Como é óbvio. Ainda agora li isto do [member=6665]1984
Para mim os méritos de BdC no que ao futebol diz respeito têm-se limitado essencialmente à capacidade de vender. No que toca a contratações continuamos demasiado dependentes das taras e manias de Jesus, continuam a não existir coisa nenhuma contratações cirurgicas, aumentou a ambição mas tendo como contrapartida o aumento de custos em aquisições e em salários, o Presidente do clube continua demasiado exposto às vicissitudes do pontapé na bola sem necessidade, etc.
Então comecem pelo o início. Despeça-se o treinador, contrate-se o tal DD e depois, este, o treinador.
Estou para ver é quem para DD, porque muitos dos exemplos dados fizeram-se do zero nos clubes onde estão. Ok, são ex-jogadores, mas porra, de repente lembro-me que já tivémos um… o Barbosa. Os lampios tb consta que têm um, o tal que é preguiçoso. Os ex-jogadores em Portugal deram invariavelmente m**** nessas funções, talvez uma futura geração.
Eu acredito que precisamos de alguém para gerir o Futebol. Não acredito nisso do ‘mercado de DD’. Há contextos e o que resulta num lado, pode não resultar noutro. Para além de que um DD é um dirigente. Convém pelo menos conhecer a história, a cultura e a língua de forma a ter algum afecto e sentimento de responsabilidade. Antero Henrique parece uma escolha lógica. Monchi nem tanto.
Mas a maior parte dos fãs do Monchi são por Moda. Devem tanto saber quem ele é como a minha avó.
BRUNO DE CARVALHO NO CAMPUS DE JUSTIÇA
SPORTING 15:39
Por
Redação
O presidente do Sporting esteve, esta quinta-feira, no Campus de Justiça para debate instrutório do processo que colocou ao comentador André Ventura. Bruno de Carvalho escusou-se a prestar declarações sobre o processo à saída do tribunal, assim como qualquer outro assunto.
Secalhar precisamente por não teres estado no início disto que não percebeste que o que eu disse teve direcção e interpretaste as minhas palavras erradamente. Já várias pessoas depois disso passaram por cá a defender a tese do DD e eu nada disse. Até porque concordo com algumas.
Mas porque raio haveria eu de dizer que tu, porque queres um DD, és contra BdC?
Mas secalhar quem deturpa coisas para mandar recadinhos e boquinhas, secalhar já quer. Pelo menos na minha óptica.
A minha argumentação foi explicada no post anterior em que te respondi, e como podes verificar não é de todo incompatível com as tuas ideias, até porque estamos a falar de coisas ligeiramente diferentes.
Li o teu post todo e concordando mais com umas coisas, menos com outras, é uma opinião completamente válida e aceitável.
Mas como disse o [member=11696]bgomes nem toda a gente fez o mesmo.
Já agora, se verificares as declarações de algumas pessoas de outras modalidades, como o hóquei, vólei ou andebol, vais perceber que o presidente tem influência directa em muito mais que o futebol (ainda que no futebol seja o responsável máximo). Foi só, na minha opinião, mais um mito criado no fórumscp, o de que BdC apenas mete o dedo no futebol e é por isso que as outras estão bem e o futebol está mal.
Já agora, se verificares as declarações de algumas pessoas de outras modalidades, como o hóquei, vólei ou andebol, vais perceber que o presidente tem influência directa em muito mais que o futebol (ainda que no futebol seja o responsável máximo). Foi só, na minha opinião, mais um mito criado no fórumscp, o de que BdC apenas mete o dedo no futebol e é por isso que as outras estão bem e o futebol está mal.
[member=12099]Sigurd o que é que tens a dizer acerca disto??
“Estão-se a preparar para perder…”
“Muito dificilmente ganhamos isto. A diferença é abismal.”
“Calma que daqui a pouco o Hugo Silva começa a poupar jogadores para o sexto jogo.”
"Genial recuperação! Só perdemos por 6!
Se o objectivo do DD , for retirar o Bruno de Carvalho do futebol , isso não faz sentido nenhum , o presidente tem que ter sempre livre intervenção para intervir em todas as áreas.
O DD a meu ver só pode servir para limitar a exposição do presidente no futebol.
Se quando o Bruno de Carvalho pegou no clube depois do Godinho Lopes , se justificava que ele tivesse 24 horas sobre 24 horas sobre tudo o que se passava no futebol , o normal à medida que as coisas vão assentando , é que se passe desse estado emergencial para uma politica assentada e coerente para o futebol em que haja lugar para um DD para cumprír essa mesma política delíneada pelo presidente.
Tiago Fernandes não é pilar de porra nenhuma, é um treinador.
De resto, concordo, Manuel Fernandes faz sentido nenhum naquele cargo e nem preciso de explanar porquê, ele próprio o demonstra semanalmente, com todo o respeito que lhe tenho. Mas eu acho que pouco passa disso, de um tacho. Inaceitável, diga-se.
De Virgílio, fica uma péssima imagem do projecto equipa B. Não sei se é o principal culpado, mas é o que fica.
