Basquetebol Masculino - Época 2025/2026

O professor Luís Magalhães tem sido fundamental para a secção a sua saída foi um revés para a modalidade, o Pedro Nuno deu cabo da secção. Em boa hora o professor regressou.

7 Curtiram

Por mim, esta modalidade não existia no clube, já o expressei aqui, as minhas desculpas.

Pareço estar errado, fico muito feliz quando ganhamos seja o que for, nem que seja ao berlinde.

Parabéns a toda a equipa e parabéns ao treinador que é um monstro também.

:shushing_face:

Concordo contigo, mas às vezes é preciso “meter os patins” a certas personagens. Foi o “piscinas” e está na hora do Rodrigo Pais de Almeida.
Penso eu de que…

Há malta que, mais do que desfrutar dos nossos títulos, prefere atirá-los à cara de quem discorda de que, nas modalidades, vamos a todas. Sim, é o meu caso e sim, não é por isso que tiro menos gozo dos troféus conquistados por modalidades que preferia que não consumissem recursos para os canalizar para as modalidades em que somos competitivos na Europa.

E se não fosse nessas, que fosse no desporto feminino. Estes palermas que nos dirigem, dotados de uma visão mesquinha, ainda não perceberam que a batalha do crescimento do clube se joga hoje no campo feminino, não no masculino. Temos de fazer muito mais do que estamos a fazer para captar o interesse das meninas e raparigas jovens pelo desporto a que as gerações anteriores eram alheias. Isso só se faz com mais investimento, muito mais investimento.

Se não o fizermos, em poucos anos o Carnide esmagar-nos-á em número de adeptos.

3 Curtiram

As pessoas não sabem (e eu também não sei) como é que as coisas funcionam lá dentro, mas precisam de alguém para culpar por este insucesso recente no nosso futsal. Eu, apesar de confiar inteiramente no Nuno Dias, não excluo que ele possa ter culpas também, como não excluo que o RPA tenha culpas, ou outros responsáveis da secção, e possivelmente até da direção.

Não vale a pena arranjar bodes expiatórios, na minha opinião.

1 Curtiu

Parabéns rapaziada!

O voleibol confirmando o campeonato e o andebol vencendo a taça, acho que em 4 das 5 modalidades o balanço da época será positivo.

Quanto ao futsal vamos ver …

Desde a inauguração do Pavilhão João Rocha, Modalidades Masculinas:

Campeonatos
SCP: 14
SLB: 12
FCP: 8

Taças de Portugal:
SCP: 18
SLB: 9
FCP: 7

Taças da Liga:
SCP: 7
SLB: 5
FCP: 1

Supertaças:
SCP: 14
SLB: 13
FCP: 7

Competições europeias/internacionais

SCP: 8
SLB: 2
FCP: 3

29 Curtiram

Isso é incrível!

4 Curtiram

E não tivemos basquetebol durante dois desses anos.

Pois, o tal aumento de património que não existiu segundo a versão do NGP!!! Este nunca será apagado e tenho o prazer de ter o meu nome lá escrito, se calhar já nem existe esta parede tal afronta feita pelos sócios às anteriores direcções! Mas sim, isso não interessa, só prova que o Pavilhão já devia ter sido construído há muitos, mas mesmo muitos anos atrás!!

Mas nas femininas o panorama é desolador.

Por outro lado, um índice de êxito não pode ignorar que os porcos só têm três modalidades.

Muitos Parabéns equipa​:clap::clap::green_heart:

Nada impressionado.

Das poucas vezes que aqui venho é para agradecer ao Professor ter voltado para tentar recompor o estado lastimável em que o seu antecessor deixou cair o Basquetebol.

O que me deixa impressionado, é a falta de reconhecimento diretivo a este Senhor, permitindo que trabalhe em condições altamente desvantajosas comparativas ao adversário de hoje.

Parabéns ao Professor e à equipa.

4 Curtiram

Eu não gosto de Basquetebol, nunca gostei, mas é uma grande vitória, até porque muitos users que escreveram por aqui, em jogos anteriores, dizem que esta Equipa é medonha! Não sei, não percebo, não gosto de Basquetebol, mas fico muito, mas mesmo muito satisfeito por mais esta vitória! Possamos ter mais daqui para a frente!

1 Curtiu

Eram mais que 100. Mas não eram muitos, não.

É a tua opinião…

Ganhámos 2 jogos no Ladrão Arena (Liga e Hugo dos Santos)

3 Curtiram

A Taça Hugo dos Santos é nossa!

