uma derrota para o discurso se inverter ! Por mim a ambição de ganhar o próximo jogo é suficiente para atingir os nossos objectivos , esse é o compromisso que eu quero ver demostrado no campo , os resultados esses virão por arrasto , nem sempre vitoriosos talvez , mas com a consciência de que tudo se fez até porque a equipa do outro lado também joga e poderá ter sido mais forte ! Ambição sem nunca perder o contacto com a realidade , nao queimar etapas de crescimento , nao subvalorizar nenhum adversário , de momento toda a minha atenção está no " poderoso " Alba , este é o adversário e mais nada importa !

Parabéns pelo texto, excelente leitura, obrigado.
Concordo com tudo o que foi escrito, e considero que não temos realmente hipóteses algumas precisamente por estarmos no burgo que estamos…
Desculpem o desabafo mas num burgo onde impera a falta de educação e a incultura, é praticamente impossível ir muito longe com projetos sustentados por meios e pessoas credíveis, e isto na minha opinião condiciona tudo o que envolva honestidade.
Poderemos ir longe, sim, se e só se existir um desgaste muito grande por parte dos corruptos azuis e vermelhos do costume.
Também temos uma vantagem que julgo ser importante, os tripas e peles vermelhas estão sobre arames, não estão poderosos e o que existe em termos de força destes clubes em futebol, tem a ver com os esquemas instalados, este ano é muito evidente …
Os tripas e vermes não têm carisma nenhum nos seus jogadores, a base das equipas ou é estrangeira e/ou com médias de idade altas, não existem referências num futuro próximo, e aqui reside a nossa grande vantagem. Poderemos ter um núcleo duro muito forte em pouco tempo e que poderá também ser importante na nossa seleção, assim exista alguma lógica.
Vamos esperar e sofrer, com a alma e esperança de que estamos no bom caminho e que com esta humildade poderemos até quem sabe surpreender como até agora.
Prevejo sinceramente que poderemos ficar nos 2 primeiros, em primeiro é muito complicado…
Se ganharmos no Ladraum, e até tenho uma fé que vamos ganhar (com expulsões e afins, o costume…), somos imediatamente alvo a abater.
Temos uma metodologia, bons jogadores e uma massa adepta única…temos que ter ainda mais calma agora…
Saudações Leoninas

Esta é uma discussão semântica que ganha especial significado pela pressão que a mesma pode acarretar. O importante é que cada Sportinguista interiorize as dificuldades e faça a gestão das próprias expectativas de forma racional.

A cobrança deve adequar-se ao contexto que vivemos.

O que é certo, é que nesta altura somos menos candidatos que os corruptos e mais do que as lamparinas, é a classificação que o dita. Tudo o resto é entretenimento.

No fundo a verdade é esta:

E eu acredito sempre.

Um Marco Silva, um Pedro Martins, Um Jesualdo Ferreira, na antevisão de cada jogo, referem sempre o desejo e ambição de ganhar. Em todos os jogos que disputem. Sejam esses ou quaisquer outros treinadores que vivam para a competição para ganhar. Ora o Sporting tem mais responsabilidades, pelo seu histórico, dimensão e investimento, que qualquer clube mediano desta liga.

Ainda assim e para ser claro, não nos vejo com possibilidades de conquistarmos o primeiro lugar nem de lutar pelo mesmo numa fase avançada da prova. Disse algo parecido com isto em Julho do ano passado, quando referia as insuficiências tremendas que via no clube, a todos os níveis. Disse-o há 2 anos, indiferente aos 40M gastos em um plantel novo, supostamente recheado de jogadores de créditos firmados. E disse-o há 3 anos. E há 4. Não se trata de receio, nem de qualquer tipo de tabu. É a aceitação do desnível em relação ao potencial competitivo do actual Sporting e dos rivais. Dito de outra maneira, vejo-nos perto dos nossos limites de potencial em termos de desempenho e vejo o Benfica e o Porto muito longe desse limite e não acredito que com o acumular dos jogos, os resultados não traduzam minimamente essa diferença de potencial.

Isto não significa que haja lugar à resignação e ao comodismo. Como disse anteriormente, é mais uma razão para se lutar com todas as forças pela vitória em cada jogo. Até porque se os outros não fizerem o mesmo, terão uma má surpresa e o Sporting, não sendo um feito suficiente para o considerar miraculoso, poderá alcançar o objectivo máximo e sim, o título deve ser um objectivo, mas que haja a consciência que se não o conseguir, tal nunca será um insucesso ou um falhanço, dadas as diferenças de capacidade que referi, assim os Sportinguistas reconheçam na equipa, atitude, entrega e coragem.

