Quando o escândalo benfica estoirar a sério, cheira-me que este belenenses de Rui Pedro Soares vai atrás tb.
Direitos televisivos com investigação autónoma
O Ministério Público decidiu abrir também um processo autónomo para investigar a atividade da empresa Walton, que está ligada a negócios suspeitos de direitos televisivos de futebol.
Os procuradores decidiram extrair uma certidão sobre este caso para aprofundar a investigação, tendo indícios de que José Sócrates, através dos dois testas- -de-ferro Carlos Santos Silva e Rui Mão de Ferro, é “acionista oculto” de um negócio de direitos televisivos da Liga espanhola.
Uma das pistas que alertaram os investigadores foi um cheque de 2,7 milhões de euros emitido pela sociedade Partrouge Media SGPS – de Miguel Pais do Amaral – que acabou nas contas de Santos Silva.
O cheque foi passado à Walton Grupo Inversor, sociedade espanhola ligada a Rui Pedro Soares (ex-administrador da PT e presidente da SAD do Belenenses), tendo sido endossado a favor de Carlos Santos Silva. O dinheiro seria uma parte dos seis milhões de euros pagos pela Partrouge pela compra da Worldcom, detentora dos direitos de transmissão televisiva para Portugal dos jogos da Liga espanhola.
Os investigadores têm ainda indícios de que terá sido Rui Pedro Soares a conduzir e a levar este negócio ao conhecimento de Carlos Santos Silva, tendo em conta que é “completamente estranho” ao seu universo empresarial. O testa-de-ferro de Sócrates terá assumido apenas um papel de investidor.
As verbas de Carlos Santos Silva para financiar a compra dos direitos televisivos terão tido origem numa conta no BESI em seu nome.
O facto de parte do dinheiro da compra ter ido parar às contas de Santos Silva, bem como as movimentações financeiras do negócio, levou os investigadores a concluírem: “Carlos Santos Silva e José Sócrates eram acionistas ocultos da Worldcom.”
De acordo com documentação a que os investigadores tiveram acesso, em 2011, Carlos Santos Silva e Rui Mão de Ferro fizeram várias deslocações a Barcelona, onde está sediada a Walton. As despesas de avião e de alimentação foram suportadas pela XLM e “em nada têm que ver com a atividade” da empresa.
http://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/benfica-negoceia-com-rui-pedro-soares
No que diz respeito às negociações com o Benfica, há que ter em conta a relação de afinidade entre Luís Filipe Vieira e Rui Pedro Soares. Quando era administrador da PT, este último era responsável pelos patrocínios aos três grandes do futebol português. No caso dos encarnados, a PT é um dos principais patrocinadores, pagando cerca de 6 milhões de euros anuais para garantir o apoio às camisolas e ao estádio, além da inclusão da Benfica TV na grelha do Meo. O contrato de renovação dos patrocínios e do lançamento da Benfica TV em exclusivo no Meo foi assinado em 2008 e Rui Pedro Soares teve um papel activo no acordo.
https://www.publico.pt/2013/03/01/jornal/benfica-compra-jogos-da-liga-inglesa-com-a-ajuda-de-rui-pedro-soares-26146126
Emblema da Luz terá pago perto de 12 milhões de euros para ter em exclusivo no seu canal de televisão os jogos da Premier League nas próximas três épocas e aumenta concorrência à Sport TV
Isto não é mera “conversa de adeptos rivais invejosos”, mas de adeptos do belenenses:
http://www.belenenses2019.com/obrigado-sr-rui-pedro-soares/