Basquetebol Masculino - Época 2025/2026

O Hóquei é somente a nossa modalidade com mais títulos internacionais entre todas as equipas portuguesas nos desportos de pavilhao. Logo veremos o que acontece para a Champions e para o campeonato…

2 Curtiram

dar e enviar os meus parabéns à nossa equipa de basquetebol pela vitória, um bocado contra muitas das expetativas, no jogo de ontem da final da Taça Hugo dos Santos ( uma espécie de Taça da Liga do Basquetebol Português ) contra os, à partida favoritos, vermelhos e pela consequente conquista desta competição !

confesso que não percebo lá muito de basquetebol, só o básico ( mas até tinha “obrigação” de perceber bastante bem desta espetacular modalidade porque pelo facto de ter um familiar muito próximo que é um agente desta modalidade, sempre foi um desporto que me foi próximo e com o qual contactei de perto ao longo de toda a minha vida,
no entanto, dá-me a parecer que, por mais jogos de basquetebol que tenha assistido ao vivo, nunca tive muita “queda” para o basquetebol )

isto para dizer que, apesar de parecer que temos uma equipa um bocado limitada : tanto em quantidade ( um dos treinadores-adjunto da nossa equipa > o Ivan disse, ontem, após o final do jogo, que foi opção do Sporting, esta época, não ter os 6 basquetebolistas estrangeiros no plantel, ter só 5, para poder ter alguns dos melhores basquetebolistas portugueses,
interpretei que ele estivesse a referir-se principalmente a termos conseguido repatriar o Francisco Amarante ) como também um bocado em qualidade, já para não me referir calculo eu à capacidade de investimento também um bocado limitada ( dos 5 basquetebolistas estrangeiros do plantel, 3 foram recrutados em equipas portuguesas e nem eram das melhores, com exceção de um que veio da Oliveirense ),
a verdade é que esta nossa equipa, até agora, nos momentos de decisão, tem estado sempre impecável e irrepreensível, com uma atitude competitiva fantástica e já conseguiu ganhar duas competições em duas que jogou esta época, para além de ter tido uma prestação europeia digna e talvez diria mesmo boazinha,
é quase impossível pedir mais e melhor tendo em conta todo o enquadramento que se verifica aqui

desde que regressámos com a nossa equipa de basquetebol > penso que esta seja a 7a época, temos sido a equipa que tem conseguido ganhar mais Taças de Portugal ( 4 ) ( mais que as outras equipas todas juntas > só 3 ), mais Taças Hugo dos Santos ( nós 3, Oliveirense duas e as nádegas uma cada uma ),
nas Supertaças, já conseguímos conquistar duas, número igual ao que os vermelhos também conseguiram neste período,
só estamos em clara desvantagem na principal competição > na Liga, conseguímos ganhar uma e os vermelhos 4

começámos, este período, muito bem, a conseguir conquistar logo muitas competições,
depois, ali no meio, tivémos um período bem difícil, de alguma “seca” de não conseguirmos ganhar competições
e agora, parece que estamos devagarinho a voltar novamente às conquistas

que seja para continuar, se possível !
que estas duas conquistas funcionem para aumentarem ainda mais a motivação, a confiança, a crença no que está a ser feito e a força com a nossa equipa vai encarar o desafio que se prevê que seja o mais difícil de todos > de lutar por tentar também conseguir ganhar a Liga

força, boa sorte e com esta mesma postura competitiva, dar tudo !

3 Curtiram

O Palhares estava de muletas ontem.

1 Curtiu

Amigo, no campeonato vais ter muito provavelmente de bater Porto e Benfica fora, não é impossível, mas é altamente improvável até porque no hóquei é muito complicado sacar jogos fora. Na Champions tens já o Barcelona pela frente, é possível? É, claro, mas improvável que possamos vencer não só o Barcelona como o resto que nos esperará a seguir. São muitas batalhas duras.

