MARÍTIMO - SPORTING CP
| Estádio dos Barreiros
| Domingo, 16 de Dezembro de 2007 | 20h00 | Transmissão SportTv1
| Homem do Apito: Jorge Sousa (AF Porto)
[hr]
Os três secos ao Dínamo são enganadores, apesar de termos voltado a ver, a espaços, bom futebol, e o regresso às lides domésticas não será nada meigo para quem quer afastar os fantasmas recentes. A visita aos Barreiros é tradicionalmente complicada para qualquer equipa e o Sporting, que me lembre, das deslocações à Madeira só ganhou as duas no mesmo ano em 2006/07. Esta temporada já empatou na Choupana, veremos agora como vai ser com o Marítimo, que é bem mais forte que o Nacional.
Rui Patrício, agora que leva uma boa série de jogos como titular, regressa ao estádio onde se estreou na I Liga, há um ano, e onde defendeu inclusivamente um penálti de Kanu.
Liedson, pelas últimas notícias, deverá mesmo falhar o jogo de domingo e, pese o risco, gostava de ver Paulo Bento apostar em Luis Páez na frente. Veremos se PB tem “coragem” para tirar Adrien Silva da equipa ou se é uma aposta para manter. Se Adrien não sair, o Sporting até pode, no meu ponto de vista, jogar com Veloso como lateral-esquerdo [curioso que aquando da visita à Choupana havia um celeuma enorme em volta da colocação de Veloso à esquerda, mas agora como há Adrien para o miolo já não há problema]. Romagnoli também deverá voltar à equipa, por troca com Farnerud.
No lado do Marítimo, Makukula tratou o inenarrável Paulo Costa por filho da puta e foi castigado por três jogos, pelo que é a grande ausência dos de Lazaroni. Olberdam, outro dos destaques da equipa, foi operado e também está de fora; Ediglê está lesionado. Deve jogar Bruno Fogaça na frente e o Marítimo tem, para além de Marcinho, quanto a mim, outros dois bons jogadores que raramente são falados na imprensa: Márcio Mossoró, que já esteve com um pé no Sporting em 2005, e o jovem Djalma, que era da equipa B mas que nos últimos jogos me impressionou.
Ah! E convém lembrar que o Marítimo está a apenas 3 pontos do Sporting…
Ainda não se sabem as listas de convocados, mas como dou sempre uma de Zandinga nestas participações que tenho no Fórum, as equipas prováveis para amanhã deverão andar à volta disto:
SPORTING (4x5x1, ou 4x4x2): Patrício - Abel, Tonel, Polga, Ronny (Veloso) - Veloso (Adrien), Moutinho, Izmailov, Romagnoli, Vukcevic (Páez) - Purovic
MARÍTIMO (4x2x3x1): Marcos Oliveira - Ricardo Esteves, Fernando (Edder Perez), Van der Linden, Evaldo - Bruno, Wênio - Márcio Mossoró, Marcinho, Djalma - Kanu
[hr]
Último jogo
SPORTING 4-0 Marítimo (Liedson, 1’, Romagnoli, 17’, Moutinho, 80’, Alecsandro, 87’)
No último embate entre Sporting e Marítimo a Sexta-feira 13 foi de azar para os verde-rubros, que saíram de Alvalade esmagados por uma das melhores exibições do Sporting 2006/07. Liedson marcou um dos golos mais rápidos que me lembro de ver e, como estávamos naquela fase da época em que “vira aos dois e acaba aos quatro”, o Marítimo foi mesmo com o saco cheio para casa.
Nos Barreiros, na primeira volta, o jogo havia sido mais complicado e foi resolvido, como toda a gente se lembra, por Tello, num canto de mangas arregaçadas em que a bola entrou pelo buraco da agulha. Patrício, depois, segurou os três pontos defendendo uma grande penalidade.
[hr]