Bento Cruzado- Crónica de Rui Santos

Exacto, concordo com tudo.

E é isso que mais me está a fazer impressão. Certos sportinguistas estarem a atacar Paulo Bento, como destabilizador, por dizer algo que não é mentira nenhuma (todos concordamos que o GR podia ter pontapeado em vez de agarrar a bola) e não ter a tão pedida atitude-choradinho (onde é que isso se confunde com a não-defesa dos interesses do Sporting? Defender os interesses é vir sempre atacar o árbitro no final de cada jogo em que um lance prejudica?), mas estão do lado das “verdades” de um ressabiado de outra côr qualquer, com demasiado tempo de antena que visa, esse sim, destabilizar.

Não, eu explico:

A culpa, em 1º lugar, é do árbitro, que julgou mal a o lance;
A culpa, em 2º lugar, é do guarda-redes, que se pôs a jeito.

A única culpa do Rui Santos é abusar dos que ingenuamente acreditam na inocência do seu discurso.

PB viu o lance e pensou que fosse falha do GR, viu-se logo no momento em que o lance ocorreu. Ninguém lhe chamou a atenção entretanto e quando chegou à conferência de imprensa disse isso mesmo, que tinha sido falha do GR. Obviamente que pesou, e muito, ter andado durante a semana em troca de bocas sobre árbitros com o Jesualdo, quis dar imagem de que não se desculpa com as arbitragens.

Agora só tem, durante a semana, de vir a público retractar-se e dizer que o GR não teve culpa. Se mantiver a mesma opinião, está a quebrar a solidariedade para com os seus jogadores (também nunca se viu PB a defender muito os seus jogadores, relembro a célebre eleição do simulão como melhor jogador…).

O quê?

Bem… por isso é que os jogadores o respeitam como a poucos! Bom devia ser o José “vai levar no cú” Peseiro e o Santinhos…

Com Paulo Bento não se faz farinha e é frontal (ver ultimo caso do Pupo) mas quem estiver disposto a cumprir as regras, ele defende até ao fim (ver o apelo de “quem quer ir á guerra saltem nas minhas costas”). Obviamente ele não pode elogiar algo que não esteve bem ou elogiar só porque sim, sob pena de ser um mau precedente para mentes mais fracas (que também as há) no balneário…

E já agora isso do simulão pouco me diz. Há treinadores que sabem gerir melhor os elogios para dentro do seu grupo e os espicaçar com isso. O Mourinho elogia por tudo e por nada os seus jogadores, mesmo sabendo que não é bem assim. O paulo Bento tem a forma dele. É que ele elogiou o Simulão mas foi com a EQUIPA que tinha que ficou à frente do simulão e venceu a Taça.

Nem mais…

Há erro de arbitragem? Há…
O GR foi otário ao fiar-se num lance duvidoso, ainda para mais com uma arbitragem em que na dúvida a decisão era sempre para o lado do porto ? Foi…

Mai nada.

Acho uma piada dizerem que o stojkovic teve mal e devia ter chutado a bola para não haver confusões…O UNICO que esteve mal foi o árbitro,ele que tivesse interpretado a lei e já nem se falava na porcaria do atraso…

Que eu saiba as regras do futebol são universais e não existem excepções para quando se joga no estádio do morcão…

Paulo Bento esteve mal,NUNCA se atribui culpas a 1 jogador na praça publica,principalmente a um jovem novo no clube e que ainda por cima é guarda redes,a não ser que o discurso do PB tenha sido só para o exterior e no conforto do balneário tenha falado com stojkovic e dado a entender o sentido das suas palavras(que no meu ver só devia era tar calado e ter malhado no àrbitro,quanto mais não seja para eles saberem que no Sporting ninguem é cego)…

Até o Jameson já veio dizer que o àrbitro teve mal,temos que meter pressão em cima dos àrbitros para estes episódios não se repetirem…E dp no fim do campeonato venham chorar porque ficamos em 2º por 1 ponto…

Ahh,e para mim depois da entrevista em que o proença revelou a sua ignorância em relação às regras do jogo era queixa contra ele em tudo que è sitio para começarem a aprender que com o Sporting não se brinca… :cartao:

Entrei na iniciativa dos protestos que o Eddie Verde (e muito bem) iniciou aqui no fórum devido a perceber-se que estamos perante um arbitro que NÃO SABE AS REGRAS DO JOGO, mas no entanto concordo com o Barbica, Jagger e Hollow.

