Primeiro, só depois de analisar tudo é que percebi minimamente do que se trata. Segundo, isto é com base em quê? É que se for as participações dos clubes no campeonato nacional, o porto não tem as mesmas presenças que o benfica ou Sporting… :
Natural, muito por culpa dos 18 anos de jejum. Enquanto épocas seguidas de inúmeras derrotas e zero troféus se sucediam para o nosso lado, as vitórias em catadupa e titulos dividiram-se entre slb e na sua maioria para o fcp.
E não fossem os últimos 3 - 8 anos e essa contabilidade seria muito pior para nós. Há que continuar a tentar retomar a nossa posição, e para isso é preciso ganhar o máximo de jogos possiveis.
É por essas e outras contabilidades que ao contrário dos que continuam a preferir jogar bem e perder/empatar, eu prefiro ter vitórias mesmo que seja a jogar mal !!! :arrow:
Edit: Aliás, só agora reparei que a contabilidade vai até 2003/2004, logo faltam mesmo pelo menos os últimos 3 anos, em que tivemos épocas com relativas poucas derrotas e boas vitórias (pelo menos algumas mais que o slb).
Alguém já tentou fazer as contas? Se repararem bem, as contas estão mal feitas.
O Benfica tem mais 58 vitórias que o FC Porto, mais 8 empates e menos 66 derrotas e no entanto só tem mais 28 pontos?
:lol:
O Sporting tem menos 11 vitórias que o FC Porto, mais 42 empates e mais 9 derrotas e, no entanto, tem o mesmo número de jogos?
Depois, também não faz sentido considerar 2 pontos por vitória numas épocas e 3 pontos nas outras. Para termos noção da classificação de sempre, é preciso uniformidade. Ou 2 pontos ou 3 pontos desde o início.
Não interessa muito isso dos 2 e 3 pontos, porque o que vale para uns vale também para os outros clubes, portanto as relacões entre clubes mantêm-se.
Quanto às contas, elas parecem-me certas:
Pontos Jogos V E D
1 Benfica 74 3152 2048 1377 398 273
2 FC Porto 74 3041 2048 1333 375 340
3 Sporting 74 2966 2048 1271 424 353
Em termos práticos, a diferença do Benfica para o FC Porto é muito maior do que a revelada pelo número de pontos. Basta ver que o Benfica tem menos 67 derrotas que o FC Porto (se nos lembrarmos do número médio de derrotas dos 3 grandes por época, 67 derrotas são um número impressionante).
Seja como for, eu estava a ver a outra tabela, a dos 1864 jogos, não tinha visto essa actualizada.
Não é bem assim, se eu ganhar 10 jogos a valer 2 pontos fico com 20 pontos, se forem a valer 3 pontos fico com 30.
Se os anos de ouro do SCP foram a valer 2 pontos e os do Porto a valer 3 pontos, então faz muita diferença.
Ou faz-se a conta toda por 2 pontos ou por três. Se misturar vai falsear os resultados.
Exacto. A conta está toda a 2 pontos? Ou a 3 pontos? Ou simplesmente somam os pontos com que terminam a época? Seria mais objectivo se se fizesse a conta com o mesmo número de pontos.
Eu erradamente meti a palavra titulos ali no meio do meu post para me referir ao jejum (de 82 até 94 nem uma Taça de Portugal é um facto) mas deve-se falar apenas de vitórias (empates, derrotas) ou das vitórias em jogos dos campeonatos realizados, é disso de que se de que se fala por aqui e o que está a ser contabilizado.
Sim, exacto. Porque normalmente o futebol é feito de ciclos (e se calhar, como diz bem o Atlatian, o nosso ciclo vitorioso lá para os 50s não está tão merecidamente contabilizado) e o do fcp tecnicamente não terminou com o fim do nosso jejum. Aliás, desde 2002 tecnicamente estamos nós noutro mini-jejum e o fcp lá continua no ciclo vitorioso deles. E o fcp também já teve 19 anos, mas as vitorias entre nós e o slb foram mais repartidas do que entre fcp e slb nos nossos 18 anos. Tudo somado…
Mas o que é um facto é que se não fossem os nossos ultimos 2 campeonatos ganhos e uma melhor performance geral nestes ultimos 8 anos, onde se destacam as 3 últimas épocas (sem campeonatos, mas por exemplo com um vice-campeonato por 1 ponto), estariamos muito pior.
Como dizes aí Paracelsus, se não conseguimos recuperar pontos ao fcp, recuperámos ao slb (logo, para os primeiros), que diga-se, se não fosse assim teria um fosso muito maior quer para nós quer para o fcp, aliás, são cerca de mais uns 10 campeonatos quer em relação a nós, quer para os tripeiros. Que por este andar também ultrapassará o slb muito em breve…
Mas desculpa lá … se tu só tens mais de 1 ano do que eu (nasci em 1974), e eu pouco me lembro do campeonato ganho em 81/82, e que depois desse ano e até 99/00 ficávamos grande parte das vezes em 3º ou mesmo em 4º, e tu vens agora dizer uma coisas destas.
Desculpa lá, ou tens amnésia ou se calhar nasceste a 29 de Fevereiro de um ano bissexto e afinal ainda és do tempo dos 5 violinos.
Para que não restem dúvida, partindo do inicio da década de 70 (período no qual começamos a ser ultrapassados pelo Porto) vejam o seguinte
E se analisarmos por fases, podemos concluir facilmente, que o período dito era Rouquette e seus seguidores ainda for a melhor que tivemos (desde 95) nestas praticamente três décadas.