Bem-vindo, João (ou as injustiças do futebol moderno)

No futebol o conceito de “justiça” é uma coisa muito sui generis. A bola que não entra quando a equipa domina o encontro, a falta mal assinalada que dá origem a um golo, o falhanço do Rogério a meio metro da linha de golo e o golo no contra-ataque. Mas faz parte do jogo. Não entremos na discussão das novas tecnologias no futebol (lá chegaremos, noutro dia), mas é esta imprevisibilidade que nos faz gostar deste desporto. É o saber que não é o valor do passe, os 5 milhões de euros mensais em salários do 11 que entra em campo em Stamford Bridge, os campeões de Inverno inventados na imprensa (curioso como este ano, ao contrário de 2009, não se ter falado no “Campeão de Inverno” à 13ª ou 14ª jornada. Não devia ser conveniente, pode ser que o Braga escorregue antes da 15ª…). O que vale mesmo são aqueles 11 de cada lado, aqueles 90 minutos e as bolas que entram na baliza.

E, no entanto, há aquelas injustiças memoráveis. Aquelas que ficam. As que mexem connosco cá dentro. Lembro-me de 3. O primeiro, no jogo entre a Alemanha e Portugal, de qualificação para o Mundial de 98, se não estou em erro. A expulsão do Rui Costa pelo francês Marc Batta abriu-me os olhos para este fenómeno das estranhas decisões dos árbitros, da falta de bom senso e fez-me pensar “será que haverá algo por trás disto?”. Era mais novo, na altura, e acreditava que não devia haver, porque afinal a humanidade é séria e justa, certo?

Avançando no tempo, chegamos a 2002. Ao Mundial da Coreia e do Japão. Refeito do soco do João Pinto e das noitadas em Macau, continuei a assistir aos jogos com aquela paixão genuína do melhor mês do Mundo para qualquer adepto de futebol. Até que veio o Coreia-Itália. Nunca me senti tão revoltado, tão enjoado com uma arbitragem como naquele jogo. Nunca me senti tão Italiano, nem nunca desejei tanto que uma equipa que não me diz nada vencesse o jogo. Em South Korea fixed games 2002 World cup Spain Italy ficamos com um gostinho do que foi aquele jogo. Da vergonha que foi o arranjo cozinhado para a Coreia seguir em frente na competição. Em directo, aqueles golos foram anulados a mim. Aquelas entradas a pés juntos senti-as nas minhas pernas e se estivesse lá a jogar provavelmente teria colocado um ponto final na minha carreira, só para poder vingar no árbitro aquilo que sentia cá dentro.

E voltamos a Portugal. À festa da Taça! A um derby! Ao melhor golo que o Paíto alguma vez irá marcar na vida, num dos melhores jogos de futebol da década. Manchado pela decisão mais idiota da história das Taças de Portugal (a Carlsberg era na altura apenas uma cerveja com nome esquisito). A bola algures no meio campo, com o Benfica a atacar. No círculo central, mais atrasados, João Pereira e Hugo Viana correm para acompanhar o lance, lado a lado. Até que João Pereira tem o que parece ser um AVC, agarra-se à cara e cai no chão. Hugo Viana olha para ele com aquela expressão “o que é que deu a este?”. O árbitro olha para trás (estava de costas), vê o João Pereira no chão e…expulsa o Hugo Viana! Assim, salomónico. Sem hesitar, deixando preplexos o Hugo Viana e a totalidade dos espectadores. Sem ver a jogada, sem perceber que o Hugo Viana nem sequer tocou no João Pereira. Que, qual criança mimada, viu aquele vermelho para o adversário como uma loja de doces aberta só para ele.

Escusado será dizer que desde esse dia fiquei com muito pouco apreço pelo moço. Nem sabia – até há pouco tempo – daquele festejo idiota em frente ao Tello noutro derby alfacinha. Que não me surpreendeu, dada a falta de carácter de que percebi que ele padece.