A minha opinião é simples, talvez pq tb tenha andado lá dentro, quando a regra mudou e os atrasos foram proibidos (considero o meu maior frango de sempre uma bola que me é atrasada por um colega de equipa e ao baixar-me para a receber esqueci-me de meter a perna que está solta atrás do pé de apoio, a bola passou-me por entre as mãos e claro por baixo das pernas, ainda por cima um atraso devagarinho, feito a uns bons 15 metros e sem qualquer adversario por perto :xock: :shhh:), penso que estava no meu primeiro ano de sénior (não me lembro mesmo) e lógicamente todos os GR tiveram grande dificuldade nisto, naquilo que me toca (e não é gabar-me, era mesmo pânico), ao principio ate bolas de cabeça que me chegavam eu chutava para longe, só com o tempo atingi a calma para começar a discernir, a posição de GR e as especifidades da mesma foram junto com as do “offside” as que mais alterações sofrereram nos ultimos 30 anos, não foi fácil.

No entanto Stojkovic tem 23 anos e quando começou a jogar já as regras eram iguais às de hoje, exceptuando as do lançamento de linha lateral que deve ser dos primeiros 2 anos deste século, assim sendo acho que ele tomou a pior opção, pode ter até pensado que não havia qualquer problema…

As pessoas que dizem que ele hesita simplesmente estão a ir na drecção que querem, a hesitação que o mesmo demonstra deve-se a pensar realmente se vai chutar ou agarrar, mas não devido a pensar no corte, foi apenas pela continuação da corrida de Postiga, ele primeiro vai chutar mas perante a proximidade do avançado agarra, antes de ele agarrar já postiga tem os braços no ar a reclamar e ele vê isso perfeitamente e agarra a bola, vejam o lance, principalmente quando mostram o mesmo pelas costas de Postiga e Stojo fica de frente para a imagem.

No entanto, continuo a dizer que ele não devia ter arriscado.

Também considero que se está a acusar PB injustamente, ele disse o que qualquer pessoa que lá esteja dentro diria, talvez falhasse ao defender o jogador, mas já se sabe que Bento está sempre a mandar recados ao plantel pelos media, foi assim com Beto, Martins, Nani e até Veloso.

Por outro lado não perceber que o “gravatas” só está ressabiado pela estória do amendoim é ingénuo de vossa parte…

Abriram um tópico (nem sei quem foi) para desatinar com o gajo por ele criticar a tactica, na altura até fui dos que disse que ele tinha razão (como este jogo acaba mais uma vez de provar, mas isso é outra conversa), no entanto agora porque o Rui Santos já dá jeito à vossa causa, passa ele de besta a bestial e o Paulo Bento que esteve 26 jogos sem perder, ganhou a Taça e a Supertaça com uma equipa de putos, já é uma besta…

Como diria o Jel nos Homens da Luta:
“Ganhem coluna vertebral!”
Kirikirikirikiki

Eu defendi o Rui Santos quando desancou no losango e continuo a defender agora.

No fundo, pouco me interessam os motivos que o levam a falar, se continuar a falar de uma forma razoável tanto me faz que o movam os amendoins como o lado para o qual acordou virado nesse dia. A verdade é sempre a verdade.

1º O Caracóis tem razão

2º Não querendo arranjar álibis, ninguém sabe se o Stoj não foi avisado para naqueles lances, qualquer que fosse a interpretação, chutar e ser esse o erro apontado (extrapolando um pouco, até a hesitação entre o chutar e o agarrar pode ser considerada erro e ter condicionado o arbitro a marcar a falta)

3º PBento falha redondamente na protecção que recusa (pelo menos do balneário para fora) ao seu jogador! Protecção essa que teve que ser dada pelo capitão!

Completamente de acordo! :arrow:

A questão aqui não é a razão na análise dos 2 lances, ela é partilhada pela maior parte dos foristas, a questão é a preocupação com o Paulo Bento, eu acho que esta crónica só vem esclarecer e direccionar as críticas do Rui Santos, esta críticas e outras anteriores, o resto já toda a gente sabia! ::slight_smile:

P.S. - O Paulo Bento podia ter defendido o Stojkovic mas optou por responsabilizá-lo, é a diferença entre fazer a mesma coisa num lance idêntico no futuro ou chutar a bola, PB optou bem! :arrow:

P.S. - O Paulo Bento podia ter defendido o Stojkovic mas optou por responsabilizá-lo, é a diferença entre fazer a mesma coisa num lance idêntico no futuro ou chutar a bola, PB optou bem!
Será? E se for a diferença entre ter um guarda-redes nervoso e que se sente desprotegido, de maneira que nunca conseguirá ganhar aquele momentum dentro do clube e da equipa?

