Beto Acosta

Mas, apesar de ser letal de cabeça, tb marcava muitos e bons golos com os pés - [b]basta lembrar aquele golo fabuloso (parecido com um do Zizou) que ele marcou à entrada da área[/b] (ainda no FCP) numa bola bombeada pelo Capucho (ou Zahovic ou Drulovic - nã me lembro) quase do meio campo em que o Jardel sem deixar a bola tocar no chão fez um remate duma potencia enorme. Ou [b]o golo que ele marcou ao Setúbal pelo SCP na noite em que o Niculae foi lesionado[/b].

Fonix, escreveste este post antes de mim e conseguiste roubar-me as ideias todas :stuck_out_tongue:

Beto Acosta foi um jogador vulgar, a unica coisa que o distingue e lhe da a aura é mesmo o facto de estar ligado a quebra do jejum, com um PL de jeito teria sido bem mais fácil.

Acosta nao tinha qualidade suficiente para jogar no SCP.

Alberto Acosta le dijo adiós al fútbol…y su nombre quedó escrito en la historia

Jugó 17 años en el fútbol profesional, en un total de 666 partidos. Anotó 300 goles y fue protagonista en los dos títulos que se adjudicó San Lorenzo de Almagro, el que hasta ahora fue su equipo. Siempre ídolo indiscutido y pieza fundamental en el ataque. Pero ya tomó una decisión: retirarse para siempre de las canchas.

Quiero que me recuerden más allá de los goles, como persona. La mejor imagen que pueden llevarse de mí es la de un batallador que nunca dio nada por perdido, la de un guerrero dentro y fuera de la cancha, porque a mí nadie me regaló nada” (Alberto Acosta, Radio Cooperativa).

Beto Acosta es el sexto goleador del mundo

Un gran logro es el que obtuvo, el delantero de San Lorenzo de Almagro, Alberto Federico Acosta, al obtener el sexto puesto entre los mayores goleadores del mundo en actividad.

Este relevamiento, que dio como ganador a Romario, quien anotó 445 goles en 536 partidos, fue realizado por la Federación Internacional de Historia y Estadística del Fútbol (Iffhs). El segundo lugar lo ocupó el polaco Krzysztof Warzycha, del Panathinaikos de Grecia, con 310 tantos en 538 encuentros, mientras que el paraguayo José Saturnino Cardozo, del Toluca mexicano, lleva 243 dianas en 361 presentaciones.

Alberto Federico Acosta anotó 222 goles en 502 partidos, mientras que Gabriel Batistuta aparece en el úndécimo puesto con 206 tantos en 384 cotejos jugando en Newell’s, River, Boca, Fiorentina y Roma.

Enfim, o Jardel não presta, o Acosta não presta, ok, estamos bem acostumados, sempre tivemos vedetas de altissimo nível, enfim…

Incy, a derrota de ontem perturbou-te. 8)

O Acosta vulgar e sem lugar no Sporting ?

O Matador com 30 anos era de uma raça e um querer de fazer inveja a muitos jovens de 18 anos. Tenho na minha memoria dois jogos do Acosta: um em Campo Maior, em que faz um grande golo e depois foi picar o Carlos Manuel, que tinha passado a semana a mandar-lhe bocas. E o jogo de Alvalde com o Porto, 2-0 golos de André Cruz e Acosta.

Não vi jogar Peyroteo e Yazalade. Do grande Manuel Fernandes, só tenho vagas lembranças, era um miudo na altura.

Tenho 30 anos e vejo bola a serio desde os meus 14/15. E desde esse tempo até agora avançados no Sporting marcaram-me 3 : Acosta, Jardel, Liedson. Pelo meio existiram muitos mas nenhum que se comparasse a estes. Tivemos um polaco que foi sempre mais fogo de vista que outra coisa o Juskowiak, depois deste e até á chegada Beto Acosta, não me recordo de nenhum.

E o jogo de Alvalde com o Porto, 2-0 golos de André Cruz e Acosta.

Caraças, até me esquecia que o meu avatar é da foto dos festejos desse momento! Momento inesquecivel, foi o 2-0 de um jogo em que um atraso do Secretário (na foto, com as mãos da cabeça) foi interceptado pelo MATADOR que rematou ainda de fora da área, muito colocado, Baia que estava à espera que ele tivesse corrido com a bola ficou sem hipóteses!

