Basquetebol Masculino - Época 2020/2021 - CAMPEÕES NACIONAIS!

Mas o pessoal pode ter opinião, ou não?

1 Curtiu

Podem, continuem a bater na equipa que ainda não perdeu esta época em Portugal.
E, já agora, se vocês podem, eu também posso ter opinião, ou não?

Claro que sim!

Mas quem bateu na equipa ? Temos um treinador top. 5/6 jogadores top para a nossa realidade. Portugueses foram a base da seleção nos últimos jogos. Agora exigir mais acerto nas contratações é bater na equipa ??

E porque é que foram erradas? Explica-me aqui tecnicamente a tua opinião e podemos discutir o assunto. E explica-me também porque é que a equipa com o Toney jogava bastante pior colectivamente do que actualmente esta.

Basta ver os numeros do Shakir. Um base estrangeiro numa equipa como o Sporting, em Portugal, não pode ter números tão pobres.
Quanto ao Toney, acho mais jogador, no entanto não um craque. Quanto ao rendimento, tens uma equipa com + 1 ano de trabalho em cima. O ano passado era um equipa literalmente nova, a começar do zero.

1 Curtiu

Estás a ver? Estás a falar banalidades apenas… Se é craque, se tem números, se tem mais um ano de trabalho, etc…
A equipa este ano mudou bastante o estilo de jogo na parte ofensiva, especialmente. Na defesa, estamos praticamente iguais ao ano passado. Os princípios são os mesmos e as características dos jogadores que saíram não se fizeram notar neste lado do campo, até porque tanto o Abu como o Toney não eram bons defensores individualmente (e por isso faziam-se notar mais pela agressividade defensiva nos blocos, do primeiro, e nos roubos de bola, no segundo caso).
Ofensivamente, passámos a jogar não tanto em ataque rápido porque tínhamos uma referência muito boa que era o Abu que finalizava qualquer bola que lhe atirassem lá para cima e era rápido (bastante mais que o Fields), o suficiente para acompanhar as transições depois de recuperações de bola com a nossa defesa agressiva. Agora, com o Fields, há uma clara mudança na forma como atacamos, servimos muito mais o poste e deixamo-lo trabalhar em poste baixo. No ano passado, em ataque organizado, a equipa apostava muito mais em pick&roll com um homem com a bola e o Abu que desenrola muito bem para o cesto e apanhava as bolas pelo ar. Ou fazíamos isto, ou atacávamos em iso ball com o Toney, Travante ou Ellisor. Tínhamos três jogadores para fazer isto e que não são muito bons a jogar off-ball, o que transformava o nosso ataque numa bandalheira muitas vezes por estagnação dos jogadores que não tinham bola. Aqui é um ponto essencial… era necessário trocar de base na rotação principal porque precisávamos de alguém que aceitasse jogar mais sem bola e criasse espaços para o “ball-handler” trabalhar, seja na penetração seja na descoberta de um atirador. Este é um problema com os estrangeiros, principalmente americanos. Todos vêm para cá a pensar que vêm para ser estrelas da equipa e não sabem negociar o seu papel com os restantes jogadores, criando uma má química de equipa (sim, Benfica… resume-se muito neste ponto). As equipas de basket ou têm dois jogadores preponderantes ofensivamente, ou têm três, ou funcionam como equipa em que todos têm o seu papel bem definido. Nós temos três, em que o terceiro mosqueteiro tem que reduzir, também ele, o seu papel (ou os seus números, como quiserem). Neste momento, esse jogador é o Ellisor. O jogador mais inteligente deste grupo e que melhor percebe e executa isto, sem estrebuchar. Portanto, se o Ellisor tem um papel muito menos preponderante, o base da equipa ainda menos terá. Até porque no Sporting, na rotação principal estão 3 bases, na realidade. Travante, Ellisor e Ventura/Amiel/Shakir.

Bem, muito se podia falar mas não tenho mais tempo…

Resumo:
Saída do Toney era obrigatória. Não pelo valor do atleta, per se, mas porque não se enquadrava nas necessidades da equipa;
O Shakir deve render mais, não digo o contrário. Mas estou bem longe de poder afirmar que não se adequa a este papel. O mesmo vale para o Henry. Não esquecer que são os primeiros tempos em PT para ambos…
A equipa está bem e recomenda-se, excepto esta quebra pós-paragem, e, por isso, não executem os jogadores que até agora nada deram razão para isso. Todos os dias leio neste tópico posts a pedir cabeça do Shakir e do Henry.