Eu não acompanho muito o hóquei mas tenho ideia que temos a liga mais forte do mundo (a par da espanhola), logo é lógico que não podemos ganhar todos os jogos e acaba por não ser o passeio que é no andebol (onde temos uma equipa de aliens mas o nível das restantes equipas é muito mais baixo) ou de futsal onde só disputamos com o Benfica…

nesse quadro aí das equipas que ganharam as competições jogadas esta época nas principais modalidades,

falta acrescentar aí nos títulos internacionais ( neste caso particular, é um título continental ) do hóquei em patins > o Óquei de Barcelos ganhou, no início desta época, a Taça Continental ( que sucedeu à antiga Supertaça Europeia )

( e já agora, só acrescentar que o Valongo ganhou a WSE Trophy > que é a 3a competição europeia, falta aí no quadro a palavra Trophy e é importante estar lá porque é essa palavra que diferencia as duas competições : a WSE Cup > que é a 2a competição europeia com mais importância que foi ganha pelo LLeida e a WSE Trophy > que é abaixo desta, é menos importante do que esta, é a 3a competição europeia )

1 Curtiu

Ok, isso é ser bastante pormenorizado..

sim, essa questão da palavra ‘Trophy’, relativa ao Valongo, é um pormenor, mas é um pormenor que faz a diferença > diferencia ou distingue duas competições europeias de valor ou de importância diferente

Esta época com uma diferença de investimentos ainda maior que o costume estamos com um saldo positivo em jogos contra os rabolhos

3 jogos, 2 vitorias, 1 derrota, um trofeu ganho

Uma boa época desta equipa, não ganhávamos nada no basket desde 22/23

1 Curtiu

Mas a malta quer voltar aos anos 90 ?

Se me disserem que querem parar de brincar ao voleibol feminino ou ao basquetebol feminino, por mim estão á vontade…

Agora as 5 modalidades profissionais de pavilhão é para ter sempre e sempre que possível, reforçar os orçamentos… Hóquei e basquetebol por exemplo precisam ali de um incremento… e merecem aliás !

6 Curtiram

Incremento *

1 Curtiu

Eu, decididamente, não. Os neocroquetes, nao sei.

1 Curtiu

A base FL da secção está visto que é para manter. Melhorou muito desde os anos anteriores em minha opinião.

Na base NFL, Brandon (bastante bom) e Maleeck Harden-Hayes (barato, ainda relativamente jovem, muito lutador) para mim são claramente para manter. Robby (também deve ser barato) eventualmente como 6o NFL. Um poste NFL de topo é imprescindível. Depois decidir em relação ao Swenson e Morgan: bons o suficiente ou com o salário que têm conseguimos melhor? A avaliar.

2 Curtiram

7 Curtiram

Boa entrevista. Gostei da sinceridade do mister na questão do orçamento, da questão dos estrangeiros, na situação do Bowman e na tentativa de reforço após isso, e ainda estamos à espera de resultados de exames na lesão do Palhares.

Muito mérito nestes dois títulos já conquistados, agora é fazer o melhor possível nesta fase final.

7 Curtiram

Pode ser que ainda alguém se convença em dar o poste bem merecido para o final de temporada.

Dado que o basquetebol portugues é aquilo que é, e a modalidade é a mais cara dentre aquelas dos pavilhoes, acho que deveríamos basear-nos estritamente no recrutamento dos melhores jogadores portugueses e dos melhores estrangeiros a jogar em PT para tentar ganhar o máximo possível internamente e tentar subir, lentamente, no ranking europeu. (Tanto quanto sei somos actualmente os 93os, sendo o PORCO a melhor das equipas portuguesas, no 75o. lugar, e eu espero que, no ano que vem, consigamos subir entre meia-dúzia e dez lugares nesse mesmo ranking.

Isso não existe. Já temos é poste contratado para a próxima época.

O Prof ‘avisa’ bem na entrevista.. se ganho, quero mais recursos. E tem toda a razão e é de elementar justiça.

1 Curtiu

Quem é que está contratado para a próxima epoca?