Pela 1ª vez em muito tempo, acreditei na nossa vitória no campeonato, ficamos 1 ponto à frente do FCP, isto depois de anos a fio a perdermos em casa com o FCP (incluindo com o Robson, yeah).

O Acosta não era um suprasumo (mas ouvi dizer que foi quando mais novo) mas era mto eficaz no que sabia fazer… era um tipo de jogadr parecido com o Enaka na sua posição: com limitações mas com uma inteligência brutal ao reconhecer as mesmas e aproveitar bem o que sabia fazer. Sendo assim percebo o que o Incy quer dizer embora ele exagere: Acosta não era uma bomba mas era um muito bom jogador, e era bom demais para o Sporting dos últimos 10 anos, o que o projecto tem vindo a construir.

ssim percebo o que o Incy quer dizer embora ele exagere: Acosta não era uma bomba mas era um muito bom jogador, e era bom demais para o Sporting dos últimos 10 anos, o que o projecto tem vindo a construir.

Se era bom demais para as equipas do projecto que até já ganharam qualquer coisa, o que não seria ele nas equipas antes do projecto, que deixaram-nos 18 a secar…

Isso a mim pouco diz. Existiram equipas pré-projecto que mereciam ganhar campeonatos e não ganharam de forma escandalosa. A verdade é que nenhuma equipa do projecto jogou alguma vez futebol ao nível do passado, com excepção da de Jozic, essa sim roubada à grande pelo sistema.

Se é para não ganhar nada como de há 3 anos para cá, eu quero ir a Alvalade e ver bom futebol, sair de lá satisfeito com o que vi. Nesses 18 anos seguia o Sporting com uma paixão brutal e via futebol que motivava a minha ida ao estádio, independentemente dos resultados. Hoje em dia vou mais por amor que por paixão pelo futebol jogado, já sei que vou ver jogos de 70% de posse de bola à entrada da area, sem magia, sem progressão, sem futebol.

já sei que vou ver jogos de 70% de posse de bola à entrada da area, sem magia, sem progressão, sem futebol.

vais ver andebol… :lol:

ACOSTA É GRANDE… É ENORME… É DOS MAIORES!!!

ACOSTA É HOMEM E JOGADOR, SABIA JOGAR Á BOLA E ERA UM LIDER!!!

ACOSTA ESTÁ NO TOP 5 DAS FIGURAS DO SPORTING!!!

ACOSTA É O MATADOR!!!

PS. Dizer mal do Acosta… :twisted: Shame on you!!!

A opinião do Incitatus não foi formada ontem, para quem não tenha estado atento. :wink:

Achava Acosta um bom jogador. Não tem seguramente tantas internacionalizações AA como Batistuta, Caniggia ou o Diego Armando, mas julgo que tem ainda algumas dezenas, e esteve presente certamente num Mundial, não sei se em mais, deixo isso para os “experts” em estatísticas do futebol.

Relativamente a outros pontas-de-lança que vi jogar no Sporting, acho-o superior a Paulinho Cascavel, ao nível de Manuel Fernandes mas inferior a Jordão, Jardel e Liedson. Mas gostava de saber (acho que já aqui uma vez deixei a pergunta) como o amigo Incy o compara a um seu grande ídolo, de sua graça Jorge Cadete! :twisted: :lol:

e esteve presente certamente num Mundial

Nunca esteve Angel… segui a despedida do Acosta qdo ainda estava por aqueles lados e foi um dos temas que foi discutido pelos media, pq razao nao foi convocado para estar em 94 nos States, qdo ate tinha feito uma excelente epoca.

Assumo no entanto que defendo mais o Acosta emocionalmente que racionalmente… :lol:

Acho-o uma pessoa espectacular, sei que era mesmo um grande lider e motivador do grupo, era bom jogador (sobretudo tinha mto saber, sabia colocar-se em campo), mas não era um Superstar.

Mas considero-o umas das figuras do Sporting, avaliando-o globalmente e nao apenas pelas suas caracteristicas futebolisticas.

Acho que ainda ninguém referiu isso neste tópico, mas convém sempre recordar a magnífica operação plástica a que o Acosta submeteu o Paulinho Santos numa célebre final da Taça. :smiley:

Mas felizmente havia bem mais do que isso. Foi um jogador fundamental na quebra do jejum. Numa equipa onde a avalanche ofensiva não seria arrasadora, o elevado índice de aproveitamento das oportunidades que Acosta tinha foi decisivo.