Nervoso porquê?

Achas que ele já sabe ler português e tem como leitura os 3 pasquins nacionais???

Achas que o Paulo Bento colocou-o de castigo num canto do balneário???

Alguém sinceramente acha que o Paulo Bento tem como interesse desproteger ou criticar um jogador seu (importante! :idea:), seja de propósito ou por burrice?

O lance é mal interpretado pelo árbitro mas também é mal interpretado pelo Stojkovic, apesar de ser legal, ali ele só tem que chutar a bola, se não teve dúvidas em agarrá-la então mais razão tem o Paulo Bento na sua análise e aposto que o jogador nunca mais amarra uma bola numa situação idêntica! :arrow:

Deixo uma pergunta:
O que é que vos interessa afinal? O SPORTING OU O RUI SANTOS?

O que me interessa a mim se o Rui Santos tem um amendoim atravessado, se tem sonhos eróticos com o PB ou outra coisa qualquer?

O que me interessa é o Sporting! E transpondo isso para este contexto que me interessa é que ele TEM RAZÃO, e quem lha deu foi o PB. Que raio interessam as motivações de Rui Santos? Isto é a novela das 8 da TVI por acaso?

PB falhou, digam o que disserem. Recados para o plantel? Que recado pode ele mandar a um jogador que cumpriu a lei?! Quanto muito diz internamente ao rapaz para chutar a bola naquelas situações, mas o argumento de que aquilo foi um recado não tem cabimento pois o estojo não foi ppmente mau profissional ao fazer o que fez.

Bento foi URSO. Acreditou que era um atraso, provavelmente também não sabia a lei. Mas teve mais que tempo, entre o fim do jogo e a conferência para se informar.

Estamos a brincar?! não é este o mesmo treinador que protestou com tanta veemência um golo com a mão num jogo onde a sua equipa jogou bem pior, em casa, com um adversário mais fraco que erste, ao ponto de ficar célebre e ser caricaturaizado por isso?! Nessa altura não optou por desculpabilizar o árbitro, referir a arbitragem como boa e enviar recados para o balneário pois não? Qual a diferença? A diferença é que neste jogo o roubo foi maior! A diferença é que neste jogo além do lance que determina a derrota houve ainda duas expulsões (pelo menos) por atribuir, uma delas que está estampada na ligadura que o seu jogador veloso usa desde então.


“Foi uma boa arbitragem?!”
Mas estamos a brincar?! Vocês ainda desculpabilizam isto?! Para responsabilizar um jogador e incutir-lhe maior esperteza no futuro era necessário isentar uma arbitragem vergonhosa?! Vocês querem tapar o sol com a peneira mas isso não faz sentido nenhum. Havia mil e uma maneiras de por o Stojkovic a chutar a próxima bola igual que aparecer, mas todas elas menos ridículas e prejudiciais para o clube, moral e equipa do que a que Bento escolheu, logo acredito tanto que tenha sido esse o objectivo como acredito em sereias.

Hoje, finalmente, aparece alguém a falar. É o Soares Franco. Mesmo assim ainda permite, pelo seu discurso, leituras parvas ao referir que a lei não é clara. NÃO É CLARA O CARAÇAS! A LEI É SUPER CLARA! FOMOS ROUBADOS.

Sublinho, marco a fluorescente e com pintas vermelhas o que diz o Rui Santos que é 100% verdade: HAJA EM ALVALADE QUEM DEFENDA O SPORTING!.. e já agora neste fórum também. E se pelo caminho defenderem o nosso jogador stojkovic, que afinal parece ter cometido algum crime que nenhuma lei identifica melhor.

Haja paciência.

Paulo Bento: “Foi uma boa arbitragem”.

Sem mais comentários.
Daqui a nada o Paulo Bento é tão bom que até fez um bom serviço ao futebol português com esta declaração.

Já vi arbitragens em clássicos muuuuuito piores! :idea:

O árbitro condescendeu para os 2 lados, deixou que o jogo fosse duro e teve um erro de interpretação num lance que origina o único golo do jogo!

Mauras, a minha pergunta é a seguinte, achas que o Sporting perdeu por causa do árbitro?

Que se lixe o rui santos.

Edit by zé carlos: Evitar o dito conteúdo ofensivo. Obrigado.

Nunca gostei da figura do Rui Santos desde os tempos em que escrevia na ultima página do jornal A Bola, uma cronica semanal penso que aos sabados ou domingos, não estou bem recordado.