Se os rivais fizerem, como o têm feito nos últimos anos, entre 75 a 80 pontos, a candidatura ao título do Sporting é apenas uma miragem, que esta equipa não tem capacidade para esse tipo de aproveitamento, a não ser em condições totalmente excepcionais.

Eu não tenho dúvidas que o discurso interno é de máxima exigência e ambição. E tenho dúvidas que o reallity check que os Sportinguistas têm vivido nos últimos meses seja suficiente. O clube precisa dos adeptos consigo, precisa de toda a tolerância por parte das pessoas, o seu apoio e a sua compreensão. Acabou o tempo de ilusões com base na história e sem sustentação real. É tempo de construção e este vai ser longo.

Se os rivais fizerem, como o têm feito nos últimos anos, entre 75 a 80 pontos, a candidatura ao título do Sporting é apenas uma miragem, que esta equipa não tem capacidade para esse tipo de aproveitamento, a não ser em condições totalmente excepcionais.

Miragem porquê? O que temos assistido até agora é o inverso do que referes em cima…

Continuando assim sinceramente acho que vamos reduzir a distância pontual das últimas épocas em relação aos principais adversários, 1º porque vamos pontuar mais certamente e 2º porque não os vejo a pontuar tanto como nos últimos anos, ou seja, o “fosso” pontual vai reduzir.

O campeonato que o Sporting está a fazer está a surpreender toda a gente, poucos sportinguistas acreditariam que o Sporting à oitava jornada poderia ir ao Dragão discutir a liderança. Tendo em conta o passado recente do clube e o que foi a pré-época uma vitória do Sporting neste campeonato poria em causa a leis da Física.
Mas eu acredito sempre!

@k1:

Não nos vejo capacidade para esse tipo de aproveitamento e não tenho como líquido que os rivais mantenham o ( mau )desempenho que têm tido ( o Porto mais a nível exibicional que em resultados ).

Se tivesse que apostar, sim, dispensaria algumas fichas em como o fosso brutal dos últimos anos vai ser reduzido.

Como normalmente não concordo, se fosse no início da época ainda fazia um esforço por compreender, mas com 7 jornadas decorridas a prática não sustenta este texto que é um exercício de literatura e bom português.

Estamos a 2 pontos do Porto e com 3 de vantagem sobre o Benfica, somos a equipa com o 3 melhor plantel, conseguimos manter o melhor GR e o fizemos um compra fantástica conseguido o melhor PL do campeonato. Temos lacunas, mas o Braga está muitos furos abaixo do que se esperava e alguns dos nossos miudos acima.

O Porto e Benfica estão sobre enorme pressão e nós com um enorme apoio, nós estamos a jogar um futebol razoável e eles mau, as defesas do nosso campeonato estão a demonstrar ser de cristal ao contrário do que é costume. E este é um dos principais factores que hoje faz ter esperança, as defesas estão muito débeis e a cometer muitos erros, neste campeonato a classe média parece ser Estoril, Guimarães, Braga e Nacional.

Tudo o que seja uma não vitória fora desta classe média ou dos “grandes” é negativo, como foi com o Rio Ave.

Se sacarmos um empate no dragão somos candidatos ao título, (Se é que já não somos) mas obrigação só de fazer 60 pontos, e não de ser campeões. Que significa fazer 60 pontos? Significa perder todos os jogos com Benfica, Porto e Braga,( algo que já não se verificará) e perder aqui 18 pontos, e realizar 3 empates com equipas mais modestas e assim realizamos os 60, como sempre disse isto tem de ser o ponto mínimo. Sinceramente acho com este inicio vamos ultrapassar esta meta e ficar na casa dos [65-69].

Acresce que o SCP é sempre candidato ao título pela sua dimensão, pela falta de dimensão do futebol português e não se pode não ter esta ambição, vejo com muitos bons olhos que o plantel pretenda demonstrar que podem ser campeões, mesmo que lá não cheguemos é importante ser ambicioso é assim que se constroem impérios, com sonhos, trabalho, competência e não com “choros” de lamentos e de resignação.

