Bidu é reforço para a equipa B
Por Sporting CP
26 Ago, 2026
Extremo brasileiro de 19 anos chega ao Sporting CP
Bidu é a mais recente cara nova da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal. O extremo brasileiro, de 19 anos, chega a Portugal depois de se ter destacado ao serviço do Criciúma EC e prepara-se para a primeira experiência no futebol europeu.
Com passagens pelos escalões de formação de CR Flamengo e CR Vasco da Gama, Bidu chegou aos sub-20 do Criciúma EC em 2025 e rapidamente deu nas vistas. Chamado à equipa B do conjunto catarinense ainda nessa época, apontou quatro golos e somou duas assistências em oito partidas.
Já em 2026, o jovem extremo continuou a crescer nos sub-20, registando nove golos e duas assistências em 26 encontros. Desta vez, as boas exibições valeram-lhe a ‘promoção’ à equipa principal do Criciúma EC, pela qual realizou dez jogos antes de cruzar o Atlântico para abraçar “um sonho de criança”.
“Vestir a camisola de um clube como o Sporting CP representa muito para mim e para a minha família, por tudo o que tenho feito até hoje. Tenho de agradecer a Deus e ao Sporting CP pela oportunidade”, começou por dizer Bidu, nas primeiras declarações aos meios de comunicação do Clube.

Sublinhando a honra de pertencer agora às fileiras de um “Clube que já revelou tantos jogadores, como Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes”, o brasileiro, capaz de actuar nas duas alas, apresentou-se como um “atacante extremamente agressivo”.
“Sou bom no um para um, um jogador com muito ‘golo’ e assistências, e espero ajudar muito a equipa”, apontou. Além disso, traz na bagagem “muita vontade de vencer”, garantindo que irá “sempre lutar pela equipa, tanto dentro como fora de campo”.
Ambicioso nesta nova etapa da carreira, o jovem brasileiro coloca assim o colectivo em primeiro lugar, mas não esconde ter, também, mais sonhos por alcançar. “O mais importante é ajudar o Sporting CP com assistências, golos e tudo o que for necessário, mas o meu objectivo final é chegar à equipa A e ajudar aí, também”, assumiu.
Pronto para iniciar a sua trajectória de Leão ao peito, Bidu deixou ainda uma promessa aos Sportinguistas. “Podem esperar um jogador que quer sempre trabalhar, sempre ajudar e que tem fome de vencer. Isso define-me. Vou dar o meu máximo e tentar ajudar a equipa o máximo possível”, rematou.