Campeonato dos Campeonatos

Volta a ler, que ninguém disse que não se perdeu terreno para o fcp. E para o slb (equipa que lidera o quadro em discussão) perdemos?

E qual foi a parte do “se não fossem os nossos ultimos 2 campeonatos ganhos e uma melhor performance geral nestes ultimos 8 anos, onde se destacam as 3 últimas épocas, estariamos muito pior” do que se tivessemos feito o que se via habituando antes destes últimos 8 anos, é que não entendeste?

Ou há duvidas que o que foi feito nos últimos 8 anos é melhor do que foi feito de 1982 a 2000 (escolher periodos de 8 anos neste hiato, à vontade)?

Se continuas a acreditar que globalmente nestes 8 anos o saldo é positivo na tabela, estás no teu direito, mas eu não tenho essa opinião, portanto nos último 8 anos, na minha opinião, descemos em vez de subir.

Tu escreveste que era um facto, e não é um facto.

Logicamente que pode fazer diferença, mas o factor que mais desvirtua o número nem é esse, mas sim o facto do número de pontos não ter em conta a posição relativa das equipas em dado momento. Se tiver existido um período com 5 anos em que o Sporting ficasse sempre a 20 pontos do Porto, nem com o Sporting a ficar 30 anos por 3 pontos à frente do Porto conseguirias que o SCP ultrapassasse o Porto em pontos obtidos (diferença de 100 no primeiro caso e diferença de 90 no segundo caso). Para outros parâmetros tem de se ter em conta que 6 empates equivalem a 2 vitórias e 4 derrotas e por aí fora. Por isso é que o número de pontos é um bocado falacioso, e sobretudo por este motivo (a questão dos 2-3 pontos é importante, mas não tanto quanto se possa julgar).

Portanto, eu só fiz um exercício um bocado abstracto tendo em conta o que o Hollow referiu… mas também acho que esta contabilização não serve rigorosamente para nada e que o sucesso ou insucesso deve medir-se sobretudo pelo número de títulos ganhos.

Pois a questão está aí: se tivermos em conta que eu estive sempre a falar por comparação, em ciclos e em vitórias/pontos do quadro, para mim é um facto que nos últimos 8 anos “se não fossem os nossos ultimos 2 campeonatos ganhos e uma melhor performance geral nestes ultimos 8 anos, onde se destacam as 3 últimas épocas estariamos muito pior” (do que vinhamos fazendo antes, ou se quiseres, subimos perante aquilo que vinhamos fazendo antes). Não vejo qual a dúvida…

Agora, isso não implica nem ninguém nega que o fcp também tenha continuado bem/a subir. E como bem inseriu o Leão das Caldas, isso já vem de muito antes…

Também acho pouco interessante olhar o número total de pontos. Por três motivos:

  • O número de participantes no campeonato variou muito desde a criação do Nacional da I Divisão em 1938. Nessa altura o campeonato tinha 10 clubes e logo jogava 18 jogos por época (isto no campeonato nacional, porque havia os campeonatos distritais na 1ª fase da época que davam acesso ao Nacional). No auge das loucuras dos alargamentos do final da década de 80, a I Divisão tinha 20 clubes, o que fazia com que cada equipa jogasse 38 jogos! Ou seja, por exemplo, 5 títulos na década de 80 “valem” mais do dobro dos pontos dos mesmos 5 títulos na década de 40. Não há comparação possível.

  • O número de pontos não tem em conta a dificuldade de cada edição do Nacional da I Divisão. Nos anos 70, por exemplo, os grandes acumulavam muito mais pontos porque quase só perdiam pontos entre eles. A partir dos anos 90, as diferenças atenuaram-se e é muito mais frequente os grandes perderem pontos contra os outros.

  • O número total de pontos esconde o mais interessante, que são os ciclos de domínio de cada clube e a distância competitiva entre eles em diferentes momentos. Quem olhasse só para a tabela dos “campeonato dos campeonatos” acharia que o Benfica domina à vontade o futebol em Portugal. Quem tenha visto futebol na última década e meia, desmanchar-se-ia a rir com essa afirmação.

Aqui há uns tempos fiz um gráfico para tentar avaliar a progressão do Sporting desde o título de 1981/82. Aí usei uma medida que me parece bem mais justa para avaliar ciclos de domínio e de “seca”: a diferença (em pontos) face ao primeiro classificado dividida pelo número de jogos em cada época. No caso do clube campeão, o saldo é positivo e calcula-se com base na diferença face ao segundo, também dividida pelo número de jogos.

Se tiver paciência, vou tentar fazer um para as diferentes décadas.