Barbosa, da minha parte é simples.
Primeiro porque trabalho no meio
Segundo, porque às vezes, os sites deles (falo do Record e Jogo) também aparecem notícias de outros desportos que me interessam. No Esférico Vermelhado, às vezes só vou para ver a capa (é mais quando estou com a moral em baixo, vejo a capa e fico logo bem-disposto de tanto me rir com as “belas” notícias…)
Actualmente, raramente compro um jornal desportivo, a não ser nos dias posteriores aos jogos do Sporting. No entanto, quando vejo uma capa apelativa, cedo ao marketing e desenbolso uns cêntimos.
Com regularidade, compro o Jornal do Sporting às terças-feiras. É muito fraquinho, especialmente no que toca às modalidades, mas é nosso! Mais vale isto que nada!!!
Porém, vejo com frequência a edição online do Record (a mais completa) e a do Jogo (praticamente igual à edição em papel). Uns bajulam, outros criticam e todos especulam. Há que saber filtrar a informação… Apenas isso!
O As e a Marca não “tendem um pouco para o Real”… São mesmo pró-Real!!! Da mesma maneira que o Sport e o El Mundo Deportivo são assumidamente pró-Barça. Um destes dois últimos (penso que é o Sport), até se dá ao luxo de ter uma secção permanente dedicada ao Barça… seguida de outra dedicada ao Atlético de Madrid (sem passar pelo Real)!!
Isto, por um lado, levanta dúvidas evidentes em relação à tal “neutralidade” dos media. Por outro lado, ao contrário do que acontece em Portugal, ao assumirem as suas preferências clubísticas, os jornais espanhois apontam para targets de público concretos (os barcelonistas, os madridistas, etc.), retirando daí dividendos económicos específicos.
Noutras palavras, o “facciosismo” vende! Se eu sou do Real Madrid, vou comprar um jornal que fale mais do meu clube, e não um que fale pouco ou, quando o faz, fale mal.
Neste sentido, o problema em Portugal também poderá ser este: o facto de os jornais nos tentarem vender a sua neutralidade e imparcialidade (o que, evidentemente, não compramos, porque conhecemos as lógicas empresariais e preferências clubísticas que os dominam). O que acham?
Completamente de acordo. Mas se calhar nenhum deles pode arriscar perder adeptos do Sporting, do slb ou mesmo do fcp. É o problema da dimensão do mercado. Acho que em Espanha existe uma autentica repartição do mercado. Quantas Marca se venderão em Barcelona ?
Eu acho que A Bola é claramente benfiquista (sempre foi) e o Jogo portista (é de lá) e o Record é o mais tablóide: pôe o que fôr preciso para vender. Verdade ou mentira, doa a um ou a outro. Não tenho estatísiticas, mas apostaria que é o menos rigoroso.