Não foi, portanto, a melhor das surpresas quando vi que pagámos um balúrdio por este jogador, que passará a envergar a nossa camisola. Seria provavelmente o último jogador que contrataria para o clube. Mas acima dos meus gostos e das minhas preferências está a minha paixão pelo Sporting. Por isso, não será por preferir outro lateral que vou deixar de apoiar aquela camisola verde-e-branca. E é por isso que lhe desejo a melhor carreira, porque o sucesso dele será o nosso. E apenas peço: João, honra este clube que representas e faz por merecer envergar o símbolo que ostentas na camisola.

Bom texto que reflecte exactamente aquilo que penso e sinto. Ele terá que provar que vale o dinheiro que pagámos e orgulho que engolimos para o ter de verde-e-branco. Ao contrário de, por exemplo, Hélder Postiga a quem eu dei crédito assim que chegou (crédito esse que está mesmo mesmo à beira de terminar!), este jogador terá obrigatoriamente que mostrar o seu valor e provar-me que valeu a pena.

P.S. Escreve-se “Stamford Bridge” :wink:

Eu ainda não me conformei com essa contratação. Não o vou assobiar porque não concordo com isso (também não sei assobiar). E vou esperar que seja ele a conquistar a massa adepta. Tem qualidade para isso, ao contrario do que eu sempre pensei, pois nunca acreditei que este pseudo-jogador dos tempos do benfica fosse dar o lateral que é hoje.

Obrigado pelo edit, Trunks!

Excelente texto Oscar.

Mais um texto muito bem elaborado, Oscar. Gostava de realçar esta parte:
“E é por isso que lhe desejo a melhor carreira, porque o sucesso dele será o nosso”

Concordo a 100% com isto. Quer gostem ou não, o João Pereira é jogador do Sporting e passará a envergar a nossa camisola. A partir desse momento, terá o meu total apoio.

Esse Lampiao nojento nunca na vida envergaria a camisola do GRANDE SPORTING .
Ha gestos que ficam e marcam , e nao podem ser esquecidos .
Se ele se arrepende do que fez ? nao , garanto.te caro oscar ! Que ele tem preferençia pela noite de lisboa e pelos amigos que tem cá ? sem duvida teve imenso peso na decisao .
Infelizmente tive contacto com ele algumas vezes , por intermedio de terceiros , por isso , sei de algumas coisas a mais que voces.
Acho é piada , como é que ele nao tem vergonha na cara , depois de tudo o que fez e disse , ir a um jantar e usar o NOSSO cachecol . lol se voces soubessem metade , cairia no ridiculo essa personagem , é pouco lampiao é .

Agora sera melhor que o abel , pedro silva , e grimi sem duvida. e se a entrada dele permitira o veloso nao andar a fazer piscinas no esquema tactico , entao pelo menos sera util .
Agora palmas ? lol para este otario , que eu sei bem o que diz do meu clube , pqp lol .
Oscar bom texto , apesar de nao concordar com a parte final .

O João Pereira, apesar de ser um ódio de estimação, penso que da maior parte dos Sportinguistas, pelas razões expostas, demonstrou, já vestido de verde, a razão desse odio…, “luta até á morte”, defendendo as suas cores! João, bem vindo a este clube, e contagia os teus novos companheiros, com essa tua atitude.

Bom texto, com excelentes referências a situações de outrora.
Icon, se não fosse pedir de mais, talvez já estivesse na hora de dares algum exemplo prático do lampionismo do JP, para não ficar tudo no ar, tipo Octávio Machado.

Com todo o respeito, o icon7 não tem nada que dar exemplo prático, porque o próprio João Pereira já o fez. Agora, é como tudo, acredita quem quer… eu, depois de ver um gajo a gozar com a cara do Tello como ele gozou, acredito em tudo. :arrow:

Excelente texto oscar (mais um)… :great:

Tal como tu, tinha as minhas reservas em relação ao João Pereira… Mas com o passar do tempo fui atenuando essas reservas.

Comecei a ver jogos do Braga onde a raça e a “insanidade” do João Pereira se mantinham… Faz parte dele, não á volta a dar.