Fosse a temática outra e eu diria “cá estaremos para ver”. Como não é outra e eu acredito na força desta estrutura e na capacidade de superação deste grupo, vou repetir-me: " o futuro campeão será quem fizer mais pontos". Seja um auto declarado candidato ou não, seja quais forem as responsabilidades.

Quanto à linearidade entre a dimensão do clube e sua crónica candidatura ao título, a realidade desmente-te. E falo de candidaturas reais, com sustentação de facto e não por decreto.

PS: Mais uma nota. A convicção, seja de quem for, adeptos, treinadores ou jogadores, num Sporting mais forte, por conceito e se existe e com razões para tal, não varia conforme o vento. Não se deixa vencer por dúvidas, mal se criem os primeiros obstáculos, ou apareça a primeira notícia desagradável. Não vê sinais negativos do nosso futuro em qualquer atoarda da CS, em qualquer erro pontual dos responsáveis. Da mesma forma essa convicção faz manter os pés na terra em momentos positivos, porventura inesperados, sem se embandeirar em arco e ver facilidades onde elas não existem. Os “lamentos e a resignação” acontecem por falta dessa convicção. Porque num clique se passa da euforia e se ouve o som das harpas à porta do Paraíso para o fogo do Inferno, sem se compreender porquê.

O caminho do Sporting é longo, dificil e vai ser construído step by step, provavelmente lentamente mas de forma inabalável. É esse o meu “sonho”.

:arrow: :arrow:
Em especial para a parte a bold.

Eu vejo futebol desde o ano em que fomos campeões na época de Inácio, recordo-me de ter sido um real candidato ao titulo em quase todos os anos, sendo que os piores anos e os que realmente não fomos candidatos foram nos últimos anos.

Quanto ao teu PS, se vires com atenção desde a pré-época que digo que existe a obrigação dos ditos 60 pontos, na altura não faltou quem me viesse “atacar”, nos dias de hoje já existe quem coloque mais alto a fasquia, a verdade é que a minha manteve-se onde antes estava.

Não é uma questão de medo, é uma questão de transparência e de verdade. O Sporting não é candidato ao título, não temos as mesmas armas dos rivais, temos um plantel muito curto para as exigências que uma época desportiva acarreta. Já pensaste o que acontecerá se o Montero ou o William se lesionam? Já pensaste a quantidade de jogos difíceis que temos pela frente? Ida ao dragão, ainda os recebemos em Alvalade, deslocação à lixeira, recepção ao Estoril, ida ao Estoril, ida a Vila do Conde, ida a Guimarães, ida à Madeira, recepção ao Braga, enfim, uma panóplia de equipas e de jogos em que poderemos perder pontos.

O SCP há 6 meses atrás estava falido, podre, moribundo, o PER ou a insolvência estiveram em cima da mesa. Este é um ano zero, um ano de crescimento, solidificação das contas do clube, união entre sócios e adeptos, orgulho sportinguista acima de tudo. Como disse o Presidente não podemos passar da pior época desportiva, para a melhor época de sempre num ano. Estes miúdos que muitos deles estão a jogar pela 1ª vez na 1ª liga ou na equipa do Sporting, não podem ter a responsabilidade de lutar de igual para igual com equipas com orçamentos de 70 ou 80 milhões.

O objectivo desportivo para esta época é chegar ao fim da mesma e dizer “caramba, quem nos viu e quem nos vê há um ano. Parabéns rapazes, suaram a camisola”, de preferência com o 3º lugar no bolso (e este objectivo temos todas as condições para o conseguir, porque da mesma forma que não temos as armas de porto e benfica, as restantes equipas do nosso campeonato não têm as nossas armas - e o Braga parece-me fraquinho).

Bom texto Lion 73, partilho das tuas ideias, porque tambem nao acho que somos candidatos, isto apesar de haver sempre aquele inside feeling que poderemos ser!!
O ser ou nao candidato tambem depende dos outros , that works both ways!!

E se formos analizar o futebol praticado pelos outros, podemos vir a ser mais candidatos que algum de nos possa imaginar!!

Mas seria maravilhoso estarmos todos enganados!!

Ninguém disse que iria ser fácil. É porque se fosse, estariam certamente outros por cá.