O Luís Martins é um tipo competente para aquilo que foi inicialmente contratado. Depois, pegou na equipa B, safou a mesma e devia ter regressado apenas à função onde estava. Não sei que planos lhe estão reservados, mas é alguém a quem reconheço valor.
Mas essa é a estrutura em quem se confia (esquecendo o MF).
Presidente, Geraldes, JJ e Virgílio. Eu acredito que haja trabalho bem feito, porque o BdC tem sabido escolher nas várias áreas pessoas competentes. Ele observa o trabalho diariamente. Mesmo nas modalidades, houve decisões que foram dele, e há por aí quem possa confirmar, mesmo quando de dentro das mesmas, as opções eram outras.
Acho que se fala na maioria do tempo sem se ter real conhecimento do que se passa. Quando assim é, prefiro ver o bolo e perceber o que são linhas de actuação e daí retirar as poucas “certezas”. Que valem o que valem.
O Bhavin junta um interessante vídeo, com um porta-voz da direcção do SCP, à época, a comunicar com a imprensa.
Isso é que era, em 1995, uma estrutura altamente competente e muito profissional
O ex-presidente Santana diz que sim, que lamenta e que era o presidente, mas, claro, a decisão não foi foi só dele.
Claro, foi… de alguém, de muitos.
Se calhar foi do porta-voz, do director geral, do director parcial, do director das comunicações, do director da logística, do director das contratações. De alguém.
Pedir a renovação e atualização de uma estrutura ultrapassada no tempo é ser contra a direção.
Nao sabia que estar interessado num futuro desportivo de maior sucesso é ser contra quem dirige o clube. A não ser que só se aceite que esse sucesso tenha de passar obrigatoriamente pelas instruções diretas de quem manda, como se não contasse de outra forma ou isso retirásse o seu mérito.
Esta tipo de mentalidade é brincar com o clube e não querer saber do seu sucesso, mas sim do das pessoas ou interesses que dele fazem parte.
Eu quero é ser campeão, seja com uma estrutura profissional ou com o treinador e presidente a mandar sozinhos á lá anos 80.
Agora há uma opção que mais provavelmente nos tratará sucesso sustentado do que a outra. É só isso que interessa, o sucesso sustentado do SCP. Ou devia ser.
Este é o boneco a quem o Ronaldo mandou o microfone para dentro de água. Que figurinha patética, eu tinha vergonha de ter um filho a prestar-se a um papel destes.
É preciso um gajo ter nervos de aço para não reagir como merecem.
Penso que é mais ou menos óbvio que uma solução estrutural tendo como cabeça um DD, sob supervisão directa do Presidente mas com autonomia alargada, é incompatível com o actual treinador. Portanto obviamente que, e falando por mim, se defendo uma solução deste género o treinador actual tem necessariamente de cair.
Isto para mim é mais ou menos pacifico porque eu hoje, ao contrário de há 3 anos atrás, já não acho que Jesus seja a solução para o Sporting. E até pode ficar e ser campeão no próximo ano, que a minha opinião continuará a ser essa, porque já não vejo Jesus a evoluir, a aprender com os erros e na realidade mais me parece hoje um treinador na fase descendente da carreira. No entanto, admito até que o Jesus poderia num contexto especifico ser uma espécie de valor acrescentado num processo de aprendizagem e crescimento de toda a estrutura, ou seja, embora até à data eu não veja nada no Geraldes, admito por exemplo, que a estadia de Jesus em Alvalade sirva como uma espécie de bootcamp para o Geraldes (e já agora e em certa medida para BdC) que permita nos próximos anos ver um crescer de autonomia do Geraldes e vir a ser ele o verdadeiro Sporting Director do futebol profissional.
Agora, uma coisa eu tenho a certeza: Jesus não será o futuro do Sporting. E sendo no final da época, ou no final da próxima, era importante que o Sporting começasse a pensar seriamente em montar uma estrutura transversal ao futebol que assente numa estratégia coerente que nos permita ser competitivos e vencedores de forma sustentável, e isto implica não estar dependente de treinadores, jogadores e elementos individuais afins abaixo da cadeia de comando.
Se a ideia é fazer Geraldes crescer - à imagem do que aconteceu com o Monchi no Sevilha, do Zorc no Dortmund, etc - então que se começa a dar-lhe mais autonomia e responsabilidade. É que eu vejo demasiado o Presidente e a expor-se e vejo o Geraldes demasiadas vezes calado e sem intervir. Não sei se no dia a dia não é o inverso, mas desconfio que não, até porque é Jesus o treinador.
De resto, o Monchi é dado como exemplo, porque o Monchi é provavelmente o mais bem sucedido DD da actualidade com trabalho feito que fala por si. Quando entrou o Sevilha vinha de uma despromoção, em 4 ou 5 anos estava a ganhar uma UEFA e daí em diante o Sevilla ganhou o que ganhou, sobretudo a nível europeu. Acho que a nossa bitola deve tar nestes e não nos Costinhas, nos Carlos Janelas, nos Carlos Freitas, nos Nortons de Matos, nos Barbosas e todo esse entulho que passou pelo Sporting nessa posição.