Brasileiros no Sporting: o que une os casos de sucesso

Consideras, Geo, Uchoa, Zandonaide (do k te foste lembrar) e Mário boas aquisições?

Ainda que o último tenha marcado o tal golo nas Antas que me fez enfardar nas trombas como um boneco ???

Nunca vi o Geo mas pelo que sei foi dos melhores.

Mas eu disse que os havia para todos os gostos e de todos os feitios e não tive nenhuma preocupação de seleccionar qualidade ou fose lá o que fosse, antes pelo contrário quis misturar um pouco de tudo

Havia um gajo que eu gostava muito, Silvinho de seu nome!

Falta o Edmilson que jogou no Porto,Salgueiros entre outros antes de vir para o Sporting.

Respondendo ao tema, de sucesso só vi jogar Aurélio, Cruz, Jardel, Polga e Liedson. Não considero Prates e Rocha um “sucesso”, apesar de terem marcado, em anos diferentes, eras diferentes do futebol do Sporting. Não devia também considerar Jardel um “sucesso”, mas pronto, um extra-terrestre merece sempre referência.

PS: e o José Gildásio Pereira de Matos? :lol:

Gil Baiano? :lol:

Não me parece que o Paulinho Cascavel fosse um caso de grande sucesso no Brasil antes de vir para o Guimarães.

Houve mais brasileiros que tiveram sucesso no Sporting: Da Costa, Geo, João Luis, de certa maneira o Manoel (era tosco, mas marcava golos). Antigamente era mais fácil adquirir jogadores de alto nivel no Brasil, as entradas de estangeiros na Europa era muito restritiva e na Europa de Leste nem pensar. Agora com a “globalização”, a concorrência é muitissimo maior, para não falar nos paises da Ásia para onde vão tambem jogadores brasileiros de bom nivel.

Ricardo Rocha…Defesa central brasileiro e internacional pelo escrete.

Barracada da grande o Careca que era o Eusébio brasileiro.

O Rodrigo Fabri tb não foi mauzinho, mas está muito longe para integrar tão distinta lista de nomes.

O Marlon Brandão tb foi razoávelzito.

Poucos se lembram do zandonaide, mas não era mau…eu até gostava dele , tinha um bom pé esquerdo mas só esteve cá emprestado 1 epoca em troca com o lito que vinha do braga mas antes foi fazer uma época salvo erro ao vasco da gama.

O Careca não era só o eusébio brasileiro, Ele era um MISTO de pelé e eusébio como diria o Sousa Cintra :rotfl:. Careca o Homem que fintava 3 ou 4 jogadores sem sair do mesmo sitio :mrgreen:

E que tal tentar descobrir um padrão entres estes artistas da bola que passaram pelo Sporting Clube de Portugal:

Marcos Paulo Alves
Vinícius Conceição da Silva
Fábio Camilo de Brito (Nené)
João Soares Mota Neto
Marcelo Labarthe

que rica escola de samba…

Moura

Dizeres que: “Não me parece que o Paulinho Cascavel fosse um caso de grande sucesso no Brasil antes de vir para o Guimarães.”

Isto deve ser para rir…se este não era um caso de sucesso, então o que dizer do Tiui…
só fez parte dos 2 melhores anos do Flu na década de 80…

À conta do qual o Famalicão aínda nos deve 1 milhão de contos. Que tal tentar cobrar essa dívida e comprar um avançado de jeito?

OK. A ideia era referir só jogadores acima da média, que tenham tido influência significativa nas equipas do Sporting onde jogaram. Não jogadores razoáveis, que desenrascaram aqui e ali - bolas, até o Koke ou o Bueno decidiram um jogo! Estou a falar de tipos mesmo bons, que fizeram a diferença de forma duradoura. Verdadeiros reforços, portanto. Por outro lado, limitei-me aos últimos 20 anos, para poder falar sobre jogadores que vi jogar ao vivo. Dito isto, algumas notas:

• Fiquei pelos brasileiros porque (a) são a nacionalidade mais numerosa a seguir à portuguesa a vestir a camisola do Sporting (b) existe o mito de que em qualquer canto do Brasil se encontra um jogador com craveira internacional - o que dispensaria a observação cuidada ao jogador e ao seu currículo, pois qualquer tiro no escuro teria uma probabilidade razoável de encontrar um jogador com nível para o XI principal do Sporting. Penso que a lista prova que este mito - que tem a sua última encarnação em Tiuí - é isso mesmo: uma fantasia.

• Paulo Silas e Ricardo Rocha eram grandes jogadores mas acabaram por ter pouca influência na equipa do Sporting porque entraram rapidamente em conflito com o clube. O FLL disse que hoje seria impossível termos um nº10 da Selecção brasileira. Eu diria que bastava seguir o truque de Jorge Gonçalves: não pagar :slight_smile: . Mais, a sério, tenho a ideia que ambos rescindiram rapidamente com o clube devido a salários em atraso.

• Ter um currículo forte não é garantia de sucesso - veja-se o já falado caso de Carlos Miguel, entre outros. Há várias outros factores - adaptação, lesões, sorte, etc. Agora, o que me parece que resulta desta lista é que não ter currículo - no Brasil ou na Europa - antes de chegar ao Sporting é 99,9% de garantia de insucesso. O que faz todo o sentido, acho eu.

Verdade - mas também é verdade que metade dos jogadores da lista entraram no clube em 2000 ou depois - e não “antigamente”…

Dos craques de antigamente, lembrei-me do Valtinho. :rotfl:

O Silas e o Ricardo eram feras…

O Assis…nunca rendeu mto…mas dava para ver que tinha potencial para ter feito mto mais…

O Gil Baiano foi terrivel. Mas era um gajo com bastante nome no Brasil…tendo inclusivamente varias chamadas à selecção na revolução pós 82…
E esta hein? :slight_smile:

Lembro me de ver o Careca nos treinos junto do antigo Estadio, quando ainda era possivel ve los a treinar ao vivo…e meu Deus, aquilo era so massa…gordurenta, tinha ums presuntos de boi em vez de pernas e um pescoço tipo Tyson ;D

Disto tudo não conheço metade dos quais os veteranos guardam “saudade”, mas para responder ao Petrovitch, alguem se lembrou aqui do “El pibe” Gimenez (vulgo Marioni no país aqui ao lado), todos se lembram que Roquette deu 5 milhenas delas para o ir buscar ao Estudiantes, aqui nunca rendeu. Deslocou-se uns 500 km, para o Villareal e foi matador. Isto para mostrar que o passado em nada tem a ver com o presente, tudo depende do método de trabalho, da realidade actual do clube, do estilo de jogo, dos companheiros e sobretudo das oportunidades.

Até poderá ser o caso contrário de Gimenez, perdido para o futebol, encontrar-se aqui, quem sabe…!? O importante e base de tudo é saber jogar futebol, e dar um chuto na bola. Ou melhor: não ser Kirovski ou Purovic. É isso que quero ver.