Lembro-me também que era um jogador que segurava muito bem a bola, indo atrás para inciar jogadas com os colegas que muitas vezes culminavam em golos seus.

Ganhou um lugar na galeria de históricos do Sporting.

Nunca esteve Angel…

Li isso há muito tempo num pasquim desportivo português. Já devia estar vacinado! :lol:

Nunca esteve Angel…

Li isso há muito tempo num pasquim desportivo português. Já devia estar vacinado! :lol:

Mas ganhou uma Copa dos Libertadores, juntamente com Maradona.

Eu não sou obrigado a gostar do jogador ou sou?

Vocês lembram-se dos golos, eu lembro-me que para marcar um tinha que falhar 4 ou 5.

Tive no entanto oportunidade de conviver com ele numa excelente noite de 2000 no aniversario da mulher do Duscher, e só vos posso dizer que
e uma excelente pessoa, humilde, divertido e sobretudo com um caracter humano enorme.

Agora, e tal como o Angel disse, a minha opiniao nao é de ontem, Acosta foi dos PL´S mais limitados que ja vi em Alvalade, e sobretudo nunca esquecerei um SCP-3-orcs-0 em que se tivesse marcado metade do que desperdiçou o record dos 7-1 teria sido pulverizado, ja pra nao falar de um certo jogo pra taça com o Nacional, em que à conta de tanta parvoice (inclusive tentar um golo de “escorpiao”) o SCP empatou e teve que ir a 2º jogo.

Em relaçao a Cadete caro Angel, sabes qual é a minha opinião, Cadete nunca foi originalmente um Ponta de lança, era extremo direito, depois de um emprestimo ao Setubal e de la ser adaptado a essa posiçao e que a veio ocupar no SCP, ainda assim, marcou mais golos que Acosta, e era logicamente melhor a todos os niveis, talvez por ser mais novo.

O que ja agora acho curioso é o facto de Cadete ter sido mais um Capitão injustiçado, desta x por esse supra sumo que é Queiroz, ter feito e dado muito mais ao SCP que Acosta por exemplo, mas nunca ver aqui ninguem defende-lo.

Volto a repetir, Acosta, com a idade em que veio e nas condiçoes em que estava, nao tinha qualidade para o SCP, se foi o melhor de sempre a marcar golos, ou o 6º é me igual, tb Joao Paiva era o melhor marcador em actividade do Sporting qdo o mandaram embora e nao foi isso que fez dele bom…

Mas ajudava bastante a perceber se, tal como eu (passe a imodéstia :wink: ) colocasses o Acosta numa hierarquia dos pontas-de-lança que já viste actuar com a camisola do Sporting. Não precisa de ser uma lista extensiva, como a minha não era, e escusas de falar por exemplo no Eskilsson, no Skurhavy ou no João Luís do Viseu! :lol:

Está abaixo de Jusko, Cadete e Cascavel, acima de Saucedo, Nalitzis e Eskilsson :wink:

Serve assim?

Está abaixo de Jusko, Cadete e Cascavel, acima de Saucedo, Nalitzis e Eskilsson :wink:

Serve assim?

Suponho que também esteja acima do Elpídeo, ou será que está ao mesmo nível? :roll:

Elp… quem? :lol: :lol: :lol: :wink: :arrow:

Na minha opinião, a posição de ponta-de-lança é diferente da posição de avançado centro.

• Para mim, um PL não sai da grande área, nem se lhe pede mais nada a não ser marcar golos.
  • Um AC vem buscar jogo, tenta assistir companheiros melhor posicionados e tenta marcar golos.
  • Um PL é egoísta e salvo situações em que não consiga (no sítio onde está) rematar à baliza, tenta sempre o golo
  • Um AC tenta sempre descobrir a melhor solução, quer seja rematar ou esperar por linhas de passe
  • Um bom PL aproxima-se de uma média de 1 golo por jogo
  • Um bom AC deve marcar 1 golo em cada 2 jogos
  • Um bom PL deve ter uma eficácia no remate ao golo perto dos 85%-90%
  • Um bom AC deve ter uma eficácia perto dos 50%

Devido a estas minhas considerações, o Acosta não devia entrar na categoria de PL e sim de AC. Aliás, nos últimos anos acho que só houve 3 PL no Sporting: Cadete, Juskowiak e Jardel.

Portanto, acho que não é justa a comparação entre o Cadete e o Acosta já que jogavam em posições diferentes.