Ainda não pararam de disputar o brinquedo? Qualquer dia o brinquedo rasga-se e lá vão ter de disputar outro brinquedo.
O brinquedo somos nós. E nós em vez de dar tautau aos dois meninos, andamos aqui a tecer loas aos seus comportamentos cada vez mais erráticos. Uma guerra em que vale tudo.
Ambas as partes estão-se a cagar para estatutos, leis ou mesmo o que realmente importa que é o Sporting. Vale tudo.
Eu sou um homem comum, percebo pouco de golpadas, de lacunas nos estatutos ou dos próprios estatutos mas o que eu entendo ser a forma de administração do Sporting é a seguinte:
- Os sócios são soberanos.
- São eleitos órgãos sociais para gerir o clube em nome dos sócios.
- Os órgãos sociais tem funções diferentes com separação de poderes para garantir um clube democrático.
- A mesa de assembleia é o órgão máximo do clube e tem o poder de destituir os outros órgãos, convocando eleições nas urnas para a sua reeleição ou substituição.
- A mesa da assembleia não pode ser destituída pelos outros órgãos e mesmo estando em demissão, tem o dever de se manter até eleição em urnas da nova mesa de assembleia elegida pelos sócios.
Posso estar errado nestas premissas em cima mas é assim que vejo um Sporting protegido na vontade dos sócios e no afastamento de grupos que queiram tomar o poder para si. O Sporting é dos sócios.
Compreendo que vê legitimidade na direcção de Bruno de Carvalho e sua equipa. Venceu e venceu por larga margem esse direito.
Compreendo a atitude dos outros órgãos sociais apresentando a demissão em bloco para incentivar eleições antecipadas por causa dos acontecimentos no passado mês.
Compreendo a renuncia ao apoio a esta direcção de muitos Sportinguistas que já não se revêem nesta direcção que o clube está tomando.
Compreendo quem apoia com todo o fôlego está Direcção e os seus enormes feitos e com esperança que outros grandes feitos sejam possíveis.
Não compreendo é os constastes atropelos aos direitos e opiniões de TODOS os sócios, sejam eles de que facção sejam. Eu não quero que continuem a puxar o brinquedo para cada lado até o rasgarem todo. Entendam-se, conversem, protejam o brinquedo. Eu como sócio não me revejo em nenhum dos órgãos social que estão legitimamente mandatados para protegerem o meu Sporting. Todos estão a falhar com as promessas eleitorais de proteger o meu Sporting. Quero ter uma palavra a dizer, agora, daqui a uns meses ou se de todo impossível, no final deste mandato. Espero eu que com estas palhaçadas ainda possa ter direito a votar no fim deste mandato e que nessa altura os estatutos, leis, questões morais, questões económicas não sejam usados para impedir o meu voto.