Somos candidatos a ganhar jogo a jogo, com ambição total, com o sonho, a esperança, de ganhar títulos e festejar com os adeptos. Os jogadores querem-no, os adeptos querem, o treinador ambiciona e o presidente deseja. É pressão saudável.

Só ficará com as expectativas defraudadas quem desconhecer o passado recente, quem agir de má fé e quem de forma irracional alinhar em esquemas obscuros da comunicação social.

Mas o que é afinal lutar pelo título? No fundo, em boa verdade, lutar pelo título é qualquer uma que participa num campeonato. A pergunta deveria ser, temos probabilidade de vencer o título? E aí podem dar as cambalhotas que quiserem mas não temos, ou melhor temos, mas são muito diminutas.

Vejamos o que temos até ao momento: uma equipa de ex-jogadores da B, ex-juniores, jogadores de 2ª divisão brasileira e um matador descoberto no campeonato norte americano. Temos uma boa onda verde formada, e os jogadors estão protegidos. Mas as fragilidades existem. O SCP tem 2 empates (curiosamente em casa), um contra um rival directo onde não aumentou vantagem. Depois venceu académica, braga (num jogo que curiosamente não estava a correr bem), olhanense, setúbal, arouca. Faltam jogos fora como na madeira (nacional e maritimo), falta ir a guimarães, falta ir ao porto, falta ir a carnide, falta ir ao estoril… Enfim.

Sejamos realistas. Há 4 meses atrás o discurso era comedido, o SCP baixou as expectativas, e BEM, e o objectivo foi claro: equilibrar contas, lutar por um lugar europeu na champions. Ponto. Pediu-se paciência. E agora os próprios adeptos começam a estalar o verniz. Começam a pôr pressão, que é aquilo que sempre deu cabo dos planteis do SCP: pressão enorme para obter resultados impossíveis.

Tudo o que seja mais do que um 3º lugar é lucro. Não esperava este arranque, mas estou a esperar que quando começar a correr mal, e vai correr mal certamente, ver um chorrilho de críticas como se sempre tivéssemos admitido que íamos ser campeões este ano. Temos um plantel 60% inferior em valor, aos rivais. Pagamos cerca de 2.000€ ao nosso motor do meio campo. Lucho Gonzalez recebe 250.000€. Matic, perto.

Candidato é todo aquele que está a concorrer para um mesmo fim, que é ganhar o máximo de jogos possíveis. Não tenho medo desse autocolante, e os jogadores também não, pois fazem parte de uma base que no futuro terá de vencer títulos.

Agora, somos favoritos? Não.
Devemos pensar nisso durante os jogos? Não.
Devemos jogar para ganhar cada jogo? Sim.
Impossível ser campeão? Não…
Improvável? Muito improvável…!

O objectivo desta nova moda da CS em obrigar o SCP a dizer que é candidato é claro: ter justificação para mais tarde queimar BdC e Leonardo Jardim quando se verificar que não fomos campeões.

Esta questão de sermos ou não candidatos ao titulo é algo complicado de definir. Se para uns um clube como o SCP, o maior clube português, é sempre candidato ao título, para outros mais conscientes e menos emocionais, só somos candidatos quando as forças (plantel, orçamento, etc) estão equilibradas em comparação com os nossos rivais. Eu entendo que realmente ao nível de orçamento e qualidade individual da maior parte dos elementos do nosso plantel estamos atrás dos nossos rivais, mas também entendo que o orçamento não tem pernas nem vontade de vencer, e neste campo pelo que tenho visto nós temos um plantel com maior coração e vontade de dar tudo pela nossa camisola dos que no caso dos nossos rivais. Também é para mim certo que o plantel deles é comparativamente melhor mas a nossa equipa é sem dúvida mais forte. Assim, acho que o lema de vencer jogo a jogo e que as contas fazem-se no fim é o que melhor se apropria ao nosso caso. Vamos esquecer os media, porque o objetivo destes é encher-nos de convicção que podemos ser campeões e depois na hora menos esperada, caso as coisas corram menos bem, dar-nos a paulada final e convencer-nos de que afinal a nossa direção, na pessoa de Bruno de Carvalho, não é nenhum salvador da pátria e que afinal as suas medidas não chegaram ao cais que ele pretendia. Vamos abrir os olhos e apoiar afincadamente a nossa equipa, se esta continuar nesta senda algum titulo vamos conseguir, poderá até ser o titulo maior.

