Pagamos todos para sustentar essa camarilha…
[b]FCP lesou a cidadeO Tribunal da Relação deu como provado que o município do Porto foi lesado em 25 milhões de euros, na negociação feita com o FC Porto no âmbito do Plano de Pormenor das Antas. A conclusão consta da fundamentação de um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, onde o actual presidente da Câmara e o seu antecessor se degladiam. Nuno Cardoso diz que Rio o difamou e Rio acusa-o do mesmo.[/b]
O tribunal decidiu salomonicamente e condenou os dois: Cardoso terá de pagar 15 mil euros a Rio e este terá de pagar outro tanto a Cardoso. Decisão agora contestada no Supremo, num acórdão cuja fundamentação terá de ser revista pela Relação. Em causa estavam então as declarações de Rio a propósito de três decisões do anterior executivo: o facto de Nuno Cardoso ter deferido, a quatro dias do termo do seu mandato, dois pedidos de informação prévia que previam a construção no parque da cidade; a cedência de terrenos ao FC Porto no âmbito do Plano de Pormenor das Antas; e a venda de um terreno nas traseiras da Casa da Música. Nuno Cardoso diz que as críticas de Rio foram difamatórias e que se sentiu muito nervoso depois disso. Por sua vez, Rio garante que os ataques protagonizados por Cardoso causaram-lhe um “grave estado de preocupação”.
Mesmo assim, o tribunal deu como provado que no essencial Rui Rio tinha razão. Designadamente no que diz respeito ao PPA, já que ao fazer a “concessão ao FCP, sofreu o Município um prejuízo de 25 milhões”.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=248879&idselect=12&idCanal=12&p=200