E é por ter a certeza que também no Sporting ele vai “comer a relva” e lutar com todas as suas forças para ajudar a equipa que eu o aceito… Porque é desses jogadores que precisamos!

Nunca gostei do jogador referido, posso até dizer que depois desse famoso jogo da taça de portugal prometi a uns amigos que caso alguma vez o visse na rua… vocês percebem…

Apesar de tudo também sei que estamos a falar de futebol, e neste contexto aquela carcaça acrescenta algo de positivo á nossa equipa… e sejamos sinceros, muitas vezes são destes ódios que nascem grandes empatías.

Talvez no jogo contra o benfica sejam os Orcs a herdar o ódio de estimação que os leões tiveram/têm a este dito jogador de bola.

SL

Eu nao sou mentirosso meu caro. podes falar comigo por PM . De certa maneira ja disse ate demais , porque tenho algumas informaçoes extra sobre alguns assuntos , que como me dizem e bem , nao se devem dizer em forums .
Para te confirmar certas declaraçoes desse rapaz , teriam que inventar um pensador onde eu pudesse depositar as minhas memorias daquilo que passo e vejo. Como calculas , nao me imaginas a ir jogar com ele a bola , e tar com o meu telemovel a gravar tudo o que ele diz no balniario . Agora mentiroso eu nao sou. Nem ganho nada a estar a escrever aqui mentiras .
Eu desabafei o que sabia , porque mal vi a palhaçada dele com o nosso cachecol num jantar a dizer "lutarei pelo o sporting ate morrer " ( uma merda assim) , é que eu me apercebi o quanto as pessoas podem ser cinicas e mentirosas , ainda a 2 meses tinham ele rasgado o sporting. va enfim.
Espero um bom jogo dele hoje a noite. que faça assistençias , ou marque , agr para já , nao consigo separar o profissional com o homem .

Não ponho em causa a tua palavra, queria so ter uma noção do quão anti-scp o JP era antes de assinar. Mas se mandámos embora símbolos Beto, JVP ou Rui Jorge (de formação tripeira), tb podemos converter um lamp. Fogo à peça!

Caro Oscar.
Li o seu texto que me agradou por dois motivos, primeiro porque a sua análise está bem feita e bem escrita e segundo e a mais importante, porque na abordagem ao tema João Pereira a sua maneira de pensar e da maioria dos consócios e adeptos que se manisfestaram é a essência da maneira de estar dos verdadeiros Sportinguistas, bem haja!
Álvaro Oliveira

:clap:

não sei se alguma vez; nem com um golo epico, tipo o do M. Garcia contra o AZ; me vou render ao J.Pereira. Há atitudes que marcam e definem um Homem.

Parece um jogar á moda do porto >:(

O João pereira só será aplaudido por mim assim que marcar 2 golos. foi uma meta que lhe coloquei.
sábado passado, ao segundo passe certo João era aplaudido, à minha frente, de PÉ! o exagero foi brutal e provocou umas boas gargalhadas ao pessoal da minha fila.

por isso decidi, 2 golos(não é pedir muito), depois será aplaudido como jogador de futebol.mais tarde quem sabe, as pessoas mudam.
Boa sorte JP.

Epá, não foi ao 2º passe certo, aí aos 30 segundos, quando tocou pela 1ª vez na bola, houve um aplauso gigante da central à minha esquerda, a oposta à da tribuna presidencial (pelo menos nessa). Não digo que não o venha a aplaudir mais tarde, mas um gajo que tem o historial dele frente ao nosso Clube, e aplaudem-no como se o Ronaldinho tivesse chegado ao Sporting? ???

Once a pig always a pig.

Para mim é uma vergonha este gajo envergar a nossa camisola. Só o irei aplaudir no dia em que fizer um manguito ou um pirete na Etar do Colombo, num jogo que seja decisivo para uma das competições ou então se marcar o golo da vitória numa final das taças (taça Lucilio Baptista não conta).

Cheira-me que não vais demorar muito a ver isso :mrgreen: (duvido que o jogo seja decisivo, mas o efeito é o mesmo)