Isto :arrow:

Não quero diminuir o que está a ser feito. O desempenho da equipa está a superar todas as minhas expectativas. O meu melhor cenário era uma época de luta taco-a-taco com o Braga pelo 3º lugar - e 5 vitórias e 2 empates em 7 jogos é registo para bem mais do que isso.

Mas é como tu dizes: nós estamos no máximo do potencial da nossa equipa enquanto os outros (ou melhor, o Benfica) estão bastante abaixo. Com o correr do campeonato, o normal é cairmos - temos em geral menos qualidade, menos jogadores capazes de resolver jogos equilibrados, menos alternativas no banco para responder a lesões ou quebras de forma de titulares. A única hipótese seria um campeonato do estilo de 2004/05, com as duas equipas mais fortes a pontuarem muito abaixo do seu potencial (na altura Porto e Sporting) e assim a ficarem ao nível da mais fraca (na altura, o Benfica). Mas mesmo com a instabilidade à volta de Jesus, não me parece que isso vá acontecer.

Eu vejo futebol antes do título de 1982 e terei visto o Sporting como um real candidato ao título umas 10 vezes em 30 e isto com boa vontade. Pode-se ou não discutir a semântica do conceito de “candidato”, a responsabilidade de todo o clube em respeitar a história e exigir a máxima aplicação e coragem em todos os jogos que disputa, mas ilusões a partir do nada ou de muito pouco, acho que já tivemos a nossa dose. Muito se discute a secundarização do clube em termos desportivos e por vezes esquece-se que os períodos de seca e o insucesso aconteceram porque o Sporting não tinha e não reuniu condições para outra coisa que não o falhanço. Porque não houve competência e rigor e não por obra do destino.

Ainda hoje li um antigo jogador do porto a afirmar que até com juniores o Sporting é candidato ao título. Disparate. O meu primeiro comentário tem como objectivo incentivar a discussão relativamente à postura pública do Sporting, do seu presidente e do seu treinador quanto a esta matéria e sobre a capacidade da equipa de futebol relativamente à luta pelo título e não discutir a dimensão do clube, que é enorme. Sobre essa estamos conversados e nem há discussão. Como entendo que chavões sem base real, com base no passado e à conta do politicamente correcto, não merecem ser discutidos, também. É uma redundância sem efeito prático.

E tenho por objectivo outra coisa. Num momento de felicidade pelo bom desempenho da equipa de futebol, medir a sensibilidade dos Sportinguistas sobre a sua percepção do estado do clube, medir as suas expectativas, tentando percepcionar, com maior ou menor margem de erro, sobre qual o seu estado de alma quando tivermos momentos menos felizes, porque os vamos ter.

O Sporting, há poucos meses, estava literalmente de gatas. Num momento de mudança, recheado de obstáculos de diferente ordem em que eram necessários passos seguros na construção, que vai ser obrigatoriamente longa, de um clube sustentável e vencedor e isto quando se sucediam as medidas dolorosas, indispensáveis ( pelo menos por principio, não quer dizer que todas fossem correctas )para o nosso futuro e na nossa fuga à morte anunciada, , muitos sportinguistas, de forma natural, mas que não acrescenta qualquer valor ao Sporting, no momento que atravessa e sem quaisquer ensinamentos recolhidos do passado, apressavam-se a saltar para conclusões mediante qualquer sopro de vento e momento conjuntural.

Numa capa de um jornal aparecia um Edinho ou um Orlando Sá como potencial reforço do clube? Era a prova da baixa exigência do Sporting e do falhanço do programa eleitoral ( lido de forma enviesada ) . Aparecia uma qualquer ave a dizer que o contrato de Bruma era inválido? Era prova da incompetência do departamento jurídico do Sporting e da falta de consciência do presidente em confiar no mesmo. Há um par de meses defendia-se que este plantel não era digno de uma luta pela presença na Champions, agora já se fala no título de campeão. O Sporting tinha dificuldades em vencer uma equipa amadora? Seria mais uma época a ficar no meio da tabela e com sorte.

Quando as coisas correrem mal e haverá pelo menos alguns momentos que que vão correr mal, veremos para onde o vento leva essas pessoas.

Parece-me muito cedo para assumir o que quer que seja para alem do ganhar jogo a jogo.
ainda há muito campeonato e as coisas podem mudar bastante.
Mais perto do fim do campeonato, já se pode pensar na classificação!