Bicicletas eléctricas

Estou a pensar há algum tempo comprar uma. Vou a todo o lado de bicicleta mas a zona onde vivo tem muitas subidas e apesar de já estar habituado, quando se trata de ir para a faculdade todos os dias é outra preocupação, como o conforto e higiene.

A questão do preço nem está em causa, porque em 1 ano com passes de transporte público fica paga (nem comparo se a minha opção fosse de carro) mas tenho algumas dúvidas quanto aos acessos e isso. Moro em Odivelas e o problema é apanhar uma auto estrada, depois de passar o Alvalade XXI posso ir na boa por avenidas.

Já li todos os pormenores no site deles, mas ainda tou naquela. Alguém tem experiências, avisos ou assim? Obg.

A única experiência que tenho é ter experimentado umas na Loja das Bicicletas (entre o Colombo e a Igreja da Luz).

São…fantásticas! Fiquei super fã destas bicicletas! A única razão para não ter comprado uma foi ter preferido uma Brompton, porque no meu percurso diário não há grandes subidas e preferi a portabilidade.

Se tiveres oportunidade, passa por essa loja e pede para experimentar.

Obrigado, vou experimentar essa loja então! :beer:

E a durabilidade? São resistentes?

No outro dia, quando estava a ver um carro eléctrico, o homem das vendas disse-me, não sem que eu antes lhe procurasse por tal, que cada bateria aguenta um número limitado de carregamentos (300, o que é pouco). E cada bateria é muito dispendiosa.

Do site

uma bateria de 36V x 10Ah, ou seja 370Wh permite-nos percorrer cerca de 72Km, ou seja, para percorrermos 100Km iremos necessitar de 370Wh / 0,72 = 514Wh.

Considerando que o preço do kWh fornecido pela rede eléctrica ronda os 0,12 euros, o custo energético dos 100 Km seria de: 0,514KWh x 0,12€ = 0,06€. Um custo de 6 cêntimos de energia eléctrica por cada 100 Km percorridos.

No entanto, para efectuar um cálculo realista devemos levar em conta o desgaste da bateria. Uma bateria de iões de lítio admite cerca de 1.000 cargas e descargas. Se considerarmos o custo da bateria, cerca de 400 euros, então o custo por cada 100Km será de: 400€ / 1000 (cargas) x 0,7 (Km por carga/100) = 0,57€. Um custo de bateria de 57 cêntimos por cada 100 Km percorridos.

Experimenta contactar o pessoal do http://www.cenasapedal.com. Sei que comercializam bicicletas eléctricas e de certeza que te darão bons conselhos. Nao só sobre vários modelos como também dicas de trajectos para te deslocares em Lisboa. :great:

Conheco pessoal que comprou a Batbike Metrolite 2801 2012 e estão muito satisfeitos, dizem inclusivamente que carregam a bateria quase todos os dias e ao fim de mais de meio ano ainda não notaram degradacão da mesma… é uma de Li-Ion (outra característica desta é ter alta qualidade nos materiais): [url]http://www.batbike.se/webshop.html?page=shop.product_details&flypage=flypage_batbike.tpl&product_id=15&category_id=1[/url]

Mas não sei se há disto em Portugal.