E nunca gostei, porque não gosto de pessoas que passam a vida a dizer mal, sem nunca apresentarem uma ideia construtiva.

É esta a imagem que tenha desta figura, um ressabiado com tudo e todos, que caiu em graça em alguns circulos da comunicação social. Justo ou injusto é assim que vejo o RS.

Está visto que ele, tem um problema com o PB, e todos os pontinhos perdidos vão dar direito a algumas linha nas suas prosas. Não tenho duvidas em dizer que caso o Sporting não ganhasse no dragão, o RS ia arranjar maneira de colocar o PB na fogueira. Pegou pelo Stojkovic, se o PB tivesse falado na arbitragem teria sido por isso, se não fosse por nenhuma destas duas, seria o losangulo, qualquer coisa serviria.

Querer transformar esta figura no porta estandarte da causa Sportinguista é no minimo ridiculo.

O PB ao dizer que o GR deveria ter chutado a bola, não isentou o Proença do erro que cometeu. E não vale a pena sermos anjinhos ou ingenuos, o Stojkovic meteu-se a a jeito e deu ao arbitro a desculpa que ele precisava para nos entalar. Pecou por ingenuidade o nosso GR e estou certo que não o voltará a fazer. Não agarrar a bola naquele tipo de lance é o mesmo que ensinar os defesas a disputar os lances dentro da grande area com as mãos atrás das costas. São forma preventivas que os jogadores assimilam para se defenderem dos erros dos arbitros.

O PB tem a espinha direita e não precisa de ser politicamente correcto, para ser aceite pelos seus. Nem precisa das medalhas de ouro na ultima pagina do record para ver o seu trabalho reconhecido. Os jogadores sabem que é o seu lider, e reconhecem-lhe os seus méritos. Os resultados tem demonstrado isso.

O árbitro condescendeu para os 2 lados, deixou que o jogo fosse duro e teve um erro de interpretação num lance que origina o único golo do jogo!

E teve outro erro de ‘interpretação’ quando se esqueceu de :cartao: ao Quaresma.

Se condescendeu para os dois lados? Sei lá… mas que foi mais para um do que outro ::slight_smile:

Foi como futebol, foi mais para um lado do que para o outro! :wink:

COMPLETAMENTE. 100%.

Concordando que o Sporting jogou menos do que já jogou com PB e naquele mesmo local, penso que o Porto apenas fez uma coisa mais do que nós findos os 90m: um tiro à trave num livre. De resto, e independentemente de na primeira parte ter dominado mais, teve o mesmo que nós: vários lances de na área não concretizados com real perigo, e até penso que os dois remates que o Sporting fez na segunda parte criaram muito mais perigo, até pela patice do helton (da qual ninguém fala, só o estojkovic é que é mau).

Que jogo existiria se o Quaresma tem sido expulso logo aos 33 minutos? nunca saberemos, mas havia de ser bonito, iam certamente perder a cabeça e ficar à nossa mercê.

Que jogo existiria se Pedro Emanuel tem sido expulso em lance para sumaríssimo?
Que jogo existiria se já na segunda parte Bosingwa fosse expulso por acumulação em dois lances carniceiros?

Isto sem falar NO lance por excelência.

Já viste arbitragens piores? Também eu, e o que é que isso quer dizer? Que devemos amochar?
Quem já leva comigo neste fórum há anos sabe bem como eu sou, muito aziago a culpabilizar erros dos árbitros quando não vejo o Sporting em campo. Daí que não consigo compreender a proporcionalidade entre este jogo, em que o Sporting jogou apenas um pouco menos que o adversário e em que este em nada justificou objectivamente a vitória com outros lances de perigo (que defesas fez o nosso keeper com excepção daquele tiro de longe?), e o jogo com o paços o ano passado, em que o Sporting fez um jogo miserável em casa contra um adversário minúsculo e perde com um roubo incrível mas com muito mais queixas próprias a apontar do que neste jogo.

E no entanto… nessa altura foi um barulho do camandro e desta vez… caladinhos que nem ratos, na galhofa com o Pinto da Costa e a gozar com quem compra gameboxes dizendo no final que foi uma boa arbitragem.

E pegando neste último tema… já vi arbitragens bem piores, mas não me lembro uma única vez de ver um treinador do Sporting ser tão gamado e chegar ao fim do jogo e dizer que a arbitragem foi boa. E vocês papam isto e ainda aplaudem.

Não compreendo, estou passado admito, com tudo isto.