[CAN 2012] Gabão e Guiné Equatorial | Zâmbia vence CAN 2012

A Copa das Nações Africanas de 2012 será a 28ª edição da Copa das Nações Africanas, o campeonato de futebol da África, sob a égide da CAF. O torneio será co-organizado pelo Gabão e pela Guiné Equatorial.Os dois países ganharam o direito de sediar o torneio depois de superarem a Nigéria (outra das vencedoras da candidatura), a Angola e a Líbia. Candidaturas de Moçambique, Namíbia, Zimbabué e Senegal foram rejeitadas. Pela primeira vez na história da CAF, os anfitriões de três torneios consecutivos foram escolhidos ao mesmo tempo; Angola foi escolhida para acolher a edição de 2010, o Gabão e a Guiné Equatorial ganharam a candidatura à organização do campeonato de 2012 e a Líbia foi eleita para acolher o torneio de 2013. A Nigéria foi escolhida como anfitrião de reserva, na eventualidade de um dos países escolhidos não tiver possibilidades de organizar a competição.

Qualificação

[hr]

[A 3 de Setembro de 2010 iniciou-se o processo de qualificação. No final, as 14 equipes foram apuradas para o torneio no Gabão e Guiné Equatorial:]

Equipas Qualificadas:

[center]

[Negrito indica o campeão no ano][/center]

Sedes

[hr]

O jogo de abertura, uma semifinal e o jogo de decisão do terceiro lugar serão realizados na Guiné Equatorial, enquanto que os jogos da outra semifinal e da final terão lugar no Gabão.

[Foto : http:// www.studioromb.com/upload/01renderdan.jpg]

Fase de Grupos

[hr]

[center]
[Grupos A e B jogarão na Guiné Equatorial, enquanto os Grupos C e D jogarão no Gabão.[12]
Todos os horários são do fuso
UTC+1][/center]

Fase Final

[hr]

[center]

[/center]

Página oficial da competição: http://www.coupedafrique.com/

Transmissão televisiva : Eurosport

Observando as estrelas :

Angola: Miguel , José Vunguidica , Manucho , Nando Rafael , Mabiná

Botswana:Dipsy Selolwane , Jerome Ramathakwale , Kabelo Dembe , Ofentse Nato

Burkina Faso: Jonathan Pitroipa , Bertrand Traoré , Djakaridja Koné , Alain Traoré , Bakary Koné , Issiaka Ouedraogo

Costa do Marfim: Bony Wilfried , Max Gredel

Gabão: Pierre Aubameyang , Eric Mouloungui

Gana: Daniel Opare , Samuel Inkoom , Emmanuel Agyemang-Badu , Kwadwo Asamoah , Mohammed Abu , André Ayew , Jordan Ayew , Lee Addy

Guiné Conakri: Mamadou Bah , Lass Bangoura , Ismaël Bangoura , Abdoul Camara , Ibrahima Conté, Ousmane Barry , Sadio Diallo

Guiné Equatorial: Bodipo , Balboa(?) , Ekedo , Ekanga , Lawrence Doe , Juvenal

Líbia: Djamal , Samir Aboud , Abdulaziz Belraysh

Mali: Mahamadou N’Diaye , Mahamane Traoré , Sidy Koné , Samba Diakité , Dembelé , Maiga

Marrocos: El Kaoutari , Benatia , Adel Taarabt , Belhanda , Carcela , Assaidi , Amrabat , El-Arabi

Níger: Moussa Maazou , Idrissa Louali , Karim Lancina , Koffi Koa

Senegal: Armand Traoré , Moussa Sow , Dia , Dame N’Doye

Sudão: Aladine Youssif , Muddhatir El Tahir

Tunísia: Aymen Abdennour , Youssef Msakni , Issam Jemâa , Oussama Darragi , Yassine Chikhaoui , Amine Chermiti , Sami Allagui

Zâmbia: Emmanuel Mayuka , Chris Katongo , Felix Katongo , Chisamba Lungu

[Fonte : Wkipedia]

( [glow=greenyellow,2,300]ACTUALIZANDO …[/glow] )

[hr][hr][hr]

Info´s acerca dos países organizadors :

[center]O Gabão, oficialmente República Gabonesa, é um país africano, limitado a norte pelo território de Rio Muni (Guiné Equatorial) e pelos Camarões, a leste e a sul pelo Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico e pelo Golfo da Guiné, por onde é vizinho próximo de São Tomé e Príncipe e da ilha de Pagalu (Guiné Equatorial). Anteriormente uma colônia francesa, o Gabão se tornou independente em 1960. A capital e maior cidade é Libreville.
Desde sua independência da França em 17 de agosto de 1960, o Gabão tem sido governado por apenas três presidentes. No início de 1990, o Gabão introduziu uma nova e democrática constituição que permitia a um processo eleitoral transparente. Gabão é também um membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas no período 2010-2011. A pequena densidade populacional, juntamente com abundantes recursos naturais e investimentos privados estrangeiros têm ajudado a fazer do Gabão um dos países mais prósperos da região, com o maior IDH na África Subsaariana.[/center]

[hr]

[center]A Guiné Equatorial, oficialmente República da Guiné Equatorial, é um país da África Ocidental, dividido em vários territórios descontínuos no Golfo da Guiné, um continental, Mbini (antiga colónia espanhola de Rio Muni), incluindo a cidade binacional de Cocobeach, partilhada com o Gabão, e os outros insulares. A ilha de Bioko, no norte do Golfo do Biafra, alberga a capital, Malabo; as outras ilhas são a de Ano Bom, a sul de São Tomé e Príncipe, e as ilhas Corisco, Elobey Grande e Elobey Pequeno (e ilhotas adjacentes) na baía de Corisco, ao largo do Gabão.
Além do Gabão e São Tomé e Príncipe, a Guiné Equatorial tem fronteiras com os Camarões e com a Nigéria.
A Guiné Equatorial tem o maior PIB per capita do continente africano, embora seja um país de médio IDH (0,538).[/center]

