Bidu

Bidu é reforço para a equipa B

Por Sporting CP
26 Ago, 2026

Equipa B

Extremo brasileiro de 19 anos chega ao Sporting CP

Bidu é a mais recente cara nova da equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal. O extremo brasileiro, de 19 anos, chega a Portugal depois de se ter destacado ao serviço do Criciúma EC e prepara-se para a primeira experiência no futebol europeu.

Com passagens pelos escalões de formação de CR Flamengo e CR Vasco da Gama, Bidu chegou aos sub-20 do Criciúma EC em 2025 e rapidamente deu nas vistas. Chamado à equipa B do conjunto catarinense ainda nessa época, apontou quatro golos e somou duas assistências em oito partidas.

Já em 2026, o jovem extremo continuou a crescer nos sub-20, registando nove golos e duas assistências em 26 encontros. Desta vez, as boas exibições valeram-lhe a ‘promoção’ à equipa principal do Criciúma EC, pela qual realizou dez jogos antes de cruzar o Atlântico para abraçar “um sonho de criança”.

“Vestir a camisola de um clube como o Sporting CP representa muito para mim e para a minha família, por tudo o que tenho feito até hoje. Tenho de agradecer a Deus e ao Sporting CP pela oportunidade”, começou por dizer Bidu, nas primeiras declarações aos meios de comunicação do Clube.

Sublinhando a honra de pertencer agora às fileiras de um “Clube que já revelou tantos jogadores, como Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes”, o brasileiro, capaz de actuar nas duas alas, apresentou-se como um “atacante extremamente agressivo”.

“Sou bom no um para um, um jogador com muito ‘golo’ e assistências, e espero ajudar muito a equipa”, apontou. Além disso, traz na bagagem “muita vontade de vencer”, garantindo que irá “sempre lutar pela equipa, tanto dentro como fora de campo”.

Ambicioso nesta nova etapa da carreira, o jovem brasileiro coloca assim o colectivo em primeiro lugar, mas não esconde ter, também, mais sonhos por alcançar. “O mais importante é ajudar o Sporting CP com assistências, golos e tudo o que for necessário, mas o meu objectivo final é chegar à equipa A e ajudar aí, também”, assumiu.

Pronto para iniciar a sua trajectória de Leão ao peito, Bidu deixou ainda uma promessa aos Sportinguistas. “Podem esperar um jogador que quer sempre trabalhar, sempre ajudar e que tem fome de vencer. Isso define-me. Vou dar o meu máximo e tentar ajudar a equipa o máximo possível”, rematou.

Quem é este Pokémon?

1 Curtiu

3 Curtiram

Este pelo nome deve ter sido pedido expresso do Rui borges .

Quem não se lembra das grandes conversas do Bidu com uma pedra ?

1 Curtiu

Eu não sou daqueles que puxa a idade dos jogadores. Juro. Aliás até os defendo…BUT CMON MAN!!! 19 ANOS??? LOOK AT HIS FACE!!!

:sweat_smile:

Chegaste 17 minutos antes de mim

1 Curtiu

BIDU WHERE ARE YOU!

Vídeo de apresentação

Joguei contra ele nos iniciados, ainda eu era uma jovem promessa do Botafogo do Cupuaçu e ele já uma revelação do Esportivo de Pirarucu.

2 Curtiram

Scouting é isto mesmo.

Se veio de férias como o Biel. o tempo o dirá.

Cracão

Este é claramente de empresário e catálogo é um Wang de nova geração
Eu defendo sempre contratações de miúdos com algum cartel. Sejam presenças em seleções jovens, seja alguns jogos em ligas competitivas, mesmo que seja liga 3 ou segunda liga do Peru, o que for. Agora o Bidu, vindo dos sub-20 do Criciuma??? A sério??? Eu desconfio que a qualidade dele deve estar borderline insuficiente para a equipa B… e eu defendo os Pontelos e Tanlongos desta vida. Para min foram apostas com sentido

Ui agora com o Bidu vai ser outra conversa

1 Curtiu

Tem nome de craque.

Não me choca se for por empréstimo com opção de compra. Se for em definitivo, espero que não haja muito dinheiro empatado numa incógnita como esta.

https://x.com/rodrigos_2_/status/2092677555027390717

A única análise que encontrei sobre o jogador