Por Sporting CP
03 maio, 2026

Basquetebol

Leões do basquetebol vencem SL Benfica na final em Gondomar

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou, este domingo, a Taça Hugo dos Santos depois de derrotar o SL Benfica, na final, por 77-79.

No Pavilhão Multiusos de Gondomar, os Leões foram mais fortes e amealharam o troféu pela terceira vez na história. Foi, também, o segundo título de 2025/2026, depois da Taça de Portugal.

Com Stephan Swenson, Francisco Amarante Maleeck Harden-Hayes, Claude Robinson e Brandon Johns Jr. no cinco inicial, o Sporting CP viu o rival conseguir os primeiros pontos, mas rapidamente respondeu com um triplo de Maleeck Harden-Hayes.

Stephan Swenson, Brandon Johns Jr. e Francisco Amarante, em conjunto com uma equipa forte e intensa nos ressaltos, ajudaram numa forte entrada e deixaram o marcador em 2-9. Pouco depois, mais dois triplos, um para Stephan Swenson e outro para Malik Morgan, e a diferença chegou aos dez pontos (5-15). Uma ligeira recuperação encarnada deixou as contas em 13-19 com dez minutos decorridos.

A esperada reacção das águias surgiu logo no início do segundo quarto. Um lançamento de três pontos de André Cruz atrasou o ímpeto do SL Benfica, mas o resultado virou mesmo para 26-22. Contudo, o Sporting CP não deixou o adversário disparar e voltou a equilibrar o dérbi.

Claude Robinson, Francisco Amarante, Brandon Johns Jr. (rei dos ressaltos, amealhando dez só nos dois primeiros quartos) e Stephan Swenson, este último com novo triplo, voltaram a empatar (29-29), e, pouco depois, um triplo de Malik Morgan deixou os Leões na frente novamente (36-37). A principal figura dos instantes finais da primeira metade foi Diogo Ventura, que registou cinco pontos e garantiu a liderança do Sporting CP ao intervalo: 42-44.

O emblema de Alvalade voltou mais forte do descanso e acelerou por Stephan Swenson (dois lançamentos certeiros, um de três pontos) e Francisco Amarante (triplo a concluir boa jogada), aumentando a diferença para 43-52.

No entanto, o SL Benfica respondeu à boa entrada Sportinguista no quarto com um final em que foi superior, conseguindo recuperar, passar para a frente e estabelecer uma vantagem de três pontos (59-56). De lance livre, Francisco Amarante fechou as contas do período em 61-59 e estava tudo em aberto com dez minutos para jogar.

Logo a abrir o quarto final, Diogo Ventura roubou a bola e Malik Morgan acertou dos três pontos, deixando o Sporting CP (de novo) na vantagem por 61-62. O bom arranque não se ficou por aqui, uma vez que Brandon Johns Jr. afundou e tanto Maleeck Harden-Hayes como Claude Robinson também facturaram dos três pontos (63-70).

Até ao final, o jogo teve, como habitual em finais equilibradas, muitas paragens, mas o Sporting CP nunca perdeu a concentração, mesmo quando o SL Benfica encostou a 71-72. Pouco depois, Claude Robinson voltou a acertar de longe, dilatando para 71-76.

Com 13 segundos para o fim, as águias tinha a posse de bola, mas Maleeck Harden-Hayes ganhou o ressalto e sofreu falta, acertando um dos lances livres de seguida. O SL Benfica ainda reduziu para 77-79, mas a vitória não fugiu ao Sporting CP, que conquistou mais um troféu na temporada e festejou em Gondomar.

Com 15 pontos, Stephan Swenson foi o melhor marcador, com Claude Robinson (12 pontos e nove ressaltos), Malik Morgan (12 pontos), Brandon Johns Jr. (oito pontos e 11 ressaltos) e Maleeck Harden-Hayes (nove pontos e nove ressaltos) também em evidência.

Os Leões vão, agora, defrontar o CP Esgueira nos quartos-de-final dos play-offs da Liga.

Sporting CP: Brandon Johns Jr. (8), Uwais Razaque, Maleeck Harden-Hayes (9), Miguel Correia, Francisco Amarante (8), Claude Robinson (12), Diogo Ventura [C] (8), André Cruz (5), João Fernandes (2), Malik Morgan (12) e Stephan Swenson (15).

1 Curtiu

https://x.com/SportingCP/status/2051025664652820719?s=20

2 Curtiram