[Fonte : Wkipedia]

Sem quiserem que adicione alguma coisa que eu me tenha esquecido ou que achem relevante , avisem :great:

[hr][hr]

Sou um fã da CAN e já de há muitos anos que o mês de Janeiro dedico " totalmente " ao Australian Open ( ;D ) e à CAN ( no ano em que há prova , claro ) :arrow:

Obviamente, espero uma vitória de Angola embora não me pareça de todo provável . Por isso … Costa do Marfim ( pois claro … ) e Marrocos são as minhas candidatas . Esta segunda , conta com uma geração de futebolistas … geniais :drool: :arrow:

Ps : Já agora … quem não se lembra :

Mozambique Goalkeeper Fail

Só tenho pena de não ter encontrado um vídeo com o Olivier a matar-se todo em directo !!! :lol: :mrgreen: :lol:

Não esquecer que amanha já começa…

King :clap: pelo trabalho, esse Fail do GK foi um mimo da CAN… :lol:

Começa hoje o espectáculo ;D

Guiné Equatorial vs Líbia ; 18h30

Senegal vs Zâmbia ; 22H00

Os jogos de hoje . Eurosport , claro . Com comentários do Olivier :mrgreen:

Já tentei o site oficial, mas não encontrei… o tal puto Labyad foi convocado?

Hoje não há um jogo que me interesse… talvez veja a cerimónia de abertura e depois o Senegal para ver o Demba Ba, se calhar.

Não foi convocado.

Como disse o King, verei os jogos só para me rir com o Olivier.

Boa competição para seguir.
Gostava que Angola vencesse por motivos óbvios mas penso que deve ir para o Gana.

E depois de ler o post do King Marrocos vai ter uma frente de ataque muito boa, para seguir com atenção.

Não , não foi .Não se porquê . Talvez pela idade :inde:

Mas Marrocos como disse no 1º post é um dos meus candidatos . Tem uma lista de jogadores super talentosos ! Carcela , Taraabt , Belhanda , Chamack , Assaidi e tem outros jogadores importantes como Benatia , Kharja , Boussoufa . Vamos ver o que faz , especialmente , aquela frente de ataque .

Da Guiné Equatorial , vem o crack Balboa :lol: Deve ser o mais conhecido :lol: E da Líbia o mais conhecido também jogo por cá , Djamal do braguinha . Do Senegal a lista é grande e boa .

Hmm, é pena. Assim não tenho o que me chame para ver Marrocos, lol.

KingJames, podias era meter uma lista no primeiro post com os jogadores mais conhecidos ou jogadores a ter em atenção durante esta CAN. Eu, por exemplo, agradecia. :mrgreen:

EDIT: Já fizeste sobre Marrocos. Boa, boa. Afinal há pontos de interesse em vê-los. :great:

Está quase a começar uma das competições de selecções mais interessantes de todas! Futebol com paixão, com raça, com anarquia, com amadorismo quanto baste, e com a melhor dupla de comentadores em português a comentar, claro está!

A Nigéria, os Camarões e principalmente, o Egipto não se qualificaram? :xock: :xock: :xock:

Não fazia ideia. :inde:

Das candidatas, do grupo A gosto do Senegal, já os imagino com 3 avançados rápidos e explosivos, Demba Ba, Mossa Sow e Pappis Cissê. Têm mais jogadores interessantes, que jogam em França e na Inglaterra, e penso que são a melhor selecção senegalesa, após a geração do El HadjiDiouf, do Papa Bouba Dioup, Tony Silva e afins.

Do grupo B, aposto na Costa do Marfim, para fazer 9 pontos nas calmas, e uma muita entre Angola, Burkina Faso e Sudão, pelo 2º posto, com muitos empates pelo meio. Torço pelo P.Duarte.

Do grupo C, Marrocos claramente favorito. O encontro com a Tunísia vai ser explosivo! 2 das equipas africanas, que praticam um futebol mais “europeu”. Esta equipa de Marrocos é a mais forte da última década, parece-me.

Do grupo D, o Gana está muito forte, mas sem Boateng. Vamos ver como se portam os 2 Ayew’s e os 2 Asamoha’s. Atenção também ao Mali. Para mim, a mais típica selecção Africana, com um jogo muito físico, e muito de força e raça.

As minhas apostas:

Vencedor- Costa do Marfim
Melhor marcador: Doumbia
Melhor jogador: Doumbia
Desilusão: Tunisia

Desde o jogo de abertura do Mundial 2002 que simpatizo com o Senegal.

É uma competição engraçada

Primeiro Pato da CAN… transformado em fora de jogo… :rotfl:

15 minutos de competição, um pato.

A CAN nunca desilude. 8)

Grande frango :rotfl: :rotfl:

Já agora não houve nenhum fora de jogo ou seja foram prejudicados duplamente no mesmo lance.

Aquele guarda redes da Libia é um perigo, ele não sabe agarrar uma bola.

Não estive em casa mas deixei a gravar o 1º jogo . Eu logo faço isso Pedro :great:

Pelos visto já houve frangalhada … o normal , portanto :lol:

E agora o golo é ilegal mas válido, pois o Balboa estava em fora de jogo

Lance muito dificil de ajuízar, e como a regra diz que em caso de dúvida deixa-se seguir o jogo, compreende-se :great:

Grande joga de Balboa, e não foi só pelo golo…consegue ser o melhor jogador da Guiné Equatorial, o que diz tudo.