7 Curtiram

As características têm relevo, mas quando acompanhadas de qualidade. E neste momento o Shakir, tendo características X ou Y, não é uma mais-valia aos nossos bases nacionais (como se vê pelo seu tempo de jogo), pelo que não tem justificado uma vaga de americana.

Tal como o Henry dentro das suas características não tem mostrado ser superior ao João Fernandes.

A ideia de ter estrangeiros, independentemente da forma de jogar e características (pode ser variável), é serem melhores basquetebolistas do que os portugueses; não serem apenas atletas esforçados.

Neste momento para o tempo de jogo que o Shakir anda a ter, preferia juntar os bases portugueses a um Toney que poderia entrar quando o Travante saísse. Já que os bases nacionais é que estão a ter minutos e não o Shakir, preferia que a opção de banco fosse capaz de suprir os momentos de descanso dos craques assumindo o 1x1 e as penetrações ofensivas.

1 Curtiu

Mil vezes o Toney…

1 Curtiu

TRAVANTE WILLIAMS: “QUEREMOS ACABAR O ANO NO PRIMEIRO LUGAR”

Por Sporting CP
18 Dez, 2020

BASQUETEBOL

Basquetebol visita CP Esgueira no sábado (16h00)

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visita, este sábado, o CP Esgueira, em jogo da 11.ª jornada da Liga Placard.

Em zonas opostas na classificação do campeonato, a formação de Aveiro conseguiu a sua primeira vitória na última partida, enquanto que os Leões almejam chegar à décima noutros tantos jogos. Apesar disso, Travante Williams espera uma “batalha” frente ao CP Esgueira.

“Todos os jogos que temos pela frente são desafios. O campeonato é competitivo e todos querem ganhar. Por isso, esperamos mais uma batalha depois da vitória frente ao SL Benfica. Sabemos que seremos testados, mas vamos estar preparados”, apontou.

O norte-americano de 27 anos esteve em evidência no dérbi da jornada anterior e afirmou que este sábado o pensamento está, como sempre, na vitória. “Queremos isso sempre. Cada vez que entramos em campo é para isso que jogamos e treinamos, para ganhar”, atirou.

Neste momento, o Sporting CP partilha a liderança do campeonato com o FC Porto, ambos com pleno de triunfos. Assim, o jogo deste fim-de-semana será mais um passo para cumprir um objectivo imediato, de acordo com Travante Williams, que garantiu: “Queremos acabar o ano no primeiro lugar”.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1339929433122222080?s=20

Rabolhagem dispensou dois dos americanos.

Vai trocar, a ver o que vem dali.

A Oliveirense também contratou um internacional pelas Bahamas

Uma pena…
Deviam ficar até ao fim…

Podíamos tentar fazer o mesmo, mas claro q a nos seria com os americanos q vêm como rotação do banco. Não me parece que vá ser política nossa.

Mas sim, Ainda acreditei que os lamps mantivessem esses 2 irrelevantes jogadores. Mas devem ir atras de um MVP certamente

Todas as equipas normalmente o fazem na nossa liga.

Este não funciona, troca-se por outro

Seja o fifica, porto, Lusitânia, Oliveirense ou Esgueira.

O objectivo deve ser sempre ter o melhor plantel possível.

Se é para criar ambiente então chamem-me a mim e recebo metade do que o Henry está a levar.

1 Curtiu

Acaba por ser sempre um pouco irrelevante.

O problema deles é outro e os próprios lampiões admitem que só sai quando quiser.

Só se forem buscar 2 jogadores nível NBA mas a probabilidade disso acontecer é 0,01%.

Independentemente disso, o Sporting devia fazer semelhante para tornar-se ainda mais candidato…

2 Curtiram

Óbvio… A camisola 7 lá no topo do pré-fabricado é merecida, mete respeito e esse respeito é transportadalo para o CL treinador… Só quando ele decidir que não vale nada como treinador e escolher outro cargo lá dentro é que vão buscar outro. Com o Jardim do voleibol foi igual…

Mexem todos menos nós…
Para a próxima época e garantindo os 3 principais e se o budget não se esticar muito com eles tentava trocar os 2 americanos por outros 2 com experiência de liga placard, com bons números…Travante, Ellisor e Fields foi assim… Só precisamos de mais 2…
Guimarães e o Lusitânia por exemplo não têm bons valores?
Se o esforço para manter os 3 mosqueteiros for demasiado… Olha ficamos com esses 3 e apostamos em tugas, porque não? Com o contributo que o Smith e o Jalen dão… Praticamente zero…

Que não fique cansado rapidamente é o meu desejo…