Aproveito para comentar que votei na segunda opção.
Queria muito que continuasse, é o meu presidente, mas acho que já não tem condições.
Por vezes os acontecimentos empurram-nos para situações injustas/que não pretendemos. Este episódio de ontem é um desses acontecimentos.
Ao Bruno a única crítica que lhe posso fazer e que lhe confere um bocadinho de responsabilidade no que sucedeu ontem (embora não tenha obviamente a grande fatia da mesma) é a determinada altura ter começado a gerir o clube, sobretudo o futebol, numa base emocional, quando o que se pedia era cada vez mais um cunho profissional.
Gerir os assuntos de um clube como o Sporting apelando ao lado emotivo tem muitas vantagens… traz um enorme arregimentar dos sócios, militância a níveis elevados e quando bem aplicado nos funcionários e dirigentes acaba por trazer enorme capacidade de reação imediata às adversidades.
Tem no entanto alguns perigos, a facilidade com que se criam cisões internas e toda uma imprevisibilidade no comportamento das pessoas em inúmeras situações. Creio que foi esse estado emocional que o Bruno não soube combater na altura apropriada, nomeadamente depois do “comunicado dos jogadores”. Nessa altura pedia-se profissionalismo total daí para a frente (uma vez que parte do que levou a esse tal comunicado foi uma proximidade excessiva decorrente dessa forma de gerir as coisas e as relações entre as pessoas que trabalham no/para o Sporting). Tal não sucedeu e os acontecimentos imprevisíveis foram-se sucedendo desde então, apimentados pelo monstro que é a máfia vermelha lampiã que está profundamente entranhada e enraizada na sociedade portuguesa.
O Bruno não teve essa capacidade de se reinventar e profissionalizar cada vez mais todo o edifício do futebol do Sporting. Os adeptos precisam de quem lhes mantenha a chama viva, mas os jogadores, técnicos, funcionários e dirigentes do futebol precisam antes de mais de um clube que funcione como uma empresa, porque só isso conseguirá preparar o Sporting para sobreviver no pântano corrupto que é o futebol português.